Aposentadoria especial

Benefício de aposentadoria especial

Pouca gente conhece a aposentadoria especial, isso por que este tipo de benefício é direcionado para um grupo específico de trabalhadores. Só tem direito a receber o benefício da aposentadoria especial os contribuintes da Previdência social que trabalham expostos a agentes prejudiciais ou nocivos à saúde, e aqueles que trabalham em condições que arriscam a integridade física. Dentre os fatores que estão inclusos nas condições para ter direito a aposentadoria especial estão a exposição a agente químicos, biológicos e físicos, a seguir saiba mais o que é, quais são as profissões aceitas e como você pode se aposentador nessa categoria.

aposentadoria-especial

O período de contribuição para ter direito ao benefício depende do agente nocivo a saúde ou integridade física a que o trabalhador está exposto, podendo variar entre 15, 20 ou 25 anos. O direito a aposentadoria especial se abrangem aos contribuintes individuais, trabalhador avulso e empregado privado. No caso dos contribuintes individuais, o benefício só é concedidos aos que são associados de cooperativas da sua área de trabalho.

Independente da área de atuação do trabalhador, é exigido um período mínimo de carência para ter direito ao benefício da aposentadoria especial. É necessário ter no mínimo 180 meses de contribuição na Previdência Social.

O que é PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário?

O PPP é o documento obrigatório para dar entrada na aposentadoria especial, ele deve estar sempre atualizado com informações laboratoriais do trabalhador. O documento de Perfil Profissiográfico Previdenciário pode ser emitido pela empresa empregadora, cooperativa de produção ou trabalho, Órgão Gestor de Mão-de-Obra ou sindicato da categoria de trabalho. Todo trabalhador tem direito de receber uma cópia autenticada do PPP em caso de rompimento de contrato ou demissão.

Confira:  Aposentadoria Compulsória

A solicitação da aposentadoria especial pode ser feita através de agendamento pela internet no site da Previdência, agências da Previdência Social ou pelo telefone 135. O contribuinte deve levar todos os documentos necessários, incluindo o PPP para comprovar que realmente tem direito legal de receber o benefício.

aposentadoria-especial-profissoes

Requisitos para a aposentadoria especial

Aquele trabalhador que esteve em funções em ambientes considerados perigosos ou nocivos à saúde pode se aposentar com 15, 20 ou 25 anos que é considerada a aposentadoria especial. Abaixo mencionados com maiores detalhes os requisitos necessários e o funcionamento desse tipo de aposentadoria, confira maiores detalhes:

  • Necessário ter trabalhado em funções em ambientes considerados perigosos ou nocivos à saúde;
  • Necessário comprovar a exposição contínua e ininterrupta durante a jornada de trabalho nos períodos envolvendo a profissão;
  • Tempo de trabalho: 15, 20 ou 25 anos;
  • Tempo cobrado de carência: mínimo de 180 meses de efetiva atividade;
  • Necessário apresentar documentos que comprovem a exposição a agentes nocivos.

Esses são os principais detalhes para que você entenda como funciona a concessão das aposentadorias e quais são os requisitos que necessitam ser preenchidos.

Profissões aposentadoria especial

Conforme observado nas informações anteriores, não é todo tipo de trabalhador que consegue solicitar a aposentadoria especial. Será necessário preencher os requisitos e estar em alguma função que realmente ofereça risco ou dano à saúde.

Para se ter uma ideia sobre quais são as profissões que aceitam a aposentadoria especial, listamos abaixo as principais delas:

  • Engenheiro químico;
  • Químicos industriais;
  • Enfermeiros;
  • Pescadores;
  • Dentistas;
  • Aeronautas;
  • Soldadores;
  • Farmacêuticos.

Esses são alguns exemplos de profissões que aceitam o pedido da aposentadoria especial, mas além delas, também existem várias outras e cada profissional deverá analisar esses detalhes para ter conhecimento se ele tem ou não o direito a solicitação.

Confira:  Direito Previdenciário - Aposentadoria

O Instituto Nacional de Previdência Social – INSS – é o órgão público federal responsável por fazer a concessão dessa aposentadoria e, portanto, os interessados na mesma deverão entrar em contato com esse órgão para poder fazer o procedimento necessário.

Gostou? De um curtir:

90 Comentários em “Aposentadoria especial

  1. SE FOR POSSIVEL EU GOSTARIA DE SABER NO MEU CASO QUE TENHO 64 ANOS DE IDADE MIM APOSENTEI EM FEVEREIRO DE 2011 E SOMADO PELA PREVIDENCIA SOCIAL A MINHA CONTRIBUISSAO DEU 38 ANOS E 11 MESES E 11 DIAS .PASSOU 3ANOS E 11MESES E 11 DIAS DO TENPO DE MIM APOSENTAR E NAO RESEBI A DIFERENCIA .ENTA EU GOSTARIA DE SABER SE EU TENHO O DIREITO DE RESSEBER O QUE PASSOU DO TENPO . E TANBEM QUERO SABER SE EU TENHO O DIREITO DE TER MINHA APOSENTADORIA ESPECIAL . SE FOR POSSIVEL EU FICARIA MUINTICIMO GRATO EM RECEBER ENFORMASAO .

  2. Tenho 30 anos de INSS pago sendo que os últimos 22 anos na função de vigilante, já posso me aposentar?

  3. completo 47 anos em abril de 2014, tenho 28 anos de serviços, completados aos 4 de dezembro de 2013, sendo que destes, 06 são como vigia noturno e recebendo adicional noturno, e tres como porteiro diuno, agora passei a receber a partir de dezembro 2013 a periculosidade, tenho direito de aposentar proporcionalmente ? grato !

  4. trabalho como vigilante desde 1992,ja passei por tres empresas e estou com 7 anos na ultima.ja tenho uns 20 anos como vigilante mais ja trabalhei em outras funções.posso utilizar o ppp do tempo de vigilante para contagem de aposentadoria especial?

  5. Bom dia!
    já completei 26 anos na área de risco, trabalho com eletricidade acima de 250v.
    porque não fui beneficiado com minha aposentadoria? porque tenho que entrar na justiça pedindo a aposentadoria sendo que tenho mais de 25 anos na área de risco?.
    desde já agradeço atenção e aguardo resposta.
    att; Evander.

  6. Eu tenho 41 años de idade ja contribuí 25 años de trabalho sendo que 15 años como vigilante ja poseo dar entra na aposentadoria especial

  7. GOSTARIA DE SABER, TRABALHEI EM UMA EMPRESA DE VIGILANCIA ( TRANSEGURO BH) MAS ELA FECHOU E NAO TENHO O PPP COMO FAÇO PARA CONSEGUIR O DOCUMENTO PARA PEDIR A APOSENTADORIA ESPECIAL.DES DE JA AGRADEÇO.

  8. tenho uma doença rara que se chama dermatopoliomiusite, descobri esse ano. gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria, sendo q a mesma compromete todos os meus musculos.

  9. Trabalhei 04 anos em uma industria de grãos como Lubrificador industrial.07 anos como operador de sala de máquinas(risco químico e físico) A 07 anos trabalho em uma Estação de Tratamento de Esgoto(risco biológoco)Todo esse tempo vale para aposentadoria especial?

  10. Tenho 49 anos ,e trabalho como cabelereira desde os 15 anos
    A três anos,venho sentindo muito alergia com sangramento nasal
    Também muitas dores nos pés ,dores de cabeça e ombros ,tenho vergonha quando ,não posso
    Trabalhar,pois nunca trabalhei em nada antes .em 2009 entrei no programa MEI ,mas trabalho só . Com quanto tempo posso me aposentar ?

  11. Trabalho na área de vigilante desde 2001 em uma área insalubre que ganhávamos até 2007 daí pra cá o governador vagner da bahia cancelou esse direito nosso , com essa nova lei que a Presidenta Dilma assinou na questão de risco de vida quando eu completar 25 anos de prifissão apartir de 2001 terei direito a aposentadoria especial?

  12. Gostaria de saber se é necessário apresentar a carteira de trabalho para requerer/calcular o tempo de aposentadoria. Obrigada.

  13. sou vigilsnte a 29 anos, posso min aposentar especial?

  14. Eu trabalhei 5 anos no comércio, passei 10 anos desempregada e agora trabalho a 10 anos como operadora de telemarkentig. Tenhor 45 anos, gostaria de saber se tenho como pagar autônoma este 10 anos que fiquei parada e como eu poderia fazer. Pois quero adiantar minha aposentadoria.

  15. Tenho 29 anos de vigilante posso min aposentar na Especial, o stj dar direito desde novembro de 2012

  16. Quero saber se já tenho tempo para aposentar,quero marcar um agendamento para fazer contagem o q devo fazer?

  17. Tenho 52 anos,tenho 7 anos de carteira assinada no bradesco de (79 a 86) e como professora de 90 a 2012 com contribuição comprovada.Tenho como aposentar?
    Qual seria a melhor opção: aguardar os 25 anos como professora ou entrar agora por tempo de contribuição? A minha saude não anda bem.. O que devo fazer?

    Obg
    Ducarmo

  18. tenho 55 anos e 19anos e nove meses de contribuição 11 anos foi c issalubre posso me aposentar

  19. Tenho 51 anos, trabalho na marinha mercante a 31 anos, recebo insalubridade durante todo esse tempo, gostaria de saber se já posso entrar o com pedido de aposentadoria, pelo regime especial, e como devo proceder?

    Grato

    Silvio

  20. bom dia minha esposa vai operar no fim de ano ela vai estar de ferias ele tem que
    dar emtrada no alçilio doença memo estando de ferias ela é profesora

    desdeja muito obrigado.

  21. Trabalhei 22 anos em regime periculoso por eletricidade, no entanto qdo fui desligado da empresa ela se negou em dar o “PPP”, disse que poderia até fornecer desde que não mencionasse essas atividades de risco, que obviamente era para não pagar e o documento não teria valor nenhum para o INSS. Então fui obrigado a conseguir na justiça, isso tramitou por 07 anos, mas consegui a indenização dos ultimos 5 anos e o PPP também referente aos ultimos 5 anos (pois é o período amparado por lei), ou seja e quanto aos 22 anos trabalhados sempre na mesma função não vale para o INSS? Eu posso dar entrada no INSS com as documentações decorrentes desse processo? como laudo pericial e finalização do processo?

  22. tenho 20 anos de carteira assinada como vigilante de carro forte e a 01 ano estou afastado por depressao e sindrome do panico,sera que com estes 20 anos de carro forte e mais 05 em fabrica de moveis,eu consigo aposentadoria especial.

    1. tenho 32 anos e oito meses de contribuiçao sendo 15 como vigilante, posso converter esse tempo de vigilante para chegar aos 35 para aposentadoria

  23. olha eu não tenho esse requisito por que trabalhei praticamente a vida toda com meu pai depois casei mourei na roça trabalhei a minha vida toda,muito tempo perdida,depois vim pra cidade trabalhei uns tempo como doméstica mais não min adaptei,fique só no meu lar,cuidando da família,e com isso o tempo passou,agora comecei contribuir nessa lei que foi aprovada ,como Doméstica,e ai por favor min responda existe outro caminho?

  24. Tenho 54 anos 32 trabalhado sendo 18 anos insalubri na lei velha . Da para aposentar especial . Favor me enformar, se também precisa judicialmente ou não . obrigado aquardo resposta.

  25. Minha esposa tem 67 anos, e portadora de hepatiteC, diabetes e hipertensão e deseja aposentar-se, como Dona de casa, como temos prosseder..? na certeza de ser atendido..muito obrigado

  26. E nessa empresa ele era registrado como soldador, e não havia um técnico capacitado na época para assinar qualquer laudo.

  27. A empresa é obrigada por lei a fornecer a PPP ao funcionário? Porque uma das empresas que meu esposo trabalhou se recusa a entregá-lo. Se for qual é a lei e se há punição para empresa.

    Obrigada!

  28. Bom dia!

    Meu pai tem 49 anos de idade e 29 anos de carteira assinada, todo esse período trabalhou em atividade insalubre com agente nocivos a saúde. Entramos com pedido de aposentadoria especial no ano passado mas foi negado e perdemos o prazo de recorrer. Infelizmente nos laudos de PPP na época que ele trabalhou as empresas não têm os laudos para fornecer a ele. O que podemos fazer pois ele faz jus a aposentadoria especial.

    obrigada!
    atenciosamente

  29. ola sou deficiente tenho o direito torto e traballho na construçao civil a 18 anos cinto muitas dores serar que consigo me aposentar

  30. Tenho 22 anos de contribuição,15 anos como vigilante trabalho armado.Gostaria de saber se já tenho como da entrada na minha aposentadoria e se tenho direito a aposentadoria especial do vigilante.ah detalhe tenho 41 anos. Obrigado

  31. DEI ENTRADA NA MINHA APOSENTADORIA, QUE É ESPECIAL E POR TEMPO DE SERVIÇO, NO DIA 01 DE MARÇO DE 2012. GOSTARIA DE SABER COMO ESTÁ O ANDAMENTO DA MESMA.
    OBRIGADO.

  32. Mailzon Joaquim Cazimiro do Nascimento disse:

    Mailzon

    Tenho 52 anos, trabalho em galvanoplastia a 28 anos, recebo insalubridade durante todo esse tempo, gostaria de saber se já posso entrar o com pedido de aposentadoria, pelo regime especial, e como devo proceder?

    Grato.

  33. As exigencias para comprovar a atividade rural constantes nas regras do INSS estão sendo ignoradas pela agencia do INSS de Açailandia – MA. Somente com atravessadores ou advogado da area de previdencia se consegue o deferimento, caso contrario todos os beneficios são indeferidos e os segurados acabam caindo nas mãos dos profissionais de aposentadoria.

  34. Olá, tenho 64 anos e contribui durante 10 anos e 7 meses para o INSS, c/carteira assinada e como modista. Posso me aposentar por idade? Pois estou com a vista muito fraca e problemas de artrite para continuar trabalhado nessa profissâo. ou arranjar outro trabalho. É possivel eu me aposentar por issalubridade ou o INSS pode me devolver o que eu paguei?
    Peço carecidamente uma resposta.
    Grata, Maria

    1. MARIA BOM DIA!

      SE HOUVER CONTRIBUIÇÕES ANTERIORES A 1991, VOCÊ PODERÁ BASEAR SUA APOSENTADORIA DE ACORDO COM A TABELA PROGRESSIVA, OU SEJA EM 2008 QUANDO COMPLETOU 60 ANOS DE IDADE, TERIA DE TER 162 CONTRIBUIÇÕES = 13 ANOS E 5 MESES. RESUMINDO, PRECISA DE MAIS 2 E 10 MESES DE CONTRIBUIÇÃO .

      COM RELAÇÃO A SEUS PROBLEMAS DE SAÚDE, NÃO PODERÁ CONTAR COM ESSAS CONTRIBUIÇÕES DO PASSADO, A NÃO SER QUE ESSAS CONTRIBUIÇÕES NÃO TENHAM MAIS DE UM ANO. RESUMINDO, PARA QUE SEJA CONCEDIDO UM AUXÍLIO DOENÇA, PRECISARÁ TER CONTRIBUIÇÕES ATUAIS.

      PARA MAIORES INFORMAÇÕES 3246-0543 / 3619-4529 / renor.navarro@hotmail.com

      NATHALIA RENOR OU MAURICIO NAVARRO

  35. Bom dia, gostaria de saber se tenho direito ou nao, tenho problema no joelho fui ao medico e ele me disse que nao posso ficar em pe muito tempo e nao tem cura, mas sou cabelereiro e nao tenho outra profissao posso pedir a aposentadoria

  36. Trabalho desde de 78 em grafica como meio oficial tipografo , hoje sou impressor a grafica me deu ppp so que eles colocaram como observaçao que usava proteçao e nessa epoca nao se usava proteçao , pois nao havia sido vigorada a lei que obrigava o uso de proteçao ainda .Gostaria de saber como proceder para conseguir a aposentadoria especial, voces podem me auxiliar , no momento agradeço desde ja.

  37. Boa tarde.

    Peço a gentileza de nos orientar nessa questão:

    Meu esposo possui ao todo, 27 anos de trabalho. Sendo, 8 anos Com insalubridade (expostos a agentes prejudiciais ou nocivos à saúde) ele poderia se aposentar pela especial ou teria direito a algum benefício por conta desta insalubri?

    Muito obrigada
    Elizabeth

  38. Tenho 53 anos e trabalho em uma empresa de vigilancia no turno noturno, na primeira empresa trabalhei 06 anos noturnos e na atual 11 anos, gostaria se saber se consigo pegar a posentadoria especial haja vista que ganho periculosidade por trabalhar com armamento, se positivo como devo proceder.

  39. posso somar o tempo de contribuição e pagar em uma,duas ou três vezes?

  40. meu pai tem 58 anos , a mais ou um ano.agora e dezembro sua aposentadoria foi cancelada.e agora como fica a situaçao dele?a empresa onde ele trabalhou nao é obriga da a aceitar ele de volta.como podem fazer uma coisa dessa?estou revoltadíssima….

    1. Tenho 56 anos, trabalhei 14 anos como vigilante,7 anos como porteiro, 4 anos e meio como vigia , 5 anos e 1 mes em outra profissão e 7 meses como policial militar.
      Por favor me respondam poço pedir minha aposentadoria.

    2. por favor,me ajudem preciso muito de uma resposta honesta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Se você tem algum conhecimento sobre o assunto, deixe sua resposta nos comentários para ajudar os demais usuários. Qualquer dúvida você também pode ligar para o telefone do INSS: 135