Novas Regras para Aposentadoria

Confira as novas regras para aposentadoria de servidor público e saiba o que mudou

A aposentadoria é um direito de todas as pessoas que trabalham duro para garantir seus direitos. E este ano, os aposentados viram algumas novas regras da aposentadoria na forma como eles irão receber seu benefício. Mas avisamos logo aos trabalhadores comuns, que estas novas regras valem apenas para os servidores civis da União. Ou seja, apenas para os funcionários que entram no serviço público. Nas novas regras, quem é servidor público não ganha mais a aposentadoria integral. Se esta pessoa deseja receber acima do teto previdenciário, ela vai ter de fazer uma contribuição para a previdência, à parte da que já faz para a aposentadoria.

Para entender melhor como irá funcionar a nova aposentadoria, daqui para frente, vamos fazer uma pequena explicação. Foi votado pelo congresso, um novo teto do INSS. A presidenta Dilma Rousseff sancionou o novo teto previdenciário em R$3900. Ou seja, os servidores públicos que desejarem receber um valor acima deste na sua aposentadoria integral, deverão fazer um fundo de previdência complementar, pagando um valor extra a partir dos 35 anos de contribuição pré-estabelecidos.  Desta forma, para formar esse fundo complementar, foi criado a Funpresp. A Funpresp terá três segmentos, um legislativo, um executivo e um judiciário. Cada qual para a sua área de serviço público da união.

Como ficam a partir de agora, a aposentadoria? Atualmente o servidor público contribui com 11% de seu salário e o servidor da união com 22%. Os aposentados anteriores a 2003 irão receber o salário integral. Para os ingressos após 2003, o valor é calculado sobre 80% do valor de suas maiores contribuições. Basicamente, a porcentagem de contribuição não muda, mas o valor não poderá passar do teto de R$3900. Para receber acima desse valor, deverá se fazer o fundo complementar. No prazo de 6 meses, todos os órgãos da união deverão criar as entidades responsáveis por gerir o novo fundo complementar. Estes terão um prazo de 8 meses para entrar em funcionamento. Espero que o artigo os tenha sido útil.



PUBLICIDADE

64 Comentários em “Novas Regras para Aposentadoria”

  1. ROBERTO COSTA
    at 1:14 #

    JÁ TENHO 65 ANOS E IREI ME APOSENTAR PELA IDADE. E TENHO 28 ANOS E TRÊS MESES DE CONTRIBUIÇÃO. IREI PERDER MUITO DO MEU FRAQUINHO ORDENADO ????????????????

  2. Tenho 57 anos, sou doente ( cardiopatia ) e sou professora da rede municipal, desde 1975. Só que vários anos era contrato; só a partir de 2002 me tornei efetiva ( concursada). Durante esses anos, alguns deixei de trabalhar, e trabalhei também 2 anos na área da saúde. Como fica minha situação para me aposentar? Contando o tempo de serviço bruto ao todo, dá mais de 30 anos. Me ajudem por favor.

  3. Sonia Maria Araujo Silva
    at 15:16 #

    Boa tarde

    Gostaria de um esclarecimento, sou funcionária pública há 14 anos dizem que funcionário público não se aposenta por idade.

    Já tirei o meu QUINIS no INSS e só tenho 9 anos na carteira .

    Daqui a 2 anos completarei 55 anos e como vai ficar a minha aposentadoria, poderia pagar a diferença para me aposentar, me esclareça por favor.

  4. rosania
    at 19:12 #

    Tenho 40 anos e 20 de contribuição e tem 4 anos que não pago .faltam 10 anos .para completar 30anos .Gostaria de saber se posso pagar esses 10 anos de uma só vez?

    • Maria vilma vieira de jesus
      at 10:06 #

      maria vilma
      tenho 27 anos de contribuiçao e gostaria de saber se eu contribuir sobre 2 salário qual seria o valor da aposentadoria?

  5. at 22:24 #

    Gostaria de saber se a nova lei para se aposentar vai valer também aos antigos q já tem a carteira assinada antes mesmo de surgir essa nova lei?

  6. sou funcionaria publica ha 27 anos ,tenho 63 anos de idade ,so sou concursada do ano 1999, tenho 6 anos de carteira assinada, o restatante e fundo de partipação (fundo proprio) para que eu me aposente sem perca quanto tempo, ainda me falta, sempre fui professora, tenho especialização em pscopedagogia desde ja obrigada. aguardo resposta o mais breve possivel.

  7. jose belo
    at 11:47 #

    somente com pagamento de 4,26 por viagem de frete, dará direito a me aposentar por 70 anos de idade??????????????????????, ou tem que fazer outro tipo de contribuição

  8. Trabalho como professora infantil numa escola particular desde 1989. comecei com um salario minino na carteira depois em 2002 passei para 2 mininos, em 2009 passei para 3 mininos pois minha carga horaria aumentou, completo 25 anos de sala de aula e contribuição no 05 de março 2014, e 28 de idade, como será calculada minha aposentadoria? terei alguma perda pq da idade? o que devo fazer?
    será um perda grande? qual a idade em sala de aula?

  9. lucinda maria
    at 23:41 #

    Senhores (a).
    Gostaria de saber se consigo pagar os 3 anos faltantes para a minha aposentadoria e qual sera o valor dessa prestação ? Sendo que nao trabalho mais com registro.

    E possível o pagamento total do restante de uma si vez ?
    Atenciosamente

  10. cicero
    at 17:21 #

    sou funcionario publico nao pago inss pago uma previdencia propria posso contribuir
    com o inss individual para ter direito um, benificio.

  11. at 10:26 #

    De que adianta se matar para pagar absudos a previdencia, se depois ela rouba nossos rendimentos. Eu mesmo contribui com 3 salarios referencia, e depois de 10 anos recebo um misero minimo, sem direito a reclamar. Outra, previdencia é uma mãe para algumas categorias e madrasta para outras, porque varios regulamentos dentro de um mesmo paiz?

  12. luiz carlos leite ramos
    at 15:46 #

    sou funcionário publico concursado da seduc mt no cargo de vigia e funcionário de uma firma privada de segurança no cargo de vigilante, queria saber se posso me aposentar nos dois serviços.

  13. luiz carlos leite ramos
    at 15:41 #

    sou funcionário publico da seduc mt no cargo de vigia concursado e funcionário de uma firma de segurança privada no cargo de vigilante, queria saber se posso me aposentar nos dois empregos.

  14. vanessa
    at 11:42 #

    tenho 56 anos e 20 anos pagos de Inss, o que ficou faltando tem como pagar os atrasados para aposentar?

  15. Claudia Casagrande Gonçalves
    at 17:41 #

    Comecei a trabalhar de professora em 1980 sempre em sala de aula (crianças) estou com 52 anos de idade.Como será minha aposentadoria, integral?Já posso pedir? sem perder nada?Agradecida se for atendida.Abraço.

  16. at 20:43 #

    Olá, ja trabalhei com carteira assinada, temporária desde 2004 e contribui com fgts, parei no momento janeiro 2013, pois meu serviço é temporário, mas tem contrato na cart. de trabalho .Como faço para continuar pagando e quando me aposento?? desde já agradeço. por favor mandem pelo e-mail resposta…

  17. jania
    at 14:04 #

    um senhor tem 33 anos de trabalho e no passado nao asinaram sua carteira ele pode pagar os 2 anos que falta para se aposentar?

Comente