Fator Previdenciário – O que é e Como Calcular

Como Calcular o Fator Previdenciário do INSS

A partir da Lei Nº 9.876, foi aprovado no ano de 1999 o Fator Previdenciário, que foi criado tendo a finalidade de fazer com que fosse reduzido o valor dos benefícios previdenciários, durante a sua concessão, assim de maneira que fosse proporcional inversamente à idade do segurado em relação à aposentadoria. Isso significa que quanto menor for a idade de aposentadoria, maior será o redutor e, logo, o valor do benefício será menor. A seguir, confira mais detalhes sobre O que é Fator Previdenciário do INSS.

O que é Fator Previdenciário?

Resumindo, o Fator Previdenciário funciona como uma análise dos seguintes fatores: tempo de contribuição do trabalhador para com o governo + sua idade + a expectativa de vida dele no momento de sua aposentadoria. O cálculo desses fatores é o resultado esperado pelo Fator Previdenciário, e o motivo para ele ter sido criado.

Como Calcular o Fator Previdenciário?

O cálculo do Fator Previdenciário inclui dois fatores fundamentais, que são:

Tempo de contribuição – que é bastante influente no resultado final, já que a regra do Fator Previdenciário é: quanto menor o tempo de contribuição, maior será o valor reduzido no valor do benefício, e quanto maior o tempo de contribuição, o redutor será menor o que aumentará o valor do benefício.

Expectativa de vida – que também tem bastante Influência no valor do benefício, já que as regras do Fator Previdenciário dizem que quanto maior a expectativa de vida do contribuinte, menor será o valor do benefício.

Aprenda Como Calcular o Fator Previdenciário:

O Fator Previdenciário (que no cálculo é o F) é calculado considerando as seguintes variáveis:

Id – que representa a Idade do contribuinte [no momento da aposentadoria];
Es – que representa a Expectativa de vida;
Tc = que representa o Tempo de Contribuição;
a = 0,31 que é a alíquota da soma da contribuição de empregado e empregador.

A fórmula para Calcular o Fator Previdenciário

F = Tc x  a  x  Id + (Tc x a)

Es              100 + 1



PUBLICIDADE

53 Comentários em “Fator Previdenciário – O que é e Como Calcular”

  1. dulce francisca msher
    at 12:58 #

    Moro no exterior ha 21 anos.Como faco para saber wuantos anos eu tenho dde conttibuicso e a u a ntos anos falta para complet a r a minha sposentadoria.tenho o numeto do meu pis/pasep antigo

  2. APARECIDA D L BASSO
    at 13:21 #

    Minha insalubridade é desde 1994 espero receber a resposta atenciosamente

  3. APARECIDA D L BASSO
    at 9:52 #

    Trabalhei 10 meses 1982 numa firma em ,fui dispensada e depois m contraram novamente em 01 d agosto de 1989 onde trabalho ate hj,tenho 56 anos eu aposento com um salario que eu ganho agora a firma é Prefeitura mas sou auxiliar de enfermagem na UBS tenho insalubridade isso conta na aposentadoria?

  4. Luiz Machado
    at 6:45 #

    Tenho 50 anos, já contribui 33 ano, ganho R$ 5.100,00. Quanto daria a minha aposentadoria hôje?

    Obrigado!

  5. se tenho mais 45 meses para receber isto é de 1996 até 2000 salario mínimo estes seriam atualizados com o salario atual ou seria pago com o salario de 1996 até 2000?…gostaria de tiras esta duvida .. obrigado

  6. eu trabalho;desde 1984 trabalhei em poucas impresas; mais possivelmente a cada firma passei por muito tempo ex: 8;9;3;6;9;anos pra cada firma s/ contar horario noturno salubre p/ quem e´dessa ´´época hoje dizen que tem direito dias remunerado de contagem por dias a saber; que adianta o tempo trabalhado! minha duvida séria.?a idade eu hoje tenho 46 anos

  7. at 16:05 #

    tenho 54 anos e 26anos de contribuiçao ,quero saber quando aumentar o valor da contribuiçao ,para receber mais quando me aposentar.

Comente