Tempo de serviço INSS – Simulação

Simulação de tempo de serviço no INSS

Já cumpriu o tempo de serviço do INSS de 35 para homem e 30 anos para mulher, mas tem dúvida se realmente pode tirar a aposentadoria? Saiba que é possível online fazer a simulação do tempo de serviço no INSS para tirar a aposentadoria assim como outros benefícios do INSS.

O DATAPREV (Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência) é o sistema onde a Previdência disponibiliza aos beneficiários contribuintes possam simular os valores de futura aposentadoria.

O salário da aposentadoria varia de acordo com o trabalho de cada beneficiário e há diversos tipos de aposentadoria, mas as que são resultantes do tempo de continuação são as que beneficiam aqueles que contribuíram 30 e 35 anos.

A aposentadoria por tempo de contribuição pode ser integral ou proporcional. Para a aposentadoria proporcional o beneficiário tem que cumprir os requisitos de tempo de contribuição mínimo para esse benefício e idade mínima. Para os homens requerem a aposentadoria proporcional, a idade mínima é de 53 anos e 30 anos de contribuição, mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 30 anos de contribuição.

Já para as mulheres, estas têm direito a aposentadoria proporcional com idade mínima de 48 anos e 25 anos de contribuição no mínimo. Para ambos é necessário também o tempo mínimo de carência que é de 180 contribuições mensais e que dão direito ao benefício de aposentadoria.

Já a aposentadoria integral é aquela que o contribuinte atende todos os requisitos para essa aposentadoria, como tempo de contribuição de 35/30 anos e idade de 65/60 anos (sendo que essa idade é reduzida para 5 anos no caso do segurado trabalhador rural e professor).

Uma observação quanto ao benefício de aposentadoria é que uma vez concedido e recebido o primeiro pagamento, sacar o PIS, PASEP é irrenunciável a aposentadoria, ou seja, impossível desistir da aposentadoria. Por isso, é importante saber exatamente se vale à pena tirar a aposentadoria e se é o momento adequado, sendo os simuladores de aposentadoria do INSS uma ferramenta bastante útil para mensurar isso.

Para fazer a simulação de aposentadoria e tempo de Serviço do INSS acesse o seguinte link do site da Previdência: www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=380.



PUBLICIDADE

98 Comentários em “Tempo de serviço INSS – Simulação”

  1. Elizabeth Ap. M. Queiroz
    at 15:49 #

    Tenho 47 anos, trabalhei em firmas privadas que no total dá mais ou menos 11 anos de contribuição e estou a 17 anos como funcionaria efetiva da prefeitura de Campinas. Gostaria de saber quanto tempo ainda tenho que trabalhar para poder aposentar integral.

  2. at 12:57 #

    20 anos de contribuição quanto da …

  3. at 20:20 #

    ja trabalhei de carteira assinada em uma firma depois de alguns anos fui mandado em embora parei de contribuir e agora estou com câncer o que eu tenho que fazer para me aposentar nesse caso.

  4. Gloria Maria dos santos
    at 11:38 #

    Gostaria de saber quanto tempo ja contribui equanto tempo falta comecei a trabalhar desde 1987 meu cpf 893135697-87

  5. francisco cardoso barros ola boa tarde tenho 54 anos ,eu ja trabalhei de 1979 a 2014 empregado de carteira assinada e gostaria de saber quanto tempo tenho de contribuição e quanto tempo falta para me aposentar eu trabalho de eletrecista recebo periculosidade de 1994 a 2014 por favor gostaria de receber a resposta ficareia aguardando a resposta.obrigado

  6. boa noite tenho 48 anos so contribuinte desde de 87 parei de contribuir por alguns tempo qual o tempo previsto para minha aposentadoria.

  7. josefa borges do rego lima
    at 21:51 #

    gostei muito da simulaçao traz uma noçao de qual rumo seguir na busca da sonhada aposentadoria e em qual data sera mais adequada

  8. wanderlei
    at 19:53 #

    Tenho 62 anos paquei INSS por 17 anos gostaria de saber se posso aposentar grato

  9. Augusto José
    at 5:46 #

    De contrubuição tenho 30 anos e 52 anos de idade, quando poderei aposentar ?

  10. Raimundo Mário
    at 5:45 #

    Tenho 26 anos de contrubuição, 50 anos de idade. Gostaria de saber se já posso dar entrada na minha aposentadoria mesmo não sendo integral ?

Comente