INSS Benefícios

Tudo sobre os Benefícios do INSS – Extrato, Consulta, Aposentadoria

A Previdência Social oferece varias modalidades de benefícios além da aposentadoria. É uma instituição pública que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados.

A renda transferida pela Previdência Social é utilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte, quando ele perde a capacidade de trabalho, seja pela doença, invalidez, idade avançada, morte e desemprego involuntário, ou mesmo a maternidade e a reclusão.

Benefícios Previdenciários do INSS

Aposentadoria por idade

Aposentadoria por invalidez

Aposentadoria por tempo de contribuição

Aposentadoria especial

Auxílio- doença 

Auxílio- acidente

Auxílio-reclusão

Pensão por morte

Salário- maternidade

Salário- família

O INSS nunca solicita dados, como o número de benefício, por e-mail, mas é possível fazer agendamento pela internet, mais informações sobre os requisitos e a documentação necessária para pedir as aposentadoria, estão disponíveis no site da Previdência, que também mantém atualizada a legislação do setor. Mais de 130 mil pessoas que passaram a receber benefícios do INSS, entre 5 abril de 1991 e 1º de janeiro de 2004, têm direito a receber dinheiro atrasado.

O importante é saber que a contribuição ao INSS funciona como um “seguro de vida”, pois quando houver necessidade o INSS poderá ser acionado e então o contribuinte resgatará consequentemente o valor necessário até sua reabilitação ao cotidiano de trabalho ou poderá se beneficiar de uma ajuda de custo (aposentadoria) por tempo indeterminado.



PUBLICIDADE

31 Comentários em “INSS Benefícios”

  1. cilene
    at 9:45 #

    A Secretaria de Educação do Estado do Paraná exige este documento: “Certidão Negativa
    de Benefício – PESNON”, onde e como consigo esse documento? Há possibilidade de consegui-lo via internet?
    Grata desde já.

  2. LORINETE TREVISAN SIGNORI
    at 11:40 #

    Ola Bom dia!
    Fiz minha pericia médica , foi concedido pelo médico o meu auxilio doença, Só que ele me informou que eu não sou assegurada do INSS e eu pagava como autônoma e agora com registro em carteira a empresa desconta em conta cheque.será que a empresa não esta fazendo os depósitos?
    aguardo resposta.

  3. jacqueline nunes da cruz
    at 21:07 #

    Preciso ver o extrato do INSS,mas o sistema me pede o número do benefício,eu não tenho pois meu patrão não me entregava nenhum comprovante,pois alegavam fazer pagamentos on_line. Peço que me ajudem.

    Jacqueline

  4. Sandra Mara
    at 9:02 #

    Bom dia.
    Minha mãe está em benefício de auxilio doença há mais de 5 anos, desde abril de 2009, a mesma não apresenta condições de melhora em sua saude, ao contrário, suas condições clínicas têm piorado, pois alem dos problemas de hernia de disco, também agravou-se para fibromialgia, problemas psiquiátricos, netre outros.
    Gostaria de uma resposta quanto aos seus direitos à aposentadoria.
    Soube por um conhecido que após 5 anos de benefício direto, o assegurado tem direito a ser aposentado. Gostaria de verificar se é verdade, e qual a lei que determina este direito.
    Ficaria muito grata se alguém me ajudasse, pois a situação está muito grave.
    desde já agradeço a quem puder me responder.
    Sandra Mara

  5. sirlea chermou de andrade
    at 17:28 #

    duvidas trabalhei em uma firma de comtrato de trez meses no erildo do contrato fiz uma cirurgia no dia 25/04/2014; o termino do contrato era no dia 03/05/2014; fui demetida no dia 22 /04/2014.tres dias antes da minha cirurgia eguei o atestado medico ; 40 dias a firma me comunicou que nao tenho direito ao beneficio. ha nao foi dada baixa na carteira ate dia 30 /04/2014. me ajudem obrigada

  6. Tive câncer de pele(melanoma) quero solicitar a isenção do IR, baseada na Lei 7713, 22/12/1988, sou de Porto Alegre/RS, a quem devo encaminhar a solicitação e a devida documentação?

  7. CELSO GRAMINHO
    at 13:04 #

    Solicito informações sobre recurso de aposentadoria, estou aposentado pela comum e entrei com recurso para especial, gostaria de saber o numero do processo para acompnahar o andamento.

  8. tenho 54 anos e estou requerendo pensao por morte do meu irmao enao posso trabalhar pois tenho depressao profunda e me trato acinco anos anterior ao falecimento do meu irmao

  9. COMO VERIFICAR A DATA DO AUXILIO DOENÇA

  10. Jose maria pereira gomes
    at 11:20 #

    recebi o auxilio doença no ano de 2004 a 2007 e aposentei em 2011 . Eu tenho direito de receber esta revisão e quanto vou receber?

  11. ANTONIO JOÃO JARDIN
    at 12:47 #

    PERGUNTA : TENHO INSENÇÃO DE IPTU ? O EXTRATO QUE TIREI AQUI AGORA DÁ
    1.419,78 <

  12. eu tive avc

  13. gostaria de saber eu estou no beneficio [loas e validade para 10 anos da revisaõ e estou com 64 anos de idade.eu tenho o direito de pedir a aposentadoria por idade e abrir do direito do loas tenho64 ano e vou compretar 65 e contribui 24 anos,no final do ano.eu tenho o direito

  14. Bom dia , queria tirar minhas duvidas fiquei pelo benefício a um ano e meio, e agora em julho me deram alta porem, ainda estou doente, e com os mesmos sintomas, não posso pegar ônibus ou metro ou trem porque a doença que esta no meu corpo não me deixa em paz.
    Não posso ficar a onde tem ar condicionado, que meus ossos doem por causa da inflamação que tenho nas articulações, a doença chama (derma polimiosite ) fico bem um ou três dias na semana quando não faço esforço ou não faço algo parecido a qual citei a cima, meus exames na maioria das vezes normal porem meu medico diz que é a doença que esta equilibrada, porem os peritos falam que estou pronto ao trabalho, tenho pressão muito alta por causa do remédio que tomo chamado prenidisona metroecxato e acido fólico, por isso tenho que tomar captopril 25m isso todos, choro de dor todos dias e pesso socorro por que agora sem receber o beneficio estou mais doente tenho três filho pago aluguel, estou muito preocupado com essa minha situação, se tiver alguém ai que possa me ajudar por favor entre em contato comigo por este e-mail marcelovidal2011@live.com ou tel 2132868350 021 76242027 meu nome é Marcelo Raimundo Jose o numero do meu benefício é 544097412-8 desde já agradeço obrigado!

  15. Eu queria saber se o meu benefio sera liberado um dia pois estou esperando a mais de um ano?

  16. ELIEDNA
    at 22:25 #

    GOSTARIA DE SABER QUE COMO SOU CUIDADORA DE MINHA MÃE,TENHO DIREITO DE RECEBER 25% DA APOSENTADORIA,FOI ASSIM QUE ME DISSERAM,COMO DEVO FAZER PARA SABER SE TENHO DIREITO E QUERO UMA ORIENTAÇÃO ,PARA ME INFORMAR ONDE IR?

  17. Antonio Mendes de Carvalho
    at 10:31 #

    Há alguns meses atras comprei uma geladeira para minha irma nas casas Bahia, como ela está atrasada com algumas prestações meu nome foi para o Cerasa, gostaria de saber se meu beneficio pode ser suspenso por este motivo.

    Agradeceria resposta urgente.

  18. EU SOU PAI DO LELE ESTOU USANDO ENDEREÇO DELE EU TENHO 33 ANOS E 4 MESES DE COMTRIBUIÇAO ESTOU RECEBENDO AUXILIO DOENÇA POSSO PEDIR MINHA APOSENTADORIA PORQUE MEU AUXILIO VAI ACABAR A IMPREZA ESTA ACABANO TENHO 58 ANOS VOU VIVER COMO AGRADEÇO ALG ccUEI ME AJUDACLAUDYR

  19. gostaria de saber como que faz para ver um processo em andamento de 15 anos atras,do meu sogro.

  20. bom dia,moro em portugal,a12 anos estou indo embora para meu rico pais,brasil.gostaria de saber quanto anos. vou ter para-me aposentar.pois tenho 46 ano .aqui sempre fis muito desconto. eu ja posso pedir minha posentadoria, a minha saude,não ando bem.

  21. MARIA DO CARMO DE OLIVEIRA
    at 12:58 #

    NÃO RECEBI EXTRATO ANUAL PARA IMPOSTO DE RENDA COMO DEVO PROCEDER
    ATENCIOSAMENTE,

  22. Sandra Maria Lebre Rezende
    at 12:05 #

    Ouvi falarem que mesmo sem contribuir o cidadão terá direito a um salário mínimo quando tiver 60 anos. Gostaria de saber se isto é verídico e o que fazer, sou usuária de bengala, portanto deficiente e sou divorciada. Poderiam por favor me responderem

  23. Jane Maria Berg Pinheiro Chagas
    at 19:21 #

    Trabalhei de 1967 a 1971 na FININVEST S/A, depois vendida ao Unibanco que juntou-se ao Itaú, entrei com meu pedido de aposentadoria em 15/12/2009, o funcionário me solicitou a FRE, o Itaú depois de um ano de emails e telefonemas pedindo tal documento disse não ter achado. Entrei com advogado, pois tenho a carteira assinada, carimbada, e testemunhas que trabalharam comigo na época, o juiz negou, pois disse que a empresa não tem obrigação de guardar documentos por mais de 30 ANOS.Peço orientação onde obter documentos que comprovem os anos trabalhados que não existem nos computadores do INSS.Nem o Itaú os possui, como devo agir? Atenciosamente,
    Jane Chagas.

  24. gostaria de saber como é aposentadoria do professor municipal celetista.Conta só tempo de serviço ou tempo de serviço e idade? Obrigada

  25. bom dia já faz mais de 3 mês que foi dado entrada no inss aminha aposentadoria e ate agora nada trabalhei 37anos de minha vida,e não tenho resposta do inss

  26. gostaria de saber se conssigo ver resutado de aucilio doenssa na enternete

  27. carlos
    at 19:04 #

    Boa noite,meu patrão fica vários meses sem me entregar o meu contra cheque,agora é que fui ver que minha carteira esta assinada com 900,00 reais e meu contra cheque só vem 645,00 reais,acho que ele esta me enganando,o que devo fazer?Sem contar que eu infartei a três meses atras e tive que operar o coração e ele não quer me pagar meus 15 dias de atestado,obrigado.

  28. Kátia de Oliveira
    at 12:03 #

    Tenho uma filha com necessidades especiais, em consequencia de sequela de Toxoplasmose, e preciso saber qual é o procedimento para requerer a aposentadoria a que ela tem direito. Obrigada,Kátia.

  29. edimlson francisco da silva
    at 20:26 #

    Boa noite apesar de não um agente fico indignado quando vejo irregularidade por isso é que estou entrando no sistema gostaria de ter como encontra se uma pessoa que eu conheço é beneficiada ou não pelo inss.
    agradeço muito pois vejo muitas coisas suspeita por aqui obrigado

  30. CLAUDIANE ALVES
    at 17:14 #

    TRABALHO EM UMA EMPRESA E TENHO DUVIDAS A RESPEITO DO RECOLHIMENTO CORRETO,COMO POSSO SABER?

  31. manoel oliveira da silva
    at 18:58 #

    para fazer a revisão da aposentadoria necessito do que?

Comente