Como pagar INSS como autônomo

Veja como fazer o Pagamento de INSS como Autônomo corretamente

Você é trabalhador autônomo e quer ficar em dia com suas contribuições junto a Previdência Social para no futuro ter garantido uma boa aposentadoria? Confira como é calculado e feito o pagamento de INSS como autônomo.

Quando chegamos em uma certa idade, temos o direito de receber alguns benefícios, dentre esses benefícios o mais famoso é a aposentadoria, mas para termos esse benefício futuramente é preciso estar em dia com o INSS, ou seja, o contribuinte deve sempre estar atento a este quesito. Algumas pessoas podem ter problemas para se aposentar, muitas vezes é por falta de informações e o desconhecimento de seus próprios direitos. Saiba que você autônomo pode sim estar em dia com o INSS.

Você que trabalha como autônomo pode muito bem ficar em dia com o INSS, para em um futuro bem próximo não ter nenhum problema quanto à solicitação de sua aposentadoria. Para começar a ser um contribuinte você deve se filiar a RPGS, Regime Geral de Previdência Social, dessa forma você deverá pagar a cada mês uma quantia mínima de 20% do salário de contribuição. O salário de contribuição é o valor que determinará a quantia que será recolhida pela Previdência Social, para os casos de receber um benefício futuramente. O salário de contribuição é recolhido de acordo com a sua renda fixa mensal, ou seja, esse valor irá ser alterado de acordo com o que você ganha e também de acordo com a tabela emitida pela Previdência Social.

Outro detalhe importante que deve ser lembrando é que independentemente de sua categoria de contribuinte, o valor mínimo e máximo do salário de contribuição deverá ser respeitado. Esse valor é atualizado anualmente. Muitas pessoas não têm idéia do quanto é importante ficar em dia com o INSS, ou seja, pagar o salário contribuição todo o mês sendo você um comerciante, feirante ou tem qualquer outro tipo de profissão, você deve pagar o salário de contribuinte da Previdência Social, do contrário poderá ficar sem benefícios importantes quando a idade chegar.

Mantenha-se informado sobre o assunto na RPGS de sua cidade e comece a pagar o quando antes. Lembrando que você também poderá obter informações diretamente no site oficial da Previdência Social.



PUBLICIDADE

155 Comentários em “Como pagar INSS como autônomo”

  1. elaine
    at 11:05 #

    Bom dia João!

    Quero efetuar o recolhimento do carne de gps como autonomo, porém quero recolher sobre o teto. Qual o valor correto que devo recolher mensalmente?

    Obrigada

  2. Norma Lucia Barboza
    at 10:39 #

    Bom dia!
    Eu gostaria de saber qual o valor de contribuição para para o código 1163 para 2016.
    Aguardo retorno.
    Obrigada!

  3. Meu esposo ‘e mecânico,vai fazer 46 anos,como fazer pra ele pagar o INSS.E quanto tempo ele passou,qual sera o valor que ele deve pagar?O seu rendimento está numa taxa de 1000.00 reais.

  4. amanda
    at 16:34 #

    ola boa tarde ja trabalhei 1 ano e pouco com registro e agora sou autonomo como faço pra pagar inss de automono.

  5. João Montenegro
    at 12:27 #

    Comecei a trabalhar em 1978, já se passaram 37 anos, tenho 59 anos de idade e no próximo ano farei 60 anos de idade, se estivesse trabalhando direto preencheria os requisitos para aposentadoria, no entanto neste intervalo fiquei alguns meses sem contribuir.
    Minha pergunta é:

    Posso pagar os períodos em atraso?
    Salientando que não estou querendo pagar o tempo que falta e sim os meses de inadimplência.

    Obrigado!

  6. at 14:08 #

    Trabalhei alguns anos com carteira, e por mais de dez trabalho autónoma, quero voltar a pagat, como faço?

  7. Boa tarde!Estou com uma duvida ,eu quero pagar minha autonomia pois estou sem trabalhar de carteira assinada desde 2008 .Mas tem um problema em 1991 eu fiz minha autonomia mas eu nunca paguei…..e eu quero agora pagar autonomia .Como devo agir se já tem esta inscrição aberta no inss e nunca paguei nenhuma parcela?agaurdo resposta obrigada.

  8. at 18:03 #

    Olá boa tarde gostaria de saber eu pagando o inss já tendo um ano se eu gravida tenho algo beneficio ;

  9. Fernanda Feitoza
    at 13:08 #

    Boa tarde, quero recolher como autonoma, como faço, posso recolher com 11%? o valor é de 74,58? estou com um problema de reumatismo, nunca recolhi, caso não melhore, quanto tempo depois que recolhi consigo entrar na caixa?

  10. mariana
    at 8:29 #

    Bom dia,
    Gostaria de esclarecer algumas duvidas com respeito ao inss.
    Tenho planos de montar uma loja de artigos femininos e preciso fazer o registro desta empresa. O que vale mais a pena? como micro empreendedor individual ou como autônomo? Não sei muito bem qual é a diferença entre os dois. Me ajudem…Obrigado

  11. Rodrigo
    at 16:28 #

    Fui demitido do meu emprego em 09/2013 porém pelo sindicato, teve que dar dois meses de aviso, cumprindo em casa.
    Desde então não venho contribuindo. Como devo começar a fazer e se posso pagar os meses anteriores, desde que sai?
    E como eu tive que cumprir dois meses de aviso, na minha carteira está como sai em 11/2013. a partir de que mês devo pagar?

  12. Maria Macarena Gurgel
    at 20:32 #

    Preciso de guias para pagar o INSS e o ISS de um engenheiro autonomo que prestou serviço para mim. Não encontro nada na papelaria e ninguém sabe me informar onde conseguir os referidos boletos..Pode me ajudar? Como conseguir através de internet e imprimir.

  13. altair
    at 12:53 #

    gostaria de saber qual o valor para autônomo no mês de fevereiro sendo que no mas passado paquei 135.60

  14. at 7:28 #

    a minha indignaçao eh que governantes .que nao fazem nda ..trabalhem 8 anos e aposentam… e o coitado do trabaçhador que trampa de sol a sol tem que trabalha 50 ou 60 anos pra aposenta..precisa mudar isso…porque qdo vamos receber ja estamos velhos demais ..afff

  15. at 19:04 #

    é que eu contribuo com o inss pra meu filho o valor de trinta e tres reais e noventa centavos gostaria de saber já que o salário aumentou quanto eu devo contribuir

  16. brigida
    at 6:43 #

    trabalhei 11 anos depois parei e nunca paguei inss como devo proceder pra começar a pagar e me aposentar por idade tenho 54 anos e sou autonoma

  17. Ana Onaga
    at 9:34 #

    Bom dia,
    sou dentista há 20 anos e contribui com o INSS durante os 2 primeiros anos de formada e depois não contribui mais. Gostaria de voltar a pagar. Como devo proceder ? Obrigada.

  18. cidalva do nascimento botelho botelho
    at 9:05 #

    por favor ja pago meu inss, valor de 74,58 qual e o valor que eu pago competência 12 de 2113 com venc. 15.01.214, sera o mesmo valor de 2113 ou terá alteração com o salario novo, e qual sera o valor que eu irei pagar com o salario de 2114 .aguardo uma resposta muito obrigado

  19. raquel regina
    at 12:31 #

    sou empregada domestica gostaria de saber quanto vou paga d inss mim responda por favor eu pago 8% e minha patroa 12%

  20. at 20:17 #

    qual e valor da nova parcela do inss

  21. at 20:15 #

    como calcular a nova parcela inss
    ]

  22. Davi Ribeiro de Arruda
    at 9:45 #

    Recolho INSS sobre 3 salarios, deixo agendado no Banco.Meu codigo e 1007, autonomo.
    Preciso recolher a competencia 13/2013 ( decimo terceiro salario ) ?

Comente