Autônomo INSS – Inscrição e Contribuição

INSS Autônomos Contribuição



Autônomo INSS Inscrição
– A Previdência Social é um seguro para todos os brasileiros. Basta contribuir para a Previdência Social para ter direitos aos benefícios oferecidos pelo INSS, portanto o trabalhador autônomo é assegurado pelo INSS se ele contribuir da maneira correta.

A única coisa que muda são as categorias de contribuição. Assim, quem trabalha com carteira assinada automaticamente está filiado à Previdência Social. Autônomos em geral e os que prestam serviços temporários podem se inscrever e pagar como contribuinte individual.  

São considerados contribuintes individuais os trabalhadores autônomos entre outros, os sacerdotes, os diretores que recebem remuneração decorrente de atividade em empresa urbana ou rural, os síndicos remunerados, os motoristas de táxi, os vendedores ambulantes, as diaristas, os pintores, os eletricistas e outras profissões.

As aposentadorias de autônomos não existe limite de idade, mas exige uma carência de 180 contribuições e idade mínima para requerer, homens aos 65 anos e mulheres aos 60 anos, portanto se você já tem esses requisitos já poderá solicitar sua aposentadoria do INNS como autônomo.

A inscrição da Previdência Social seja qual categoria for é única e permanente, e cabe apenas alterações cadastrais quando forem necessárias. Você deve informar os seus dados pessoais  da forma mais completa possível e sem nenhum erro, pois o seu benefício do INSS dependerá dos dados informados no momento da inscrição. Se posteriormente após concluído o cadastramento você tiver que alterar algum dado, você terá que ir a uma Agência da Previdência Social.

Se você já possuía um número de cadastramento o NIT (Número de Inscrição do Trabalhador)  e foi perdido ou extraviado, ligue para 135 ou procure uma Agência  da Previdência Social.



PUBLICIDADE

81 Comentários em “Autônomo INSS – Inscrição e Contribuição”

  1. at 15:04 #

    ME CHAMO lilian E SOU AUTONOMO TENHO 37 ANOS.GOTARIA DE SABER COMO EU FACA PARA COMECAR A PAGAR O INSS COMO AUTONOMO.MAIS EU JA TRABALHEI 3 ANOS DE CARTEIRA ASSINADA…?

  2. Ivanilda pereira
    at 20:29 #

    Olá,em 2009 foi minha ultima contribuição quando eu era empregada domestica foi apena duas contribuições,ai no mesmo ano de 2009 eu descobrir que tinha ranseníase e fiquei pelo aucílio doença de 2010 a novembro de 2012,só que eu fiquei dando entrada no aucílio doença devido as sequelas que fiquei na mão direita mesmo assim não me aprovaram,enfim o que eu quero saber e como faço para contribuir como autônoma.

  3. at 23:38 #

    Olá
    sou taxista e pago meu INPS em carnê e trabalho também como empregada doméstica e também sou descontada.
    As duas contribuições serão somadas na minha aposentadoria?
    Devo continuar contribuindo com as duas ou descartar uma?

  4. HELIO
    at 12:33 #

    ME CHAMO HELIO E SOU AUTONOMO TENHO 29 ANOS.GOTARIA DE SABER COMO EU FACA PARA COMECAR A PAGAR O INSS COMO AUTONOMO.MAIS EU JA TRABALHEI 3 ANOS DE CARTEIRA ASSINADA…?

  5. at 11:19 #

    Bom dia, tenho uma dúvida,
    Tem um cliente que recolhe INSS como autonomo, e ele vai começar a trabalhar como empregado.

    Ele recolhe INSS como autonomo e empregado, ou somente como empregado?

    Obrigado

  6. Teresinha Santos
    at 21:40 #

    Já contribuí como autônoma mas estou atrasada a 11 meses, posso retroagir, recolher esses meses para trás?

    Obrigada pela atenção

  7. Silvia Regina gomes
    at 19:07 #

    Contribuia com INSS no carne,voltei trabalhar empregada como procedo?

  8. aloysio Ayhayde Gomes
    at 11:33 #

    gostaria que estivesse nas paginas da Previdencia a tabela progressiva de recolhimentos em carnê para trabalhadores autonomos de acordo com o numero de Salarios, que não consigo encontrar

  9. maria
    at 22:45 #

    meu irmao contribuiu muito quando estava empregado ,agora esta desempregado e falta 12 meses para ele contribuir, para poder aposentar, como fazer pois o mesmo estar desempregado? boa noite !!

  10. Lúcia
    at 9:24 #

    Contribuí como bancária por três anos.Gostaria de contribuir como costureira. O que devo fazer?

  11. Luciene
    at 15:43 #

    Gostaria de saber como faço para contribuir como autonomo ou individual…qual a porcentagem e se preciso fazer cadastro na prefeitura

  12. at 16:16 #

    trabalho para uma cooperativa ela desconta meu inss,caso eu me afaste da mesma gostaria de saber como faço pra continuar contribuindo.quantos por cento tenho que pagar .

  13. at 8:28 #

    sou snadoval é gostaria de saber como faço para pagar o inss?
    o que preciso fazer

  14. at 8:24 #

    ola! meu nome é sandoval sou trabalho com eletrônica autônomo e gostaria de saber como faço para pagar o meu inss preciso de orientação?

  15. Gostaria de saber se um numero de inscrição de contribuinte autônomo – cadastrado na década de 80 – ainda é válido,visto que, o titular parou de contribuir na mesma época.Obrigado

  16. robson antonio oliveira da silva
    at 8:19 #

    Não consigo agendar pelo site o que fazer?.

  17. at 19:02 #

    Quero Pagar o inss como autonoma será que eu consigo tirar o boleto pela internet ,
    pois não to tendo tempo para ir na caixa e fazer a inscrição e pegar o boleto para eu pagar será se eu fazer a inscrição pela internet eu consigo pegar o boleto ??
    obrigada!!

  18. maria margarida de santana
    at 15:14 #

    estou enteresado em ser contribuinte individual,e gostaria de saber a porcentagem minima de pagamento de um salario minimo, e quanto tempo devo pagar para ter direito ao beneficio maternidade com aquele carnesinho comprado na papelaria eu me torno um contribuinte autonomo ou nao?

  19. at 13:04 #

    Eu e minha mulher estamos se cadastrar como autônomo soque não sabemos o que fazer

  20. como me cadastra como autonoma não estou conseguindo

  21. ELOZIR ARAUJO GOMES
    at 14:46 #

    Tentei me inscrever online e o site está apresentando erro na página. como devo proceder?

  22. Romana
    at 8:53 #

    tentei me inscrever online como autonomo, mas o site está apresentando erros, com a seguinte informaçao:”This page can’t be displayed. Contact support for additional information. The incident ID is: 0.” —
    como faco minha inscrição
    grata.

  23. Darcileide
    at 21:51 #

    Quem ja contribuiu de outra forma e agora deseja contribuir como autonomo o que deve fazer?

  24. claudineia de souza
    at 13:52 #

    minha mãe trabalhou muito tempo como domestica,agora ela que pagar como autonoma como devo fazer,cadastrar novamente como autonoma,não sei como fazer.obrigado

  25. AMANDA SABINO BASTOS
    at 17:22 #

    Favor informar como consigo o NIT (número de inscrição do trabalhador) para contribuir como vendedora autonoma.
    Grata,
    Amanda.

  26. arlete soares
    at 13:04 #

    tentei me inscrever online como contribuinte individual, mas o site está apresentando erros, com a seguinte informaçao:”This page can’t be displayed. Contact support for additional information. The incident ID is: 0.” —

  27. helio dantas
    at 16:11 #

    Ola Sres

    Estou querendo me tornar autonomo.

    Eu poderei pagar a minha contribuiçao de autonomia pelo inss; usando o numero do ( pis )

    que ja tenho e pagar mensalmente ou tenho que ir na agencia do inss ou so pagar e

    pronto
    Grato helio

  28. Estou desempregado desde do mês 10/2012 e estou com alguma dificuldade de voltar ao mercado de trabalho, devido a minha idade. Completo agora em 15 de março, 57 anos de idade. No ano passado, calculei junto a agência do INSS o tempo de contribuição, faltavam + ou menos 03 anos para me aposentarem. Portanto, desejo me inscrever como autônomo para completar o tempo que falta para a aposentadoria. Minha profissão: metalúrgico (Aux. Tecnico III – Utc Engenharia). Como faço então? Me orientem.

  29. Marina Bonifacio
    at 10:47 #

    Sou autonoma quero comtribuir com o inss e gostaria de saber como faço para me inscrever.

  30. Marinho
    at 13:10 #

    Com fazer para ser contribuinte apos 60 anos e um período sem contribuição. comecei a pagar o inss com 18 anos, mas por um periodo fiquei sem contribuir e agora como fazer?

  31. Ari Alves da Silva
    at 14:18 #

    Boa tarde.

    A quem possa atender.

    Trabalhei de 1991 a 1998 em uma empresa, fiquei desempregado ( fazendo bico ) durante 1 ano.
    Gostaria de saber se tem como paga o retroativo desse ano ?

    No aguardo.

  32. eu contribuia e parei em 04 2008,agora quero continuar pagando,como faço poço pagar com o mesmo boleto que já pagava ??

Comente