Aposentadoria do Trabalhador Rural INSS

Trabalhador Rural – Como aposentar no INSS

Podemos ver a grande luta dos trabalhadores rurais para ter sua aposentadoria do INSS liberada, pois é preciso iniciar um processo, para constatar todas as normas pedidas pela previdência social. Têm direito ao benefício os trabalhadores urbanos do sexo masculino a partir dos 65 anos e do sexo feminino a partir dos 60 anos de idade. Os trabalhadores rurais podem pedir aposentadoria por idade com cinco anos a menos: a partir dos 60 anos, homens, e a partir dos 55 anos, mulheres.

Para ocorrer o esperado pelo trabalhador rural, é preciso comprovar todas as necessidades da previdência Social, pois é indispensável à testemunha presente, o trabalhador rural deve comprovar o efetivo exercício de atividade rural, ainda que de forma descontínua, no período imediatamente anterior ao requerimento do benefício, por tempo igual ao número de meses de contribuição correspondente à carência do benefício pretendido, computado o período  a que se referem os incisos III a VIII do § 9o do art. 11 desta Lei.

Os documentos elencados nesse rol de início de prova material são o RG, CPF, Certidão de Casamento, Certidão de Óbito, Carteira de Trabalho, Atestado Médico, Título Eleitoral, Certidão de Reservista, Certidão de Nascimento dos filhos, Lembrança da Comunhão, Histórico Escolar, Certidão de Conclusão de Curso Primário, Contrato de Arrendamento Rural, Certidão do INCRA, Escritura Pública, Ficha de Sócio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Notas de Produtor Rural, Guias de Recolhimento do ITR e CCIR, entre outros.

Se você se encaixa nas normas de aposentadoria Rural, passe a se informar em uma das agencia mais próxima de você da Previdência Social, e assim você poderá ter acompanhamento diário pelo site da previdência Social, de como resolver suas duvidas sobre sua aposentadoria.



PUBLICIDADE

26 Comentários em “Aposentadoria do Trabalhador Rural INSS”

  1. Leila
    at 13:25 #

    Minha mãe tem sessenta anos e ainda não conseguiu a aposentadoria, ela foi dezeseis anos agricultora, assinou a carteira de trabalho como domestica por sete anos e voltou para o interior e tem novamente bloco, mais cinco anos entrou judicialmente mas foi negada a aposentadoria o quem de errado?
    Como ela ja completou os 60 anos ela não tem direito?

  2. LOREN
    at 12:44 #

    Olá, meu sogro trabalhou a vida toda em uma fazenda,mais nunca guradou nada,hoje ele está com cancer e não pode mais trabalha pois o cancer é no pulmão e ele nao aguenta esforço fisico,gostaria de saber se ele tem o direito de aposentar até mesmo porque era ele quem sustentava a casa onde mora ele a esposa e a sogra.

  3. Helenira Mateus
    at 21:19 #

    Meu amigo tem 63 anos, trabalhou com o pai em seu sitio ( com documento do INCRA, o mesmo já é falecido), durante 8 anos, já tem 26 anos de contribuição (carteira assinada por empresa). Ele já pode se aposentar? Obrigada.

  4. at 12:00 #

    ardesommm erdersom bom dia

  5. Vilma Chaves Araujo
    at 21:34 #

    oi! TENHO 51 ANOS E SÓ COMECEI TRABALHAR NO SETOR PÚBLICO COM 40 ANOS, SÓ QUE ANTES TRABALHEI COMO TRABALHADOR RURAL, ATÉ ME SINDICALIZEI, MAS AI ESTUDEI E CONSEGUIR PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO, EM FIM GOSTARIA DE SABER SE ESSE TEMPO EM QUE TRABALHEI COMO TRABALHADOR RURAL VAI CONTAR COMO TEMPO DE SERVIÇO PRA MINHA APOSENTADORIA?

  6. at 20:58 #

    OLA SOU ADRIANA A MINHA MAE VAI COMPLETAR 65 ANOS EM FEVEREIRO O ANO QUE VEM ELA NUNCA CONTRIBUIO O QUE TENHO QUE APOSETADORIA RURAL

  7. at 18:13 #

    GOSTARIA DE SABER POR QUE UM TRABALHADOR QUE EXERCE FUNÇÃO EM UMA FAZENDA ONDE TRABALHA PASSANDO VENENO EM MATO NÃO É CONSIDERADO TRABALHADOR RURAL.

  8. at 15:59 #

    Boa Tarde!

    Tenho um amigo que nasceu em 1951 tem 61 anos hoje, mora no interior e é pescador, des dos 14 anos de idade ele sempre contribuiu com a assoçiação dos pescadores de seu municipio, em 1991 com 42 anos ele se empregou no estado como temporario e exerceu a função de serviços gerais de um Hospital, trabalhou nesse hospital 16 anos e contribuia. com o INSS. com 58 anos ele saiu do emprego e voltou a ser pescador e contribuir com a associação de pescadores que ele contruibuia des dos 13 ano de idade,
    ele tem o direito a aposentadoria rural?

  9. at 22:02 #

    Me chamo Valdemar tenho 67anos de idade e aguardando resposta do inss, pois se dizem que trabalhador rural aposenta com 60anos de idade e eu como fico?

  10. tenho um tio que está em idade de aposentadoria por idade. ele é trabalhador rural. quais são os documentos obrigatorios que ele deve apresentar para dar entrada na aposentadoria. a entrevista com os candidatos é obrigatória ou a comprovação por documento é suficiente?

  11. at 14:44 #

    tive modelo 15 nove anos,mas agora trabalho de carteira assina.
    gostaria de saber quanto tempo de contribuicao que vou poder pedir minha aposentadoria?
    desde ja obrigada

  12. Andréa
    at 9:41 #

    Bom Dia !
    Para aposentadoria rural posso procurar um posto do INSS em São Paulo onde moro atualmente ou tenho que ir até a cidade que sempre contribui no casa Paraiba, tenho 55 anos e vou continuar contribuindo agora em SP , já não sei como fazer.

  13. at 17:22 #

    Minha mãe é pensionista,ela numca trabalhou de carteira assinada,mas trabalhou na roça e depois de empregada,agora ela tem 64 anos,gostaria de saber se ela tem o direito de receber aposentadoria Rural mesmo sendo pensionista?

  14. André Luiz
    at 17:14 #

    Gostaria de saber se perco meu direito ao funrural se trabalhar registrado agora que tenho 55 anos de idade , trabalhei na roça a vida inteira , e agora tem uma fazenda querendo registrar minha carteira , tenho duvidas se nao vou prejudicar meu futuro , visto que tambem podem me demitir a qualquer hora. gostaria muito que alguem pudesse me responder,fico muito agradecido.

  15. at 10:16 #

    Bom dia! Gostaria de saber sobre a aposentadoria da esposa do trabalhar rural, o que precisa para ela dar entrada a sua aposentadoria? Meu pai tem uma pequena propriedade rural onde cultiva alimentos somente para nossa alimentação, somente para casa. Ela já se aposentou aos 60 anos e minha mãe está quase chegando a idade de 55anos para poder aposentar-se também. O é necessário para ela nessa caso?????? Quais documentos???? tem que está filiado ao sindicato, ela…no nome dela,….??????
    Aguardo um retorno. Desde agradeço pela atenção.
    Abraços!!!!

  16. Odirlene Chagas
    at 11:10 #

    Minha mãe Maria Madalena Chagas dos Santos, deu entrada na aposentaduria rural mas nao teve sucesso pois nao conseguiu. Ela quando casou trabalhava na zona rural de pois foi pra cidade e depois voltou para a zona rural novamente mas no periodo que ela esteve na cidade ela teve a carteira assinada, e agora quando ela deu entrada ela nao conseguiu por que a carteira dela foi assinada. eu queria saber se isso procede. obrigada.

  17. Bom Dia !

    Eu estou com uma duvida muito grande, e gostaria de obter uma resposta se assim possível .
    A minha mãe deu entrada com o pedido de aposentadoria como trabalhadora rural e até agora ela não foi beneficiada, ela já tem mas de 65 anos de idade eu gostaria de ter umas resposta sobre esse assunto .

    agradeço desde já

  18. luzia inacia
    at 12:55 #

    meu pai tem 60 anos ele nunca contribuiu com o inss.mais sempre trabalhou na zona rural como irei fazer para aponsenta-lo.

  19. Lúcia
    at 11:26 #

    Uma pesionista tem direito a aposentadoria rural, quais os documentos necessarios para aposentar uma trabalhadora rural que vive em um pequeno sitio? e trabalha na terra.

  20. at 0:09 #

    Pelo falecimento de meu pai, recebi um lote de terra. Desde então passei a usufruir da mesma, com plantio e criação de gado desde 2002. Tenho 55 anos. Possuo escritura da terra em meu nome, notas de produtor rural, contratos de parceria de plantio, guias de recolhimento de ITR, desde esta data. Posso requerer aposentadoria, mesmo não tendo contribuido “DIRETAMENTE” para a previdência?

  21. ivanir
    at 20:32 #

    minha mãe maria da costa de oliveira, dia 05 de junho, de 2011, teve uma audiência
    segundo o advogado dela , estava tudo resolvido era só aguardar a decisão do inss, só que até hoje, não teve nem uma resposta, gostaria de saber o que está acontecendo com o processo dela …. espero respostas

  22. jose pereira dos santos filho
    at 14:28 #

    gostaria de saber quais documentos preciso para regularizar um tempo de serviço em que trabalhei como autonomo de pedreiro mas nao fiz nem inscriçao na prefeitura nem recolhi as taxas da previdencia, se posso estar comprovando isso e recolhendo o valor agora da contribuiçoes

  23. MARIA
    at 11:12 #

    tenho 65 anos de idade, sempre morei na zona rural,mas nunca contribui com a previdencia,apos quebrar o braço nao posso mais trabalhar, consigo algum tipo de beneficio.

  24. adriana ferreiradesouza
    at 23:47 #

    desde de novenbro passado (2011)meu tio entrou com um pedido de aposentadoria rual por idade e nao conceguiu sempre dizem que falta papel quais sao os papeis que ele tem que ter em maos para dar certo e quando ele vai saber da resposta positiva pode mandar no meu endereço de email a resposta

  25. at 10:14 #

    vcs deveria colocor como o trabalhador rural acompanhesse se seu benificio saiu ou nao uma vez que a maioria das entradas sao dada através de um advogado e o mesmo nao repassa o numero da entrada no benificio ai o trabalhador nao pode consultar se o advogado ou que possui uma declaracao sem ele saber ja esta recebendo seu benificio, levando em conta que a maioria deles sao analfabetos e levou a vida toda no campo rural.

    obrigado pela atencao.

    • ROZANGELA APARECIDA DE S.Q.V.DURAIS
      at 20:27 #

      É Verdade, minha mãe está nessa situação, a Juiza deu causa ganha à minha mãe, mas ainda nao sabemos nada quando ela começara a receber, é complicado.

Comente