Aposentadoria Especial Insalubridade

Como se aposentar por Insalubridade com a aposentadoria Especial do INSS

O que é aposentadoria especial?

A aposentadoria especial insalubridade é uma espécie de aposentadoria concedida em razão do exercício de atividades consideradas prejudiciais à saúde ou à integridade física, ou seja, é um beneficio de natureza previdenciária que se presta a reparar financeiramente o trabalhador sujeito a condições de trabalho inadequadas. A aposentadoria especial é um beneficio que visa garantir ao beneficiado do regime geral de Previdência Social uma compensação pelo desgaste resultante do tempo e serviço prestado em condições prejudiciais a sua saúde.

aposentadoria-especial-insalubridade-300x203

A visão geral do regulamento da Previdência Social é de que se aposentadoria especial, uma vez cumprida a carência exigida, será devida ao segurado empregado, trabalhador avulso e contribuinte individual, este somente quando cooperado filiado a cooperativa de trabalho ou de produção, que tenha trabalhado durante 15, 20 ou 25 anos, conforme  caso, sujeito a condições especiais que prejudiquem  a saúde ou a integridade do indivíduo.  Conforme se vê no 1° parágrafo do artigo 201 da carta: “É vedada a adoção de requisitos e critérios diferenciados para concessão de aposentadoria aos beneficiários do Regime Geral de Previdência Social, ressalvados os casos de atividades exercidas sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, definidos em lei complementar. Portanto, as normas que disciplinem o tema devem ter natureza de lei complementar, sendo que, até sua edição, terão esta hierarquia as contidas nos artigo 57 e 58 da Lei n.º 8.213/91”.

Lembrando: o que dá mesmo a aposentadoria especial por insalubridade ao contribuinte é trabalhar com agentes prescritos no anexo IV do decreto 3048 de maio de 1999, o chamado Regulamento da Previdência Social (RPS).

Confira:  Aposentadoria Mista Atividade Rural e Urbana

O menor tempo para alegar carência a aposentadoria especial, é de 180 meses que correspondem a 15 anos. Tem de haver comprovante de trabalho nesse intervalo de tempo, entre 15 e 25 anos, em atividades prejudiciais à saúde ou a integridade física.

Um dos elementos de trabalho insalubre que podem dar dor de cabeça na hora de pedir a aposentadoria especial é se o seu trabalho for por manuseio de máquina de raios-X.

aposentadoria-insalubidade-previdencia-social

Requisitos para a Aposentadoria Especial?

As alterações são muito significativas, mas o governo ainda está votando na proposta antes de fazer a liberação da mesma. Existem alguns detalhes que são importantes e que os servidores públicos envolvidos devem ter conhecimento, eles dizem respeito aos requisitos necessários.

Os requisitos para aposentadoria especial carreira de risco acabaram ganhando novidades pelo fato de que se trata de um novo benefício e o governo tem que ter um fundo para poder garantir esse direito. A sugestão é que a contribuição sobre os salários para o fundo seja um pouco mais alta e passe a ser descontado algo em torno de 8,5%, atualmente está em 7,5%.

O projeto ainda está em tramitação e aguarda uma decisão final sobre o assunto. Dessa forma, ainda não temos previsão sobre quando é que a mesma será aplicada e quais serão todos os detalhes a respeito, pois temos que aguardar a votação e decisão final.

Aposentadoria para carreira de risco com certeza é uma mudança significativa e por isso que necessita ser analisada com atenção antes de ser aprovada. Além da contribuição aumentar, o poder legislativo também vai analisar a questão do tempo mínimo de contribuição, a carência necessária, entre outras informações que envolvem uma aposentadoria, seja ela de qual for o tipo.

Confira:  Saber se Benefício do INSS foi concedido - Consulta

Gostou? De um curtir:

113 Comentários em “Aposentadoria Especial Insalubridade

  1. Bom dia, trabalho na unesp campus de Bauru, faço 25 anos de trabalho na mesma empresa e tenho insalubridade, gostaria de saber a possibilidade e os trãmites para pedir a aposentadoria especial, ou quem devo procurar aqui na unesp para pedir a aposentadoria.

    Obrigado

  2. Trabalho a 22 anos e tenho 10 anos de insalubridade, tenho direito a aposentadoria integral daqui a 8 anos… o prazo de insalubridade pode reduzir meu tempo para aposentar?

  3. trabalho a 24 anos e 7 meses numa empresa e pago emsabridade,trabalho em camaras frias,a emsalubridade e 1,11,tenho direito a aposentadoria especial,obrigado.

  4. foi muito bom saber que existe um program que podemos consultar para nos ajudar a tirar algumas duvidas obrigado

  5. tenho 47 anos trabalho de motorista em um posto de combustivel a 21 anos alem desse tempo tenho mais 6anos e 5 meses como ajudante de motorista e mais 1ano etres meses em um supermercado gostaria de saber quanto tempo ainda falta pra eu aposentar espero uma resposta sem mais obrigado

  6. tenho 47 anos trabalho de motorista em um posto de combustivel a 21 anos alem desse tempo tenho mais 6anos e 5 meses como ajudante de motorista e mais 1ano etres meses em um supermercado gostaria de saber quanto tempo ainda falta pra eu aposentar

  7. Ri ta Tenho 50 anos, trabalhei 12 anos e 4 meses em uma indústria qúimica. Trabalhei 9 anos e 11meses no hospital preparamdo material para cirúgia gostaria de saber se possa pedir aposentadoria especial.

  8. tenho 52 ano trabalhei 5 manoseando cola de sapateiro e tinir e 7 anos a noite em outra empresa tenho direito a aposentadoria especial

  9. tenho 45 anos de idade,trabalhei 7 anos e meio na comlurb com regime de insalubre. tenho 5 anos como rodoviario ,6,5 de autonomia como motorista e 2 anos de serviço militar gostaria de saber quanto tempo falta para me aposentar com a especial.

  10. trabalhei 24 anos 11 meses e 11 dias.sendo 10 anos de insalubridade,tenho 47 anos tenho di reito de aposentarpor aposentadoria proporcional.

  11. trabalhei 24 anos 11 meses e 11 dias.sendo 10 anos de salubridade,tenho 47 anos tenho di reito de aposentarpor aposentadoria proporcional.

  12. trabalhei 18 anos como segurança sendo que; 14 anos foi durante a noite e estou a 04 anos como técnico de radiologia gostaria de saber quantos anos faltam para minha aposentadoria,

  13. oi! sou motorista rodoviario, trabalho no transporte coletivo. Quero saber se me da direi a aposentadoria especial com 25 anos de trabalho, por que saiu no diario oficial aprovação dapresidenta, dando esse direito.

  14. tenho 52 anos de idade, e 25 anos de contribuição.
    eu poderia solicitar aposentadoria proporcional?

  15. Prezados:
    Boa noite. Meu amigo José Benedito Carolino, está aposentado há vários anos, na categoria 46, Aposentdoria Especial, hoje vive em cadeira de rodas, tem que ter uma pessoa 24 horas ao seu lado, alimenta atravez de sonda. Tem como benefício o defasado e gostria de saber como fazer para rever os cálculos de seu benefício. Atenciosamente.

  16. tenho 52 anos e tenho 23 anos pagos =trabalho como magarefe em um hospital e recebo 30% DE insalubridade, estou la desde 2000, e tenho outras assinaturas tambem em area insalubre hospital. eles dizem que a cozinha nao e´ insalubre , e porque entao sao obrigados a pagar eu sofri choque termico acabei com a a coluna e os joelhos ombros e cotovelos. estou toda ruim, e agora quem cuida de mim , so deus . ajuda ai ne socorro porque o inss nao considera insalubre se obriga a empresa pagar. se nao obrigasse entao nao seria insalubre e porque precisamos comprovar nao basta o seu contra cheque e sua funçao. eles complicam a vida do trabalhador estou com varios problemas de saude . pressao alta cardiopatia ipertensiva . varios comprometimentos nas articulaçoes e nem o beneficio ganho imagine a aposentadoria eu vou morrer e nao verei o resultado. desculpa o desabafo. se puder me responder as questoes agradeço. maria anna

  17. Eu trabalhei em 3 (três) empresas como mecânico ,por 30 anos de carteira assinada ,quero saber se eu posso aposentar por insalubriadade.
    Já tenho os PPP’s e mandei para vocês do INSS ,por que que não me aposentaram ainda se a lei manda aposentar com 25 anos com insalubridade.
    Tenho 52 anos.

  18. tenho vinte cinco anos de carteira e quatouze anos e dois meses de insalubridade, com quantos anos eu tenho que me aposentar, na minhas contas cada ano de insalubridade conta tres meses, so de insalubre eu tenho quatro anos e dois meses somando tudo da vinte nove anos e dois meses e agora com quantos anos eu tenho direito de me aposentar eu trabalho na camera frigorifica ,eu soube que e vinte cinco anos contando com a insalubre e cinquenta e tres anos de idade voces pode me tirar esta duvida obrigada se poder me responde obs:so de carteira assinada eu tenho vinte cinco anos mas os anos de insalubridade

    1. Adilson, Para aposentadoria integral você tem que ter 35 anos de contribuição e para a aposentadoria proporcional você tem que ter no mínimo 53 anos de idade e 30 anos de contribuição + 40% do tempo que faltava em dezembro de 1998 para você completar os 30 anos. Você já tem mais de 35 anos de contribuição sem converter o trabalho insalubre, o que aumentaria ainda mais esse tempo, portanto, já tem tempo suficiente para se aposentar por contribuição. Quanto a aposentadoria especial, você teria que ter 25 anos de trabalho insalubre.

  19. Tenho 267 contribuições,todo meu serviço área de insalubridade,não tenho todos meus
    “PPP’s” e tenho 52 anos.
    Pergunto: Já tenho direito aposentadoria especial?
    Obrigado!

  20. gostaria de saber se ainda existe as aposentadorias especias para mecanicos e soldadores uma vez que a o riscos quimicos e fisicos

  21. Quero calcular minha aposentadoria , trabalhei em áreas consideradas normais e em áreas insalubre . como devo proceder para obter os calculos exatos em que tenho direito. : pis 10396547653.

  22. Quero calcular minha aposentadoria , trabalhei em áreas consideradas normais e em áreas insalubre . como devo proceder para obter os calculos exatos em que tenho direito.

  23. Eu gostaria de saber qual é o tempo acrescido no caso de insalubridade.
    Ex: uma pessoa que trabalhou 03 anos em um ambiente considerado insalubre ganha quanto tempo de beneficio?

  24. tenho 19 anos e alguns meses de contribuicao sendo que trabalhei 8 anos com 20por cento de insalubridade gostaria de saber quanto tempo tenho no total para me aposentar obrigado

  25. sou registrado em carteira desde 1981 de 1985 para cá sou motorista de 1997 para cá eu perdi á o direito da especial ou não.

  26. Trabalhei 22 anos de motorista e tenho 29 anos de contribuição 47 anos de idade fiz uma cirurgia na coluna coloquei 6 pinos e 2 platinas , hoje não consigo mais trabalhar, estou em auxilio doença a 2 anos , eu tenho direito a me aposentar.

  27. gostaria de saber se foi feito pedido da aposentsdoria como devo faser grato…..

  28. trabalho na area de saúde desde 2000,primeiro atuei na area de aux de enfermagem e atualmente estou na radiologia.E, no texto acima,na ultima frase diz que ao fazer o pedido de aposentadoria especial,quem trabalha neste setor de radiologia tem dor de cabeça por qual motivo?pode me explicar?obrigada

  29. trabalho de segurança bancario,a 25 anos e mai s 5 anos como trabalhador rural.
    só que na época que trabalhei na roça éra registrado pelo fum rual que já não eziste
    mais gostaria de saber se já posso me aposentar , tenho 45 anos obrigado.

  30. trabalho em posto de gasolina insalubridade a 25 anos mais 5 anos contribui no inss autonomo ja posso me aposentar

  31. trabalho como marcineiro há quase seis anos,quando fui contratado fiz uma audiometria,depois mais uma apedido do ministerio do trabalho,hoje sinto minha audição prejudicada.é possivel uma aposentadoria

  32. trabalhei como atendente de enfermagem,recebia salubridade,tenho 15anos de contribuiçao,mas há 10anos estou desempregada e sem contribuir com o inss,tenho 57anos quanto tempo ainda tenho que contribuir.comecei há pagar um carne mas parei por problemas financeiros.oque faço.aguardo resposta Obrigado

  33. dei entrada no meu pedido de aposentadoria especial (insalubre) no dia 31/01/2012 até hoje não recebi uma resposta do inss se me foi concedido minha aposentadoria.gostaria de saber como esta o andamento do meu processo.obg.

  34. Trabalhei 16 anos na area de segurança publica onde fui demitido,mais 4,6 de serviço insalubre na iniciativa privada,gostaria de saber, se estes tempos informados conta como aposentadoria especial,se sim quanto tempo ainda falta p pedir a aposentadoria

    1. tenho 50anos de idade trabalho no setor eletrico e resebo aficional de periculosidade etrabalho desde 1985 tenho direito na aposetadoria

    2. Vc recebeu resposta, eu estou com essa mesma dúvida q a sua e tempo de serviço bem parecido. Trabalhei seg pub por 18 anos e serviço insalubre por 4anos e 6ml Aguardo contato

  35. Sou bancario e trabalho na tesouraria no banco, mexendo com varias notas de dinheiro bastante imundas(horriveis) provavelmente contaminadas,
    Neste caso tenho direito a insalibridade.

    Grato, pela atenção

    1. Eu trabalhei num banco 05 anos (1980 a 1985 ) e a noite tinha adicional noturno e trabalhava com cheques sujos e digitção,
      ganhei adicional de insalubridade na justiça do trabalho quero saber se eu posso contar esse tempo e quanto é o acressimo para contar tempo na aposentadoria.

  36. Olá, trabalhei por mais de 30 anos em ambiente insalubre ganhando 40% a mais sobre a soldada base. Gostaria de saber se tenho direito a receber esses 40% na minha aposentadoria

  37. gostaria de saber se por receber insalubridade no holerite em especie, esse tempo em que estou recebendo nao conta para diminuir o tempo de contribuiçao? obrigado.

    1. tenho 24 anos de carteira e continuo trabalhando na area de saude trabalho na higiêne hospitalar e recebo insalubridade, tenho 48 anos gostaria de saber se posso dar entrada na aposentadoria proporcional obrigada

  38. tenho 45 ano de idade so tenho 7 ano de carteira rescistrada e fis uma cirugia de culuna verdebral sagra enao tenho mais forsa de ficar em pe mais de meia hora tem como me aposentar ok

  39. tenho 23anos ,8meses e 4 dias de contribuição,estou afastado por acidente do trabalho depois virou auxílio doença e estou afastado desde 26/01/2011 até hj ,sempre trabalhei em área insalubre .
    Posso entrar com um pedido de aposentadoria proporcional por tempo de serviço ?
    muito obrigado .

    1. tenho 50 anos e 23 anos de contribuição sempre trabalhei com pintura tenho direito a pedir aposentadoria proporcional por trabalhar em area insalubre.

      1. ola meu jovem uma informaçao eu trabalho a vinte anos com pintura automotivas tintas com chunbo e tiner catalisador, poera e mais , quando posso , da entrada na aposetadoria

  40. Sou funcionario publico a 11 onze anos, trabalho na prefeitura municipal da minha cidade. Trabalho como agente de endemias mas, quando entrei prestei concurso para agente sanitario. Recebo insalubridade. Gostaria de saber quanto tempo preciso trabalhar para adiquirir minha aposentadoria.

    1. procure um advogado e pague uma consulta. ou queres saber de graça?
      QUANDO TU TA DOENTE NAO TENS QUE PAGAR UMA CONSULTA ?

      1. Não
        Uma das poucas coisas que se consegue de graça é consult médica

      2. pedoe voce deve ser advogado de porta de cadeia,ou seja um animal,ou uma pessoa muito arrogante,e pobre,como pode responder assim,em um site em que 99%ajuda por ajudar.oooooooooooooooooooooo coitado.

      3. Este é o típico advogado desesperado para ter uma causa. Daqueles que não pegam causa nenhuma, vem alguém pedir uma informação a ele na rua e este “doutor” já entrega um cartão, tirado do paletó (paletó comprado no centro da cidade bem barato), e o detalhe: um advogado com terno de pobre num calor de 40 graus. E ainda se acha o bom, e se uma pessoa xinga a outra no trânsito, se pararem perto dele, rápido como uma raposa morta de fome (estilo a raposa do desenho do pica-pau) ele já deixa de novo um “cartão pessoal” querendo entrar com uma ação de dano moral (detalhe: tendo razão ou não ele entra com a causa). Há excelentes advogados (são a maioria), pena que existam estes.
        Este se pudesse já iria me processar (dano moral dano moral damoral… quanta incompetência!!) Aliás, este se um cachorro vira-latas mordê-lo já entra com uma ação de dano moral contra o município (ou até contra o cachorro ele entra com a ação)

      4. É por isso que tu eis português, puxa saco tudo tem que pagar?

        1. Trabalhei 17 anos em siderúrgica, inalando gases nocivos a saúde c/ altas temperaturas e barulho excessivo quanto conta o meu tempo, só 17 anos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Se você tem algum conhecimento sobre o assunto, deixe sua resposta nos comentários para ajudar os demais usuários. Qualquer dúvida você também pode ligar para o telefone do INSS: 135