Pagar INSS Autônomo em Atraso

Como pagar o INSS Autonomo atrasado

Orientações ao trabalhador autônomo a fim de regularizar sua situação no INSS

O INSS é uma provisão do Governo Federal ao trabalhador, para fins de contribuição. O indivíduo deve contribuir ou ter descontado de seu salário mensalmente uma porcentagem de acordo com sua faixa salarial, para aposentaria futura, pensão, auxílios e outros benefícios.

Para os trabalhadores autônomos, ou seja, sem carteira assinada, contribuem como Contribuinte Individual. Nem sempre é fácil para o trabalhador autônomo pagar nas datas certas, pois seus rendimentos dependem de quanto faturou durante o período, até a data de pagamento do benefício. Mas há algumas orientações neste respeito a fim de guiar o profissional para colocar em dia sua pendência com o INSS.  Em primeiro lugar ele deverá comparecer à agência mais próxima ou acessar o site da PREVIDÊNCIA SOCIAL para atualizar seus cálculos em atraso e saber quanto irá pagar. Após este procedimento, receberá uma guia de pagamento. Em alguns casos se a dívida é muito grande, então o contribuinte deverá se dirigir à Receita Federal para o parcelamento.

Segundo uma advogada, Natali Araújo, o parcelamento pode ser feito em no máximo 60 vezes, e o contribuinte pode emitir até quatro parcelas mensais por competência de atraso e que o valor de cada parcela não pode ser inferior a R$ 200,00. Em caso de dúvidas, o trabalhador deve ir à uma agência. Não é necessario o agendamento da visita pelo telefone 135.

Se o trabalhador autônomo nunca optou em contribuir e deseja fazer isso pela primeira vez ou se ficou algum tempo inativo, pagando em períodos diferentes dos trabalhados, poderá pedir uma retroação através da Retroação da DIC. É necessário ter em mãos todos os documentos que comprovem sua atividade. Após estes procedimentos feitos, o trabalhador autônomo receberá um carnê e deverá efetuar o pagamento em agências ou pontos autorizados, como Casas Lotéricas, Bancos indicados ou no próprio posto da Previdência.



PUBLICIDADE

102 Comentários em “Pagar INSS Autônomo em Atraso”

  1. at 16:57 #

    como posso saber quanto tempo ainda devo contribuir para o inss tenho 54 anos e trabalhei em algums lugares de carteira assinada e depois 5 anos em uma coperativa ,pagava autonomo depois sai passei anos em contribuir agoraa dois anos voltei a contribuir como posso saber quanto tempo ja contribui e quanto falta pra me aposentar

  2. maria lucia nunes silva
    at 2:00 #

    Por motivos financeiros atrasei minha autonomia desde abril 2015…gostaria de saber como faço pra pagar esse débito e posso continuar pagando normalmente?

  3. Valdemiro Knidel
    at 17:34 #

    Me informe percentual de multa e de juros do inss de pagamento individual do código 1473 e também do código 1007.
    e nos juros contam se domingos e feriado também?

  4. at 16:03 #

    Minha mãe paga retornou a pagar o INSS a mais ou menos 6 anos com autônoma.Porem por um problema financeiro recente , ela não efetua o pagamento a três meses.Como faremos pra regularizar a situação e continuar a pagar o INSS a partir desde mês?

  5. Neilton Amorim de Carvalho
    at 10:22 #

    Carteira assinada até 1995 e só em 1999 voltei a contribuir como micro empresário.Esses quatro anos posso regularizar? E como?
    Grato.

  6. ALECSANDER FREDERICH MOREIRA FERREIRA
    at 16:32 #

    Trabalhei como autonomo por sete anos exercendo a advocacia sem contribuir para o INSS e sem inscrição, de 1999 a 2006.
    A partir de 2006 tomei posse em cargo público e solicito informações sobre a possibilidade de recolhimento retroativo referente ao período compreendido entre 1999 e 2006, como advogado.
    Tenho documentação que comprova a inscrição junto à OAB/RJ no período.

  7. berenice
    at 18:14 #

    Oi, tenho 52 anos e já trabahei 5anos, hoje sou autônoma. Como faço pra pagar o INSS e quantos anos ainda devo pagar

  8. berenice
    at 18:13 #

    Oi, tenho 512anos e já trabahei 5 anos, hoje sou autônoma. Como faço pra pagar o INSS e quantos anos ainda devo pagar

  9. Sempre trabalhei com carteira assinada, desde os 20 anos de idade, e com 48 anos fiz uma cirurgia de plastia na válvula mitrar (coração), e agora com 62 anos, fiquei sabendo que eu tinha direito de me encostar, pois contribui por bastante tempo antes disto. Poderia ter me encostado com os 48 anos, e gostaria de saber se tem como me encostar e receber inclusive os anos em atraso. Como fica minha situação? Aguardo resposta. Obrigado!!!

  10. Maria Elaine Alves
    at 11:53 #

    Trabalhei por dois anos numa empresa de eletrônica, isto é no período de 1990 a 1992 , só aí eu contribui para o INSS, depois trabalhei autônomo mas não contribui mais, hoje estou com 50 anos e gostaria de saber se tem como eu colocar em dia minha situação com o INSS para me aposentar com 60 anos. Tem como parcelar? Como proceder agora, por favor me ajudem! Obrigada !!!

  11. Angela
    at 11:42 #

    Olá gostaria de tirar uma dúvida.
    Já contribui durante 8 anos carteira assinada, agora sou autónoma e pago individual.
    A última contribuição de carteira assinada foi abril de 2012, voltei a pagar Dezembro de 2013 referente a Novembro de 2013. Estou gravida e ganho meu bebê em Março 2014.
    Gostaria de saber se tenho direito ao salário maternidade ou se tenho que pagar algo retroativo para ter direito?

    Desde já agradeço e no aguardo.

    Angela

  12. at 5:17 #

    Gostaria de saber se posso pagar os meses atrasado do meu pai sem que seja preciso ele saber ou comparecer na agencia

  13. ana alice nobre
    at 20:06 #

    meu pai trabalhava em uma empresa durante 8 anos, ate o ano de 1993, só teve a carteira assinada novamente em 2010. foi dispensado em 2012. hj ele tem 48 anos, trabalhou desde os 19 anos como mecânico. tem sua propria oficina mecanica, mas não é registrado em nada perante ao INSS. Como podemos proceder? podemos pagar os atrasado, para que quando chegar ao tempo de contribuição o mesmo possa se aposentar?

  14. Elisangela
    at 11:52 #

    Boa tarde,

    Estou desempregada a mais de 1 ano e 8 meses, como eu vaco pra pagar o atraso do inss desse período?

    Att.,

Comente