Pensionistas do INSS

Benefício de Pensão do INSS

Assim como os aposentados recebem o seu benefício mensalmente, os pensionistas do INSS também tem o seu benefício pago todos os meses. Atualmente o único benefício de pensão pago pela Previdência Social através do INSS é o de Pensão por Morte. Ele é pago a família do segurado quando o mesmo vem a óbito por causa acidental ou natural. Não há tempo mínimo de contribuição junto a Previdência Social para receber o benefício, no entanto o segurado tem que ter qualidade (ter contribuído por no mínimo 1 mês no ano anterior a morte).

O benefício de pensão por morte é pago a conjugues, filhos menores até completar maior idade, irmão ou filho maior de idade em caso de incapaz. Os pais também podem receber a pensão por morte, desde que provem ser dependentes financeiramente do segurado. E o benefício pode ser pago a mais de um dependente, desde que seja provado ao INSS a dependência financeira de todos os pensionistas, o valor pago será rateado em partes iguais entre os dependentes.

No caso de morte do pensionista ou o irmão ou filho seja emancipado (complete 21 anos), não sendo o benefício transferível. A morte presumida também pode ser considerada para receber a pensão por morte, em casos de desaparecimento em catástrofe, acidente ou desastre. O caso deve ser provado com boletim de ocorrência, noticias na mídia ou testemunhas.

Os pensionistas do INSS tem os direitos semelhantes ao dos aposentados do INSS, tendo o valor do benefício reajustado anualmente de acordo com o valor do salário mínimo em vigor. Salvo para casos em que a pensão é maior do que o salário mínimo, desta forma as regras para o aumento da pensão é de acordo com as regras da categoria.

O número de atendimento ao pensionista é o 135, a ligação é gratuita.





169 Comentários em “Pensionistas do INSS”

  1. SANDRA

    eu recebo pensão do meu pai falecido, vou fazer 18 anos e queria saber se tenho o direito de continuar recebendo, pois já estou cursando faculdade.

    Responder
  2. olá miha mae e pensionista reciso saber o numero do beneficio dela.como faco

    Responder
  3. minha mãe ficou víuva em à 20 anos,na época ele começou a receber pensão do meu pai,e logo surgiu 3 pessoas uma se dizendo mulher dele e outras duas filhas menores na epoca,a pensão ficou dividida em 4 partes, minha mãe é a mais velha, nos foi informado que quando essas menores atingissem 21 anos, a pensão seria repassada para só para duas no caso a minha mãe esposa legitima e a suposta numero 2,.pergunto isso procede, como devo fazer pra saber se isso realmente foi feito, pois as menores hj já estão com mais de 30 anos, e só agora minha mãe se deu conta de ver isso.

    Responder
  4. Rafael Gonçalves Vieira

    GOSTARIA DE SABER SE UMA PESSOA Q RECEBE BENEFICIO, DE AUXILIO DOENÇA SE ESSA PESSOA SE CASAR PERDE O BENEFICIO? TO PERGUNTANDO PORQUE ISSO OCORRE COM UM PRIMO MEU.

    Responder
  5. juliana

    Eu ganho pensão sou pendente de meu pai e minha mãe que são falecidos gostaria de saber se tem como eu continuar ganhando depois dos 21 anos de idade?

    Responder
  6. Oi meu pai morreu mais ele estava recebendo auxilio doença eu queria saber se minha mãe teria o direito no beneficio e se teria direito.Quais é os documentos obrigatorios.
    Obrigada

    Responder
  7. eu tive um aborto eu tava de 7 semana 11 dias de gravidez eu tive um aborto.

    Responder
  8. SOLANGE

    Bom dia
    Sou divorciada a poucos dias, e meu ex marido mora com uma mulher ah 2 anos. Ele tem 88 anos, sempre vivi na dependencia dele, fui casada com ele 35 anos e tivemos 2 filhas que já são de maiores e casadas. Hoje tenho 55 anos. Essa nova companheira dele tem 65 anos e é terapeuta ocupacional aposentada, tem filhas casadas tbm, não sei se ela recebe alguma pensao de outras uniaos.Eu recebo 20% dos salarios dele, já que ele e tenente reformado da marinha, aposentado da embratel e inss. Recebo esse salario atraves de um acordo judicial, meu divorcio esta assinado já, so falta o juiz assinar. Gostaria de saber , se ele vier a casar com ela, ela ficara como viuva na morte dele fPerco meus direitos? tenho como tirar a pensao dela se provar que ela tem outras fontes pagadoras?
    Eu posso namorar alguem, vivo escondida com medo, pois ela coloca detetive para me seguir, soube atraves de amigos do meu ex.
    Queria refazer minha vida , mas tenho medo de perder a pensao.
    Não sou formada, pois a vida inteira me dediquei a minha familia.
    Aguardo com carinho sua resposta
    Obrigado e tenha um bom dia

    Responder
  9. Vania

    Boa tarde.
    Minha sogra recebia a aposentadoria dela e depois a pensão do marido que veio a falecer. ocorre que em 2003 ela tbém faleceu, mas deixou um filho totalmente deficiente qual é o valor correto que ele deverá receber de pensão??? Ja que ela recebia aposentadoria e pensão.Se puderes me responder no email ficarei grata.
    ATT. Vânia

    Responder
  10. gostaria de saber o seguinte ….minha sogra esteve jundo com uma pessoa a vida inteira sem casar , Ela pode receber o pansão do ( marido ) …..QUE FALECEU !!!!!!

    Responder
    • luciana cavalcante

      gostaria de saber o seguinte ….minha sogra esteve junto com uma pessoa sem casar ele faleceu , Ela pode continuar recebendo a pensão,ela tem um atual relacionamento mais não casou ela perde a pensão

      Responder
  11. boa tarde eu gostaria de saber sobre meu beneficio que é pensão por morte comecei a receber em 20/08/2013 mais o pagamento não veio certo eu tinha que receber no valor de 1.060 reais mais só tá sendo depositado o valor de 355.00 reais já fiz um requerimento mais até agora não obtive resposta não sei mais o que fazer estou passando por dificuldade por favor me ajuda.estarei aguardando resposta ! OBRIGADA!!!!

    Responder
  12. Erica

    Bom dia!
    Meus pais se separaram e a pensão da minha mãe é paga pela aposentadoria… Meu pai quer passar a aposentadoria dele para ela quando ele falecer, tem como deixar a aposentadoria para ex mulher? Ele tem que fazer algum documento e assinar? O que devo fazer?

    Responder
  13. Deusmar José Mendanha

    Boa tarde, minha mãe faleceu, minha irmã sempre cuidou dela por 32 anos, era deficiente visual e aposentada por invalidez, minha irmã nunca trabalhou, sempre cuidou de minha mãe, com a nova lei a pessoa que é cuidadora, foi reconhecida como profissão, minha irmã tem direito de continuar a receber seu beneficio ou receber a pensão dela por morte, temos toda a documentação e testemunhas que comprove. pois não há mais tempo para que consiga um emprego, pois já está com 50 anos de idade. gostaria de uma resposta.

    Responder
  14. tininho henrique da silva leite

    oi galera como casa perde aposentado ai como fazer o papel união não perde ??? responde

    Responder
  15. mona

    como faço para avisar o INSS sobre o falecimento de minha mãe, e também gostaria de saber o . Minha mãe recebia pensão pelo falecimento de meu pai, ele teve um filho com outro homem que não a registrou ela sendo de menor e com o falecimento de minha mãe ela tem direito a pensão

    Responder
  16. Mauricio lopes salgueiro

    A viúva já aposentada recebe também o beneficio do marido também já aposentado, ou seja receberá os dois benefícios?

    Responder
  17. MEU NETO TEM 13 ANOS E RECEBE PENSÃO POR MORTE, ELE TEM DIREITO A RECEBER SALÁRIO FAMILIA TAMBÉM???

    Responder
  18. meus filhos são pensionista do INSS de pensão por morte do pai deles que faleceu a um pouco mais de 3 anos ,eu estou querendo me casar ,gostaria de saber se eu continuo recebendo a pensão para os meus filhos como vem acontecendo ate hoje …

    Responder
  19. Maria Lígia

    Boa tarde. Preciso saber a que órgão me dirigir para resolver o problema de recebimento de minha tia idosa.Ela recebia normalmente pensão do pai falecido até sete meses atrás. Ocorre que ela ficou muito doente, está entre hospital e clínica, sem andar, sem autonomia. Esta semana a levamos ao banco, refizemos a senha e quando a conta foi acessada, não tem saldo algum. Como regularizar isso?

    Responder
  20. BOA TARDE,GOSTARIA DE SABER SE POSSO REQUERER A PENSÃO DA MINHA MÃE APOIS MORTE,EU CUIDO DELA E NÃO POSSO TRABALHAR,POIS JA ESTA COM 94 ANOS E EU DEIXEI DE TRABALHAR PARA CUIDAR DELA E NÃO TENHO RENDA ALGUMA NEM CASA PROPRIA

    Responder
  21. Camila

    Olá, eu era pensionista, completei 21 anos e perdi o beneficio… mas estou cursando faculdade particular e gostaria de saber se tem como recorrer a justiça para pedir que eu continue recebendo o beneficio para poder pagar meus estudos…? ou se existe alguma outra forma de eu recorrer pra receber, porque eu recebi uma carta do inss falando que eu ia receber a pensão no caso até 2017, estou um pouco confusa em relação a isso!

    Responder
    • roseli

      sou viuva mais nao era casada vivia a 20 anos quero saber se a pensao que minha filha recebe se posso passar pra mim quando ela for maior afinal 20 anos nao sao 20 dias

      Responder
  22. meu pai morreu ta cm + de 12 anos na epoca eu era menor de idade ai eu recebir uma pequena pençao mais ao completar 22 fui cortada.. eu queria saber se eu ainda tenho direito a alguma coisa;

    Responder
  23. SOU VIUVA DE UM PM DESDE 2009, RECEBO PENSÃO, SE EU PASSAR EM CONCURSO PUBLICO POSSO PERDER O BENEFICIO?? OBRIGADA ! LINA

    Responder
    • Oi gostaria de saber s quando uma pessoa recebe pensão por morte s ela casar de novo no civil s ela deixa de receber a pensão do falecido obrigado

      Responder
  24. lourdes

    Sou pensionista, tenho um companheiro e estou pensando em fazer uma declaração de união estável para ter direito no convenio medico. corro o risco de perder a minha pensão?
    Obrigada

    Responder
  25. jainara

    olá eu tenho atualmente 26 anos,meu pai faleceu e deixou uma pensão em meu nome,mais faz 4anos que o beneficio foi cortado,não sei o porque? mais queria saber se tem uma idade certa para cortar o beneficio?obrigada

    Responder
  26. oi quero muito faser uma pergunta meu pai faleceu eu tinha 9 anos e me lembro que minha mae recebia o beneficio no banco e dai a moça do banco tirava uma quantia em dinheiro e disia que era da menor no caso eu mas o banco faliu e eu nunca vi esse dinheiro quero saber se ele caduca ou se tenho ainda direito de tirar esse dinheiro do banco depois de adulta o banco se chamava bcn ela tambem ja e falecida minha no caso se por favor tenho esse direito me retonei desde ja obrigada

    Responder
  27. vou fazer 21 anos e recebo pensão por morte do meu pai, queria saber se posso passar pra minha mãe ou se ela continua recebendo pq o beneficio ta no nome dela

    Responder
  28. meu pai morreu quando eu era pekena vou fazer 21 anos e queria saber se eu posso passar a pensão pra minha mãe ou se ela continua recebendo pq

    Responder

Deixe um Comentário