Aposentadoria Especial Insalubridade

Como se aposentar por Insalubridade com a aposentadoria Especial do INSS

O que é aposentadoria especial? – A aposentadoria especial insalubridade é uma espécie de aposentadoria concedida em razão do exercício de atividades consideradas prejudiciais à saúde ou à integridade física, ou seja, é um beneficio de natureza previdenciária que se presta a reparar financeiramente o trabalhador sujeito a condições de trabalho inadequadas. A aposentadoria especial é um beneficio que visa garantir ao beneficiado do regime geral de Previdência Social uma compensação pelo desgaste resultante do tempo e serviço prestado em condições prejudiciais a sua saúde.

A visão geral do regulamento da Previdência Social é de que se aposentadoria especial, uma vez cumprida a carência exigida, será devida ao segurado empregado, trabalhador avulso e contribuinte individual, este somente quando cooperado filiado a cooperativa de trabalho ou de produção, que tenha trabalhado durante 15, 20 ou 25 anos, conforme  caso, sujeito a condições especiais que prejudiquem  a saúde ou a integridade do indivíduo.  Conforme se vê no 1° parágrafo do artigo 201 da carta: “É vedada a adoção de requisitos e critérios diferenciados para concessão de aposentadoria aos beneficiários do Regime Geral de Previdência Social, ressalvados os casos de atividades exercidas sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, definidos em lei complementar. Portanto, as normas que disciplinem o tema devem ter natureza de lei complementar, sendo que, até sua edição, terão esta hierarquia as contidas nos artigo 57 e 58 da Lei n.º 8.213/91”.

Lembrando: o que dá mesmo a aposentadoria especial por insalubridade ao contribuinte é trabalhar com agentes prescritos no anexo IV do decreto 3048 de maio de 1999, o chamado Regulamento da Previdência Social (RPS).

O menor tempo para alegar carência a aposentadoria especial, é de 180 meses que correspondem a 15 anos. Tem de haver comprovante de trabalho nesse intervalo de tempo, entre 15 e 25 anos, em atividades prejudiciais à saúde ou a integridade física.

Um dos elementos de trabalho insalubre que podem dar dor de cabeça na hora de pedir a aposentadoria especial é se o seu trabalho for por manuseio de máquina de raios-X.



PUBLICIDADE

85 Comentários em “Aposentadoria Especial Insalubridade”

  1. at 23:45 #

    sou acs desde 95 sou portadora de doença cronica mas atualmente trabalho com insalubridade mas ou menos 8anos,comecei com uma cooperativa tenho direito de aposentar agora ou espero o tempo.a empresa pg minha contribuição eu acho mas ou menos vou fazer 20anos de serviço como acs

  2. jois miguel maciel de souza
    at 13:51 #

    trabalho a 27 anos em arquivo fechado; eu tenho 15 anos ou mais de insalubridade.
    no total tenho trabalhado 30 anos de contribuição no Estado de Rondnia, tenho 47 anos de idade. Posso me aposentar com 15 anos de insalubridade.

  3. edevan
    at 15:56 #

    Tenho 29 anos de carteira assinada,sendo 14 anos em um laboratório físico químico e outros 15 anos num abatedouro de aves na função de técnico de processos,ambos insalubres.Ja dei entrada na aposentadoria (especial) junto a um advogado.Gostaria de saber se tenho alguma estabilidade no emprego diante da situação?

  4. at 22:26 #

    tenho 27 de registro em carteira,e varias doencas, na coluna lomba e cervical no ombro direito e esquerdo,o que fasso para mim aposentar?

  5. Joaquim Mendes Neto
    at 11:10 #

    Tenho 7 anos de serviço em areas nao insalubre e 8 anos em tecnico em radiologia medica . Queria saber se o tempo de 7 anos em outras areas conta . Quanto tempo mais tem para trabalhar e pedir a aposentadoria . Trabalho no setor privado( clt ) , desde ja agradeço e aguardo resposta .

  6. eu trabalhei 25anos com insalubre de 40 porcento mais 3 anos sem insalubre ja tenho tempo suficiente eu tenho 52 anos por favor me respondan

  7. at 15:00 #

    Trabalhei 6 anos em um hospital, depois 4 anos em outro, e agora 11 anos em outro atual, um total de 21 anos só em hospital, fora mais tempo de serviço em outras áreas serralheiro, solda elétrica em uma empresa de montagem e manutenção industrial… sendo que dos 21 anos – 17 anos só de Operador de Caldeira… Vapor e barulho! Ao Lado de uma cabine de residuos(LIXO) hospitalar! tanque de Óleo BPF 1a nas data de 94 à 2000, ganhava periculosidade nessa data 94 à 2000. Obrigado!

  8. Marcos
    at 21:51 #

    Olá, completei 25 anos como técnico de enfermagem, recebendo insalubridade contando nesse tempo 7 anos de peruculosidade, gostaria de saber se eu poderia pedir aposentadoria especial e se existe algum meio de eu pedir aposentadoria e continuar trabalhando na area da saude como por exemplo especial proporcional existe?

    Obrigado.

  9. Maria Ana de Araújo
    at 13:03 #

    comecei a trabalhar no Hospital no ano de 1980 até 208, como naõ pagava insalubridade quando fui demitida resolvi entrar na justiça federal para receber a insalubridade e as horas extras. Entaõ ganhei a causa e depois dei entrada na aposentadoria especial com direito a remuneraçaõ insalubre de vinte por cento; consegui a mim aposentar mas sem a remuneraçaõ de vinte porcento so com o salario minimo 678,00. Gostaria de saber o porque por gentilesa mande essa resposta pelo meu E-mail. Obrigada.

  10. eduardo
    at 21:14 #

    Gostaria de tirar uma duvida para meu PAI.
    A profissão dele é Mecânico de Automóvel ele tem 50 anos,e faz 23 anos que pago o INSS como autônomo,gostaria de saber mais quantos anos eu tenho que pagar,para conseguir minha aposentadoria,só que eu paguei 17 anos 20% do salario e agora faz 6 anos que pago 11% do salario devido condições financeira.

    aguardo resposta.obg

  11. angela gomes dos santos
    at 23:36 #

    Boa noite ,tenho 17anos de contribuicao ,trabalhando como tec.enfermagemcom insalubre,tenho 49anos,posso dar entrada na aposentadoria proporcional ?

  12. at 15:33 #

    tenho 49 anos de idade e trabalho(NA ÁREA DA SAÚDE) como auxiliar de enfermagem há 20 anos comprovado na carteira ,quero saber sobre aposentadoria especial(insalubridade)esclarecimentos se tenho direitos .ATT MOISÉS

  13. machado
    at 12:16 #

    meu primeira carteira é 1973 e deu uma janela de 1982 a 1990 como autonomo e não foi recolhido , hoje tenho 62 anos tenho que trabalhar até 65 anos para aposentar por favor aguardo resposta obrigado

  14. diu
    at 9:09 #

    tenho 41 anos, sou funcionário publico municipal há 23 anos, no cargo de técnico em enfermagem, recebo adicional noturno, pois sempre trabalhei à noite, e insalubridade, enfim, contribuinte do inss desde os 18 anos. gostaria de saber se tenho alguma prioridade, como, aposentar mais cedo? e qual salário? pois contribuo como empresário individual e funcionário público?

  15. daurice l
    at 9:10 #

    Bom dia tenho 52 anos trabalho a 10 anos em um frigorifico gostaria de saber quanto tempo falta p me aposentar pago insalubridade de 20%

  16. Tenho 28 anos de trabalho e só agora comecei a trabalhar com agentes insalubres. Gostaria de sabe quanto tempo tenho ainda que trabalhar para ter direito a aposentadoria especial???

    • Dr. Rogério Lacerda
      at 17:43 #

      Indalécio, boa tarde!

      Considerando que você já tem 28 anos de contribuição, restando 07 para cumprir o requisito tempo, no caso em tela, 35 anos, basta dividr o tempo restante pelo fator de conversão 1,40 – Tempo Especial em Comum. O resultado será o tempo que você deverá trabalhar em condições especiais para obter o direito à aposentadoria (5 anos).

  17. eliane
    at 11:01 #

    Meu esposo trabalha há 23 anos num local insalubre com 20% de adicional (operador de tratamento água – laboratório). Se após 23 anos ele passar pra outro setor onde não será detalhado no contra cheque que ele é insalubre, terá algum problema pra ele aos se aposentar com 25 anos???? ou ele perde o direito indo pra outro setor, caso isso não seja detalhado no contra-cheque?.Pois, a informação que a empresa passa é que não influencia em nada já que o cargo continua o mesmo…ele apenas mudou pra um setor, e na carteira ele continua mesma função…
    Ele trabalha numa empresa pública/autarquia…
    Se possível, me passe essa informação.
    Grata,
    Eliane

  18. sou técnico em RADIOLOGIA há 25 anos,quero saber se tenho direito a aposentadoría especial, se tenho como devo proceder para me aposentar

  19. antonio fonseca da cunha neto
    at 14:23 #

    Gostaria de saber:
    1) Averbei 12 anos de insalubridade na área privada e tenho 13 anos na área pública, o tempo privado conta tb para aposentadoria ou me aposentadoria como CLT?

    2) trabalho em dois serviços públicos, em um deles já tenho tempo para aposentadoria na área insalubre, se me aposentar de um deles serei obrigado a me aposentar dois dois?

  20. alessandro
    at 14:30 #

    sou enfermeiro e trabalho com quimioterapia ,teria direito de aposentadoria especial

  21. at 13:05 #

    tenho 53 anos e 26 anos de tempo normal e 9 anos e 8 meses de especial.Queria saber quanto tempo falta para minha aposentadoria

  22. Norma
    at 18:24 #

    Trabalho há 25 anos como enfermeira como devo dar entrada nos papeis de aposentadoria especial por insalubridade, grata.

  23. hrb
    at 9:55 #

    bom dia sou funcionario publico federal, e trabalho com inseticida a 26 anos, mais so tenho 48 anos, posso me aposentar. grato.

  24. at 20:36 #

    Trabalhei em uma empresa de fabrica de papel em uma area extremamente insalubre.por 5 anos e 8 meses.depois fui para outra empresa mais insalubre ainda,uma empresa fundição de peças .que estou a 22 anos.fiz meu pedido de aposentadoria e foi negado.levei todos os documentos que o inns pede.mesmo assim me negaram de novo.O que faço???????????????

  25. at 20:16 #

    trabalho a nove ano e seis meses em câmara fria,se eu trabalhar durante 25 anos direto eu me aposento com aposentadoria especial?

  26. Gostaria se for possivel responder minha dúvida: sou professora municipal da cidade de San’tana do Livramento -RS, desde 30/6/1982.até 199l CLT após estatutária e recebemos FGTS. Temos previdência privada O SISPREM. Minha data de nascimento é 07/12/1962,isto é estou com 49 anos no dia 7 de dezembro completo 50anos de idade. Fiquei 4 anos na função de secretária da escola municipal e 2 anos e meio com a função no departamento pessoal da Secretaria Municipal de Educação do Municipio. O resto do tempo minha função foi em sala de aula regente de classe. No dia 30/6/2012 completei 30 anos de trabalho. Mas de acordo com a certidão de tempo de serviço para aposentadoria retirada da prefeitura neste mês atual completei 32anos, porque a contagem é realizada dia a dia e descontam licenças,faltas. Gostaria de saber quando irei me aposentar? e porque tenho que pagar pedagio? Desde ja agradeço sua atenção.

  27. william
    at 13:02 #

    tenho 23 anos ,8 meses de contribuição,estou afastado por acidente do trabalho depois virou auxílio doença e estou afastado desde 16/11/2007 até hj ,sempre trabalhei em área insalubre .
    Posso entrar com um pedido de aposentadoria por tempo de serviço. ?

    ( Eu tenho 52 anos e7 messes.)

  28. Joaquim de Sousa BIalho
    at 11:30 #

    Jaquim de sousa Bicalho
    Trabalhei 22 anos em duas empresa de reflorestamento como operador de motoserra, e também como mecânico no mesmo setor, sendo estas áreas insalubre registrada em carteira, e a dois anos abri uma micro empresa toda registrada e com contribuição no INSS,tenho 47 anos de idade gostaria de saber se já posso entrar com o pedido de aposentadoria especial? aguardo resposta o mais rápido possível,no E-mail indicado, grato.

  29. Andre
    at 15:11 #

    Trabalhei por 24 anos 9 mses e 25 dias a maioria do tempo foi em obras na petrobras sempre recebi 30% por periculosidade, posso me aposentar já?
    tenho 53 anos.

  30. André Luís Prado da Silva
    at 22:30 #

    Trabalho há 22 anos recebendo 40% de adicional de insalubridade, fiquei 4 anos no exército e mais 2 anos e 8 meses em outra empresa. Nasci em 1964, tenho direito a aposentaria por insalubridade?

  31. nerdimar de araujo
    at 20:01 #

    gostaria de saber trabalhei 1982 a 1989 em posto de gazolina recebia 30% de inflamavel tenho direito de 40% nos anos trabalhado para conta no tempo de aposentadoria no caso 7 anos + 2 8 meses 03/ 08/ 2012

Comente