Aposentadoria do Trabalhador Rural

Aposentadoria especial trabalhador rural

Com a aprovação da nova Reforma da Previdência, muitos trabalhadores rurais foram pegos de surpresa, tendo em vista que há a mudança em relação à aposentadoria destes trabalhadores. Sendo assim, neste artigo você saberá informações necessárias sobre a nova reforma trabalhista sobre a aposentadoria dos trabalhadores rurais, e informações úteis a respeito de como se aposentar, como documentos, idade mínima e mais.

A aposentadoria rural antiga diz que os trabalhadores rurais têm direito a se aposentar aos 65 anos para os homens e 60 para as mulheres e ainda ter 25 anos de contribuição. Na aposentadoria rural atual, o homem pode se aposentar com 60 anos e as mulheres 57, além de que não há a necessidade de trabalhar por 25 anos contribuindo, sendo necessários somente 15 anos de contribuição. A Mudança se deve em relação do número grandioso de fraudes, para ter uma ideia, de acordo com o Portal Brasil, em 2006 o governo gastava cerca de 28 bilhões de reais, já em 2016, esse número saltou para um pouco mais de 103 bilhões de reais.

trabalhador-rural-inss

A Previdência Social oferece um tratamento especial para a aposentadoria do trabalhador rural, pois essa é a unica classe trabalhadora que pode receber todos os benefícios oferecidos pelo INSS mesmo sem pagar o valor de contribuição. Quem trabalha na zona rural não precisar contribuir para a Previdência, basta provar que trabalha realmente como lavrador para se beneficiar de todos os recursos do INSS. (Com exceção para a aposentadoria por tempo de contribuição)

Além de não precisar pagar contribuição mensal, o trabalhador rural tem uma redução de 5 anos na idade mínima para se aposentar. Os homens se aposentam quando chegam aos 60 anos, e as mulheres com 55 anos de idade. O valor da aposentadoria rural é fixada em 1 salário mínimo, independente das posses do beneficiário.

Confira:  Salário-maternidade

A documentação necessária para comprovar atividade rural também é simplificada, cabendo ao trabalhador rural apenas mostrar documentos da terra onde trabalha(própria ou de terceiros) e vinculo com sindicato ou associação da categoria. É preciso comprovar no mínimo 15 anos de atividade rural, para ter direito a dar entrada no benefício da aposentadoria especial do trabalhador rural.

aposentadoria-do-trabalhador-rural

restituicao-icms-energia-eletrica

O tamanho da terra declarada para comprovação da atividade rural não pode ser superior a 120 hectares. Aqueles que possuem atividade em uma propriedade rural maior que este limite, tem que declarar os seus ganhos e contribuírem para a Previdência Social, se enquadrando em outro tipo de aposentadoria ou benefício.

Para os trabalhadores rurais que por algum motivo passaram a trabalhar na zona urbana, o tempo que exerceu atividade rural poderá ser somado ao período de contribuição urbano. Desde que isso seja provado através dos documentos citados acima, além de precisar de 3 testemunhas que afirmem tais atividades rurais.

Muitos trabalhadores rurais ficam doentes durante as suas atividades e não recorrem ao auxílio doença, mesmo tendo este direito reservado pelo INSS. Vários outros benefícios são deixados de ser aproveitados por falta de informação.

Recomendamos

96 Comentários em “Aposentadoria do Trabalhador Rural

  1. Olá, minha mãe tem 62 anos, e nos ultimos 16 anos ela trabalhou na zona rural,porém sem registro na carteira, como que ela pode fazer pra se aposentar?

  2. Boa noite!

    Um conhecido meu é agricultor e para conseguir se aposentar teve que entrar com uma ação judicial, o juiz determinou que a previdência pague desde 2011 até hj, quero saber qual salário considerar. O último da data da audiência para todo o período ou vou ter que calcular o salário mínimo de cada período (desde 2011)?

    Obg,
    Murilo

  3. Ola minha mãe nunca assinou a carteira e trabalhou muito tempo na agricultura ela hoje tem 62 e no momento ñ estar contribuindo sera q ela tem direito a aposentadoria?

  4. ola, e uma duvida minha mãe tem 54 anos, e paga o sindicato do trabalhadores rurais a 10 anos, ela vai faze 55 anos esse final de ano, ela vai ter o direito de si aposenta com os 55 anos de idade sim ou não? de acordo com essa nova reforma da previdência!

  5. boa tarde,

    minha mãe completou 55 anos, trabalhou a vida toda na zona rural, porem na hora de separar a documentação faltou somente um talão dos 15 anos que foram solicitados.
    ela pode se aposentar mesmo assim? como deve proceder?

    obrigada.

  6. Boa noite !

    Minha mãe já tem 58 anos completos e trabalhou a vida toda como agricultora, porém por conta de contratempos e de se acha ainda produtiva não deu entrada em sua aposentadoria quando completou 55 anos, agora com quantos anos ela poderá se aposentar depois dessa nova lei?
    Aguardo sua resposta
    Desde já agradeço!

  7. Minha mae e agricultoura e tem 56 anos quais os documentos necessario pra ela ter direito ao beneficio

  8. Meu pai tei 16 anos de contribuição com o estado e tei 56 anos com essa idade ele já aposenta..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *