Aposentadoria especial

Benefício de aposentadoria especial

Pouca gente conhece a aposentadoria especial, isso por que este tipo de benefício é direcionado para um grupo específico de trabalhadores. Só tem direito a receber o benefício da aposentadoria especial os contribuintes da Previdência social que trabalham expostos a agentes prejudiciais ou nocivos à saúde, e aqueles que trabalham em condições que arriscam a integridade física. Dentre os fatores que estão inclusos nas condições para ter direito a aposentadoria especial estão a exposição a agente químicos, biológicos e físicos, a seguir saiba mais o que é, quais são as profissões aceitas e como você pode se aposentador nessa categoria.

aposentadoria-especial

O período de contribuição para ter direito ao benefício depende do agente nocivo a saúde ou integridade física a que o trabalhador está exposto, podendo variar entre 15, 20 ou 25 anos. O direito a aposentadoria especial se abrangem aos contribuintes individuais, trabalhador avulso e empregado privado. No caso dos contribuintes individuais, o benefício só é concedidos aos que são associados de cooperativas da sua área de trabalho.

Independente da área de atuação do trabalhador, é exigido um período mínimo de carência para ter direito ao benefício da aposentadoria especial. É necessário ter no mínimo 180 meses de contribuição na Previdência Social.

O que é PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário?

O PPP é o documento obrigatório para dar entrada na aposentadoria especial, ele deve estar sempre atualizado com informações laboratoriais do trabalhador. O documento de Perfil Profissiográfico Previdenciário pode ser emitido pela empresa empregadora, cooperativa de produção ou trabalho, Órgão Gestor de Mão-de-Obra ou sindicato da categoria de trabalho. Todo trabalhador tem direito de receber uma cópia autenticada do PPP em caso de rompimento de contrato ou demissão.

Confira:  Aposentadoria do Professor - Especial

A solicitação da aposentadoria especial pode ser feita através de agendamento pela internet no site da Previdência, agências da Previdência Social ou pelo telefone 135. O contribuinte deve levar todos os documentos necessários, incluindo o PPP para comprovar que realmente tem direito legal de receber o benefício.

aposentadoria-especial-profissoes

restituicao-icms-energia-eletrica

Requisitos para a aposentadoria especial

Aquele trabalhador que esteve em funções em ambientes considerados perigosos ou nocivos à saúde pode se aposentar com 15, 20 ou 25 anos que é considerada a aposentadoria especial. Abaixo mencionados com maiores detalhes os requisitos necessários e o funcionamento desse tipo de aposentadoria, confira maiores detalhes:

  • Necessário ter trabalhado em funções em ambientes considerados perigosos ou nocivos à saúde;
  • Necessário comprovar a exposição contínua e ininterrupta durante a jornada de trabalho nos períodos envolvendo a profissão;
  • Tempo de trabalho: 15, 20 ou 25 anos;
  • Tempo cobrado de carência: mínimo de 180 meses de efetiva atividade;
  • Necessário apresentar documentos que comprovem a exposição a agentes nocivos.

Esses são os principais detalhes para que você entenda como funciona a concessão das aposentadorias e quais são os requisitos que necessitam ser preenchidos.

Profissões aposentadoria especial

Conforme observado nas informações anteriores, não é todo tipo de trabalhador que consegue solicitar a aposentadoria especial. Será necessário preencher os requisitos e estar em alguma função que realmente ofereça risco ou dano à saúde.

Para se ter uma ideia sobre quais são as profissões que aceitam a aposentadoria especial, listamos abaixo as principais delas:

  • Engenheiro químico;
  • Químicos industriais;
  • Enfermeiros;
  • Pescadores;
  • Dentistas;
  • Aeronautas;
  • Soldadores;
  • Farmacêuticos.

Esses são alguns exemplos de profissões que aceitam o pedido da aposentadoria especial, mas além delas, também existem várias outras e cada profissional deverá analisar esses detalhes para ter conhecimento se ele tem ou não o direito a solicitação.

Confira:  Melhor idade para se aposentar

O Instituto Nacional de Previdência Social – INSS – é o órgão público federal responsável por fazer a concessão dessa aposentadoria e, portanto, os interessados na mesma deverão entrar em contato com esse órgão para poder fazer o procedimento necessário.

Recomendamos

57 Comentários em “Aposentadoria especial

  1. Boa noite.tenho 41 anos e 27anos de contribuiçao no inss.tenho direito a aposentadoria especial?minha prifissao e torneiro mecanico.o ruido na impresa e muito alto,fico esposto a agente quimico e tenho um postura inadquada.hoje estou com um pequeno tumor na cabeça,estou em tratamento.a empresa pode me mandar embora depois de 20anos trabalhando para ela?por favor me responde estou muito ancioso e preocupado.

    1. Boa noite, trabalho a 27 anos de porteiro tenho o direito da aposentadoria especial?

  2. Meu pai tem 59 anos ele deu entrada na aposentadoria por tempo de serviço a mais de 3 anos o juiz assinou o processo só que meu pai não recebeu nenhum beneficio ate o dia de hoje

    Obs; Oque faço???

  3. ola.gostaria de saber se o tempo de serviço militar conta como especial e vigilante se tabem conta e como?

  4. Passamos a vida toda trabalhando, quando chegamos a uma aposentadoria seja ela por tempo de serviço, especial ou invalidez, a ganância por parte dos políticos que administram mal os setores públicos para o cidadão trabalhadores, e bem a favor deles mesmos e a outros que lhe interessa em campanhas políticas. Eles não gostam de pagar os direitos do trabalhador dificultando de todas as formas ao não pagamento da multa de 40°/° FGTS, e mais o aviso prévio que são ou era direitos do trabalhador. Deixa de pagar qualquer tributo para ver o que acontece. Enquanto isto, os políticos estão dando risadas da classe trabalhadora com diversas aposentadorias em seus mandatos bem como Juízes e outros mais. É fácil ferrar o trabalhador em ter que continua trabalhando ou então, ser obrigado a pedir a demissão, abrindo mão de seus direitos. Sendo assim, perder os seus direitos que conseqüentemente muitos adoecem ou chegam a morrer. As manipulações técnica são muitas. Quem esta no poder é mais fácil calar a boca daqueles menos favorecidos por que não pode pagar advogados para se defender e ter que aguentar os trâmites morosos de diversos processos nos Fórum. A previdência esta com problemas de falta de dinheiro porque a corrupção é grande e em todos os lugares. Tudo não passa de manipulações técnicas na questão da perspectiva de vida das pessoas, ora, quem é que divulga isto, é o próprio órgão do Governo Brasileiro o IBGE. A minha pergunta é a seguinte: A aposentadoria Especial deve ser pedida a demissão ou não? Obrigado pela atenção.

  5. tenho 25 anos de trabalho… sou agente penitenciario, posso pedir minha aposentadoria especial….tenho 23 só como agente e dois fora ( empresa privada)..

  6. Boa, tarde tenho vinte e um anos como vigilante, armado e sete em areia comum posso mim aposentar como especial.

  7. Sou marítimo tenho direito a aposentadoria especial, já trabalhei em navios petroleiros

  8. Gostaria de saber como se aposentar com 70% do salario bruto

  9. Bom dia ?Trabalhei 6 anos em metalujgíca ,18 de enfermagem em centro cirúrgico onde contrair hérnia de disco e desvio de coluna ,fui mandada embora e 2012 e hoje sou formalizada emprendedora individual 4 anos,tenho 49 anos idade ,venho sentindo muitas dores na minha lombar me dificultando de exercer a minha função ,emprego com registro não consigo mais ,somando o tempo de serviço tenho 28 trabalhados poderiam me esclarecer oque deve fazer ?

  10. Trabalho ja com carteira assinada ha 29 anos . Tenho todos os ppp com valores acima de 91 decbeis esse tempo todo . Vou dar entrada em minha aposentadoria especial . Sei bem que compreento todos os requisito para isso . Minha pergunta e > o inss pode indeferir minha aposentadoria ?

  11. Boa tarde
    Eu sou dentista tenho direito a aposentadoria especial, mas tive alguns períodos que fiquei afastada do trabalho por licença maternidade, licença para tratamento de saúde, como fica este tempo de afastamento na contagem para aposentadoria especial.
    Obrigado pela atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *