Aposentado Precisa Declarar Imposto de Renda?

Imposto de Renda Declaração de Aposentado

Uma das grandes dúvidas dos aposentados diz respeito a aposentadoria. Se você também está sem saber se aposentado precisa declarar Imposto de Renda, fique atento. Existem algumas peculiaridades sobre o assunto que você precisa saber. Estar preparado para o pagamento deste tributo é fundamental para não ser pego de surpresa.

aposentado-imposto-de-renda

Aposentado é obrigado a apresentar imposto de renda?

Todos os brasileiros que recebem valores superiores ao limite estabelecido pelo Governo durante o ano devem declarar o imposto.

Isso inclui os aposentados e pensionistas. Nesse sentido, se você está aposentado, deverá declarar seu imposto normalmente. A declaração de Imposto de Renda do aposentado segue as mesmas regras aplicadas aos demais contribuintes, mas com pequenos detalhes.

O valor da sua aposentadoria deve ser declarado. Isso porque aposentado tem que declarar Imposto de Renda.

A única isenção prevista é para o caso de você receber algo em torno de dois mil reais mensais. Nesse caso, poderá declarar esse valor no campo de receita não tributável ou isenta. Mas só poderá fazer isso se for maior de sessenta e cinco anos.

Em verdade, quem é isento de apresentar declaração de imposto de renda não precisa fazer absolutamente nada quando o Governo Federal abre o prazo para declarar imposto de renda. Atualmente, isso se aplica a milhares de brasileiros.

No entanto, se você é aposentado e recebe outras rendas, como, por exemplo, valores de imóveis que você aluga ou é um aposentado autônomo, caso a sua renda extrapole o teto de isenção da declaração do imposto de renda, você é obrigado a declará-la.

A conclusão disso tudo é a seguinte: se o aposentado recebe baixos valores do INSS e não ganha mais nada mensalmente, estará isento de declarar imposto de renda.

Confira:  Previdência Social Boleto GPS

Agora, se o aposentado tem outras rendas, precisa declarar imposto de renda.

Imposto de Renda de Aposentado

Se você receber mais do que o teto previsto para o ano base de incidência do tributo, deverá pagar as suas contas ao “leão”. Ninguém gosta de ter que pagar esse tributo todos os anos, mas é importante manter o pagamento em dia para evitar multas.

aposentado-precisa-declarar-imposto-de-renda

O aposentado deve pagar Imposto de Renda como qualquer outra pessoa que receba grandes rendimentos durante o ano.

Se você estava querendo saber se aposentado deve declarar Imposto de Renda, agora tem uma resposta. Trata-se de uma escolha política, já que esse imposto serve para financiar os programas públicos do Governo, como saúde, educação e segurança pública. Ou seja, programas que também servem para você cidadão. Por mais que você não goste de fazer a declaração, saiba que ela é necessária para a continuidade desses programas.

Como declarar imposto de renda: aposentado?

Outro ponto importante que você precisa ter em mente é sobre como declarar Imposto de Renda de aposentado.

O processo segue o mesmo procedimento de declaração que é aplicado ao restante da população. Você deve acessar o site da Receita Federal dentro do prazo previsto para declaração e preencher os campos com os dados corretos. Lembre-se de que fraudes podem ser passíveis de multa e até responsabilização penal.

Agora, se você é aposentado e já conta mais de sessenta e cinco anos de idade e recebe pouco por mês, fique atento. Nesse caso a sua declaração será diferenciada. O valor do seu benefício deverá aparecer no campo de renda não tributável. Nesse caso a conclusão é de que aposentado não precisa declarar Imposto de Renda. Mas é apenas nesse caso específico.

Confira:  Como fazer Contribuição INSS Autônomo

Receita Federal: aposentado INSS

Se você ainda tem alguma dúvida sobre como é a declaração de Imposto de Renda de aposentado, consulte a página da Receita Federal. Essa entidade fornece aos contribuintes todas as informações necessárias.

Se for preciso, ligue para o setor de informações desse órgão e converse com um atendente. Em todo caso, não deixe de declarar o imposto de renda. Todo aposentado deve pagar Imposto de Renda no prazo correto, sob pena de ser multado e ter dores de cabeça.

imposto-de-renda-aposentado

Aposentado que recebe aposentadoria e continua trabalhando: Declarar IR

Se você é mais um dos milhares de brasileiros que, para sobreviver, precisa continuar trabalhando mesmo depois da aposentadoria, saiba que deverá sim declarar imposto de renda.

No entanto, quando o aposentado pedir a restituição do imposto de renda, terá prioridade para recebimento, o que ocorre sempre nos primeiros lotes de pagamento da restituição do imposto de renda.

Também têm preferência pessoas que estejam acometidas por graves problemas de saúde e outros casos. Além disso, a restituição do imposto de renda do aposentado pode ser de grande ajuda.

Isso porque, tecnicamente, seria um “dinheiro perdido”, pois se trata do pagamento de impostos. No entanto, caso o aposentado tenha direito à restituição do imposto de renda, receberá de forma rápida e poderá usar o dinheiro onde quiser. Para tirar suas dúvidas sobre a declaração e fazer a mesma, acesse o site www.impostoderenda.net

Empréstimos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *