Auxílio-acidente

Benefício de seguro auxílio-acidente

O benefício de auxílio-acidente é destinado ao segurado da Previdência Social que está impossibilitado de trabalhar por motivo de acidente. Este benefício só pode ser recebido pelo trabalhador depois de passar por perícia, assim os peritos do INSS precisam constatar que o acidente impossibilitou o trabalhador de exercer as suas atividades, por um tempo determinado ou permanentemente.

Mas o auxílio-acidente não está disponível para toda classe trabalhadora. Apenas os trabalhadores empregados em empresas privadas ou públicas, os trabalhadores avulsos e os *segurados especiais da Previdência Social, tem direito a receber o auxílio-acidente. Não recebem o benefícios os trabalhadores domésticos, contribuintes facultativos e também os contribuintes individuais.

O trabalhador pode receber mensalmente o auxílio-acidente juntamente com outros benefícios do INNS, desde que não seja aposentadoria. Isso é possível por que este benefício é considerado como indenizatório. Portanto quando o trabalhador se aposenta, o auxílio-acidente é automaticamente cortado.

O auxílio-acidente tem relação direta com o auxílio-doença, isso por que em muitos casos há a transferência de benefício, ou a junção dos mesmos, de acordo com a gravidade da enfermidade ou laudo da perícia. Mas não é o trabalhador quem decide isso, só o perito do INSS poderá definir qual o benefício se enquadra no caso específico do trabalhador em questão. No caso de junção de benefícios, o valor do auxílio-acidente é de 50% do valor pago anteriormente pelo auxílio-doença.

Não há tempo de carência para receber o auxílio-acidente, portanto o contribuinte não precisa provar tempo de contribuição para ter direito a receber o benefício, diferente do auxílio-doença que é necessário ter 12 meses de carência.

*Os trabalhadores que são considerados “segurados especiais” são aqueles que exercem a sua profissão individualmente, mas que trazem benefício ou é de extrema importância para a sociedade. São considerados segurados especiais os trabalhadores rurais, pescadores artesanais e também os pescadores profissionais de embarcações.



PUBLICIDADE

60 Comentários em “Auxílio-acidente”

  1. como faco pra saber se a empresa em que eu trabalho ja agendou a minha pericia medica porque eu nao sei.

  2. como faco pra saber se a empresa que eu trabalho ja agendou a pericia medica?

  3. como faco pra saber se a empresa em que eu trabalho ja agendou a minha pericia medica?

  4. at 23:52 #

    A perícia da João pessoa já voltarão a trabalhar normal.

  5. at 14:03 #

    Olá eu sofri um acidente em 2009 e fiquei com uma lesão no plexo braquial e comecei a receber o auxilio doença. So que eu consegui recuperar 30% do movimento,mas ainda sinto algumas dores , Gostaria de saber se eu posso trabalhar em outra função que ñ seja a que eu exercia antes e continuar recebendo o auxilio doença ?

  6. at 19:47 #

    Boa noite ?! Então … Fui mandado embora a um pouco mais de um mês e a uma semana me acidentei . agora estou desempregado e sem poder arrumar um outro trabalho devido a esse acidente . no caso eu virei o joelho bruscamente e nessa virada brusca e tive um rompimento de ligamento como disse o ortopedista no hospital Miguel Couto . gostaria muito de saber se tenho direito a algum beneficio do INSS ? Espero sua resposta . fique com deus .

  7. edson
    at 19:39 #

    boa noite….eu sofri um acidente e minha perna esquerda esta menor 3cm…eu posso receber auxilio acidente…ja que fiquei com sequela….

  8. Jorge Gomes
    at 16:56 #

    Boa tarde, por favor tenho 51 anos, trabalho em uma recepção de serviço de um condomínio recebendo todo tipo de mercadoria de hóspedes, moradores, pego peso durante todo tempo e preciso ficar por horas sentado em uma cadeira baixa de frente a uma bancada muito baixa, ocorre que por problemas de coluna lombar no dia 24/02/2014 fui submetido a uma artrodese lombar com colocação de 06 parafusos, 02 as hastes, 01 cage dentre outros procedimentos dei entrada no auxílio doença junto ao inss dia 20/12/2013 o qual foi marcado para o dia 28/02/2014 a perícia médica, ocorre que neste dia eu estava internado, então foi remarcada a perícia para o dia 13/05/2014, tenho 31 anos de contribuição e continuo com problemas na coluna e perna direita, minha dúvida existe possibilidade de aposentadoria para meu caso, na certeza do atendimento desde já grato..

  9. Wainy F Costa
    at 11:46 #

    Bom dia! Gostaria de saber se posso dar entrada no auxílio – acidente para o meu namorado, ele ficou 35 dias no hospital, e ao receber alta o médico deu um laudo onde consta que ele precisa se afastar das funções de trabalho ,devido ele ter tido perda da memória ,dificuldade para falar ,perda da audição direita e precisar passar por outra cirurgia futuramente.

  10. samuel
    at 21:39 #

    Gostaria de saber,quem tem problema de ernea de disco,ou coluna,tem desconto,de30% carro zero.

  11. Bom dia. Sofri um acidente de moto em setembro de 2013,quando sai do trabalho,na época estava trabalhando por contrato em uma escola do estado,sou professora.Passei por cirurgia no tornozelo,ficando com placa e parafusos,me incomoda bastante,pois ao ficar em pé por muito tempo,ou andar,incha bastante e sinto muita dor.Não era carteira fichada,nem pago inss,gostaria de saber se tenho algum direito ao auxilio doença,pois fiquei com sequela de uma perna curta,me deixando com dificuldades para caminhar.Por favor me responda com urgencia,pois preciso de alguma ajuda,não tenho saúde para trabalhar,mesmo com minha dificuldade já fui em busca de trabalho,mais não consigo.Tenho 44 anos.

  12. at 10:07 #

    oi eu quebrei o pé….e sou vendedora de roupa na loja alê modas o medico disse q tenho q passar 30 dias sem por o pé no chão quais meus direitos pelo inss

  13. Oi eu fiz uma cirurgia no ombo e o medico da pericia deu tres meses afastamento ,mais não sei como receber o auxilio e qt vou receber….vou receber algo pelo correio??

  14. Antonio P Freitas Spínola
    at 3:15 #

    Sofri um acidente doméstico em abril/2013, fiquei recebendo auxilio doença até janeiro/2014.Fiquei com sequelas, constatada por meus médicos e o próprio INSS, já que escreveram no laudo (um pouco contraditório)”indeferido-inexistência de incapacidade laborativa”.Porém ao final do texto escreveram, que seria analisado o direito ao – Auxilio acidente- cuja decisão me seria informada com um novo comunicado.Isso foi em 16/janeiro hoje é 16/março.O próprio médico perito do INSS me disse que o pedido já tinha sido “homologado?”.Oque significa, quanto tempo será que tenho que esperar? Agradeço qualquer informação, já que pelo site da previdência ou 135 não informam nada.Muito grato

  15. at 12:52 #

    ola recebo o auxilio acidente e estou gestante tenho direito ao salario maternidade.se tiver como faço pra receber.

  16. Marco Antonio
    at 10:42 #

    Sofri acidente indo ao trabalho e consegui provar que fiquei com problemas na minha visão pelo acidente típico e recebo o Benefício B94.

    Após esse acidente, devido aos esforços no meu trabalho (LER e DORT), acabei por ficar doente com limitações ortopédicas, que a empresa reconheceu e me deu CAT.

    Pergunta: 1) Posso ingressar como novo pedido Acidentário na Justiça comum ?
    2) São cumuláveis 2 benefícios espécie 94 ?

    Preciso desta resposta o mais breve possível. E se tiverem fundamentação legal, jurisprudencial e doutrinária, agradeço demais. Obrigado

  17. Gabriela
    at 19:17 #

    Boa Tarde
    Recebo auxilio doença, minha perícia era para o dia 14/01/2014 remarquei para o dia 04/02/2014 foi aprovado meu auxilio doença para mais dois meses, porem quando fui receber no dia 06/02/2014 só recebi 15 dias, quando receberei o restante?

Comente