Comunicar morte de segurado do INSS

Segurado do INSS comunicação de morte

Um dos benefícios mais dolorosos de ser requisitado ao INSS é a pensão por morte. Além de estarmos abalados com a morte de um ente querido, toda a burocracia que já é típica do nosso país só aumenta o fardo que é, ter um parente morto durante o horário de serviço, o lugar onde, supostamente, ele deveria estar mais protegido do que nunca. É claro que dinheiro algum no mundo pode trazer de volta o ente querido, mas pode ajudar as famílias desamparadas neste momento de luto.

Antes de tudo, vamos falar sobre como funciona este benefício. Ele é dado aos dependentes do trabalhador que morre em decorrência de riscos e acidentes no trabalho. Neste caso, o INSS não exige um tempo mínimo de contribuição para dar o benefício, a única condição é que a pessoa que morreu fosse um segurado do INSS no período da sua morte.

A pensão por morte do INSS é dada ao cônjuge ou companheiro (a) em união estável do trabalhador, além de seus filhos menores de 21 anos, salvo os filhos emancipados entre os 16 e 18 anos de idade. Os pais do trabalhador, se declarados como dependentes, além dos irmãos menores de 21 anos e não emancipados, ou inválidos, também podem receber o benefício. Os enteados menores de 21 anos sob a tutela do segurado também tem direito ao benefício.

Confira também: Pensão Por Morte Urbana

A declaração do IR (Imposto de Renda) é dada como documento legal para comprovar a dependência dos cônjuges ou companheiros e filhos. Também está previsto em lei que, em caso de companheiro em união estável homossexual, uma ação social pode ser movida para que este possa receber a pensão por morte, além do auxílioreclusão, desde que comprovada a união. Para solicitar o benefício, os dependentes do segurado devem ligar para o 135, ou acessar o site da Previdênncia Social no endereço www.previdenciasocial.gov.br ou comparecer a uma agência da Previdência Social. Mesmo a solicitação sendo feita por telefone, ou online, a documentação com a comprovação de morte do segurado do INSS deve ser apresentada pessoalmente.



PUBLICIDADE

73 Comentários em “Comunicar morte de segurado do INSS”

  1. at 21:56 #

    meu sogro faleceu no dia 11/01/16 quero informar o falecimento ao INSS para o broqueio do beneficio porque o cartão do beneficio está nas mãos de um dos filhos e não quero que ninguém corra o risco de cometer um crime recebendo no proxímo mês, o que devo fazer?

  2. Francisco
    at 16:17 #

    Minha sogra faleceu dia 12/04/2014, teria direito aos 12 dias deste mês para receber?
    Obrigado.
    Francisco

  3. Julio Cesar
    at 14:56 #

    Boa tarde tenho uma filha de 16 anos que é especial auditiva e esta aposentada sendo que a mae a mas de anos que retenhe o dinheiro gostaria de saber como faço para que este beneficio sai das maos dela para pode suprir as necessidades da minha filha pois a mesma esta usando para uso pessoal.

  4. mauriceia
    at 13:49 #

    gostaria de saber como proceder se tenho direito, a pensão da minha mãe, tenho 56 anos cuidava dela até a morte, ela pensionista do meu pai, ele era EX-COMBATENTE, tenho algum direito, o que devo fazer,aguardo

  5. jose juliao machado
    at 9:45 #

    minha mãe faleceu em 30-07-2012 no hospital municipal São Luiz Gonzaga no bairro do Jaçanã SP. Minha irmã não registrou a certidão de óbito até hoje e está recebendo o benefício. Gostaria de saber o quê devo fazer?

  6. at 17:30 #

    QUERO SABER DE VOCEIS QUEM RECEBE LOAS TEM DIREITO O FUNERAL???

  7. Luisa
    at 14:44 #

    Boa tarde. A minha mãe era aposentada e tinha a guarda permanente do meu filho, ou seja do seu neto que esta com 7 anos, ela faleceu e eu dei entrada na pensão por morte e o INSS indeferiu o pedido alegando falta de qualidade de dependente no regime RGPS, quero saber se compensa entrar com recurso ou na justiça, se tem chance dele receber este benefício.

  8. Andrea
    at 11:49 #

    Bom dia,
    Meu ex marido faleceu em 21/01/2014, ele era aposentado tem duas filhas uma de 12 e a minha filha de 5 anos, desde então a mãe dele esta recebendo o beneficio no lugar dele e eu e a mãe da outra filha dele ainda não conseguimos dar entrada na pensão das meninas, pois a mãe dele esta se recusando a entregar todos os documento do falecido. Como devemos proceder em uma situação dessa?

  9. daniel
    at 12:39 #

    meu pai faleceu em 30/01/2014, ele recebia auxilio doença, minha mae que e separada judicialmente, tem o direito de receber a pensao por morte….como ela deve proceder..obrigado

  10. Alessandra
    at 14:11 #

    Caros,

    O companheiro de quinze anos de uma amiga faleceu e os filhos dele – enquanto ele ficou doente – fizeram uma procuração para gerir seus bens e apreenderam os documentos referentes ao INSS. Logo, eu não consigo ajuda-la com a habilitação.
    Ela tem prova robusta de que é companheira e ela não queria interpor nenhuma ação.
    Alguém saberia me guiar?

  11. Rosane
    at 12:52 #

    minha mae faleceu em 08/12/2013 minha irma recebia os beneficios aposentadoria dela e pensão do meu pai que faleceu ha 15 anos e acredito que ainda nao comunicou o inss com o objetivo de continuar usufruindo, como proceder.

  12. Carlos
    at 0:11 #

    Meu pai faleceu em março e fui ao cartorio e la me informaram que dariam baixa no inss, ele continuou a receber a aposentadoria e eu saquei até outubro para custear gastos que tive quando cuidei dele em vida, isso que fiz acarretara em alguma punição?

  13. andressa
    at 2:19 #

    oi meu padrasto falesceu ele vivia a 3 anos com minha mae mais ainda era casado legalmente com outra pois nao tinha conseguido o divorcio ainda mais ja estava tudo en juiso quero saber se minha mae que nao e nada bem de saude tem direito a pençao dele

  14. Solinon Jose Viana
    at 10:35 #

    Informo o falecimento do Srº Solinon Jose Viana dia 07/09/2013.

  15. luiz nonato
    at 21:32 #

    minha avô faleceu dia 07 de maio de 2012 e ate hoje o inss deposita dinheiro na conta dela e a conta do banco que ela recebia a aposentadoria ainda esta ativo e tem algum problema se eu sacar o valor que esta na conta dela gostaria de uma resposta

  16. at 23:01 #

    a mae de minha namorada faleceu…na epoca ela tinha 13 anos .hoje ela tem 17 …quem tem direito a pensão ela ou o pai……e a pensão esta em nome de quem ……

  17. Edvaneide Silva
    at 19:12 #

    Olá, meu nome é Edvaneide, minha avó faleceu dia 01/09/2013, mas antes disse ela dava o cartão da aposentadoria para a enteada dela sacar, esta semana ela (a enteada) disse que perdeu o cartão. Muito estranho essa conversa, na minha opinião ela quer da um golpe, derrepente como num passe de magica o cartão some. em
    Moro em São Paulo e minha vó faleceu em Pernambuco. Posso avisar ao INSS sobre seu falecimento (da vó) dessa distancia?????????
    Me ajudem por favor.
    O nome da minha vó é Joaquina Maria da Silva
    att: Edvaneide

Comente