Aposentadoria por idade

Benefício de aposentar-se por idade

No Brasil a aposentadoria por idade é a que mais tem entradas de pedidos, segundo dados da Previdência Social este é o beneficio do Governo Federal com o maior número de beneficiários em todo o país. Podem se beneficiar da aposentadoria por idade, trabalhadores que moram na zona urbana e também os trabalhadores da zona rural, mas com idade diferentes para começar a receber o benefício.

Para os trabalhadores que residem na zona urbana é preciso ter no mínimo 65 anos completos para os homens começarem a receber a aposentadoria por idade. As trabalhadoras urbanas a idade para começar a receber o pagamento da aposentadoria é a partir de 60 anos. Já no caso dos trabalhadores rurais a idade mínima é com 5 anos a menos do que os da zona urbana. Os homens recebem a partir dos 60 anos, e as mulheres tem direito a começar a receber com 55 anos em diante.

Como dar entrada na aposentadoria por idade

Para os trabalhadores urbanos é preciso comprovar que contribuíram por no mínimo 180 meses na previdência social. Por isso é tão importante começar a contribuir na previvência social no máximo a partir dos 50 anos para os homens, e com no máximo 45 anos para as mulheres, já que são necessário no mínimo 15 anos de contribuição para receber o benefício da aposentadoria por idade urbana. Neste caso o valor da aposentadoria será de acordo com o valor da contribuição, podendo ser bem maior do que 1 salário mínimo.

Os trabalhadores rurais não precisam comprovar contribuição na previdência social, mas é necessário comprovar que trabalhou por no mínimo 180 meses na zona rural, com atividades agrícolas ou ligadas a elas. Isso deve ser feito através de documentos, geralmente é possível fazer isso através da comprovação de que pagou sindicato rural, por exemplo. No caso dos trabalhadores rurais o valor do benefício se limita a 1 salário mínimo.

A aposentadoria por idade impede que o trabalhador urbano venha a trabalhar com carteira assinada a partir do momento que receber o primeiro mês do benefício. Já os trabalhadores rurais não precisam parar as suas atividades, podendo continuar trabalhando livremente, sem perder o valor da aposentadoria.

O que escolher: aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição?

Quem pretende aposentadoria por idade e tem idade para isso, pode recorrer a esse privilégio. É preciso, no entanto, saber que deve procurar a aposentadoria que seja mais vantajosa para cada caso, quando o valor recebido será maior no momento em que começar a receber o benefício.

Ao INSS cabe a obrigação de orientar o trabalhador, quando ele faz o pedido, sobre o melhor tipo de aposentadoria para cada caso, no momento da solicitação.

Quem tem 35 anos de contribuição, por exemplo, pode pedir aposentadoria com fator previdenciário, ou pode esperar que a soma de sua idade e tempo de contribuição seja igual a 85, se for mulher, ou 95, se for homem.

Nesse caso, vai poder escolher entre aquela que for mais vantajosa, solicitando o cálculo ao servidor do INSS que o estiver atendendo.

A aposentadoria por idade e por tempo de contribuição continuam valendo normalmente, sendo essa fórmula 85/95 apenas uma alternativa, ou seja, uma outra possibilidade para quem quer se aposentar.

Isso quer dizer que uma mesma pessoa pode estar enquadrada em mais de um tipo de cálculo para sua aposentadoria, podendo escolher aquela que lhe conceder maior valor de benefício.

Mesmo que escolha a aposentadoria por idade, o solicitante não vai receber o mesmo valor do último salário que recebia antes de se aposentar. Isso porque o salário de benefício é calculado segundo a média de 80% sobre os maiores salários que recebeu desde julho de 1994, corrigidos com a inflação.

Caso você esteja em condições de solicitar sua aposentadoria por idade, é melhor que o faça antes que mude a legislação. Para o governo federal, as pessoas estão vivendo mais tempo e, com isso, recebendo aposentadoria por um maior período de tempo, o que está aumentando os custos com a Previdência Social.

Em contrapartida, estão nascendo cada vez menos pessoas, o que indica que, nas próximas décadas, haverá menos contribuintes para cada idoso aposentado, e isso poderá gerar um colapso na Previdência Social.

Atualmente temos uma média de 9 pessoas para cada aposentado. A previsão é que, continuando a redução do número de nascimentos, em 2030 tenhamos apenas 5 contribuintes para cada aposentado e, em 2050, somente 3. Assim, quanto mais cedo as pessoas se aposentam, menos pessoas estarão contribuindo e maior será o número de aposentados.



PUBLICIDADE

200 Comentários em “Aposentadoria por idade”

  1. Benjamim Wilson
    at 17:31 #

    os 18 meses de são contados somando os anos de contribuição ou a partir da data de inscrição da primeira contribuição?

  2. alexandro goterra
    at 11:40 #

    Bom dia minha mae ela esta contribuindo autonoma a mais ou menos uns 8 anos ,e ela vai fazer 59 anos em janeiro é possivel completar a contribuicao para dar entrada no pedido de aposentadoria ..pois o motivo e por que ela esta doente e sem condicoes de trabalhar

  3. at 19:56 #

    Minha mae é dona de casa e nunca contribuiu, como ela pode receber o benefício da aposentadoria

  4. at 16:00 #

    Faço 63 anos agora em agosto de 2014, em janeiro de 2015 completo 15 anos de contribuição. Eu aposento com o valor integral da minha contribuição ou parcial? se parcial, como serão feito os cálculos?

  5. Ola, meu pai tem 62 anos é trabalhador rural nunca se aposentou por descanso,tem alguma complicação quando der entrada na sua aposentadoria?E se não der,ele recebe pelos anos em atraso?

    abraço Juliana

  6. Chaiane
    at 17:18 #

    Olá, minha mae trabalhou 2 anos de carteira assinada, sendo 1 ano como empregada doméstica e 1 ano na plantação e colheita de laranja.Mais trabalhou desde os 12 anos na zona rural sem carteira assinada, quero saber se ela tem direito de se aposentar por idade pela zona rural, ou a normal 60 anos?
    E ela sendo casada, perde o direito?

  7. Manoel Messias de Oliveira
    at 12:31 #

    Padre trabalhei 9 anos com registro em carteira , agora estou pagando a previdência pra quando eu tiver 60 anos eu me aposentar .Nesse caso eu me aposentarei por tempo de serviço estou certa ?

  8. Minha mãe nunca contribuiu eu queria saber se ela consegue algum beneficio por idade pois ela já completo 60 anos.

  9. noelia
    at 18:21 #

    eu vou fazer 60 anos em abril so que nunca contribui e nao tive a carteira assinada pois sou dona de casa meu marido nunca deixou eu trabalhar e neu grau de escolaridade e 1 serie fundamental tem como eu me aposentar?

  10. at 13:24 #

    Minha tia é pensionista do governo federal (O marido era do DNOCS, e faleceu no ano de 2004), recebe mais ou menos R$1.300,00 ao mês, ela já está com 76 anos de idade, amesma acha que tem direito a se aposentar plo INSS, e ficar recebendo os dois proventos. O que vc acha? ela pode? No caso de sim como devemos proceder?

Comente