INSS Benefício Maternidade

Benefício Maternidade do INSS – Consulta

O que é INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), criado em 26 de março de 1988, é uma autarquia do Governo Federal do Brasil que recebe contribuições para manutenção da previdência social, sendo responsável pelo dinheiro destinado a aposentadoria, pensão pós-morte, auxílio-doença, auxilio-acidente, entre vários outros benefícios previstos pela lei.

Salário maternidade

O salário maternidade do INSS é pago às contribuintes individuas, empregadas domésticas, trabalhadoras avulsas, seguradas empregadas, facultativas e seguradas especiais, por ocasião de parto, inclusive o natimorto, aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção.

Duração do beneficio Salário Maternidade do INSS

As trabalhadoras que contribuem para a Previdência Social têm o direito ao salário-maternidade durante no máximo 120 dias, em que ficam afastadas do emprego por causa do parto. O benefício foi estendido também para as mães adotivas. O beneficio pode ter início ate 28 dias antes do parto. Se o benefício for iniciado antes do nascimento da criança, a forma de comprovar é o atestado médico. Por outro lado, se foi depois do parto, apenas a certidão de nascimento.

Como requerer ao salário maternidade do INSS?

O beneficio pode ser solicitado pelo portal da Previdência Social, ligando 135, nas agencias da Previdência Social, mediante o cumprimento das exigências legais ou pelo site http://www.dataprev.gov.br/servicos/salmat/salmat.htm.

De acordo com Decreto 6.722, de 30 de dezembro de 2008, os dados constantes no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) valem para todos os efeitos como prova de filiação à Previdência Social, relação de emprego, tempo de serviço ou de contribuição e salários-de-contribuição, podendo, em caso de dúvida, ser exigida pelo INSS a apresentação dos documentos que serviram de base à anotação. Da mesma forma, o segurado poderá solicitar, a qualquer momento, a inclusão, exclusão ou retificação das informações constantes do CNIS com a apresentação de documentos comprobatórios dos dados divergentes, conforme critérios definidos pelo INSS.

As informações sobre os dados no CNIS poderão ser obtidas na Agência Eletrônica de Serviços aos Segurados no portal da Previdência Social, na opção “Extrato de Informações Previdenciárias”, mediante senha de acesso obtida  através de agendamento do serviço pelo telefone 135 ou solicitada na Agência da Previdência Social de sua preferência.

A duração do beneficio salário maternidade do INSS será diferenciado da seguinte forma:

– 120 dias, se a criança tiver até um ano completo de idade.

– 60 dias, se a criança tiver de um ano até quatro anos completos de idade.

– 30 dias, se a criança tiver de quatro anos até os oito de idade.



PUBLICIDADE

112 Comentários em “INSS Benefício Maternidade”

  1. at 14:29 #

    boa tarde estou desempregada,porem qdo eu estava gravida eu pagava como mei e o inss me negou o beneficio hj meu filho esta com oito meses quero saber se eu e meu filho temos algum tipo de direito,obrigada aguardo anciosa por uma resposta.

  2. meu nome e raquel minha patroa pagou meu inss do ano de 2012 meu filho nasceu em 2013 eu nao fui atras de ver se tinha direito como posso saber minhas amiga vai receber mesmo atrasado e eu como fasso

  3. at 14:20 #

    Tenho dois filhos um com 5 anos e um com 9 anos acabei de ser demitida tenho direito ao auxílio maternidade?

  4. Ana Paula
    at 9:32 #

    Estou gravida de 3 meses e no momento estou desempregada gostaria de saber se tenho direito ao salario maternidade quando ganhar meu bebe e se e necessario pagar como autonoma

  5. at 0:33 #

    tenho varias falta antes de encaminhar a licença maternidade, encaminhei dia 09/04/14 e o mês na empresa fecha dia todo dia 20 e a empresa esta descontando os dia de falta em cima da licença maternidade isso e certo eles podem fazer isto/????

  6. Hoje esta fazendo 20 dias q ja era pra mim ter recebido o kit segurado na minha casa e ainda não recebi????? Porque?????

  7. at 17:32 #

    gente me ajudem,tenho uma pequena empresa no meu nome comecei a pagar em marcço fiquei gravida em fevereiro to pagando ate hj e dei entrada nos papel mas me disseram q eu tinha pq ter pago ao menos 10 meses antes e estou pagando ate hj o que eu faço p receber esse beneficio me ajudem

  8. cida
    at 18:50 #

    trabalhei registrado 7 meses de 01/10/2011 a 12/04/2012,recebi seguro desemprego ate agosto de 2012,estou desempregada desde então,meu bebe nasceu dia 19/02/2014,gostaria de saber se tenho direito ao salario maternidade?

  9. Patricia
    at 20:34 #

    Eu tenho o MEI, e ainda não contribui 10 messes esntão não tenho direito pelo Mei mais eu fiz meu pre-natal no posto de saúde gratis, eu tenho direito pelo inss?

  10. daniele alves
    at 12:32 #

    ola , eu trabalha na prefeitura porem meu contrato terminou e não quiseram renovar, e estou gravida de 30 semanas eu devo continuar a pagar o inss ? e com quantas semanas de gestação eu posso dar entrada a licença maternidade?

  11. at 9:53 #

    Gostaria de saber, se eu tenho direito ao auxilio maternidade, estou grávida de 7 meses, nao trabalho e nao sou contribuinte do inss. Tenho direito? O quê devo fazer ?

  12. at 17:30 #

    trabalhei de carteira assinada sair do serviço 19/12/2012 meu filho nasceu dia19/12/2013 dei entranda no inss dia 14/01/2014 quem me atendeu meu deu um papel com o numero do meu beneficio conrre risco de nao consegue receber linça maternidade

  13. Eu recebe uma parte do auxilio maternidade no banco da cidade onde morava,mas tive que me mudar para outra cidade. Gostaria de saber se posso retira a outra parte em outa agencia onde estou morando agora?

  14. marceli erica de lima
    at 14:03 #

    eu sou servidora publica e tenho um bebe de 10 meses tenho direito ao salario maternidade.

  15. at 11:24 #

    Ola minha cunhada recebeu o beneficio em uma parcela unica o filho dela tinha um ano e meil gostaria de saber eu estou gravida de 5meses se eu pedir o meu beneficio vou receber em uma parcela só ou em parcelas obrigada aguardo anciosa a resposta♥

  16. at 15:08 #

    Trabalhei 4 meses em uma empresa e 10 meses em supermercado quando fui demitida depois de um mês desempregada eu engravidei minha filha fez 2 mês e tenho 1 ano que estou desempregada tenho direito autora. Salário maternidade

  17. at 16:17 #

    Engravidei no meu seguro desemprego. O valor do meu Salário maternidade, vai ser de acordo ao meu ultimo salário, ou um salário mínimo ?

  18. melissa
    at 15:22 #

    olha trabalhei 1 ano e 7 meses,fui demitida em fevereiro desse ano
    e agora com 10 meses de demissão engravidei
    tenho direito ao salario maternidade?
    pelo q vi é 12 meses só após desligamento da empresa até o nascimento
    e se eu contribuir a com inss autonoma,ou do lar vou ter direito a receber?
    o auxilio ?

  19. at 14:06 #

    Boa tarde!

    Estou de licença maternidade, vai até dia 16/01/2014, após esse período existe outro beneficio? fiquei sabendo que temos direito a sair duas horas mais cedo do trabalho ou ficar quinze dias em casa. isso é verdade.
    No meu caso minha licença acaba em Janeiro eu poderia pegar esses quinze dias em casa com o pediatra da minha filha? eu recebo por esses quinze dias pela empresa? apos esses quinze dias eu posso solicitar minhas ferias?

    obrigada!

  20. at 11:52 #

    Ola,estou gravida de 4 meses e tenho 3 meses que estou pagando meu ins como autonomo.gostaria de saber se tenho direito ao salario martenidade.

Comente