Auxílio Funeral INSS – Quem tem direito

Quem tem direito ao Auxílio Funeral do INSS

Para quem é beneficiário do INSS tem muitos direitos, além dos deveres. Quanto aos direitos está o auxílio Funeral, usado pelos beneficiários do antigo contribuinte falecido. Veja quem tem direito ao auxilio funeral e como solicitar esse benefício.

auxilio-funeral-inss

Para quem perdeu um ente querido é muito difícil em momento de dor pensar de forma racional e lembrar sobre este direito, cabe mais aos parentes próximos lembrarem sobre esse direito.

A lei determina que seja pago ao segurado do regime geral da previdência social que recebam até R$ 862,60 mensais o auxílio-funeral e que não deve exceder ao salário mínimo vigente. A concessão deste auxílio também só é dada para quem tenha contribuído ao INSS há pelo menos um ano; e no caso dos dependentes da pessoa falecida e o benefício será de no mínimo um salário mínimo.

Há ainda o benefício de pensão por morte que é oferecido também aos dependentes do segurado que deve recorrer a este benefício, se é dependente, em uma agência da previdência social com toda a documentação exigida.

A Pensão por morte do INSS é oferecida aos dependentes do segurado e este tem que ter uma contribuição mínima, com exceção no caso de acidente de trabalho que não é exigida contribuição mínima, a única exigência é que o falecido seja segurado do INSS.

A pensão por porte é dados aos dependentes que podem ser: cônjuge ou companheiro (a) de união estável do trabalhador; seus filhos menores de 21 anos, salvo aquele que tenham sido emancipados entre os 16 e 18 anos; os filhos inválidos, os pais declarados dependentes, os enteados menores de 21 anos ou menor sob sua tutela. O Imposto de renda é um documento que comprova a condição de dependente do indivíduo que após a morte do segurado deve comparecer ao INSS comprovando esta condição.

*
– Decreto no 1.744 – Extinguiu as rendas mensais vitalícias, o auxílio-natalidade e o auxílio-funeral. Regulamentou o amparo assistencial devido à pessoa portadora de deficiência e ao idoso (8/12/1995).



PUBLICIDADE

61 Comentários em “Auxílio Funeral INSS – Quem tem direito”

  1. MINHA MAE FALECEU GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO AO AUXILIO FUNERAL POIS ELA RECEBI O LOAS BENEFICIO POIS NAO TINHA CONDIÇAO TRABALHO SEM REGISTRO AGUARDO A RESPOSTA .TAMBEM TENHO UM PROBLEMA COM A OSAN ESTAVA TUDO CORRETO PAGO MAIS DE 10 ANOS SOU SOCIO E QUANDO PRECISEI SOUBE QUE TINHA QUE PAGA PARA BENEFICIENCIA 280,00 AONDE ME DERAM RECIBO E FUI ENFORMADA QUE COMEÇOU A COBRA A PARTIR DE MAIO MINHA MAE FALECEU EM JULHO AGORA LIGUEI PARA OSAN E NAO ESTAO COBRANDO MAIS QUERIA MEU DINHEIRO DE VOLTA

  2. dulcirene nunes
    at 19:19 #

    meu pai faleceu e era de residente de outro município tinha vindo pra um retorno com oncologista e estava com TFD (tratamento fora do município) a família bancou as despesas do translado do funeral de volta para o município de origem. Temos direito de ressarcimento das despesas

  3. sonia
    at 17:42 #

    minha mae faleceu dia 12/o4/2014 eu tenho algunha ajuda do inss

  4. por favor gostaria de ter maiores informaçoes meu pai faleceu dia 11-04-2014 ele faleceu depois de uma cirurgia mas tinha alzaimer e eu filha era sua cuidadora ha 13 anos era aposentado tenho direito a auxilio funeral ou outro beneficio sou separada e era ele que me ajudava ,por favor me informem se tenho direito e que documentaçoes tenho q ter em maos e onde ir mt obrigado aguardo resposta ..

  5. por favor gostaria de saber como faço para ser ressarcido ,dos gasto do funeral de minha mãe pois ,ficou muita conta dela e se posso recorrer ao inss para receber pelo menos 2 meses para liquidar a divida dela , por favor me de retorno

  6. raquel cristina barreto popadiuk
    at 22:34 #

    Gostaria de saber o seguinte:
    -1)- meu pai faleceu ontem, aposentado do INSS, recebia em torno de 2200,00, tem direito ao auxílio funeral?
    – 2)-há possibilidade da filha cuidadora, durante 10 anos, professora aposentada receber a pensão, ou outro benefício?
    Aguardo resposta

  7. Marli
    at 12:02 #

    Minha mãe era pensionista,100anos de idade, morava comigo há 47 anos; veio a falecer,. Gostaríamos de saber se consigo receber o auxilio funeral, e como fazer para recebe-lo
    Obrigada pela atenção

  8. João Diniz
    at 12:02 #

    BOM DIA

    MINHA IRMÃ FALECEU A UMA SEMANA E ERA PENSIONISTA, ELA TERIA DIREITO AO AUXILIO FUNERAL E COM POSSO RECEBE-LO.

  9. edmar ceschim
    at 10:12 #

    minha mãe faleceu e fui ao inss pedir um auxilio funeral para comprar um caixão igual o da foto e eles não déro; porque ?

  10. Ana Paula
    at 9:37 #

    Eu perdi meu pai recentemente e gostaria de saber se tenho direito a receber o auxilio funeral? ele era aposentado pelo INSS. ganhava um salario mínimo.

  11. Miguel A Tomaz
    at 11:49 #

    Minha mãe faleceu hoje 23/01/14 com 87 anos .. ela era pensionista do INSS ,, recebia 01 salario minimo,,gostaria de saber se ela tem direito ao auxilio funeral e como devo fazer para solicitar
    Grato
    Miguel.

  12. Nelson Machado
    at 11:55 #

    Minha Mãe faleceu no ultimo dia 10. Era Beneficiaria do INSS. Gostaria de orientações sobre o o reembolso do auxilio-feneral.

  13. at 19:38 #

    perdi minha mae este mês,gostaria de saber do auxilio funeral para pagar o funeral dela.e também ela era aposentada e cuidava de um neto e 13 anos e um filho de 43 comdoenças psicológicas,bem gostaria de saber se um dos dois tem direito continuar recebendo a pensão dela,porque eles eram sustentado por ela e agora como fazemos

    • Aparecida
      at 21:19 #

      Olá, boa noite

      Meu sogro era aposentado, estava doente e veio a falecer dia 05/03/14 ele era aposentado já bastante tempo.Conseguimos com muito esforço realizar o funeral. obtive informações de que o INSS reembolsa o que foi gasto no funeral, valor este dentro da tabela do INSS. Acontece que liguei no 135 e me informaram que não existe este tipo de serviço, ou seja o INSS não reembolsa despesas de funeral, a unica coisa que faz é auxílio por morte ( pensão ) a dependentes. Quero saber se este reembolso é devido pelo INSS e como devemos proceder para reaver pelo menos parte do que gastamos, Agradeço a atenção e aguardo retorno.

  14. Ana Lúcia
    at 12:17 #

    Meu pai faleceu no ultimo dia 22. Receberia o benefício no dia 27, cinco dias depois. Fui informada q minha mãe deveria retirar o dinheiro e logo após dar entrada no pedido de pensão. Só q ela errou a senha q foi bloqueada impedindo a operação. O q fazer? Já q no terminal eletr houve a mensagem q deve q comparecer a agencia para q ocorra o desbloqueio. Ela tem como resgatar esse dinheiro?

  15. Vera Lucia de Godoi. Só o seu neto receberá à pensão, caso o seu filho era segurado do RG da PS.

Comente