Como se aposentar

Como se aposentar no INSS

Muita gente tem duvida sobre como se aposentar através do INSS. Trouxemos aqui algumas informações sobre como se aposentar, veja quais são os tipos de aposentadoria e os documentos necessários para você requerer a sua aposentadoria junto a Previdência Social.

Chega uma hora em que a gente acaba se perguntando Como se aposentar, mas tem pessoas que nem imaginam quais são as burocracias e as leis para que isso ocorra e para trazer um pouco de informações para vocês nós estamos trazendo algumas dicas de Como se aposentar, então não deixe de conferir.

A aposentadoria aqui no Brasil é dividida em vários tipos, então primeiro vamos conferir quais são os tipos de aposentadoria para você entender como funciona mais ou menos esse processo:

Aposentadoria Especial: esse tipo de aposentadoria é destinado a pessoas que já trabalharam em situações de risco, por isso que é importante que o segurado tenha documentos que comprovem isso, se não ele não cosegue aposentar;

Aposentadoria Por idade: é uma das aposentadorias mais conhecidas aqui no Brasil, e como sabemos os homens podem aposentar quando tiverem mais de 65 anos e as mulheres quando tiverem mais de 60 anos;

Aposentadoria Por invalidez: esse tipo de aposentadoria sempre causou brigas na justiça, pois o assegurado tem que provar sua invalidez, e antes muita gente usava problemas na coluna para se aposentar, mas hoje isso não pode ocorrer mais;

Aposentadoria Por tempo de contribuição: também é um tipo muito comum, e nesse caso o homem tem que ter contribuído 35 anos e a mulher 30 anos.

Agora que você já sabe os tipos de aposentadoria você pode entender mais sobre Como se aposentar, e a aposentadoria é feita no Ministério da Previdência Social, e caso você queira fazer uma simulação de contagem de tempo de contribuição no site tem esse simulador.

Os documentos para se aposentar normalmente é a copia do RG, CPF, inscrição no PIS/PASEP, carteira e trabalho e  vários outros, mas quando você vai dar entrada eles te informam certinho quais são os documentos que você tem que levar, então não precisa se preocupar.



PUBLICIDADE

103 Comentários em “Como se aposentar”

  1. como saber meu tempo de serviço junto au inss tei algon saite que posso uza meu cpf
    pois quero sabe meu tempo e paga o que esta faltado tei algon saite que posso coloca meu cpf para ver o resutado.
    ja sofrei açidente de trabalho mais não mim aposetaro e ai

  2. Nicia
    at 10:23 #

    Bom dia.
    Tanto eu como meu marido já fomos empregados, recolhemos como autônomos e em outra época como sócios proprietários de uma empresa, a qual já foi baixada; tenho 53 anos e, atualmente sou cuidadora de minha mãe e meu marido, com 57 anos, presta serviços individuais como consultor, queremos retornar ao pagamento do INSS para aposentadoria por idade,abrindo mão do recolhimento por tempo de serviço, recolhendo sobre 11%, precisamos ir à agencia do INSS, ou basta adquirir o carne e pagar como autônomo?
    Obrigada.

  3. Clotilde
    at 21:58 #

    Bom dia!
    Atualmente moro na China e assim que sai do Brasil deixei meu irmão como meu procurador para resolver assuntos relacionados a minha aposentadoria de professora de ensino fundamental, pois eu ja tinha dado entrada. Recebi a informação de que o INSS contou apenas 2 anos e meio de trabalho visto que ja completei os meus 25 anos de contribuição. Preciso fazer uma carta pedindo para que revejam essa contagem, Gostaria de saber se existe uma carta modelo para tal finalidade
    Obrigada!

  4. flavia
    at 23:11 #

    minha mãe tem 63 anos e só contribuiu 2 anos 2 06 meses,neste caso como faço para ajudá-la a aposentar

  5. Boa tarde!
    Tenho 2 anos de carteira assinada como doméstica. E tenho mais 20 anos na área da saúde, em centro cirúrgico. Gostaria de saber se é verdade que a área insalubre cada 5 anos equivale a mais 1? e se ja posso aposentar ou quanto tempo falta.
    Agradeço desde ja

  6. COSME CORREIA DA COSTA
    at 6:51 #

    oi. comecei a trabalhar em maio de 1977, como eu faço para requerer a aposentadoria. obrigado.

  7. Márcio
    at 1:16 #

    Tenho 47 anos. Trabalhei três anos sem registro em um Cartório (1981 a 1984), de 15 a 18 anos. Desde o primeiro dia fazia “carga” de processos a advogados. Esses livros, com minha letra são documentos hábeis para comprovar, ainda que sem recolhimento, tempo de contribuição? Caso consiga a comprovação e me aposentar com 35 anos de contribuição, porém com 50 anos de idade, essa aposentadoria será proporcional ou integral?

  8. Roseni Braz
    at 15:16 #

    Fui registrada em 1989 tenho 43 anos, qual a melhor aposentadoria, o tempo faltante será contado desde 1989 ? será considerado a partir desta data ?

Comente