Auxílio-reclusão

Benefício de Auxílio-reclusão da Previdência Social

As famílias dos segurados da Previdência Social que estão presos em regime fechado tem direito a receber o auxílio-reclusão. Este é um dos benefícios do INSS, e garante que os familiares e dependentes dos presos recebam pagamentos mensais enquanto o segurado permanecer recolhido. Aqueles que cumprem pena em regime semi-aberto também podem receber o auxílio-reclusão.

Mas há algumas exigências para ter direito a receber este benefício, vamos a elas:

  • O segurado só poderá receber o benefício caso não esteja recebendo nenhum outro benefício do INSS, ou de empresa privada. No caso daqueles que já são aposentados, o benefício do auxílio-reclusão não é pago, mas a aposentadoria continuará a ser recebida normalmente.
  • É necessário estar contribuindo para a Previdência Social antes da reclusão, por meio privado ou individualmente, com ressalva para os trabalhadores rurais e pescadores, que tem o benefício garantido sem nenhuma carência, por serem segurados especiais.
  • O segurado não pode ter recebido salário superior a R$ 862,60 antes de ser preso. Só receberá o benefício aqueles que recebem salário abaixo deste valor.

Há também obrigações para aqueles que começam a receber o auxílio-reclusão. Os familiares ou dependentes tem que apresentar no intervalo de 3 em 3 meses, comprovantes que dão conta de que o segurado continua preso, estes comprovantes devem ser apresentados a Previdência Social. Caso isso não seja feito, o benefício pode ser cortado imediatamente sem aviso prévio. O documento em questão é o atestado de recolhimento, emitido pela instituição presidiária onde o seguro permanece recolhido.

O benefício só será pago exclusivamente enquanto o segurado permanecer recolhido, ou seja, caso haja fuga, liberdade provisória ou regime aberto, o auxílio-reclusão é suspenso.

Os familiares e dependentes que tem direito a receber o benefício são, esposa legal ou companheira, filhos menores de idade, filhos maiores de idade que sofrem de invalidez, ou qualquer outro dependente financeiro direto do segurado, mediante comprovação.



PUBLICIDADE

71 Comentários em “Auxílio-reclusão”

  1. at 13:23 #

    estou grávida de 7 meses tenho direito ao auxílio reclusão

  2. at 20:52 #

    Ola meu esposo foi preso em março deste ano e fez nove meses q ele esta preso eu tenho uma filha com ele de onze meses tenho direito o auxílio reclusão?

  3. at 14:13 #

    O pai do meu filho foi preso ele tinha 8 meses e visitando ele tive mais um filho. Hj meus filho que na época tinha 8 meses em Janeiro vai fazerc16 anos e o Outro vai fazer 14 anos nunca recebi um real do inss mais devido a problemas de saúde recebo auxilio doença desde Outubro de 2008 eu posso pedir os atrasados que ficaram para trás eu posso tenho algum direito ou não posso mais pesir nada

  4. eliane
    at 14:34 #

    Olá gostaria de tirar algumas duvidas. Tive um relacionamento de união estável de aproximadamente 03 anos com meu marido, e por motivos banais a gente se separou e nesse meio tempo ele teve um filho com outra, porém agora em fevereiro deste mesmo ano resolvemos voltar e assumir nosso casamento, não temos filhos juntos, porém estamos a 9 meses juntos sendo que ele esta recluso há quase 03 anos. É possível reivindicar auxilio reclusão para mim como esposa?

  5. at 13:53 #

    Dei entrada no auxílio o ano passado recebi dois meses depois cortou e está na federal pq ele recebia 170na carteira será que consigo recebe e tenho uma filha com ele

  6. Tuane
    at 1:01 #

    Pra vc que é anônimo,nem todos que ta preso é bandido,tem bastante gente inocente presa,acreditando vc ou não,a realidade é que as crianças não tem culpa se o pai é bandido ou não,e as vítimas também tem direitos sim ce for esposa ou filhos de menor,
    vc deveria pesquisar direito,e pensar melhor porque na cadeia também tem vítimas,nem todos são bandidos.

  7. o meu marido ja trabalhou mas nunca foi registrado tenho tres fifhos e estou desempregada por favor como posso fazer para receber o auxilio

  8. Elizete Vieira
    at 18:18 #

    Dei entrada no auxilio reclusão em março de 2013.,mas quando foi em abril do mesmo ano meu marido saiu…eu acabei não indo mais ver como estava o andamento do auxilio…será se meus filhos tem direito pelo menos o tempo que ele esteve preso…que não foi mto tempo…ele ficou de dezembro de 2012 à abril de 2013…Aguardo resposta…Desde já obrigada.

  9. Letícia
    at 10:18 #

    Tenho uma dúvida, minha cunhada conseguiu dar entrada no papeis da pensão da
    sua filha agora, pois a atual esposa do ex-marido (pai da menina) não queria liberar o papel, a menina vai começar a receber agora este Auxilio….
    Ela quer saber se ela tem direito de receber os atrasados, desde quando o pai esta preso (a dois anos atrás), a menina é menor tem 12 anos.

  10. sonilda batista
    at 18:03 #

    como posso saber se ex esposa do meu filho ja estara recebendo o auxilio reclusão, ou um site para q eu possa entrar e ver, obrigada.

  11. eu estou com meu filho preso em regine fechado faz dois nes no dia 17 de marco ele estava com a carteira dado baixaum ano e dois nes euentei no inss mais nao deu certo ele tem tres filhos meno a mae das crinças nao pode arruma este auxilioela cuida de uma senhora doente entao ela passou um documento para eu ter poder mais nao deu certo eu perciso do dinheiropara as crianças e deposita as coisas para ele pesso que tenha dor de uma mae e avo dos meninos

  12. kelly
    at 16:48 #

    Essa pessoa anônimo não sabe nem o que está falando. Não cuspa pra cima.

  13. at 19:36 #

    dando a entrada dia 21 de fevereiro guando eu vou reseber ese beneficio

  14. Mônica
    at 18:00 #

    OI GOSTARIA DE SABER SE TEMHO COMO RECEBER OS ATRASAFOS DO AUXILIO RECLUSAO? TENHO UNIAO ESTAVEL COM MEU COMPANHEIRO ELE FICOU DOIS ANOS NO FEVHADO E AGORA FOI PARA O SEME ABERTO..PEDI O AUXILIO RECLUSAO POIS NAO SABIA QUE PODIA PEGAR ANTES..POIS AGORA ESTA COMPLICADO A NOSSA SITUAÇAO EU ESTOU DOENTE NAO PUDE MAIS TRABALHAR..TBM QUERIA SABER QUAIS DOCUMENROS POSSO LEVAR COMO PROVA DE UNIAO..obrigaddo des de ja ..aguardo resposta

  15. valeria vargas
    at 23:14 #

    se eu pedir o auxilio reclusão meu marido q é aposentado está na cadeia perde a aposentadoria?

  16. tatiane
    at 17:20 #

    Ola meu marido estar preso ele tem carteira assinada sou companheira dele e estou desempregada eu fiz a declaraçao marital sera que eu tenho direito a esse auxilio reclusao obrigado aguardo resposta

  17. CÉLIA
    at 23:49 #

    MEU MARIDO FOI PRESO FAZ 5 MESES E ATÉ AGORA NÃO CONSEGUIR RECEBER O AUXILIO RECLUSÃO,ELES ALEGA QUE O SALARIO ERA SUPERIOR AO TETO DO INSS,MAIS RECORRI E AGORA ESTOU ESPERANDO NOVAMENTE UMA RESPOSTA.SERÁ QUE VOU CONSEGUIR??

  18. Rafaela
    at 15:45 #

    eu queria saber eu tenho um filho de 2 meses,e nao sou casada e o pai do meu filho foi preso,e eu dependia dele pois meu filho tem problema no coraçao,como eu faço para receber sendo q o pai do meu filho fazia bico nao tinha trabalho fixo…

  19. ra quel
    at 17:32 #

    tenho 2 filhos com o e x -marido, e da primeira vez ele estava trabalhando e meus filhos recebeu o auxilio, agora desta vez ele já não estava trabalhando registrado, e isso já faz 4 anos então eu tenho dado duro para sustentar os 2 sozinhas, e agora estou desempregada e não sei o que fazer meus filhos tem esse direito, devo procurar um advogado

  20. at 18:19 #

    ola queria saber se tenho direito ao auxilio reclusao fui preso em 2007 fiquei 28 dias presos mais respondo ainda em regime semi aberto tenho dificuldade de arruma trabalho devido oao atestado de bons antecedentes que nao consigo nao tenho ganho nenhum o que fase tenho uma familia de 9 pessoas que mora comigo entre em contato comigo obrigado.

    • at 6:50 #

      O auxilio reclusao nao é pro preso ou ex preso,mais sim para dependentes do preso.

Comente