Consultar Benefício do INSS

Benefícios do INSS Consulta

O INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, a exemplo de outros órgãos públicos, está disponibilizando grande parte dos serviços prestados aos contribuintes através da internet. Com o avanço da tecnologia, torna-se mais fácil para qualquer pessoa informar-se sobre o que precisa, evitando perder tempo em filas de espera ou para marcar um horário para ser atendido.

O INSS implantou a consulta online, onde o contribuinte pode receber informações sobre benefícios, aposentadoria, saldos, extratos, etc., sendo um serviço totalmente gratuito, bastando que o contribuinte acesse o site do órgão e informe seus dados.

A consulta aos benefícios do INSS agora pode ser feita pela internet no site da Previdência Social, outra coisa que pode ser feita agora também é o agendamento para a consulta dos benefícios pelo próprio site da Previdência, é só você escolher data, hora e local e agendar não vai precisar enfrentar fila, nem perde um tempão esperando ser atendido, o agendamento deixa a consulta rápida e fácil, poupando os beneficiários do INSS de muitos problemas.

Para consulta o seu beneficio do INSS basta acessar essa pagina da previdência social www010.dataprev.gov.br/cws/contexto/consit/consit1.html e informar o número do seu beneficio (sem pontos, traços ou espaços), sua data de nascimento, nome e CPF (sem pontos, traças ou barras).

Os cidadãos que já deram a entrada na aposentadoria do INSS podem consultar também como está o seu processo e quanto tempo levara para ficar disponível. São quatro os tipos de aposentadorias permitidas pelo INSS, são elas:

Aposentadoria por tempo de contribuição (após o tempo determinado os contribuintes têm o direito de começar a receber o seu beneficio).

Aposentadoria por idade (homens após o 65 anos de idade e mulheres após os 55).

Aposentadoria por invalidez (trabalhadores que por doença ou acidente, não podem mais trabalhar).

Aposentadoria especial (pessoas que trabalharam em condições prejudiciais a saúde ou a integridade física).

Como consultar a situação de um benefício do INSS Passo a Passo

1 – Para fazer a consulta de seus benefícios e direitos do INSS, você deve acessar a seguinte página: www010.dataprev.gov.br/cws/contexto/consit/consit1.html;

2 – Inserir o número do benefício sem pontos, barras ou traços, somente os números;

3 – Informar a data de nascimento do Titular do Benefício;

4 – Inserir o nome completo e CPF do beneficiado. Você deve digitar apenas os números de seu CPF.

5 – E por fim adicionar o código de segurança que irá aparecer na imagem e clicar em consultar.

Para tirar outras dúvidas ou solicitar maiores informações, você pode ligar para a central de atendimento discando 135.

Benefício do INSS: direito do trabalhador

Mesmo o trabalhador desempregado mantém o direito a todos os benefícios do INSS, inclusive salário-maternidade, durante um período denominado “período de graça” que, em regra, é de 12 meses após o desligamento do emprego.

No entanto, se o contribuinte possuir mais de 10 anos de contribuição sem deixar de ser segurado, esse período de graça é de 24 meses, podendo ainda aumentar mais 12 meses se o trabalhador comprovar que esteve desempregado, por exemplo, no caso de recebimento de seguro-desemprego.

Os benefícios fornecidos pelo INSS, como auxílio-doença e auxílio-doença acidentário, tem o seu cálculo iguais, pela média do recebimento de salários. A única diferença entre eles é que, no auxílio-doença acidentário, ao retornar às atividades normais, o empregado tem garantia de emprego pelo prazo de 12 meses, ou seja, tem estabilidade no emprego pelo período de um ano. No período em que esteve recebendo benefícios, a empresa também tem a obrigação de fazer o depósito do FGTS.

Essa situação não acontece quando o trabalhador está recebendo um auxílio-doença comum, que não seja provocado por problemas no trabalho. Ao retornar ao emprego, o trabalhador não tem estabilidade.

Procure conhecer todos os seus direitos como trabalhador. Como contribuinte do INSS, você deve estar por dentro desses direitos para manter sua sobrevivência nos momentos necessários.

inss-consulta-beneficio

Consultar Benefício do INSS

O INSS é o caixa da Previdência Social, sendo o órgão responsável pelos pagamentos de aposentadorias e outros benefícios aos contribuintes, exceção feita aos servidores públicos. Qualquer pessoa que esteja contribuindo regularmente para o INSS tem seu registro gravado, garantindo o recebimento de um benefício mensal, quando tornar-se necessário, mesmo que não esteja aposentado.

Para fazer a consulta de benefício do INSS online sobre seus dados, você deve acessar o site da previdência social, no endereço http://www010.dataprev.gov.br/contexto/consit/consit1.html, informando o número do seu benefício sem pontos e sem espaços ou traços, sua data de nascimento, nome e CPF, também sem pontos, traços ou barras. Além de consultas a benefícios da Previdência Social, o site também faz o agendamento, sem você precisar, marcando hora, data e local onde será atendido, sem precisar esperar em filas ou perder tempo esperando ser atendido.

Se você já deu entrada no pedido de aposentadoria, também poderá consultar o andamento do seu processo e o tempo que levará para que o INSS disponibilize o pagamento.

Outras informações sobre benefícios e aposentadorias poderão ser feitas através da central de atendimento do INSS, no número 135, que está disponível em qualquer lugar do Brasil.



PUBLICIDADE

65 Comentários em “Consultar Benefício do INSS”

  1. Gostaria de saber o número de inscrição do INSS(aposentadoria invalidez) do meu esposo Celso Nunes da Silva. Obrigada!

  2. ANTONIO ROBERTO TOLEDO PIRES
    at 9:25 #

    onde vem meu numero de beneficio no email????

  3. Eu estou afastado pelo i.n.s.s. desde de Maio de 2008, e agora me dero alta mais a empresa que trabalho não me aceitou, e mandou voltar ao i.n.s.s. mais meu benefício não foi a provado. Não posso trabalhar em lugar nem um e estou passando necessidade, o que eu devo fazer nesta situação. Espero que tenha uma sugestão para o meu caso.

  4. pagamento de mes 05 2014

  5. Elias Alves dos Santo
    at 19:39 #

    Eu era aposentado por invalidez espece 87 já faz mais de cinco anos que foi suspenso quero saber o que fazer para voltar areceber

  6. at 12:42 #

    quero marcar como faço ?

  7. at 17:21 #

    fiz pericia medica pedindo auxilio doença dia 04/02/2014 gostaria de saber o resultado.

    • at 18:24 #

      como posso consultar meu resultado de pericia se nao me deram nenhuma carta ou qualquer numero de beneficio ou pericia ?

  8. sebastiao celso de sousa
    at 11:31 #

    Eu gostaria de saber quando tempo de contribuição eu tenho,

    Att. Sebastião celso de sousa

  9. david dias da silva
    at 12:46 #

    Como saber se uma pessoa recebe benefício do inss?

  10. Gostaria de saber se o meu beneficio de auxilio maternidade já está disponivel,audiência 23/10/2013.grata.

  11. jose carlos benevides
    at 19:22 #

    gostaria de sabe se o beneficio em que eu solicitei ( alcilio acidente) se foi deferido ou indeferido meu spf é 14883018830 data de nacimento – 05/ 04/1959, obrigodo.

  12. ELISETE DOS REIS GONÇALVES SILVA
    at 15:27 #

    Gostaria de saber se o meu beneficio de auxilio de doença já está disponivél ,minha audiência foi feita no dia 24/10/2013.obrigada!

  13. ingrid
    at 14:39 #

    tenho uma duvida comesei a pagar o inss estava gravida de cinco meses tenho direito ou nao ao salario nas contimuo pagando o inss por conta
    propia ele ja tem 2 anos ele tem direito de reseber o salario maternidade sim ou nao por favor ne responda.

  14. GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA REGULARIZAR MEU PAGAMENTO POIS O MEU SALARIO DE PENSÃO QUE É UM SALÁRIO MINIMO ESTAR VINDO FALTANDO A MUITOS ANOS EU JÁ NÃO SEI A QUEM RECORRER ESTOU PENSANDO EM ENTRA COM UM PROCESSO CONTRA O INSS POIS QUERO O QUE TENHO DIREITO JÁ QUE NINGUEM MIM RESPONDE VOU ENTRA COM UM PROCESSO

  15. wilian
    at 15:35 #

    Nunca consegui consulta nada como consigo?

  16. Salvador
    at 10:42 #

    Olá Bom dia, sou pencionista e venho ao longo do tempo vendo a minha pensão regredindo e o pior quando tem al]umento salarial eu nem gosto, pois é uma vergonha nacional o que fazem, agente vai aumentando a idade e diminuindo os recursos. Porque os políticos fazem seu próprio salário e seus reajustes, sem ter o que reclamar, sem postar nada em blog nenhum, Resumindo eu tenho ou não direito a Revisão de benefícios, vejo dizer que só sai se colocar na justiça, e isto é a última coisa que quero fazer,me respondam por favor, obrigado.

  17. eliezersantospaim
    at 11:01 #

    não consigo ver em que andamento esta o meu processo.
    Todas as vezes que tento, não consigo

  18. Monica
    at 10:15 #

    Estou tentando consultar um benefício, já entrei várias vezes na pagina de consulta, só que quando chega nas letras de segurança aparece a mensagem – ” DIGITO VERIFICADOR NÃO CONFERE” pode mudar colocar maiuscula e minuscula pode fazer o que quiser a mensagem é sempre a mesma.

    • Michel
      at 0:18 #

      Na verdade quando vc digita, no fim da pagina tem algum aviso. Observe que muda algo e aparece alguma frase em vermelho.

  19. tem mais de um ano e meio que dei entrada no pedido de benecicio por doença,(hanseníase), já passei pela pericia na agencia de redenção, pará, mas até a presente data, não tenho resposta se o beneficio foi aprovado, gostaria de saber, como fazer para obter informações a respeito. preciso de contratar assessoria juridica?

Comente