Aposentadoria do INSS por Tempo de Serviço ou Idade

Confira como se aposentar pelo INSS por idade ou por Tempo de Serviço

Veja as vantagens e desvantagens da aposentadoria por tempo de serviço e da aposentadoria por idade e saiba qual é a melhor opção para você que está pensando em se aposentar.

Aposentadoria por Tempo de Serviço INSS

Essa aposentadoria pode ser integral ou proporcional. Para ter direito à aposentadoria integral, o trabalhador homem precisa comprovar no mínimo 35 anos de contribuição e a trabalhadora mulher, 30 anos. Para solicitar a aposentadoria proporcional, o trabalhador deve ajustar dois fatores: tempo de contribuição e idade mínima.

Os homens podem exigir aposentadoria proporcional aos 53 anos de idade e 30 anos de contribuição, com um acréscimo de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 30 anos de contribuição.

As mulheres têm direito à proporcional aos 48 anos de idade e 25 de contribuição, com um acréscimo de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 25 anos de contribuição.

Para ter direito à aposentadoria integral ou proporcional, é preciso também cumprir o tempo de carência, que equivale à quantidade mínima de contribuições por mês necessárias para que o segurado consiga o benefício. Os inscritos a partir de 25 de julho de 1991 precisam ter, no mínimo, 180 contribuições mensais. Os filiados antes dessa data têm de seguir a tabela progressiva. A perda da qualidade de segurado não será levada em conta para a licença da aposentadoria por tempo de contribuição.

Esse benefício pode ser requerido através de agendamento prévio pela Central 135, pelo portal da Previdência Social na Internet ou nas Agências da Previdência Social, perante o cumprimento das exigências legais.

Segundo o Decreto 6.722, de 30 de dezembro de 2008, as informações presentes no Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS são válidas para todos os efeitos como prova de filiação à Previdência Social, relação de emprego, tempo de serviço ou de contribuição e salários-de-contribuição, podendo, em caso de dúvida ou necessidade, ser exigida pelo INSS a apresentação dos documentos que serviram de base à anotação. Do mesmo modo, o segurado poderá solicitar, quando necessário, a inclusão, exclusão ou retificação dos dados presentes no CNIS mediante apresentação de documentos que comprovem as informações que não se combinam, de acordo com as normas configuradas pelo INSS.

Se suas informações cadastrais, vínculos e remunerações estiverem de modo devido no Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS, será preciso mostrar os documentos a seguir:

•           Número de Identificação do Trabalhador – NIT (PIS/PASEP ou número de inscrição do contribuinte individual/facultativo/empregado doméstico);

•           Documento de identificação (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, entre outros);

•           Cadastro de Pessoa Física – CPF (documento obrigatório).

Aposentadoria por Idade INSS

Os trabalhadores urbanos homens a partir dos 65 anos e mulheres a partir dos 60 anos de idade são os que têm direito ao benefício. Os trabalhadores rurais têm a possibilidade de requerer aposentadoria por tempo de idade com cinco anos a menos: os homens a partir dos 60 anos, e as mulheres, a partir dos 55.

Para pedir o benefício, é necessário que os trabalhadores urbanos inscritos na Previdência Social a partir de 25 de julho de 1991 comprovem 180 contribuições mensais. Já os trabalhadores rurais devem provar, com documentos, 180 meses de atividade rural.

Os segurados urbanos inscritos até 24 de julho de 1991 precisam justificar a quantidade de contribuições exigidas conforme o ano em que programaram os recursos para solicitar a aposentadoria. Para os trabalhadores rurais, filiados até 24 de julho de 1991, será preciso justificar as atividades rurais com a mesma quantidade de meses. Será necessário também que o trabalhador esteja praticando a atividade rural na data de entrada da solicitação ou na data em que programou todas as condições exigidas para o benefício, ou seja, idade mínima e  carência.

É importante saber que o trabalhador rural (empregado e contribuinte individual), definido como segurado obrigatório do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), pode pedir  a aposentadoria por idade, no valor de um salário-mínimo, até 31 de dezembro de 2010, desde que comprove o efetivo exercício da atividade rural, mesmo que não seja descontínuamente, em número de meses igual à carência exigida. Para o segurado especial não há limite de data.

O benefício pode ser solicitado através do agendamento prévio pelo site da Previdência Social na Internet, pelo telefone 135 ou nas Agências da Previdência Social, perante o cumprimento das exigências legais (idade mínima e carência).

A adição do tempo de contribuição prestado em outros regimes de previdência dependerá da apresentação de “Certidão de Tempo de Contribuição” emitida pelo órgão de origem. Para inclusão de tempo de serviço militar, é preciso mostrar Certificado de Reservista ou Certidão emitida pelo Ministério do Exército, Marinha ou Aeronáutica.

Se suas informações cadastrais, vínculos e remunerações estiverem de modo devido no Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS, será preciso mostrar os documentos a seguir:

•           Número de Identificação do Trabalhador – NIT (PIS/PASEP ou número de inscrição do contribuinte individual/facultativo/empregadodoméstico);

•           Documento de identificação (Carteira de Identidade e/ou Carteira de Trabalho e Previdência Social);

•           Cadastro de Pessoa Física – CPF (documento obrigatório)

Agora que você já sabe a diferença entre esses dois tipos de aposentadoria, basta chegar se você se enquandra em um dos casos para solicitar a sua aposentadoria do INSS junto a Previdência Social.



PUBLICIDADE

309 Comentários em “Aposentadoria do INSS por Tempo de Serviço ou Idade”

  1. Tenho 53 anos e 11 anos de contribuição….então falta 4 anos de contribuição para eu pagar e poder me aposentar com 60 anos …com um salário mínimo… É isso?

  2. maria de fatima freitas
    at 9:23 #

    ola meu esposo tem 30 anos de cotribuiçao e 57 de idade ele ja pode pedir a posentadoria proporsonaol

  3. genesio
    at 20:31 #

    quero saber tudo sobre a nova lei da aposentadoria

  4. geruza
    at 15:54 #

    oi tenho 65 anos e sou fucionaria publica efetiva desde 2003 gostaria de saber se ja posso pedir a minha aposentadoria por idade ou por tempo de servico.

  5. eu,sou antonio tenho 46 anos de idade comecei a trabalhar c/13 anos.qual e melhor tempo que devo esperar para aposentar com integral,fiquei 2 anos e meio afastado por acindente de trabalho tambem conta esse tempo.se valer hoje devo ter uns 31anos de contribuição.

  6. Ursula
    at 19:03 #

    Minha mãe completou 60 anos mas sua aposentadoria foi indeferida por só ter realizado 167 contribuições. É possível realizar as 13 contribuições que faltam de uma só vez para que ela se torne passível de recebimento de sua pensão?

  7. Maria Luiza Ferreira
    at 16:15 #

    Boa Tarde, Sou Maria Luiza, professora da Prefeitura do R.J com uma matrícula e ainda na ativa.
    Tenho treze anos e oito meses de contribuição para a previdência, trabalhados em empresas e como autônoma ( costureira) anterior a minha entrada para o magistério. Em 2012, me inscrevi como microempreendedora e comecei a pagar uma contribuição no valor de CR$ 32,10 em 2012 e CR$ 34,90 em 213, para completar o tempo mínimo de contribuição ( 15 anos) e idade mínima de 60 anos.
    Para eu solicitar a minha aposentadoria (artesã/costureira), é necessário algum documento da prefeitura ou há mais alguma exigência?
    Obrigada pela orientação que puder me dar.

  8. at 17:44 #

    minha vó tem 62 anos e quer se aposentar já faz 4 anos q ela paga a contribuição e é doente como eu posso fazer para ela se aposentar

  9. at 11:03 #

    Vou completar 60 anos em junho mas estou trabalhando sera que ja posso dar entrada na minha apsentadoria tenho 23 anos trabalhados .

  10. Regina
    at 23:34 #

    Boa noite , o que eu quero saber é: como faço para uma pessoa que tem 65 anos e nunca trabalhou se aposentar ,ter um beneficio social? O que podemos e aonde tenho que ir e com quem falar e quais documentos levar? Obrigafa é urgente.

  11. adalberto guimaraes bastos
    at 14:29 #

    por favor, estou com o protocolo do pedido de aposentadoria datado de 12/11/2013 e agora estou aguardando a carta de concessão …o prazo para recebimento da mesma e de 15 a 45 dias.. a minha duvida eh: nesse período a empresa pode me dispensar do seu quadro de empregados?

    Obrigado

  12. Vera
    at 15:33 #

    Tenho 48 anos e 17 anos de contribyução. Fiquei 8 anos de 1994 a 2002 desempregada e sem pagar INSS trabalhava com venda de cachorro quente, hamburguer, refri em uma carrocinha de lanches. Gostaria de saber se posso pagar estes atrasados e como calcular e se assim terei direito a aposentadoria proporcional?

  13. at 23:31 #

    tenho 53 anos,e13 anos de comtribuisão , quero saber quando e como posso mim aposentar? aguardo resposta.

  14. Mairis Martins da Silva
    at 14:24 #

    Trabalho desde os 14 anos registrado e tenho 42 anos, só que fiquei por algum tempo sem contribuir, hoje tenho 20 anos de contribuição inss comprovados em carteira, posso contribuir o atrasado em cima de um salário minimo ? quando completar 30 anos de contribuição, já terei direito a dar entrada em minha aposentaria integral ou cairei no fator previdenciário e se, independente do tempo de contribuição, terei que ter uma idade minima para me aposentar .

  15. eliane pereira marques
    at 13:46 #

    Minha mãe fez 60 anos em 1999, mas atualmente ela foi a INSS com a Carteira de Trabalho e eles calcularam de acordo com uma tabela progressiva que ela deveria recolher mais 14 meses, porém minha duvida é se ela vai conseguir se aposentar?

  16. Edson Rogério Salla
    at 20:59 #

    tenho 49 anos 32 anos de contribuição, fora 10 anos de salubre se somar já tenho mais de 35 anos de contribuição. eu tenho direito de aposenta.

  17. Tenho 3 anos de colégio agrícola estadual do centro Paula e Souza. Existe possibilidades de contar esse tempo para aposentadoria na Polícia Militar. Existe alguma decisão judicial. Uma vez que colégio agrícola Federal tem direito.

  18. monica
    at 22:30 #

    minha mae tem 60 anos completos ela é pensionista ha 31 anos nunca contribuiu com o inss ela tera direito a aponsetadoria como que faço?

  19. SONIA NEMER
    at 11:32 #

    TEnho 58 anos de idade e contribuição no inss de 28 anos e 03 meses posso ser mandada embora da empresa? preciso de uma resposta grata.

  20. at 18:19 #

    Gostaria que me informassem como faço para desaposentar e aposentar de novo com um salário melhor? Sendo que desde que aposentei , continuei trabalhando e contribuindo com o INSS. Por favor me informe o mais rápido possível, já tenho 70 anos de idade e aposentei com um valor proporcional de 70% sobre o salário atual .E hoje averiguei em um site que se pode desaposentar para aposentar com um salário mais digno , pois continuei trabalhando há anos após me aposentar. Dizem que o STJ já está amplamente a favor desta possibilidade, e o STF também, é verdade?. Certamente conto com a gentileza de que estará me enviando uma resposta definitiva e eficaz.Por favor me envie esta resposta o quanto antes possível ,pois estou desacreditado e sem uma perspectiva de vida melhor. grato.

  21. Elson
    at 18:01 #

    Por Gentileza, gostaria que me informassem o seguinte: Posso renunciar uma aposentadoria , e depois juntar outros tempos de contribuição para completar 35 anos e aposentar novamente?

  22. at 11:19 #

    OLÁ BOM DIA!
    Gostaria de saber pois minha vó tem 73 anos, e a mesma só recebi o beneficio do seu faleido esposo.Porém a mesma não tem o direito de recebe aposentadoria dela pelo tempo de idade.Minha vó contribuiu tambem durante 04 para o INSS.

  23. Boa Tarde ! Eu tenho 51 anos, meu primeiro registro foi no ano de 1986 tinha 14 anos, trabalhei em varios metalurgica em almoxarifado em setores com muito Ruido, últimamante estava trabalhando como correttor de seguros no bradesco., tenho hoje 28 anos e 6 meses de contribuição, a minha carteira de seguros caiu muito.
    Qtos anos falta para eu me aposentar, proporcional ou integral ?
    Posso Pagar um carnet individual para aumentar o meu salario qdo me aposentar ?

  24. at 13:35 #

    tenho 44, 27 de contribuição com inicio e, 01/01/1986 com q anos posso aposentar, 3 anos de insalubridade, vou passar a ser autonomo o ano que vem, vai aumentar o valor ao teto quanto eu vou receber de aposentadoria. obrigado.

  25. Marcia Kohls
    at 17:19 #

    ola tenho uma duvida que nao sai da minha cabeça e ninguem sabe me responder e o seguinte ASSINEI minha carteira no ano 2000 por alguns meses como professora depois parei de trabalhar e ASSINEI de novo no ano 2008 ate 2012 quero saber se esses anos que nao assinei a carteira vou perder na hora de me aposentar e se tem como eu pagar esses 7 anos que ficou parado me responde por favor obrigada

  26. jose jorge de castro
    at 14:00 #

    trabalho desde 18/02/1975 (38 anos), tenho 53 anos de idade, posso me aposentar ou tenho que pagar algum pedagio (aposentaria sera integral ou parcila).

  27. at 12:34 #

    Tenho 45 anos, e 21 de contribuição, com quantos anos posso solicitar o pedido de aposentadoria e com quantos anos eu posso aumentar o teto da mesma.

  28. Edna Martins
    at 16:21 #

    COMEÇEI TRABALHAR COM 24 ANOS NUMA EMPRESA PRIVADA DESDE 1989 ATÉ HOJE CONTINUO NA MESMA EMPRESA GOSTARIA DE SABER QUANTOS ANOS FALTA PARA MINHA APOSENTADORIA TANTO POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO E POR IDADE.

  29. Quero me aposentar proporcional pelo INSS contando o tempo de roça junto com o tempo de contribuição como professora.tenho 11 anos e alguns meses de roça e iniciei em 1991 como professora até os dias atuais.Tenho 45 anos,posso me aposentar proporcional neste ano? É preciso só as contribuições ou tem que fechar tempo de professora também?

  30. at 20:12 #

    OLÁ POR FAVOR ME TIRE UMA DÚVIDA, MINHA MÃE TEM 13 ANOS DE CONTRIBUIÇÕES
    GOSTARIA DE SABER COM QUANTO TEMPO ELA PODE DA ENTRADA NA APOSENTADORIA, ELA É DOMÉSTICA , GRATA.

  31. Eleni Borges
    at 17:16 #

    Gostaria de saber a resposta de minha pergunta em 16/12/2012…
    por favor peço a gentileza de me informarem….

  32. at 17:24 #

    Tenho 20 anos de inss pago 46 anos estou trabalhando quero saber quanto tempo falta para aposentar mande uma resposta pra meu e-mail. obrigada

Comente