Aposentado Brasileiro pode Morar em Outro País?

Aposentado do INSS pode se mudar para outro país?

O momento da aposentadoria é uma felicidade para muitas pessoas. O Brasil é um país maravilhoso em muitos aspectos, mas extremamente deficiente em outros e isso é inegável.

Assim, para que conseguiu ter uma velhice tranquila e é aposentado no Brasil, ir viver em outro País para ser uma boa opção, em vista de que o custo de vida no País pode não compensar fatores como um plano de saúde bom, mas falho como o SUS e até mesmo questões como insegurança pública.

aposentado-brasileiro-pode-morar-em-outro-pais

Mas você deve estar se perguntando: aposentado brasileiro pode morar em outro País? Vamos responder essa pergunta, que é a dúvida de muitas pessoas.

Aposentado brasileiro pode morar no exterior?

O primeiro fator que você deve considerar é o visto para residir em outro país. Ultimamente, há polêmicas envolvendo imigração, especialmente nos Estados Unidos, e em países da Europa que sofreram atentados terrorista.

Assim, por enquanto, você pode encontrar alguma dificuldade. Mas, para alguns países, por conta de tratados internacionais é possível sim que um brasileiro aposentado viva no exterior, como em Portugal ou na Espanha.

Desse modo, depois da aposentadoria, desde que você consiga um visto para entrar legalmente, é possível que more onde quiser.

Mas há uma questão a ser levada em consideração. Quem mora fora do Brasil pode sofrer alguns problemas financeiros.

Nesse caso, há uma retenção de 25% sobre o valor da aposentadoria no imposto de renda. Ou seja, se for calcular no papel, sair legalmente do país pode custar caro, a não ser que você tenha outra fonte de renda na “surdina”, ou seja, a qual não declare, por exemplo.

Confira:  Aposentados do INSS Declaração Imposto de Renda

Frise-se que não estamos sugerindo que as pessoas não declarem imposto de renda. Pelo contrário. Através do imposto de renda e outros tributos é possível realizar melhorias em nosso país, mas você deve se atentar para essas questões.

aposentados-do-inss-pode-morar-no-exterior

Vale a pena aposentado brasileiro morar em outro País?

Só você poderá dizer se realmente compensa mudar de País. Talvez os seus motivos como violência, insegurança, prestações de serviços com falta de qualidade e a ausência de suporte para a terceira idade no Brasil possam pesar mais para você do que a retenção dos 25% da sua aposentadoria.

Em alguns países, como Portugal e Espanha, diante de acordos previdenciários internacionais, essa retenção de 25% não acontece para o aposentado que quer morar fora do Brasil.

E você precisa ter consciência de que eventuais bens que você tenha no exterior possam sofrer a incidência de impostos e outras questões. Se isso não for resolvido da forma correta, você poderá ter muita dor de cabeça, pois ganhará multas e penalidades administrativas (ou, dependendo do montante de dinheiro, até criminais).

Outro ponto importante é que a vida pode não ser tão barata no exterior. Planos de saúde ou seguros de saúde podem ser um custo salgado, além de moradia e outros tipos de gastos.

Assim, verifique as suas possibilidades financeiras e avalie se vale a pena aposentado brasileiro morar no Brasil, considerando a sua própria vida.


Empréstimos

Gostou? De um curtir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *