Auxílio-Doença

Benefício de Auxílio Doença

A Previdência Social afirma que o auxílio-doença é atualmente o benefício mais solicitado pelos seus beneficiários. Este auxílio é oferecido aos trabalhadores contribuintes da Previdência Social que fica incapacitado de trabalhar, por motivo de acidente de trabalho ou doença que se prolongue mais do que 15 dias. Este é um direito do trabalhador que consta na constituição brasileira.

O trabalhador pode contar com 2 tipos de auxílio-doença. Sendo que o primeiro é por acidente, desde que o trabalhador tenha capacidade de voltar ao trabalho posteriormente. O segundo tipo de Auxílio-Doença é o solicitado por motivo de doença que impeça o trabalhador de exercer as suas funções. Os dois casos devem ser provador através de exames, testemunhas ou documentos legais que possam dar conta de que o trabalhador não provocou a enfermidade por vontade própria, no caso de acidentes por exemplo.

Para ter direito a dar entrada no auxílio-doença por acidente, o trabalhador não precisa de um período de carência como contribuinte da Previdência Social. Ou seja, não é preciso estar contribuindo antes de dar entrada no pedido de auxílio-doença acidente.

Já para ter direito a se beneficiar do auxílio-doença por motivo de doença de incapacitante, é preciso provar que contribuiu por no mínimo 12 meses para a Previdência Social. Mas existem exceções, no caso de doenças mais graves e também doenças degenerativas, como no caso de câncer ou AIDS, alem de outras.

E nem adianta o trabalhador tentar pagar os meses de carência depois de já estar com a doença, isso por que os peritos do INSS podem constatar o tempo de inicio da doença, e negar o benefício.

Como é necessário uma doença maior do que 15 dias para ter direito a dar entrada no pedido de auxílio-doença, a empresa paga os 15 primeiros dias, e o INSS só começa a pagar a partir do 16ª dia.

Para dar entrada no auxílio-doença basta ligar para o número 135 e agendar a sua visita a uma agência do INSS para concluir o processo.



PUBLICIDADE

149 Comentários em “Auxílio-Doença”

  1. Bom noite saído do serviço chegando em cai na escda quebrei o tornozelo passei uma cirurgia e empresa quer da entrada no inss e quando tempo para primeira pericia

  2. at 0:06 #

    Gostaria de saber o que fazer se nao recebe a carta como fazer pra receber o pagamento no banco

  3. at 23:03 #

    Olá…Minha filha é portadora de Síndrome de Turner, e eu gostaria de saber se ela teria direito ao auxílio doença,pois faz tratamento em outro município …Grata!!!

  4. Clesio jose gonçalves
    at 10:10 #

    Gostaria de esclarecer uma dúvida: O beneficiário apresenta à empresa um atestado de 30 dias, em seguida agenda junto ao INSS a perícia, onde a data disponível é de aproximadamente 60 dias após o vencimento dos trinta dias do atestado, Ou seja, aproximadamente 90 dias a contar da data do atestado médico. A pergunta é: O beneficiário ficará ausente do trabalho até esta data, recebendo todos os dias a partir do 16º dia do atestado?
    Atenciosamente grato.
    Clésio

  5. at 22:06 #

    Quem toma remédio controlado tem direito ao auxilio saúde?

  6. Tenho 10 anos de contribuiçao e fiquei 4 anos parada agora trabalhei um mes e fui demitida tou doente tenho sidtome do panico e depreçao os remedio fez eu fica com labiritite aguda sendo q nei escuto mais de um ouvido tenho direito ao auxilio doença

  7. Maria
    at 3:41 #

    Olá, faz 4 anos que fui demitida da empresa, ainda posso dá entrada no auxilio doença? Obigada.

  8. kelle
    at 22:45 #

    oi boa noite. bom queria tirar uma duvida eu tenho um filho especial de 11 anos e ele é totalmente dependente de mim, e assim eu não posso sair pra trabalhar porque não posso deixar ele com outra pessoa, então queria saber se eu tenho direito a algum tipo de ajuda do governo tipo mais uma renda pra ajudar pois so recebo o loas dele e não da pra quase nada, pois moro de aluguel, sou divorciada. então quero que vocês mi ajuda se eu tiver direito a uma renda do governo.. obrigada

  9. at 12:34 #

    minha filha tem sopro desde do dia em que nasceu eu gostaria de saber se ela tem direito ao beneficio?

  10. Patricia daniela
    at 8:55 #

    Meu marido vai ficar 3 meses recebendo o auxilio, queria saber se ele vai receber a carta nos 3 meses ou só no primeiro mes? para poder ir ao banco .

  11. cirley ferres
    at 19:25 #

    eu tenho o meu pé machucado e já trabalhei muitos anos sera que tenho direito do auxilio doença

  12. sandra
    at 15:58 #

    Oi minha mae faleceu ela recebia auxilio doenca na epoca eu tinha 19anos a advogada que conseguiu o auxilio falo que ninguem ficava recebendo queria confirma

  13. at 12:08 #

    a minha filha tem problema de saude que se chama neuroflamatose gostaria saber porque eu nao conseguir um auxilio de doenca pra ela que ja faz quatro anos que eu ja mexir pela justica

  14. joseane
    at 22:26 #

    meu filho está internado para tratar dependencia quimica e por duas vezes foi negado o benefício de auxilio doença. Como podem negar tendo documentos médicos que indicam a permanencia no tratamento? os peritos nem leram os documentos apresentados na solicitação de reconsideração.

  15. filomena
    at 19:54 #

    Gostaria de uma informação,
    minha amiga recebe auxilio doença já faz algum tempo e sempre recebeu R$ 1.700,00. Este mês recebeu R$1.400,00.
    Gostaria de entender porque.
    Agradeço

  16. at 12:23 #

    boa tarde meu pai faleceu dia 23 de janeiro de 2014 e dia 03 de fevereiro ele recebia o beneficio dele so que ele nunca trabalhou de carteira assinada ele tinha o beneficio por auxilio doença sera que eu recebo esse ultimo beneficio ? obrigada

Comente