Aposentadoria especial

Benefício de aposentadoria especial

Pouca gente conhece a aposentadoria especial, isso por que este tipo de benefício é direcionado para um grupo específico de trabalhadores. Só tem direito a receber o benefício da aposentadoria especial os contribuintes da Previdência social que trabalham expostos a agentes prejudiciais ou nocivos à saúde, e aqueles que trabalham em condições que arriscam a integridade física. Dentre os fatores que estão inclusos nas condições para ter direito a aposentadoria especial estão a exposição a agente químicos, biológicos e físicos.

O período de contribuição para ter direito ao benefício depende do agente nocivo a saúde ou integridade física a que o trabalhador está exposto, podendo variar entre 15, 20 ou 25 anos. O direito a aposentadoria especial se abrangem aos contribuintes individuais, trabalhador avulso e empregado privado. No caso dos contribuintes individuais, o benefício só é concedidos aos que são associados de cooperativas da sua área de trabalho.

Independente da área de atuação do trabalhador, é exigido um período mínimo de carência para ter direito ao benefício da aposentadoria especial. É necessário ter no mínimo 180 meses de contribuição na Previdência Social.

O que é PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário?

O PPP é o documento obrigatório para dar entrada na aposentadoria especial, ele deve estar sempre atualizado com informações laboratoriais do trabalhador. O documento de Perfil Profissiográfico Previdenciário pode ser emitido pela empresa empregadora, cooperativa de produção ou trabalho, Órgão Gestor de Mão-de-Obra ou sindicato da categoria de trabalho. Todo trabalhador tem direito de receber uma cópia autenticada do PPP em caso de rompimento de contrato ou demissão.

A solicitação da aposentadoria especial pode ser feita através de agendamento pela internet no site da Previdência, agências da Previdência Social ou pelo telefone 135. O contribuinte deve levar todos os documentos necessários, incluindo o PPP para comprovar que realmente tem direito legal de receber o benefício.



PUBLICIDADE

50 Comentários em “Aposentadoria especial”

  1. ROGERIO BERBERO
    at 14:18 #

    tenho 25 anos de trabalho… sou agente penitenciario, posso pedir minha aposentadoria especial….tenho 23 só como agente e dois fora ( empresa privada)..

  2. Sergio Ferreira de Mello
    at 10:41 #

    Passamos a vida toda trabalhando, quando chegamos a uma aposentadoria seja ela por tempo de serviço, especial ou invalidez, a ganância por parte dos políticos que administram mal os setores públicos para o cidadão trabalhadores, e bem a favor deles mesmos e a outros que lhe interessa em campanhas políticas. Eles não gostam de pagar os direitos do trabalhador dificultando de todas as formas ao não pagamento da multa de 40°/° FGTS, e mais o aviso prévio que são ou era direitos do trabalhador. Deixa de pagar qualquer tributo para ver o que acontece. Enquanto isto, os políticos estão dando risadas da classe trabalhadora com diversas aposentadorias em seus mandatos bem como Juízes e outros mais. É fácil ferrar o trabalhador em ter que continua trabalhando ou então, ser obrigado a pedir a demissão, abrindo mão de seus direitos. Sendo assim, perder os seus direitos que conseqüentemente muitos adoecem ou chegam a morrer. As manipulações técnica são muitas. Quem esta no poder é mais fácil calar a boca daqueles menos favorecidos por que não pode pagar advogados para se defender e ter que aguentar os trâmites morosos de diversos processos nos Fórum. A previdência esta com problemas de falta de dinheiro porque a corrupção é grande e em todos os lugares. Tudo não passa de manipulações técnicas na questão da perspectiva de vida das pessoas, ora, quem é que divulga isto, é o próprio órgão do Governo Brasileiro o IBGE. A minha pergunta é a seguinte: A aposentadoria Especial deve ser pedida a demissão ou não? Obrigado pela atenção.

  3. antonio carlos
    at 2:20 #

    ola.gostaria de saber se o tempo de serviço militar conta como especial e vigilante se tabem conta e como?

  4. at 13:06 #

    Meu pai tem 59 anos ele deu entrada na aposentadoria por tempo de serviço a mais de 3 anos o juiz assinou o processo só que meu pai não recebeu nenhum beneficio ate o dia de hoje

    Obs; Oque faço???

  5. jose adilson pimentel
    at 20:06 #

    Boa noite.tenho 41 anos e 27anos de contribuiçao no inss.tenho direito a aposentadoria especial?minha prifissao e torneiro mecanico.o ruido na impresa e muito alto,fico esposto a agente quimico e tenho um postura inadquada.hoje estou com um pequeno tumor na cabeça,estou em tratamento.a empresa pode me mandar embora depois de 20anos trabalhando para ela?por favor me responde estou muito ancioso e preocupado.

Comente