Benefício assistencial ao idoso e ao deficiente

Saiba o que é o Benefício assistencial ao deficiente e ao idoso e veja quem tem direito ao benefício

Há vários tipos de benefícios, como sabemos, distribuídos pela Previdência Social através do INSS. E o Benefício Assistencial ao Idoso e Deficiente é um deles. Vamos conhecer, a seguir, mais sobre esse benefício.

O que é (e como funciona) o Benefício assistencial ao idoso e ao deficiente?

O Benefício (ou Amparo) assistencial ao idoso e ao deficiente, de acordo com a lei, é o benefício que tem o objetivo de garantir um salário mínimo ao idoso que tenha 65 anos ou mais (desde que não esteja exercendo nenhum tipo de atividade remunerada), e também ao portador de algum tipo de deficiência [física ou mental] que o incapacita a trabalhar ou levar uma vida independente.

Outro critério que é exigido para a obtenção do Benefício assistencial ao idoso e ao deficiente é em relação à renda familiar do idoso e do deficiente. Exige-se que essa renda seja inferior a ¼ [um quarto] do salário mínimo – de acordo com o cálculo do critério. Esse cálculo é feito considerando o número de pessoas da família que vive no mesmo domicílio, que são: o cônjuge; os pais; o (a) companheiro (a); os filhos e também os irmãos que não são emancipados (de qualquer condição), sendo eles menores de 21 anos ou inválidos.

Como fazer para conseguir o Benefício assistencial ao idoso e ao deficiente?

O beneficiário deve seguir alguns passos antes para solicitar o benefício, como fazer exame médico pericial no INSS e conseguir o Laudo Médico que comprove sua deficiência (para os deficientes). Também deverá ser encaminhado um requerimento à Agência da Previdência Social. Os documentos a serem apresentados para essa solicitação aparecem no quadro abaixo:

Lembrando que a renda mensal do beneficiário será revista no período de a cada dois anos. Passado esse período de tempo o que serão avaliadas vão ser as condições do doente com o objetivo de comprovar se ele ainda permanece na situação de quando lhe foi concedido o benefício do INSS. No momento em que o beneficiário recuperar a capacidade de trabalhar ou no caso de sua morte, o benefício assistencial ao idoso ou deficiente será encerrado.



PUBLICIDADE

129 Comentários em “Benefício assistencial ao idoso e ao deficiente”

  1. raquel
    at 10:46 #

    gostaria de saber se preciso agendar pra levar esse documentos para fazer solicitação do beneficio? onde devo levar ou ligar? obrigada

  2. at 20:08 #

    Olá, eu recebo auxílio assistencial por portador de deficiência à seis anos por eu ter hemofilia, e eu gostaria de saber se eu perderia esse auxílio caso eu exerça algum trabalho remunerado. Obrigado

  3. ricardo
    at 19:35 #

    minha filha tem 2 anos e 5 meses,não tenho o Rg dela é obrigatorio leva no dia da pericia mesmo assim

  4. rute
    at 12:08 #

    ola gostaria de saber se minha mae tem direito a algum beneficio,pois ela tem 64 anos,nunca trabalhou registrada pois tinha que cuidar de 12 filhos,quero saber se ela tem direito a algum tipo de beneficio por não ter nenhum tipo de renda mensal.

  5. Andrêssa
    at 12:44 #

    Gostaria de saber como faço para saber o resultado de um Pedido de Amparo Social ao Deficiente, Qual site que posso ter essa resposta?
    Aguardo a resposta.

  6. tenho um filho com 21 anos a mente dele naõ acompanhou a idade dele gostaria de saber se ele tem direito a algum beneficio o que tenho qui fazer

  7. neide
    at 1:46 #

    Gostaria de saber como solicitar uma cadeira de rodas?

  8. at 13:20 #

    Tenho um filho deficiente do braço esquerdo ele tem apenas 3 dedos e o braço está ficando curto ele tem apenas 04 anos sente dores e o braço estrala muito ele tem direito a algum benefício obrigada me responda?

  9. at 15:24 #

    ola minha não trabalha e numca contribuiu , mas meu pai deixou uma casa no nome dela
    isso vai influenciar no auxilio idoso.

  10. Vania
    at 13:09 #

    e tem mais – esse advogado arrumou todos os problemas que tinha com meus familiareas, agora todos recebem o loas e os auxilios

  11. at 10:43 #

    Bom dia.
    Minha irmã tinha pensão como deficiente física e mental. Agora a um Mês ela faleceu. Seraáque minha mãe tem direito a continuar recebendo? Minha mãe já é aposentada.

    Obrigada.
    Cilene

  12. Margarida
    at 21:17 #

    Minha mãe tem 84 anos e recebeu um “ofício de convocação” para comparecer na agência da Previdência Social de São Paulo – Água Branca, para revisão do benefício de prestação continuada – BPC, mas gostaria de solicitar atendimento domiciliar, devido a sua idade.
    Como posso agendar um horário para que possam atendê-la?
    Aguardo uma resposta.
    att.,
    Margarida

  13. rosimeire
    at 19:05 #

    ola…qdo tinha apenas 1 aninho sofri um acidente onde perdi parte do braço esquerdo ja entrei com pedido de aposentadoria 2 vezes mas foi negada gostaria de saber se tenho direito a este beneficio de deficiente

  14. gustavo
    at 14:39 #

    pago o inss e tenho uma deficiência de nascença no braço direito ele não estica tem pouco movimento
    será que tenho direito

  15. Ana
    at 14:38 #

    sou deficiente auditivo, moro so ,pago aluguel de 200 reais com o seguro desemprego, so que o seguro acabou,tenho laudo que comprove a incapacidade para o trabalho,estou desempregado , nao recebo nenhum tipo de beneficio pelo inss,so tenho por mes 70 reais do bolsa familia, quero saber se tenho direito de receber o bpc.

  16. Beatriz
    at 13:16 #

    tenho uma irmão atualmente com 15 anos de idade, portadora de sindrome de down, seu pai faceleu agora em dezembro deixando duas filhas ela e outra de 17 anos, elas vivem apenas coma pessoa dela de um salario e a que o pai mandava todos os meses, quero saber se posso da entrada na pensão do pai dela ja que são todas duas de menores, sem perde a outra pesão da portadora de sindrome de down.

  17. minha irmã tem sidrome de daw ela recebia o benificio do inss mais foi cortado devido quando minha mae se aposentou mais minha mãe agora não tem condições de cuida dela,ela agora mora comigo mais eu não tem condições financeira de da todas assistência a ela o que devo fazer.

  18. peron
    at 17:02 #

    minha mae tem 62 anos mas nunca contribuiu para o inss como faz pra ela da entrada no auxilio ao idoso?

  19. Helane Mota
    at 3:49 #

    Olá! Meu filho é um acondroplasia, gostaria de saber se ele tem direito ao benefício do inss.

  20. valdir
    at 1:33 #

    minha mae faleceu dia 28/12 2013 ela receberia dia 3 de janeiro de 2014 o salario do beneficio assistencial eu filho cuidava dela tenho direito a esse mes antes de dar baixa no beneficio

  21. at 19:57 #

    ola boa noite, meu pai sofreu acidente de moto ficou cego de uma vista só que não quiseram aponsenta ele, hoje ele tem 64 anos queria saber se ele tem direito ao beneficio aguardo resposta.

  22. maria aparecida da silva
    at 16:55 #

    Eu Maria cuido de minha minha que hoje tem 77 anos e se encontra acamada por varias complicacoes de saude, eu cuido dela 24 horas e com isso estou sem condicoes de trabalhar fora, sou aposentada por tempo de contribuicao e ela e pensionista, gostaria de saber se existe algum tipo de auxilio beneficio que eu tenha direito de pedir ao INSS, pois as despesas sao gdes e estou com certa dificuidade de comprir com todas elas. Minha mae nao tem condicoes de ficar mais sozinha pois ate fraldas ela esta usando. Favor se possive alguem me orientar sobre esse assunto. Desde ja agradeco.Maria.

  23. jorge
    at 10:07 #

    sou torneiro e em 2000 adquiri uma tendinite no ombro direito,desde então, minha capacidade laborativa diminuiu muito,ou seja,quando sou admitido em uma empresa,passo por exames admissionais e explico ao medico sobre o meu probloema,então sou admitido ate a hora que o problema surge. fico afastado,passando por pericias ,exames,toda rotina. ate ser liberado pelo medico perito do inss. quando sou liberado sou demitido. tenho algum direito? Fui demitido da ultima empresa a18 meses,desde então não consigo emprego por causa da tendinite.

  24. Andrelina Bergo
    at 15:59 #

    Meu filho Bruno está a procura do primeiro emprego como ele sofreu meia amputação do pé direito estão pedindo o número do CID, não sabemos o que é isso, e não sabemos como adquirir, seria possível nos orientar por favor? Muito obrigada!

  25. at 17:52 #

    SOU CEGO DE UM OLHO DESDE CRIANCA EU ACHO QUERIA SABER SE EU TENHO ALGUM DIREITO AO BENEFICIO HOJE TENHO 30 NANOS

  26. at 13:31 #

    sou cuidadora dee um idoso de 69 anos , a mas de dez anos e ele ja nao consegue fazer mas nada a nao ser ver a tv, fica sentado o dia inteiro e a possiçao que dorme é a mesma que fica sentado , impossibilitando de fazer suas coisas com comida lavar suas roupas, arrumar sua casa.. e eu que cuido dele estou impossibilitada de trabalhar pois tenho 3 filhos adolescentes, e so conto com ajuda p/ cesta basica, ja que tambem tenho que o alimentar, nao posso deixa-lo so pois corre o risco de cair, ,, gostaria de saber se ele como aposentado rural tem direito a auxilio cuidador

  27. ola tenho um grave problema de saude sofro de esquemia cerebral nao tenho renda nenhuma tenho fibreomeoagia estou passando necessidade e nao sei mas o que fazer entao quero saber se tenho direito ao benifiçio so trabalhei de carteira asinada durante um ano e nove meses por favor preciso muito de ajuda

  28. Eliene viana
    at 20:29 #

    Meu pai esta cim70anos nunca conseguimos a aposentadia definitiva so recebe a provisoria o que e preciso ser feito pra poder receber neste momto ele esta em tratamebto esta com cancer de laringe o que faço twnho q largar mey serviço para poder acompanhar ele no tratamento ouvir falar q o idoso q tem acompanhante permanente tem direito a 25% de alnento no beneficio isso e vefdade?o q preciso faser para conseguir esse almento?

  29. at 22:50 #

    olá gostaria ajuda para esclarecimento, uma amiga recebe bpc loas por deficiência, ela tem problemas no coração, é só ela e o marido, se o marido arrumar um emprego de carteira assinada ela perde o benefício , se perde perde agora ou na revisão daqui há 4 anos .
    aguardo resposta.
    obrigada

  30. at 15:41 #

    Gostaria de uma orientação, minha sogra tem 74 anos e queria se aposentar, nunca trabalhou sempre foi do lar, hoje vivem ela e meu sogro este aposentado por tempo de contribuição, como devemos proceder para que ela consiga se aposentar ou receber o auxilio idoso, pelo que verifiquei não pode ser solicitado o auxilio idoso a quem tenha renda familiar acima de 1/4 de salário mínimo (de renda familiar), enfim, queria pedir uma orientação, já que dependem de ajuda para conseguir se manter com seus gastos e manter as contas em dias, só que nem sempre podemos ajudar e isso tem sido uma grande preocupação para eles. Agradeço a ajuda e orientação.
    Atenciosamente,
    Andréa Lang

  31. antonio roberto xavier
    at 19:21 #

    eu trabalhei 23 anos, carteira assinada, paguei mais tres anos no carne, agora em abril 2013 estou a afast ate maio de 2014, devido um assalto estou fiquei sem movimento da mao esquerda estou deficiente,como posso faz para dar entrada na aposentadoria,posso dar entrada logo, ou em maio

  32. jussara pereira de lima
    at 10:28 #

    tenho uma filha com lesao de plexo braqiual permanente de 9 anos porem meu marido e e u trabalhamos mas presisamos de ajuda financeira pois esta ficando dificil manter fisio e transporte uma vez que ela e dependente.

  33. Amaury Silva
    at 9:45 #

    Sou Deficiente desde 0s 1 ano e 6 meses tenho 46 anos sou aponsentado desde 1996 mais nunca Resebi decimo terceiro. Quero saber se tenho direito?

  34. sirlei
    at 10:54 #

    tenho 1 filho autista 24 anos que recebe o loas, e tambem tenho 1 filha autista 17
    anos ela não recebe nada, nós pais não conseguimos trabalhar tem dia que tem que estar em 2 lugares ao mesmo tempo para médicos terapias etc.quero saber como posso receber ppara ela tambem.

  35. at 17:34 #

    Minha mãe é deficiente do pé e é dona de casa mais todo dia ela sofre com essa dor no pé e já faz mais de 6 anos que ela tenta se aponsetar e nada de vocês aponsetar minha mãe, porque ela não pode receber a aponsetadoria hein ? :@

  36. at 16:40 #

    em novembro de 2012 eu fiz a pericia na agencia do inss e o médico que me atendeu falou para eu esperar,que a resposta iria para minha residencia,já se passaram quatro meses e até agora não soube se vou receber o beneficio.Estou somente com o papel do agendamento,o nome do beneficio é:Avaliação Social-b87.Por favor peço que me ajudem,agradeço desde já a sua atenção.

  37. Gilberto Macedo Nunes
    at 15:33 #

    São Paulo, 10/01/2013

    Boa tarde!
    Dr.

    Por gentileza Eu tenho um irmão que se chama GILBERTO MACEDO cujo nasceu com deficiência mental hoje ele tem 27 anos mora comigo ele ja foi interditado é incapaz e está sobre meus cuidados.
    A minha pergunta é ele tem direito a uma aposentadoria? se tem como faço pra conseguir um beneficio junto ao INSS e quais documentações são exigidas?

    Att.
    Gilberto Macedo Nunes
    11973882734 Op. Vivo / 11960549260 Op. Oi

    • Daylane
      at 16:06 #

      Olá, Gilberto..Irei responder à vc..
      ele terá direito ao Amparo Assistencial ao Deficiente (BPC)..
      sendo que deverá comprovar que a renda mensal do grupo familiar per capita seja inferior a ¼ do salário mínimo, e deverá também ser avaliado se a sua deficiência o incapacita para a vida independente e para o trabalho, e esta avaliação é realizada pelo Serviço Social e pela Pericia Médica do INSS (deficiência já comprovada – INTERDITADO).
      Assim, desde que a renda familiar não seja superior R$ 169,50 por pessoa..
      vc poderá pleitear esse benefício.

    • Amaury Silva
      at 9:40 #

      sou deficiente desde 3 meses de vida sou aposentado desde 1996 e nunca recebi decimo teceiro. eu tenho direito?

  38. gyrlayne
    at 13:21 #

    tenho uma filha que nasceu com necessidades especiais ,problemas cardiacos ,já operada, tem gastrite medicamentosa,seu cid são g 40 +f 83 +f 90+f 068, tambem realizou cirurgia correção de ectopia de sublicalávia d como devo agrir para conseguir seu beneficio já que hoje perdi o meu emprego como faço para dar entrada e quais os documentos necessário se for atendida ficarei grata bom dia!…………………..

Comente