Aposentadoria do INSS por Tempo de Serviço ou Idade

Confira como se aposentar pelo INSS por idade ou por Tempo de Serviço

Veja as vantagens e desvantagens da aposentadoria por tempo de serviço e da aposentadoria por idade e saiba qual é a melhor opção para você que está pensando em se aposentar.
aposentadoria-inss-idade-tempo-servico

Aposentadoria por Tempo de Serviço INSS

Essa aposentadoria pode ser integral ou proporcional. Para ter direito à aposentadoria integral, o trabalhador homem precisa comprovar no mínimo 35 anos de contribuição e a trabalhadora mulher, 30 anos. Para solicitar a aposentadoria proporcional, o trabalhador deve ajustar dois fatores: tempo de contribuição e idade mínima.

Os homens podem exigir aposentadoria proporcional aos 53 anos de idade e 30 anos de contribuição, com um acréscimo de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 30 anos de contribuição.

As mulheres têm direito à proporcional aos 48 anos de idade e 25 de contribuição, com um acréscimo de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 25 anos de contribuição.

Para ter direito à aposentadoria integral ou proporcional, é preciso também cumprir o tempo de carência, que equivale à quantidade mínima de contribuições por mês necessárias para que o segurado consiga o benefício. Os inscritos a partir de 25 de julho de 1991 precisam ter, no mínimo, 180 contribuições mensais. Os filiados antes dessa data têm de seguir a tabela progressiva. A perda da qualidade de segurado não será levada em conta para a licença da aposentadoria por tempo de contribuição.

Esse benefício pode ser requerido através de agendamento prévio pela Central 135, pelo portal da Previdência Social na Internet ou nas Agências da Previdência Social, perante o cumprimento das exigências legais.

Confira:  Licença Paternidade - Quem tem direito, Dias

Segundo o Decreto 6.722, de 30 de dezembro de 2008, as informações presentes no Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS são válidas para todos os efeitos como prova de filiação à Previdência Social, relação de emprego, tempo de serviço ou de contribuição e salários-de-contribuição, podendo, em caso de dúvida ou necessidade, ser exigida pelo INSS a apresentação dos documentos que serviram de base à anotação. Do mesmo modo, o segurado poderá solicitar, quando necessário, a inclusão, exclusão ou retificação dos dados presentes no CNIS mediante apresentação de documentos que comprovem as informações que não se combinam, de acordo com as normas configuradas pelo INSS.

Se suas informações cadastrais, vínculos e remunerações estiverem de modo devido no Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS, será preciso mostrar os documentos a seguir:

•           Número de Identificação do Trabalhador – NIT (PIS/PASEP ou número de inscrição do contribuinte individual/facultativo/empregado doméstico);

•           Documento de identificação (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, entre outros);

•           Cadastro de Pessoa Física – CPF (documento obrigatório).

Aposentadoria por Idade INSS

Os trabalhadores urbanos homens a partir dos 65 anos e mulheres a partir dos 60 anos de idade são os que têm direito ao benefício. Os trabalhadores rurais têm a possibilidade de requerer aposentadoria por tempo de idade com cinco anos a menos: os homens a partir dos 60 anos, e as mulheres, a partir dos 55.

Para pedir o benefício, é necessário que os trabalhadores urbanos inscritos na Previdência Social a partir de 25 de julho de 1991 comprovem 180 contribuições mensais. Já os trabalhadores rurais devem provar, com documentos, 180 meses de atividade rural.

Confira:  INSS Aposentadoria

Os segurados urbanos inscritos até 24 de julho de 1991 precisam justificar a quantidade de contribuições exigidas conforme o ano em que programaram os recursos para solicitar a aposentadoria. Para os trabalhadores rurais, filiados até 24 de julho de 1991, será preciso justificar as atividades rurais com a mesma quantidade de meses. Será necessário também que o trabalhador esteja praticando a atividade rural na data de entrada da solicitação ou na data em que programou todas as condições exigidas para o benefício, ou seja, idade mínima e  carência.

É importante saber que o trabalhador rural (empregado e contribuinte individual), definido como segurado obrigatório do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), pode pedir  a aposentadoria por idade, no valor de um salário-mínimo, até 31 de dezembro de 2010, desde que comprove o efetivo exercício da atividade rural, mesmo que não seja descontínuamente, em número de meses igual à carência exigida. Para o segurado especial não há limite de data.

O benefício pode ser solicitado através do agendamento prévio pelo site da Previdência Social na Internet, pelo telefone 135 ou nas Agências da Previdência Social, perante o cumprimento das exigências legais (idade mínima e carência).

A adição do tempo de contribuição prestado em outros regimes de previdência dependerá da apresentação de “Certidão de Tempo de Contribuição” emitida pelo órgão de origem. Para inclusão de tempo de serviço militar, é preciso mostrar Certificado de Reservista ou Certidão emitida pelo Ministério do Exército, Marinha ou Aeronáutica.

Se suas informações cadastrais, vínculos e remunerações estiverem de modo devido no Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS, será preciso mostrar os documentos a seguir:

Confira:  MEI Auxílio Doença - Tem Direito? Carência

•           Número de Identificação do Trabalhador – NIT (PIS/PASEP ou número de inscrição do contribuinte individual/facultativo/empregadodoméstico);

•           Documento de identificação (Carteira de Identidade e/ou Carteira de Trabalho e Previdência Social);

•           Cadastro de Pessoa Física – CPF (documento obrigatório)

Agora que você já sabe a diferença entre esses dois tipos de aposentadoria, basta chegar se você se enquandra em um dos casos para solicitar a sua aposentadoria do INSS junto a Previdência Social.

Gostou? De um curtir:

317 Comentários em “Aposentadoria do INSS por Tempo de Serviço ou Idade

  1. por favor me ajude gostaria de saber se minha tia tem direita de se aponsentar por idade ela tem 60 anos não tem nenhuma renda ela vive sozinha

  2. boa tarde

    gostaria de saber minha vó tem 88 anos , não tem contribuição diz que há possibilidade dela aposentar, gostaria de sabercomo devo proceder

  3. gostaria de saber se minha tia tem direito de se aponsentar por idade ela não tem reda nenhuma esta desmpregada ela tem 60 anos

  4. EU GOSTARIA DE SABER, SE MINHA MÃE TERIA DIREITO AO BENEFICIO PELA IDADE OU POR INVALIDEZ, PORQUE ELA RECEBE UMA APOSENTADORIA POR VIÚVES E ELA TEM 80 ANOS E AGORA ESTÁ PROSTRADA EM UMA CADEIRA DE RODAS , VOCÊ PODERIA MIM ORIENTAR E A QUEM DEVERIA PROCURAR? MUITO OBRIGADO, ANTÔNIA.

    1. Pelas informações disponibilizadas acho que ela não tem direito a outros benefícios, pois somente segurados e dependentes tem este direito. Deve ir ao INSS se informar.

  5. Olá,
    Meu nome Ester
    Eu contribui p/ INSS p/ 4 anos como sócia de uma confecção
    Tenho 64 anos, gostaria de se possor mdnha aposentadoria
    por idade? Agradeço se puder me esclarecer!
    Obrigada, Ester

  6. Meu nome é Ester Inácio Silva. Recolhi p/ Previdencia durante 4 anos (como) sócia de uma confecção,
    Tenho 64 anos, gostaria de saber se posso me aposentar por idade?
    Agradeço se puder me esclarecer!
    Obrigado, Ester

  7. Ola gostaria de ter informações sobre aposentadoria trabalho com carteira assinada desde1981. Desde de 1985 sou funcionaria pública trabalhei por 8 anos na área da saúde, e estou a 18 no magistério estou com 51 anos, já posso me aposentar , como seria proporsional ou integral.

  8. Posso me aposentar proporcional tendo 27anos de contribuição e 60anos de idade?

  9. Minha mãe sempre foi dona de casa e meu pai trabalhou por conta propria, mas não tem consdições mais de trabalho, ou seja eles não tem nenhuma renda, miha mãe tem 65 anos, como ele faz para se aposentar por idade?

    1. minha mae tem hoje 62 anos. durante toda a vida ela so conrtibuiu por 4 anos.como faço para aposenta-la por idade? Anna.

  10. já trabalhei com carteira assinada por 23 anos e estou desempregado qual seria o melhor código para poder pagar pelo gps e assim completar os anos restantes?

  11. Vou fazer 55 anos este ano e contribui para o INSS de 1976 a 2005. Estive no posto do Na Hora e fui informado que faltam 17 contribuições para que eu atenda o número de contribuições exigidas, para que eu possa requerer minha aposentadoria integral. Como a partir de 2008 passei a trabalhar como autônoma e não tive como continuar pagando o INSS, gostaria de saber se posso pagar o período retroativo de 2010 a até a presente data, o que me possibilitaria solicitar a minha aposentadoria tão logo eu completasse os 55 anos.
    No aguardo,

    Carlota

  12. A semana passada estive no INSS para saber informações sobre minha aposentadoria, fiquei super contente, pois segundo informações tenho quase 23 anos de contribuição, tenho que completar 30 anos de contribuição e não preciso ter idade, mais ficou uma duvida pendente, trabalhei alguns anos em industria quimica e não recebi peliculosidade, como comprovar estes anos para que possa diminuir o meu tempo.

    Lucia.

  13. eu tenho 52 anos sempre trabalhei em fazenda
    como boia fria ate 2005 agora istou cotribuindo inss
    como dona de casa ao 55 anos eu gostaria saber
    se tenho direito de aposentar qual e o meu direto de aposentadoria

  14. queria saber se com 66 anos aposenta mais só pode contribuir 5 anos por motivo saude.

  15. Deverá contribuir como Contribuinte Individual, pagando um percentual de 20% de seus rendimentos limitado ao teto da Previdência Social que é R$ 3.916,20.

  16. tenho 57 anos de idade e 29 anos de contribuição para o inss. se pedisse minha aposentaoria agora, eu ficaria apenas com o salário minimo ou o salario e mais os direitos aquiridos?

  17. tenho 57 anos de idade e 29 anos de contribuição para o inss. se pedisse minha aposentaoria agora, eu ficaria apenas com o salário minimo ou o salario e mais os direitos aquiridos??

  18. eu tenho 49 anos 30 anos de contribuição quanto tempo falta pra mim aposentar.

    1. gostaria de saber como fazer para ver quanto tempo tenho de tempo de servico, ja que nao tenho a minha primeira carteira de trab.

      È MUITO BOM TER ESSE SERVISO!

  19. pedi minhas contas na empresa, pois, o clima não estava dos melhores com o patrão. posso receber FGTS?

  20. gostaria de saber se posso me aposentar contribui por uns 7 anos ok devo fazer obrigado

  21. Ola .. tudo bem??? bom eu gostaria de saber se cim um ou um pouo mais tipo um ano e meio de contribuição eu posso me aposentar pois eu estou com reumatismo e tenho dores horiveis ja nao consigo mais trabalhar,eu tenho 55 anos e so agora comecei a contribuir me divorciei e tive que trb. mais a vida me foi engrata logo a doença apareceu, nao entendo deste asunto por favor me ajude desde ja agradeço . fico no agardo. Rosaria……..

  22. Sou empresária, gostaria de saber como faço para contribuir para aposentadoria.

  23. eu gostaria de saber de minha aposentadoria
    eu trabalho na aria agricola a mais de 20 anos sempre contriboi
    com que idade ou tempo vou concegir aposentar
    profisao operador de maquina a 12 anos gerente de lavoura ?

    1. A regra geral é que o trabalhador se aposenta aos 65 anos (por idade) ou aos 35 anos de tempo de contribuição, neste caso depende de sua idade e de seu tempo de contribuição.

  24. gostaria de saber se eu tenho direito aaposentadoria pois estou com uma doença maligna
    tipo cancer de mama por favor me responda

  25. Ola, tenho 60 anos nunca paguei inss,entao sabe se da para
    aposentar

    1. sou apozentado milha espoza tem direito de uma penssao ela foi trabalhava na rossa tem 65ano

      1. bom dia porqueminha carta ñ chegou fiz já periser com vc é junto com a federal minha causa foi gh dez de 06/02/2012 por invalidez eles derão como posentadoria por invalidez eu to no inss dez do ano 13/04/2003 até 15/07/2010 desse ano eu ñ recebo nada ñ tenho condição de volta trab eu gostaria de saber já fui no inss fala que ñ sai nada de posentaduria pr mim mais advogada falo quejá saiu eu to com oa papeltd aqui comigo do processo dando causa gh porque eu ñ to recebendo por favo me explica eu ñ sei mais oque fazer tenho minha conta pr pg tenho filho menoe por favo nnmede um luz obrigado

    2. Sem contribuição não haverá apopsentadoria. Única excessão é o LOAS para pessoas com renda mensal inferior a 1/4 do salário mínimo. Preciso de mais informações para te orientar corretamente, mas existe um projeto de lei em trâmite para dar direito a aposentadoria à donas de casa com 05 anos de contribuição. Neste caso a senhora contribuiria por 05 anos e se aposentaria.

  26. Gostaria de saber se com 63 anos uma pessoa com 9 de carteira assinada tem direito a se aposentar sendo que hoje ela só trabalha em casa?!

    1. Não tem direito à aposentadoria, neste caso esta pessoa tem que contribuir como facultativa por mais 06 anos, quando poderá se aposentar.

  27. Sou aposentado por tempo de contribuição pelo INSS(35 anos),optei por continuar a trabalhar. Precisarei afastar-me do trabalho para um procedimento cirúrgico, por quarenta e cinco dias, gostaria de saber se o INSS pagará minha licença Saúde após o décimo quinto dia, tendo em vista que o desconto do INSS, é feito regularmente em minha folha de pagamento

    1. Não pagara a sua licença,em respeito ao princípio da solidariedade, o trabalhador que se aposenta e continua trabalhando financia o sistema mas não recebe benefícios, exceto salário-família, salário-maternidade e reabilitação profissional.

  28. Gostaria de saber se tenho direito a uma aposentadoria por idade trabalhei paguei inss mais desde 2001 deixei de pagar hoje tenho 65 anos vivo de faxina tenho esse direito

    1. Preciso de mais informações. Quanto tempo a senhora trabalhou e contribuiu? Quando a senhora deixou de trabalhar e foi fazer faxina apenas mudou da categoria de segurado empregado para contribuinte individual. Deverá ir ao INSS, ver quanto tempo de contribuição tem e poderá pagar as contribuições devidas de 2001 até hoje contar o respectivo tempo de contribuição.

  29. Meu nome è Vera Lucia Pinheiro da Silva, tenho 55 anos e tenho 14 anos trabalhados e comprovados, como faço para saber minha aposentadoria????????

    Quanto tempo falta para pagar????

    1. A senhora poderá se aposentar aos 60anos,quando terá cumprido os requisitos de idade e carência.

      1. minha mae tem 54 anos e 25 de carteira assinada eu gostaria de saber se ela ja se aposenta por idade decarteira assinada ou falta ainda mas tempo

        1. geusa.tenho 49.anos de idade e 25anos de contribuiçoes com isalubridade como posso estar vendo a aposentadoria

    2. Tenho 57 anos de idade e 37 anos contribuições .sera que com mais um ano de contribuiçao poderei aposentar,sem o fator prevideciario .

    3. PAGUEI 8 CARNES PRECISO SABER QUANTO TEMPO AINDA FALTA PARA ME APOSENTAR

  30. entrei com o pedido da aposentadoria em 17 de dezembro de 2011 e ate agora nao recebi nem uma cartinha

  31. Boa tarde! Sou professora municipal 40 hs, estou com 27 anos completos de magistério, gostaria de saber se já posso pedir a minha aposentadoria integral, tenho 51 anos de idade. por favor me respondam via email, mariavesenick@yahoo.com.br. Obrigada. Atenciosamente

    Elaine Maria VESENICK

  32. TENHO 52 ANOS E 38 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO, DEVO APOSENTAR INTEGRAL OU PRPORCIONAL?

    1. Tenho 40 anos e ja tenho 25 anos contribuidos para o inss e gostaria de saber se quando tiver 30 anos trabalhados poderei me aposentar ?

    2. Impossível com 52 anos, ter 38 de contribuição, visto que não se pode contribuir para o INSS com 14 anos de idades, só podendo a partir dos 16 anos.

      1. VERIFIQUE A INFORMAÇÃO, POIS ANTIGAMENTE AS CONTRIBUIÇÕES PODIAM SE INICIAR AOS 14 ANOS.

      2. COMECEI A TRABALHAR COM 12 ANOS E TIVE MINHA CARTEIRA ASSINADA COM 13, HOJE ISSO NÃO PODE MAIS, ACHO ERRADO. PORTANTO A AFIRMAÇÃO ACIMA PODE SER VERDADEIRA SIM. AOS 44 ANOS TENHO 31 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO.

        1. Tenho 51 anos e 38 anos de contribuição, tempos bons aqueles em que a molecada podia trabalhar sim de carteira assinada e contribuir, ser cidadão!

      3. quem falo que nao pode contribuir aos 14 anos pq eu contribi e ja peguei a minha ctc no inss

  33. Como posso saber o tempo restante para me aposentar?

    1. Idade para o homem se aposentar: 65 anos
      Período de carência: 180 contribuições mensais

  34. Trabalhei 16 anos na area de segurança publica onde fui demitido,mais 4,6 de serviço insalubre na iniciativa privada,gostaria de saber, se estes tempos informados conta como aposentadoria especial,se sim quanto tempo ainda falta p pedir a aposentadoria.

  35. Gostaria de saber se tem como acompanhar o andamento de um processo de aposentadoria, que foi começado em 2010 e até hoje não obteve nenhum resultado satisfatório.

  36. trabalho desde 1978
    mas quero aposentar integramente
    qual o melhor caminho
    nascido 06/03/1959

    1. De 1978 a 2012, aproximadamente 34 anos de contribuição, portanto, falta apenas um ano de contribuição;
      Idade: 53 anos, faltam 12 anos para 65 anos.
      O caminho seria mesmo a aposentadoria proporcional, que neste momento o sr. tem direito. É o momento de avaliar se vale a pena se aposentar, levando em conta os prejuízos. Seria interessante fazer simulações de sua aposentadoria. Qualquer coisa estou a disposição. allamstoffes@hotmail.com.

  37. quando que vo receber a carta da minha aposentadoria

    1. Maria do Socorro da Silva Corrêa disse:

      Tenho 51 anos ,sou professora gostaria de saber quanto tempo falta para me aposentar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Se você tem algum conhecimento sobre o assunto, deixe sua resposta nos comentários para ajudar os demais usuários. Qualquer dúvida você também pode ligar para o telefone do INSS: 135