Pagar INSS Autônomo em Atraso

Como pagar o INSS Autonomo atrasado

Orientações ao trabalhador autônomo a fim de regularizar sua situação no INSS

O INSS é uma provisão do Governo Federal ao trabalhador, para fins de contribuição. O indivíduo deve contribuir ou ter descontado de seu salário mensalmente uma porcentagem de acordo com sua faixa salarial, para aposentaria futura, pensão, auxílios e outros benefícios.

Para os trabalhadores autônomos, ou seja, sem carteira assinada, contribuem como Contribuinte Individual. Nem sempre é fácil para o trabalhador autônomo pagar nas datas certas, pois seus rendimentos dependem de quanto faturou durante o período, até a data de pagamento do benefício. Mas há algumas orientações neste respeito a fim de guiar o profissional para colocar em dia sua pendência com o INSS.  Em primeiro lugar ele deverá comparecer à agência mais próxima ou acessar o site da PREVIDÊNCIA SOCIAL para atualizar seus cálculos em atraso e saber quanto irá pagar. Após este procedimento, receberá uma guia de pagamento. Em alguns casos se a dívida é muito grande, então o contribuinte deverá se dirigir à Receita Federal para o parcelamento.

Segundo uma advogada, Natali Araújo, o parcelamento pode ser feito em no máximo 60 vezes, e o contribuinte pode emitir até quatro parcelas mensais por competência de atraso e que o valor de cada parcela não pode ser inferior a R$ 200,00. Em caso de dúvidas, o trabalhador deve ir à uma agência. Não é necessario o agendamento da visita pelo telefone 135.

Se o trabalhador autônomo nunca optou em contribuir e deseja fazer isso pela primeira vez ou se ficou algum tempo inativo, pagando em períodos diferentes dos trabalhados, poderá pedir uma retroação através da Retroação da DIC. É necessário ter em mãos todos os documentos que comprovem sua atividade. Após estes procedimentos feitos, o trabalhador autônomo receberá um carnê e deverá efetuar o pagamento em agências ou pontos autorizados, como Casas Lotéricas, Bancos indicados ou no próprio posto da Previdência.





102 Comentários em “Pagar INSS Autônomo em Atraso”

  1. como posso saber quanto tempo ainda devo contribuir para o inss tenho 54 anos e trabalhei em algums lugares de carteira assinada e depois 5 anos em uma coperativa ,pagava autonomo depois sai passei anos em contribuir agoraa dois anos voltei a contribuir como posso saber quanto tempo ja contribui e quanto falta pra me aposentar

    Responder
  2. maria lucia nunes silva

    Por motivos financeiros atrasei minha autonomia desde abril 2015…gostaria de saber como faço pra pagar esse débito e posso continuar pagando normalmente?

    Responder
  3. Valdemiro Knidel

    Me informe percentual de multa e de juros do inss de pagamento individual do código 1473 e também do código 1007.
    e nos juros contam se domingos e feriado também?

    Responder
  4. Minha mãe paga retornou a pagar o INSS a mais ou menos 6 anos com autônoma.Porem por um problema financeiro recente , ela não efetua o pagamento a três meses.Como faremos pra regularizar a situação e continuar a pagar o INSS a partir desde mês?

    Responder
  5. Neilton Amorim de Carvalho

    Carteira assinada até 1995 e só em 1999 voltei a contribuir como micro empresário.Esses quatro anos posso regularizar? E como?
    Grato.

    Responder
  6. ALECSANDER FREDERICH MOREIRA FERREIRA

    Trabalhei como autonomo por sete anos exercendo a advocacia sem contribuir para o INSS e sem inscrição, de 1999 a 2006.
    A partir de 2006 tomei posse em cargo público e solicito informações sobre a possibilidade de recolhimento retroativo referente ao período compreendido entre 1999 e 2006, como advogado.
    Tenho documentação que comprova a inscrição junto à OAB/RJ no período.

    Responder
  7. berenice

    Oi, tenho 52 anos e já trabahei 5anos, hoje sou autônoma. Como faço pra pagar o INSS e quantos anos ainda devo pagar

    Responder
  8. berenice

    Oi, tenho 512anos e já trabahei 5 anos, hoje sou autônoma. Como faço pra pagar o INSS e quantos anos ainda devo pagar

    Responder
  9. Sempre trabalhei com carteira assinada, desde os 20 anos de idade, e com 48 anos fiz uma cirurgia de plastia na válvula mitrar (coração), e agora com 62 anos, fiquei sabendo que eu tinha direito de me encostar, pois contribui por bastante tempo antes disto. Poderia ter me encostado com os 48 anos, e gostaria de saber se tem como me encostar e receber inclusive os anos em atraso. Como fica minha situação? Aguardo resposta. Obrigado!!!

    Responder
  10. Maria Elaine Alves

    Trabalhei por dois anos numa empresa de eletrônica, isto é no período de 1990 a 1992 , só aí eu contribui para o INSS, depois trabalhei autônomo mas não contribui mais, hoje estou com 50 anos e gostaria de saber se tem como eu colocar em dia minha situação com o INSS para me aposentar com 60 anos. Tem como parcelar? Como proceder agora, por favor me ajudem! Obrigada !!!

    Responder
  11. Angela

    Olá gostaria de tirar uma dúvida.
    Já contribui durante 8 anos carteira assinada, agora sou autónoma e pago individual.
    A última contribuição de carteira assinada foi abril de 2012, voltei a pagar Dezembro de 2013 referente a Novembro de 2013. Estou gravida e ganho meu bebê em Março 2014.
    Gostaria de saber se tenho direito ao salário maternidade ou se tenho que pagar algo retroativo para ter direito?

    Desde já agradeço e no aguardo.

    Angela

    Responder
  12. Gostaria de saber se posso pagar os meses atrasado do meu pai sem que seja preciso ele saber ou comparecer na agencia

    Responder
  13. ana alice nobre

    meu pai trabalhava em uma empresa durante 8 anos, ate o ano de 1993, só teve a carteira assinada novamente em 2010. foi dispensado em 2012. hj ele tem 48 anos, trabalhou desde os 19 anos como mecânico. tem sua propria oficina mecanica, mas não é registrado em nada perante ao INSS. Como podemos proceder? podemos pagar os atrasado, para que quando chegar ao tempo de contribuição o mesmo possa se aposentar?

    Responder
  14. Elisangela

    Boa tarde,

    Estou desempregada a mais de 1 ano e 8 meses, como eu vaco pra pagar o atraso do inss desse período?

    Att.,

    Responder

Deixe um Comentário