Amparo Assistencial ao Idoso

Benefício de assistência e amparo ao idoso

amparo-assistencial-ao-idoso

Os idosos acima de 65 anos que não recebem aposentadoria por algum motivo, podem receber o benefício amparo assistencial ao idoso. Este benefício é exclusivo para pessoas que possuem a partir de 65 anos de idade que não recebem nenhum benefício da Previdência Social, e que necessitam de cuidados por alguma incapacidade ou problema de saúde. É exigido que o beneficiário não exerça nenhuma atividade remunerada, e possua renda per capita igual ou menor a 1/4 do salário mínimo.

O valor do amparo assistencial ao idoso é de 1 salário mínimo, e pode ser recebido por mais de 1 pessoa na mesma casa. Mas é necessário que todas as exigências citadas anteriormente sejam comprovadas, e o valor primeiro benefício já recebido entra no calculo da renda per capita para analise do segundo.

A renda per capita é calculada de acordo a quantidade de pessoas que residem na mesma residência, que será usado esse número de pessoas para dividir o valor total da renda mensal recebida por todas elas de qualquer natureza. Até mesmo crianças e incapazes podem entrar na conta para chegar ao valor da renda per capita da família.

Mas este não é um benefício totalmente fixo, por que se acontecer da família se recuperar financeiramente e a renda per capita subir, ou o beneficiário estiver apto a trabalhar, o benefício pode ser cortado. A falência do beneficiário principal também é motivo para o corte do pagamento, já que o amparo assistencial ao idoso é intransferível e não pode gerar pensão.

Este benefício é de extrema importância para as famílias de baixa renda que moram por exemplo nas áreas mais pobres do país, e que por falta de informações ou qualquer outro motivo não conseguiu se qualificar para receber outros benefícios do INSS ou da Previdência Social.


Empréstimos

Gostou? De um curtir:

9 Comentários em “Amparo Assistencial ao Idoso

  1. Gostaria de saber se para mulher, o amparo assistencial ao idoso é de 60 anos ou é de 65anos para ambos, pois tenho esta dúvida.Obrigado.

    1. o amparo e para idosos a parti de 65 anos tanto homem quanto mulher.

  2. Boa noite, gostaria de saber se o idoso já recebendo 1 salário mínimo de pensão do INSS que ainda é muito pouco teria direito a este beneficio, sendo que é doente em tratamento de câncer visto que os medicamentos são muito caros além do alto custo de transporte de taxi para até o hospital para fazer os tratamentos. Desde já muito obrigado.

  3. meu marido tem 65 anos é diabetico não tem serviço .moramos em casa alugada que os filhos pagam com certa dificuldade pois eles tem suas familias eu sou portadora de mal de parkinson e recebo auxilio ao deficiente no valor de um salario .sera que ele recebe auxilio mesmo tendo ajuda doa filhos que tbm lutam com dificuldade. sera que ele vai receber o auxilio. muito obrigada

  4. Por favor, gostaria de saber os procedimentos específicos para requerer o benefício de Amparo ao Idoso. Eu compreendi as condições. Aguardarei pelo retorno e agradeço desde já.

  5. Gostaria de saber se na casa em que há um idoso aposentado pelo INSS, o outro poderá entrar com pedido do auxilio.

  6. Pilar. fiz a declaraçao de renda mínima no Cras como faço pra receber beneficio se nao tenho direito ao Inss porque nao paguei Inss em nenhum tempo? vou fazer 65 anos em 05.010.2017 ainda.sou de são paulo e moro em são paulo capital.

  7. boa tarde, gostaria de saber se, o amparo assistencial ao idoso pode ser substabelecido ao um dos filhos do beneficiado após o falecimento ira receber esse amparo?

  8. Tenho uma tia de 81 anos, o salário dela não consegue pagar um abrigo de idosos, ela teria direito a uma ajuda de custo?, pois já não é possível que ela fique sem a companhia de alguém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *