Como se aposentar

Como se aposentar no INSS

Muita gente tem duvida sobre como se aposentar através do INSS. Trouxemos aqui algumas informações sobre como se aposentar, veja quais são os tipos de aposentadoria e os documentos necessários para você requerer a sua aposentadoria junto a Previdência Social.

Chega uma hora em que a gente acaba se perguntando Como se aposentar, mas tem pessoas que nem imaginam quais são as burocracias e as leis para que isso ocorra e para trazer um pouco de informações para vocês nós estamos trazendo algumas dicas de Como se aposentar, então não deixe de conferir.

A aposentadoria aqui no Brasil é dividida em vários tipos, então primeiro vamos conferir quais são os tipos de aposentadoria para você entender como funciona mais ou menos esse processo:

Aposentadoria Especial: esse tipo de aposentadoria é destinado a pessoas que já trabalharam em situações de risco, por isso que é importante que o segurado tenha documentos que comprovem isso, se não ele não cosegue aposentar;

Aposentadoria Por idade: é uma das aposentadorias mais conhecidas aqui no Brasil, e como sabemos os homens podem aposentar quando tiverem mais de 65 anos e as mulheres quando tiverem mais de 60 anos;

Aposentadoria Por invalidez: esse tipo de aposentadoria sempre causou brigas na justiça, pois o assegurado tem que provar sua invalidez, e antes muita gente usava problemas na coluna para se aposentar, mas hoje isso não pode ocorrer mais;

Aposentadoria Por tempo de contribuição: também é um tipo muito comum, e nesse caso o homem tem que ter contribuído 35 anos e a mulher 30 anos.

Agora que você já sabe os tipos de aposentadoria você pode entender mais sobre Como se aposentar, e a aposentadoria é feita no Ministério da Previdência Social, e caso você queira fazer uma simulação de contagem de tempo de contribuição no site tem esse simulador.

Os documentos para se aposentar normalmente é a copia do RG, CPF, inscrição no PIS/PASEP, carteira e trabalho e  vários outros, mas quando você vai dar entrada eles te informam certinho quais são os documentos que você tem que levar, então não precisa se preocupar.



PUBLICIDADE

103 Comentários em “Como se aposentar”

  1. MARA
    at 11:31 #

    EU MORO EM PORTUGAL E MEU MARIDO É PORTUGÊS,AMBOS COMEÇAMOS A PAGAR O INSS AI NO BRASIL,NO CASO DELE GOSTARIA DE SABER SE ELE PODE JUNTAR OS PAGAMENTOS DO INSS DAQUI JUNTO C OS PAGAMENTOS Q ELE COMEÇOU A FAZER AI NO BRASIL PARA UMA FUTURA APOSENTADORIA AI ?

  2. Estevão Barbosa
    at 11:36 #

    Bom dia, estou com 34 anos e 10 meses de contribuição e tenho 50 anos de idade, posso pedir solicitação da aposentadoria por tempo de contribuição sabendo que existe um processo para à aprovação junto ao INSS. Ou realmente preciso esperar dar os 35 anos.

    Grato.

  3. Lorenna
    at 12:15 #

    Boa tarde. Minha mãe já possui atualmente 61 anos de idade, e quando comepletou 60 verificamos no INSS faltavam 7 anos de contribuição para pode se aposentar, pois trabalhou muito tempo sem carteira assinada.
    Agora está desempregada e não tem conseguido trabalhado fixo devido a idade. Gostaria de saber se, caso a pessoa não atinja o minimo de 15 anos de contribuição, ela nunca poderá se aposentar? Não existe uma determinada idade em que a pessoa mesmo não tendo contribuido possa entrar com processo de aposentadoria?

    Aguardo retorno. grata.

  4. oi. eu trabalhei 06 anos de empregada domestica em são Paulo e agora estou na cidade de Caririaçú- ceara e trabalho na agricultura , gostaria de saber se um dia poso me aposentar como agricultora, eu pago sindicato e associação, procuro guardar todos os papeis que pode ser vir como prova .obrigada.

  5. Rosangela
    at 7:21 #

    Tive uma empresa aberta por 23 anos.como posso entrar com aposentadoria encima?Tenho em carteira mais 12 anos assinada.

  6. luciana lima
    at 15:35 #

    Olá gostaria de uma orientação de vocês, tenho 21 anos de carteira assinada e faz um ano que estou desempregada. Gostaria de começar a contribuir mas não sei se pago a porcentagem de 20% ou 11%. no meu caso qual seria a melhor escolha para me aposentar por tempo de carteira ou por idade? Tenho 44anos.
    Obrigada desde já.

  7. Silvio Bispo de Souza
    at 20:19 #

    Fiz o simulado da Previdência e faltam apenas 3 anos para me aposentar por Tempo de Serviço, trabalhei de tudo, mas nos últimos 17 anos trabalho como Auxiliar de Enfermagem, neste caso tenho direito a Aposentadoria Especial?
    Atenciosamente,
    Silvio.

  8. Marli Pereira Gomes de Souza
    at 20:10 #

    Comecei a trabalhar em 1980, fiz o simulado da Previdência e faltam apenas 7 anos para me aposentar por tempo de serviço, só que trabalhei em 1992 no Estado de São Paulo (funcionário Público), e não tenho o Tempo exato e nem a Certidão para comprovar, como posso fazer para te acesso a este tempo? Trabalhei em vários ramos, hoje sou Professora (4 anos), tenho direito a Aposentadoria Especial?
    Grata,
    Marli

  9. Paulo
    at 23:54 #

    Olaaa Boa noite , tenho 20 anos de registro , quero viver de rendimentos de poupança e pagar esses 15 anos faltantes para me aposentar pelo INSS , eu posso pagar vivendo de rendimentos? e qual o valor aproximado que pagaria mensalmente referente aos 15 anos faltantes ? aguardo a resposta

  10. Paulo
    at 23:52 #

    Olaaa Boa noite , tenho 20 anos de registro , quero viver de rendimentos de poupança e pagar esses 15 anos faltantes para me aposentar pelo INSS , eu posso pagar vivento de rendimentos? e qual o valores aproximado que pgaria mensalmente , aguardo a resposta via e-mail

  11. Harry Borenstein
    at 21:18 #

    Estou de volta ao Brasil,depois de viver quase 30 anos no exterior.
    Paguei minha aposentadoria de 1966 até 1984,porem não tenho nenhuma comprovação,pois na época era tudo pago por carnê e obvio não guardei nada,porem tenho o numero do antigo INPS. Hoje estou com 65 anos e com um desfibrilador,pois tive um enfarto no ano de 2000. Gostaria de saber como faço para me aposentar,por idade ou invalidez. Agradeceria muito se alguém puder me ajudar.
    Atenciosamente
    Harry

  12. at 19:19 #

    hj vc teria 32 anos, mas é preciso fazer um levantamento de cnis e das ctps para confirmarem os tempos, se for isso mesmo tem direito a um 42 apos. por tempo.

  13. COMECEI TRABALHAR AOS 16 ANOS 1976 FOI MEU PRIMEIRO REGISTRO EM CARTEIRA. HOJE JÁ NÃO POSSUO MAIS ESTÁ CARTEIRA PROSSIONAL QUE TINHA OUTROS REGISTROS DE EMPRESA. TRABALHEI EM UMA EMPRESA AVIA 10 ANOS ESTÁ EMPRESA FOI FECHADA, NÃO CONTRIBUIA COM O INSS. HOJE TENHO 54 ANOS TRABALHEI REGISTRADO 4 ANOS. GOSTARIA QUE OS SENHORES ME ORIENTACE COMO FAÇO, PARA ADIQUIRIR MINHA APOSENTADORIA. MUITO AGRADECIDO.

  14. Maria Moreira
    at 13:31 #

    Tive início de Conriuição INSS a aprtir de jun/1981 contribuo até hoje, só que fiquei alguns tempos sem contribuir entre um trabalho e outro, hoje estou com 53 anos será que já posso me apósentar? Gostaria que me informasse como eu fazer simulaçao do meu tempo de contribuição, onde eu pudesse colcoar cada tempo de contribiição, de tempo corrido eu já passei da época, mas teve uns períodos sem contribuir.

    • at 19:20 #

      hj vc teria 32 anos, mas é preciso fazer um levantamento de cnis e das ctps para confirmarem os tempos, se for isso mesmo tem direito a um 42 apos. por tempo.

      Seu comentário está aguardando moderação. Volte em breve!

  15. maria auxiliadora da silva
    at 16:00 #

    maria auxiliadora; tenho 37 ano trabalho como acompanhanti nao sou registrada gostaria de saber o valor e o tenpo de contribuiçao

  16. Bom dia,meu pai é empresario nasceu em 19/06/47 ou seja ja completou a idade de se aposentar,porem contribuio por 13 anos qual a melhor forma para se aposentar?quanto ficaria a aposentadoria por idade?quanto ficaria a aposentadoria por tempo de contribuiçao?se é melhor completar o tempo de contribuição para se aposentar.

    nome : Jose Praxedes da Silva
    ind : 3714069-ssp/PE
    CPF ; 187.876.224-91

  17. PERCILIO CARLOS G DE SALLES
    at 10:12 #

    bom dia
    em 03.02.12 compareci ao posto do INSS e fiz a contagem para aposentardoria por tempo de contribuição, tinha tempo minimo para aposentadoria com adicional 33 anos 03 meses e 27 dias com tempo a cumprir de 0 anos 06 meses e 02 dias,gostaria de saber c posso solicitar a aposentadoria, pq na decisão do INSS informa TEMPO MINIMO NECESSARIO ATÉ A D.E.R. 33 ANOS 03 MESES E 27 DIAS, soliciot saber também o quer dizer DER.
    obrigado

  18. Marco Santos
    at 11:34 #

    gostaria de saber como fica o tempo em que trabalhei no serviço publico este tempo vai servir para me aposentar e estes rendimentos também entram no calculo da minha aposentadoria, como devo proceder em relação a isto.

  19. tenho 47 anos mas tenho vários problema tenho uma hernia de disco tenho cinco bico de papagaio um nervo siatico que a todo momento inflama não aguento trabalhar mais como faço para me aposentar trabalho como domestica sou viúva não posso comprovar que vivia com a pessoa poque não tenho nada no meu nome junto com o dele tenho dois filhos dele e recebo auxilio por morte agora mesmo estou fazendo esse coméntario me acabando de dor preciso de alguém que me ajude

  20. estou com uma duvida sobre como provar que meu companheiro contribuiu para o INSS PORQUE robarao todos os seus documentos e ele perdeu o seu numero do seu carne entao oque devenos fazer quando

  21. Marina
    at 10:42 #

    Olá gostaria de saber quanto tempo falta para minha aposentadoria. Tenho 25 anos trabalhados na area da saude com insalubridade. Será que a quantidade de tempo fica menor para me aposentar

  22. Matheus
    at 18:45 #

    Como e quais os Documentos necessarios para a aposentadoria por viúvo ??

  23. osmar cunha da silva
    at 17:11 #

    Eu, trabalhei 6 anos como professor e 2 anos e 2 meses de insalubridade em metalurgica isso pode contar el algum beneficio para aposentadoria ja que professor o tempo e de 30 anos? comecei trabalhar registrado desde 1971 e fiquei 4 anos sem pagar beneficio mesmo tendo trabalhado com firma aberta nao conta.
    acredito que posso pedir aposentadoria mesmo por compulsorio, pois ja tenho 33 anos comprovado, o que vcs me aconselham.
    obrigado pela atenção

  24. osmar cunha da silva
    at 17:05 #

    eu, trabalho desde de 1971 nos anos 80 fiquei desempregado e nao paguei carne de contribuição, mesmo tendo trabalhado por conta com firma o que conta eh contribuiçao acho, e tbm trabalhei 6 anos de professor tenho algum beneficio por isso ja que o tempo de professor eh menor de 30 anos e tbm tenho 2 anos e 2 meses de insalubridade tbm conta algum tempo a minha contagem da dando 33 anos e alguns meses o

  25. marcia.n.a rodrigues
    at 9:43 #

    Bom dia,fui contribuinte por uns 12 anos.em 1998 parei de trabalhar por motivos de saude consequentemente parei de recolher ,mas nao recorri ao INSS,na epoca estava com 40 anos.hoje tenho 55 anos e gostaria de colocar em dia o meu caso no INSS,gostaria de pagar o que falta para me aposentar,tempo e valores.aguardo email de voces,e se possivel qual o local que posso me dirigir pessoalmente para esclarecer tal fato.
    obrigado pela atencao

  26. claudia
    at 7:42 #

    tenho, 23anos de contribuiçao e 44 de idade, quanto ainda falta de contribuiçao trabalho na area da saude, tenho insalubridade isso ajuda?.

  27. laurita
    at 16:08 #

    quero saber se consigo me aposentar por viuvez ela pagou 2 anos de contribuição e faz um mes que ela faleceu tenho direito a receber

  28. Maria adalci Betini Silva
    at 20:33 #

    Temho certidão do inss de 5 anos e 9 meses de trabalho dos anos de 74 a 79. Em 1978 ingressei como professora do estado onde trabalhei ate 2004 , onde aposentei por tempo de contribuição sem ter tido necessidade de usar o tempo de contribuição do inss.
    Após ter passado em um novo concurso, ingressei novMente no estado como professora em 2005, completo agora oito anos no cargo, faltando 2 anos para completar 10 anos e 65 anos de idade.Por motivos particulares preciso parar de exercer a função no estado,.
    No estado e exigido 10 anos de contribuição para aposentar e 60 anos de idade .Pelo inss e exigido 15 anos de contribuição , portanto pergunto; E possível juntar os 5 anos que nao usei, mais 8 anos atuais e pagar como autônoma por mais 2 anos e aposentar-me pelo inss?

  29. SONIA CUNHA
    at 10:07 #

    ola boa tarde! gostaria de saber como devo proceder! pois minha mae é portuguesa e morou e descontou ai no brasil durante 20 anos, e agora mora em portugal, e não conseguimos saber como podemos fazer para aposenta-la ela ja tem 65 anos! por favor nos ajude! obrigada!

  30. gostaria de saber, no meu caso que ja tenho 57 anos, que ja trabalhei de carteira assinada, so que, não sei guantos anos, e guanrtas contribuições ja paguei, no momento estou desempregado. como eu faria pára saber,guantos anos, ou contribuições a ser pagas para que eu tenha o direito de aposentadoria com direito ao dessimo terceiro.eu posso saber atravez deste site? espero respostas.

  31. artur carvalho
    at 9:49 #

    Bom dia,
    Trabalhei desde 1965 como comerciante, mas não tenho em meu poder as guias de recolhimento que na época era IAPC, ma stenho cópia de contrato da firma.
    Assim como tenho um registro no INSS de uma firma multinacional que não mais existe, que simplesmente foi deletado 11(onze) meses por um funcionário deste órgão.
    Como não tenho mais a carteira de trabalho antiga, como fico?
    Meu nit é: 10937582627 meu nome artur henrique veiga carvalho data 15/07/1946.
    Aguardo resposta pelo meu E-mail,
    Atenciosamente,
    Artur

    • Vanessa Melo
      at 13:58 #

      Arthur, procure a agência da Previdência e veja se estas contribuições constam no sistema.
      Só não entendi.. um funcionário excluiu as suas contribuições??

  32. Estou prestes a me aposentar por idade, porém trabalhei em uma empresa que foi desativada pelo Governo aqui em Brasília ( Instituto Candango de Solidariedade -ICS), e que não recolheu as contribuições devidas durante quatro anos, como devo proceder? Tenho todos os contracheques para comprovar que foi retirado do meu salário.

  33. Ola,boa tarde!
    Gostaria de saber se a contribuiçao do decimo terceiro conta para aposentadoria,

    Grata,

    Neide!

  34. Tenho 60 anos e gostaria de saber quantos anos preciso de contribuição para me aposenta. Desde ageadeço as informações

  35. ADELINA TABALIPA KUHN
    at 20:46 #

    TRABALHO NA PREFEITURA MUNICIPAL DE CATANDUVAS A16 ANOS NO REGIME ESTATUARIO, A QUAL RECOLHE UM FUNDO PARA A APOSENTADORIA DOS FUNCIONARIOS, PRETENDO PEDIR EXONERAÇÃO,CASO COMECE A PAGAR O INSS PARTICULAR OS ANOS QUE TRABALHEI NA PREFEITURA CONTARÃO?

  36. marlucia
    at 22:37 #

    Minha mãe paga o INSS desde 1978, quando puchado o cinis não aparece, e ja tentamos dar entrada no INSS como AUX doença, mais foin negado, com a justificativa de falta de gualidade de asegurado, ela tem 60 anos, e sofre de esquisofrenia, posso dar entrada no inss na aponsentadoria, ja que faz 61 agora em JANEIRO. pago á autonomia dela desde de 2010, ja que havia parado, também já trabalhou em uma Empresa.

  37. no ano de 2002 tive que deixar de trabalhar para cuidar de minha mãe que é diabetica,hipertença,cardiaca, ela é pensionista, eu quero saber se tenho direiito há recorrer algum beneficio junto ao inss. hoje me encontro com 56 anos .

  38. Ermando de Jesus Dantas
    at 14:36 #

    Farei 55 anos em Abril/13,com 30 anos pago no inss,ja posso aposentar? Ainda tenho alguns anos de intervalos sem pagar. ( proporcional)

  39. Maria Neiva
    at 23:46 #

    Olá boa noite, meu pai contribui para o INSS há 37 anos e ele tem 58 anos de idade e é trabalhador rural ele já pode dar entrada na aposentadoria dele? Ou precisa esperar completar 60 anos de idade? Por favor fico no aguardo de respostas.
    Obrigada

  40. .Omeu primeiro registro em carteira foi no ano de 1985 ,mas no periodo ate hoje eu fiquei sem registro por 10anos aprocimadamente mas sou portador do virus HIV e possivel aposentar mesmo , sem contribuir esse tempo com 35anos de trabalho

Comente