Aposentadoria Especial para Carreiras de Risco

Carreiras de Risco terão Aposentadoria Especial

Entender como funciona a aposentadoria especial é muito importante, principalmente para quem deseja contratar e também para quem já tem acesso a mesma. Como o próprio nome já diz, trata-se de um tipo diferente de aposentadoria e precisamos saber as suas especificações para analisar as vantagens e desvantagens.

carreiras-de-risco-aposentadoria-especial

O novo modelo de previdência do servidor público vai permitir que servidores que exerçam funções de risco, como médicos que trabalhem em fronteira, policiais federais, rodoviários, entre outros funcionários, solicitem o requerimento do benefício da aposentadoria mais cedo do que os outros trabalhadores de outras classes.

Esses servidores têm funções no trabalho que podem colocar em risco sua integridade física, por isso terão o direito de se aposentar mais cedo com a Aposentadoria Especial para Carreiras de Risco. À medida que está no relatório final do projeto de lei, vai beneficiar milhares de pessoas, não se sabe ao certo o número exato nem aproximado, porém só a Policia Federal tem mais de 14 mil agentes.

Como a redução de tempo de aposentadoria para carreiras de risco ocorrerá ainda não foi definido, porém para garantir essa aposentadoria especial, a contribuição poderá ser maior, passando de 7,5% para 8,5%.

Junto com o projeto também poderá sair um novo modelo o fundo de longevidade que vai garantir o pagamento da aposentadoria das pessoas que tiverem que receber o benefício por mais de 25 anos que é a base calculada nas regras do modelo da previdência.

inss-aposentadoria-especial-carreiras-de-risco

O que é aposentadoria especial para Carreiras de Risco?

O primeiro passo é entender o que é a aposentadoria especial e por que ela é diferente dos demais tipos que temos acesso. Primeiramente, ela é considerada especial pelo fato de que permite ao trabalhador o direito de se aposentar com menos tempo de trabalho, pois é uma forma de reparar financeiramente aquela pessoa que esteve sujeita a condições inadequadas de trabalho.

Confira:  INSS Pente Fino - Cortes, Auxílio

Para ter acesso a esse tipo de aposentadoria é indispensável o preenchimento dos requisitos cobrados. Esses requisitos estão relacionados ao tipo de trabalho que é efetuado, ou seja, somente se ele for de risco é que vai conceder esse tipo de aposentadoria. Outro requisito importante está relacionado com a carência, também será necessário cumprir um prazo mínimo para ter direito a esse tipo de aposentadoria.

Agora que você tem conhecimento sobre o que é essa aposentadoria, o próximo passo é entender quais são os requisitos necessários para ter acesso a mesma e quais são as profissões consideradas dentro dessa modalidade, abaixo, mais informações.


Empréstimos

Gostou? De um curtir:

13 Comentários em “Aposentadoria Especial para Carreiras de Risco

  1. eu tem vinte cinco anos deprofissao como vigilante ja bosso dar entrada na minha aposentadoria especial

  2. eu tem vinte e cinco de profissâo como vigilante ja bosso, dar entrada na aposentadoria

  3. Sou autonomo e paguei R$59,90 ano passado esse ano continuo pagando esse valor ou teve almento qual?

    no aguiardo.

  4. Oi, sou cabeleireira e gostaria de pagar minha previdencia, como faço pra começar a pagar, quanto tempo preciso contribuir, tenho 43 anos, e na questao de minha profissao , ela se enquadra como beneficio especial?como reduçao…Aguardo resposta.
    Obrigada!!!

  5. eu trabalho com conserto e manuytenção de refrigeração e eletricidade , .eu gostaria de saber se tenho direito na aposentadoria especial? tenho 49 anos de idade, desde já obrigado.

  6. gostaria de saber como ficou a aposentadorhpa para motorista de carreta

  7. trabalho em posto de gasolina tenho 23 anos de contribuição e 41 anos de idade, gostaria de saber se ao completar os 25 anos de contribuição estando com 43 anos se tenho direito a aposentadoria especial?

  8. Trabalho como operador de caldeira de produtos químicos e alta pressão á 36 anos como por direito poderia me aposentar com 25 anos por trabalhar em área de risco.
    -Art. 57 – A aposentadoria especial será devida, uma vez cumprida a carência exigida nesta Lei, ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, durante 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos, conforme dispuser a lei.

  9. BOM DIA! QUERO SABER SE O TRABALHADOR VIGIA NOTURNO QUE TRABALHA ARMADO, TEM DIREITO A APOSENTADORIA ESPECIA DE RISCO? E ONDE ENCONTRO FALANDO SOBRE ESSE ASSUNTO?
    OBRIGADO

  10. OLÁ,GOSTARIA DE RECEBER MAIORES INFORMAÇÕES NO QUE DIZ RESPEITO A APOSENTADORIA ESPECIAL PARA CARREIRAS DE RISCOS.
    -TENHO 35 ANOS DE IDADE E HÁ 16 ANOS TRABALHO EM CÂMARAS FRIGORÍFICAS,OU SEJA,RECINTOS COMPLETAMENTE FRIOS E CONGELADOS.MEU TRABALHO É ARRUMAR MERCADORIAS EM FRIGORÍFICOS,DESCARREGAR CAMINHÕES E ABASTECER SETOR DE CONGELADOS,EMBUTIDOS E FATIADOS.NÃO RECEBO INSALUBRIDADE E MINHA PERGUNTA É!? DEVIDO O MEU TRABALHO SER DE RISCOS PARA MINHA SAÚDE E NÃO RECEBER INSALUBRIDADE TENHO O DIREITO DE ME APOSENTAR COM MENOS TEMPO DE SERVIÇO?EXISTE ALGUMA LEI QUE ME APOSENTA COM MENOS TEMPO DE SERVIÇO DEVIDO A PROFISSÃO DE RISCO?GRATO PELO ESPAÇO!

  11. jair tenho 30 anos em trabalho insalubre . ja entrei com pedido de aposentadoria especial .Quais as possibilidades de ser deferidda?

  12. Desejo receber informação sobre a profissão de Pintor predial, se a mesma aposenta o trabalhador aos 25 anos de serviço, incluindo outras profissões de riscos, com: Vigilante patrimonial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *