Cálculo de Contribuições do INSS

Contribuições do INSS – Cálculos

Leia o artigo abaixo você que é contribuinte da Previdência Social e aprenda a fazer o seu Cálculo de Contribuições do INSS.  Sem complicações mostramos pra você como funciona o INSS e explicamos como pode gerenciar melhor as suas contribuições.

O INSS existe para garantir que o trabalhador, quando chegar à terceira idade, possa desfrutar de benefícios sem ter que trabalhar para isso, já que sua idade não permitirá que execute trabalhos que poderia executar antes. Esse benefício não vem de graça, infelizmente, para ter direito a ele o trabalhador precisa contribuir mensalmente com o INSS, transferindo automaticamente ou não, uma determinada quantia de seu salário, que é estabelecida de acordo com fatores de seu trabalho entre outras regras.

A Previdência Social, na verdade, serve como uma espécie de seguro para toda a população. E vale lembrar que todo tipo de trabalhador pode contribuir para garantir sua aposentadoria através do INSS, desde o autônomo, o trabalhador de carteira assinada (estes que são filiados automaticamente a Previdência Social) e até mesmo aquele trabalhador que presta serviços temporários que vai realizar sua contribuição pagando como o tipo de contribuinte individual. E ainda existe uma categoria que é destinada àqueles que não possuem emprego reconhecido e nem uma renda própria, que é o caso de estudantes, donas de casa e pessoas que se encontram desempregadas. Nesse caso, essas pessoas contribuem como contribuinte facultativo.

Mas muito se pergunta como calcular as contribuições que você faz a Previdência Social. É bom saber antes que para ter direito a qualquer beneficio oferecido pela Previdência é fundamental que você esteja inscrito como segurado e que não falte com suas contribuições, não atrasando.

Primeiramente, para calcular suas contribuições do INSS você precisa verificar em que modalidade de você está encaixada, pois cada contribuição possui alíquotas que se diferem de categoria para categoria. Para começar o cálculo, que hoje já pode ser feito online através do site da Previdência Social, cuja página é: www.previdencia.gov.br, conte o tempo de contribuição que você tem como segurado da Previdência Social. Isso pode ser feito também dentro do site da Previdência ou através desse link direto clicando aqui: www5.dataprev.gov.br/PortalSibeInternet/pages/compdir/principalsimuladormanual.xhtml Contagem de tempo de Contribuição. Para realizar seu cálculo de contribuições do INSS esteja com seus documentos  profissionais em mãos como o número do Pasep, PIS ou do Cici, que é o Cartão de Inscrição de Contribuinte Individual. Se no seu caso você não tiver acesso a internet, você vai poder agendar uma visita a Central 135, onde com seus documentos necessários calcularão para você.



PUBLICIDADE

57 Comentários em “Cálculo de Contribuições do INSS”

  1. Eliete Bastos
    at 15:48 #

    Qual valor do inss para o código 1929.

  2. Pago a contribuição 11% to pagando 86,68 qual o valor em 2016 e q mes q muda?obrigado

  3. samuel
    at 9:12 #

    ola bom dia trabalho numa empresa a 27 anos como como tecnico de rx , posso aposentar e tenho 45 anos

  4. Maria Cristina Jose Pinto
    at 17:23 #

    gostaria de saber qto vou ter que pagar esse ano ,nao sei como fazer o calculo

  5. at 13:58 #

    quero pagar o inss com atraso,

  6. Josiane Maria Alves de Souza
    at 9:49 #

    Gostaria de saber quanto é que tenho que pagar este mês de Janeiro de 2014, eu pagava 135,60 por mês. GPS. AUTONOMO COM BASE NO SALÁRIO MÍNIMO.

  7. washington leal dias pena da silva
    at 12:40 #

    meu cunhado pagou o valor de R$74,58 a previdencia social em 2013, e ele gostaria de saber quanto ele tem que pagar em 2014;ele é autonomo.Obrigado!

  8. janaina
    at 13:53 #

    como vejo quanto tempo contribui no inss

  9. eu 60 anos

  10. 22 anos de contribuisao

  11. Gostaria de saber como contabilizar todos os tempo e ao mesmo tempo saber como calcular os tempo ja que varias empresa que trabalhei ja fecharam e ja foram extinta

  12. albertino moraes batista
    at 10:19 #

    eu pago o inss desde 1986 em empresas privadas e queria saber quantos anos falta para mim aposentar albertino moraes batista

Comente