Processos de revisão de benefícios e aposentadoria INSS

Revisão de benefícios do INSS e aposentadoria

Confira mais detalhes sobre os processos de revisão de benefícios e aposentadoria INSS e veja se você tem direito a revisão do INSS.

O Governo Federal propôs por meio da Lei n° 10.999 de 15 de dezembro de 2004, acordo para a revisão dos benefícios previdenciários concedidos com data de início posterior a fevereiro de 1994.

A revisão do INSS consiste em recalcular o salário de benefício original sobre os salários de contribuição anteriores a março de 1994, mediante aplicação de percentual de 39,87% referente ao índice de e ajuste do Salário Mínimo (IRSM) do mês de fevereiro de 1994.

Antes da Emenda Constitucional 20 de 1998, Lei 9.876 de 1999 instituíram o fator previdenciário, o Regime Geral de Previdência (RGPS) calculava o valor dos benefícios a serem concedidos, com base na média dos últimos 36 salários-de-contribuição do segurado, corrigidos monetariamente.

No período compreendido entre janeiro de 1993 a julho de 1994 vigorou o índice de Reajuste de Salário Mínimo (IRSM) de acordo com a lei n° 8.542 de 1992. No caso dos benefícios concedidos no período compreendido entre fevereiro de 1994 e março de 1997. O INSS utilizou a variante IRSM para a atualização dos últimos salários de contribuição apenas até janeiro de 1994 e converteu, em seguida, os valores então atualizados para a Unidade de Referência do valor (URV), instituído em 28 de fevereiro de 1994.

No entendimento da justiça, o procedimento adotado pelo INSS prejudicou os segurados em razão de não ter sido utilizado o IRAM de fevereiro de 2004, cujo índice é se 39,67%. Isso teria reduzido a renda mensal dos benefícios.

O número de benefícios prejudicados chegou a 1.8333, 148, desse total, 1,58 milhão estão ativos e serão corrigidos a partir da competência de agosto de 2004. A correção desse benefício ativo demandará 2,31 bilhões anuais.

No site da Previdência Socialtabelas com o quantitativo de benefícios revisados por Estados, Valores atrasados e segurados falecidos.

Se for o seu caso, a revisão de benefícios e aposentadorias do INSS, você pode consultar o seu benefício através do site da previdência digitando o número do benefício, assim como outras tantas informações.



PUBLICIDADE

80 Comentários em “Processos de revisão de benefícios e aposentadoria INSS”

  1. at 22:55 #

    ola gotaria de saber . meu pai tem 67 anos e ja tinha aposentado por idade resbeu 2 anos o inss mandou um cominicado k ele nao contrubuiu um mes e cortou o beneficio del ele tinha na epoca 62 63 anos ai um advogado pegou para resolver e ja fas 4 anos e nao conseguiu nem por tenpo de serviço e nem por idade e fica enrolando meu pai hoj ele tem ploblema de saud e nao pod trabalhar e nao tem onem um dos beneficio ok faço .

  2. SOU FRANCISCO ALBERTO ..DE LIMA ,CONTRIBUIDE
    at 12:11 #

    BOA TARDE ,SOU FRANCISCO ALBERTO .DE LIMA ,TRABALHO DO ANO DE 1975 HÁ 20014 TENHO DIREITO A PEDIR A APOSENTADORIA ?POR TEMPO DE TRABALHO? ME INFORME EU ESTOU SEM TER RESPOSTA NENHUMA ATE AGORA ,DESCULPE-ME POR ALGO QUE EU FIZ DE ERRADO , UM ABRAÇO , FRANCISCO ALBERTO DO R.J. NOVA IGUAÇU ….

  3. Elizabeth de Arruda Pinto
    at 13:43 #

    Aposentei em 1993 por tempo de contribuição. Entretanto, continuo trabalhando até hoje e contribuindo com o INSS. Estou com 70 anos e ainda estou em plena atividade profissional. Gostaria de saber se tenho direito a revisão de meu benefício de aposentadoria considerando o que contribui com o INSS nesse período após 1993 e em que legislação eu me enquadro. Obrigada

  4. Ana rita pedreira cerqueira
    at 20:15 #

    Gostaria de saber quanto tempo leva para mandar a carta do inss porque eu ja ganhei a causa na justica. Obrigado

  5. Levi camargo de melo
    at 1:14 #

    Gostaria de saber se depois de aposentado e continuar contribuindo para o inss,depois de alguns anos poderei pedir a revisão da mina aposentadoria.

  6. Levi camargo de melo
    at 1:14 #

    Gostaria de saber se depois de aposentado e continuar contribuindo para o inss,depois de alguns anos poderei pedir a revisão da mina aposentadoria.

  7. Entrei com o processo de pedido de aposentadoria em outubro de 2012 e aceitei a aposentaria em fevereiro de 2013, só que não conferiu o valor que me foi apresentado pelo INSS, em conformidade com a simulação que fiz no período de julho de 1994 a outubro de 2012, portanto, deu uma certa diferença no benefício, entretanto, tenho quase todos os holerites “desse período” me faltam 8(oito). para entrar com o pedido de revisão de benefício, eu tenho que providenciar os holerites faltantes?

  8. at 19:01 #

    me responda

  9. at 18:46 #

    eu ja tenho 18 de contribuicao pelas fabricas ki eu trabalhei eu com solda com hotmelt muito guente tinta a empresa nao colocou no ppp dei a entrada na aposentadoria tenpo de contribuicao foi negado a gora tou muito com dores forte no rosto nariz na cabeca fora tendinite nao sei ogue fazer nao tenho condicoes de trbalha sinto essa dor 24h a seis anos faco tratamento nao fico boa eu guero ki vs me ajude eu entra com recusos

  10. Gislene
    at 17:01 #

    Gostaria de saber o site para ver o andamento de processo.Aguardando resposta.

  11. antonio agra costa araujo
    at 20:22 #

    eu antonio, fui ao inss do catole campina grande pb,,requerer um beneficio social pelo qual foi feito exame quando sai do emprego que trabalhei por 10 anos,e foi concstatado uma ernia de disco, e o meu pedido do benificio mem foi negado,sabendo que tenho os meus direitos, e uma falta de respeito que o inss tem pra com os trabalhadores,se foce um corrupto de om politico ja estava assustentado pelo inss, poriço esta sujo essa politica nogenta beasil de menda de ladroes ,corroptos .brasil de 5 categoria brasil de politico imundos.sebosos e bando de picaretas .

  12. eu gueria saber guanto tempo leva um aposentado imdeferido em recursso porgue eu ja tem mais di um ano em recursso i eu ja tem 59 anos

  13. at 15:58 #

    Meu pai Orlando Merlini trabalhou 2 anos com carteira assinada, mas durante esse tempo e todo o tempo de trabalho contribuiu como rural, deu entrada na aposentadoria em 2011 para receber o beneficio com 60 anos, o pedido foi negado ele entrou novamente com advogado mas mesmo assim o INSS não aceitou o processo, e ele precisa muito deve beneficio pois está com muitos problemas de saúde, vcs poderiam verificar o processo e me responder pq ele ainda não tem o direito, qto tempo ainda deve esperar?

  14. mauri rodigues
    at 10:41 #

    eu tenho um problema de doença no feno do quadril direito passei por vario medico e todos me impediu de trabalhar figuei encostado no INSS 2 ano 2 messes dai o INSS cortou meu beneficio ai voltei no meu medico e ele ficou muito bravo com os medico do INSS e me deu uma carta para que o INSS me aposentasse mais o INSS negou de novo dai ele pediu que eu entrasse na justiça contra o INSS para pedir a aposentadoria eu arrumei o advogado e entrei entrei no dia 5/07/2012 e no dia 8/8/2012 eu fui clamado para fazer a pericia medica mais não pelo medico do INSS mais pelo medico da justiça federal eu queria saber se eu agi certo por que meu medico que esta cuidando de mi não me libera para trabalhar por que ele disse que eu não tenho condições de trabalhar e se ele me liberar e eu voltar a trabalhar e acontecer algum problema comigo eu vou querer processar ele por que ele me liberou sem condições de de trabalhar eu estou sem trabalhar e sem receber desde 18/02/2012 eu sou funcionário municipal concursado figuei no trabalho de 2001 ate 2010 ai descobri o meu problema e dai figuei de 24/11/2010 ate no dia 17/02/2012 encostado no INSS dai no dia 18/02/2012 eles cortaram meu beneficio dai estou sem receber eu queria saber se a prefeitura tem direito de pagar enquanto meu salario ate que a justiça resolve por mesmo eu não estando trabalhando eu conto como funcionaria ainda trabalho na prefeitura municipal de Iguaraçu com o gargo de jardineiro eu queria saber também se demora muito para sair a sentença o numero do meu beneficio é 5388213656 muito obrigado

  15. at 14:39 #

    sou maria irani quero fazer um agendamento
    por favor me informar a data

  16. at 14:36 #

    qual site do inss uso para fazer um agendamento

  17. at 14:34 #

    quero fazer um agendamento

  18. Gostara de saber se a posso fazer revisão de meu benefício.

  19. Regina O.Campos
    at 19:31 #

    Meu marido faleceu em 18 de outubro de 1991(acidente de trabalho). Na epoca eu recebia o equivalente a cinco salarios minimos, e hoje estou recebendo dois salarios e meio mais omenos. Como saber se devo pedir uma revisão, pois so esta diminuindo.

  20. manoel costa oliveira
    at 13:33 #

    gostaria de saber se ja se encontra disponivel o beneficio de auxilio doença previdenciario de manoel costa oliveira. NB 5512288543. fui na agencia do inss hoje e me disseram que a internet tava fora do ar. obrigado

  21. Engraçado esse INSS, vc passa toda sua juventude contribuindo com vlrs absurdos descontadado no seu olerite e qdo faz trinta anos de contribuição, ainda fica apelando para dar entrada na aposentadoria o q é LEI e pior fica sofrendo esperando qdo vai sair??? ainda pede-se para acreditar em politicos aproveitando da sua igenuidade …ah…VAI SE CATAR! ATÉ QUANDO VÃO NOS FAZER DE IDIOTAS SEUS IMBECIS!

  22. gostaria de saber como esta a minha aposentadoria
    naõ tenho protocologo. e dei entrada em maio do ano passado
    é por tempo de comtribuição. pode me ajudar ? sera que ja estou a posentada
    obrigada

  23. at 18:57 #

    me aposentei em 2002 com r$ 856,00, 4,28 salarios minimo da epoca hoje estou recebendo R$1650,00 com 35 anos de trab. gostaria de sabeer se tenho direito a revisao de salario socorro hellp obrigado

  24. Jorge Luiz de Souza Pinto
    at 0:24 #

    Gostaria de obter alguma informação se tenho direito a algum recurso com base no que abaixo vou descrever:
    Ano passado (2.011) trabalhava em Manaus na empresa Showa do Brasil Ltda., por ter fumado por aproximadamente 40 anos adquirí um DPOC, enfizema pulmonar que afetou meu coração (core-pulmonare) e eu passei a ter afastamentos por motivo de saúde constantes, porém a períocia do INSS considerava a doença como restritiva e não impeditiva, reconhecia o benefício pelos dias corridos entre o requerimento e a perícia e me mandava retornar ao trabalho. Ocorre que a empresa diante de tal situação, me demitiu, hoje, aos 57 anos me vejo doente e desempregado, tendo contribuido por mais de 27 anos para a previdência me encontro sem condições de sustentar minha família.
    Meu CPF: 44248474700.

  25. IRAIDES ROSA SOUZA OLIVEIRA
    at 20:53 #

    PERDI MEU FILHO ,EM UM ACIDENTE ,ESTAVA TRABALHANDO, FEZ 8 ANOS, NÃO CONSIGO RECEBER O BENEFICIO ,ELE SOLTEIRO MORAVA COMIGO TRABALHAVA FICHADO , POR QUE NÃO RECEBO? NÃO TENHO SÁLARIO NENHUM,DESDE JÁ AGRADEÇO… AGUARDO RESPOSTA …

  26. sueii do socorro pinto dos santos
    at 12:06 #

    ci 2349108 ssppa – cpf 449782192-72 Sueli do Socorro Pinto dos Santos

    gentilezar,,informaçoess sobre este beneficio.

    falecido; Raimundo Nonato Silvade Miranda

  27. wilarck alves nunes
    at 16:19 #

    GOSTARIA DE REBEBER O RESULTADO DO MEU 156977520064013300

  28. FRANCISCA ALVES S.
    at 13:38 #

    COSTARIA DE SABE SOBRE OBENEFICIO DESTA PASSIENTE

  29. Para as pessoas que tem atrasados para receber em virtude de processo judicial ganho?
    existe uma previsão de quando vai sair esse pagamento, pois esse processo foi resolvido em favor da pessoa a nais de dois anos e ainda ela não recebeu. aguardamos resposta obrigado.

  30. não entendir o que falou o atendente da Previdencia quando estive fazendo a minha pericia,ele disse que faltava um documento pra eu providenciar em casa ,quero saber se ´[e uma declaração de incapaz?número do benificio 5993813757 – requerimento 137219759.Aguardo resposta.

  31. Gostaria de saber se o meu pedido de aposentadoria foi deferido ou não?Aguardo resposta.

  32. Neuza dos Santos
    at 11:18 #

    Me aposentei em 1982, trabalhei mais 7 anos, aposentei direto em 1989, Tenho direito a esse reajuste ?

  33. Olá! Eu gostaria de saber se eu também terei direito a revisão. Pois meu Pai faleceu no ano de 2000, mas comecei a receber Pensão por morte a apartir do dia 17/05/2007. Devido a falta de Informção comecei receber um pouco mais tarde. Mas esta Pensão já estava vigente desde 2000. Hoje não recebo mais porque já completei a maioridade. Mas estou curiosa para saber se vou receber estes direitos aí. Alé disso entrei esses dias no site da Previdencia Social, e tive acesso Mémoria de cáculo do meu benefício e lá estava dizendo qu eu tinha renda mensal de 310,00 mas eu nunca recebi este valor. Nunca recebi mais do que 130,00 por mês. O que devo fazer??? Por favor esclareça minha dúvidas???? Muito Obrigado!!

  34. rogeria teixeira
    at 12:09 #

    meu nome e rogeria teixeira em 20-10.2007 faleceu meu copanheiro por nome delio jose pereira dos santos emtrei com pedido de pençao por morte em 12-2007 me foi negada o pedido mas comtratei uma advogada po nome renata celes charchar de moura ela entrou com opedido de pençao que demorou 3 anos tive uma audiencia no dia 31-05-2011- por tanto me foi comcedido um valor referente ha 60 salarios mas fui receber apos 90-dias o valor nao corespondido recebe um valor bem abaixo 19.191,14 questionei com minha advgada ela me disse que iria entrar com um outro recurso mas ate hoje ela nao entrou em comtato comigo por tanto acho que fui lezada de um direito meu.meu processo foi julgado tribunal regional federal -1 regiao seçao judiciaria do estado de minas gerais-31vara jef-especializaçao-jef meu numero de beneficio 1553036422.espero que voçes do inss resolvam minha cituaçao atenciosamente agradeço boa tarde

  35. gostaria de saber se tenho direito ha revisao pois min aposentei em 05/01/2001se estiver como fazer obrigado aguardo resposta _mail ok

Comente