Aposentadoria Integral INSS

INSS Aposentadoria Integral – Informações

É bom saber que no Brasil existem 3 tipos de Regime para aposentadoria:

  • Regime Geral de Previdência Social: onde estão inseridos os trabalhadores de empresas privadas, por exemplo, bem como aqueles que contribuem ou obrigatoriamente ou porque querem ao INSS, como servidores públicos, militares etc.;
  • Regime Próprio de Previdência: normalmente organizado por Estados e Municípios para seus servidores efetivos, ou seja, que passaram em concurso;
  • Previdência Complementar: em regra, realizada por Instituições Financeiras, para quem quer garantir desde já o complemento da aposentadoria.

O Instituto Nacional de Seguro Social – INSS é uma autarquia federal que visa administrar benefícios, auxílios e pensões conferidas aos cidadãos, incluindo a aposentadoria integral do INSS.

inss-aposentadoria-integral

Tipos de Aposentadoria INSS

Para quem deseja se aposentar, deve saber que existem alguns tipos de aposentadoria INSS, como:

  • Aposentadoria INSS por idade: homens com 65 anos e mulheres com 60 anos, mais 15 anos de contribuição.
  • Aposentadoria INSS por idade trabalhadores rurais: homens com 60 anos e mulheres com 55 anos, mais 10 anos de contribuição.
  • Aposentadoria INSS por tempo de contribuição: 35 anos de contribuição para homens e 30 para mulheres.
  • Aposentadoria INSS por tempo de contribuição para professores: 30 anos para homens e 25 para mulheres.
  • Aposentadoria INSS por invalidez: quando perícia constata incapacidade para o trabalho.
  • Aposentadoria especial INSS: para trabalhadores que têm contato com agentes químicos ou nocivos à saúde.

Aposentadoria integral o que é?

Feitas essas considerações, você deve estar se perguntando: “mas o que é aposentadoria integral?”.

Há a chamada aposentadoria integral INSS e a aposentadoria proporcional. A diferença entre elas é basicamente o tempo de serviço para que ocorra a aposentação.

  • Na aposentadoria integral INSS é preciso trabalhar ao menos 30 anos quando mulher e 35 quando homem. Com isso, o beneficiário INSS receberá 100% do valor da aposentadoria, que deverá ser compatível com suas contribuições, respeitando-se um valor-teto máximo da Previdência Social.
  • Na aposentadoria proporcional INSS o tempo mínimo de trabalho é de 25 anos para a mulher e 30 para o homem. Com base nisso, a pessoa terá direito de 70 a 95% do valor total da aposentadoria.
Confira:  Auxílio Maternidade - Como Receber, Quem tem direito

Só que na aposentadoria integral INSS nas modalidades tempo de serviço, tempo de contribuição e por idade incidirá o chamado “fator previdenciário INSS”.

restituicao-icms-energia-eletrica

Com isso, o INSS chegará ao valor do chamado “salário-de-benefício”, que é diferente da aposentadoria.

Aposentadoria Integral INSS Como Funciona?

Hoje o trabalhador que deseja se aposentar, por diversos motivos pode fazê-lo e há algumas modalidades de aposentadoria: por idade, tempo de contribuição e aposentadoria por invalidez e a proporcional.

aposentadoria-integral

Para cada tipo de aposentadoria há um valor mínimo de contribuição (que é aquele valor mensal descontado de folha de pagamento). Para a aposentadoria integral, aquele que é devida para quem já tem 35/30 anos de contribuição (homem e mulher respectivamente). Já a aposentadoria proporcional, exige contribuição mínima de 25 anos para mulher e 30 anos para homem.

Outra diferença entre os tipos de aposentadoria, além da carência (ou tempo mínimo de contribuição) é o valor pago de benefício. A aposentadoria integral significa um pagamento de 100% do benefício; e a proporcional, como diz o nome, é proporcional ao tempo de contribuição que pode variar de 70% a 95%.

Mas, vale salientar que embora a aposentadoria seja integral, em alguns casos não será pago os 100% do salário de benefício. O cálculo do salário de benefício é feito com base na média contributiva com limitação ao valor do teto contributivo (ou seja, o limite máximo da previdência) e com a aplicação do fator previdenciário (que é direcionado para no caso de aposentadoria por idade e por tempo de contribuição). O fator previdenciário é aplicado de forma facultativa para a aposentadoria por idade, somente sendo aplicada se for para beneficiar o trabalhador.

Confira:  Pedido de Reconsideração de Benefício

Algo para se salientar também é que para quem for pedir aposentadoria por tempo de contribuição, não precisa comprovar idade mínima, apenas o tempo de contribuição. Diferentemente acontece com a aposentadoria integral que exige uma idade mínima (60/65 anos) para isso, além do tempo mínimo de contribuição (180 contribuições mensais).

Existe também uma diferença  entre os funcionários públicos federais que exigem para aposentadoria integral idade mínima de 60/55 anos (homem e mulher respectivamente).

Tabela Cálculo Aposentadoria integral INSS

Veja abaixo a tabela com o cálculo da aposentadoria integral para os próximos anos, conforme Regra 85/95 Progressiva do Governo Federal:

Pessoas do sexo feminino Pessoas do sexo masculino
Até 30 de dezembro de 2018 85 95
De 31 de dezembro de 2018 a 30 de dezembro 2020 86 96
De 31 de dezembro de 2020 a 30 de dezembro de 2022 87 97
De 31 de dezembro de 2022 a 30 de dezembro de 2024 88 98
De 31 de dezembro de 2024 a 30 de dezembro de 2026 89 99
De 31 de dezembro de 2026 para além. 90 100

Caso tenha mais alguma dúvida, acesse o site da Previdência Social e tenha diversas informações a respeito da aposentadoria integral INSS.

Recomendamos

39 Comentários em “Aposentadoria Integral INSS

  1. Trabalhei na agricultura com meus pais com 12 anos de idade aos 24 anos assinei carteira até hoje quero saber como faço para averbar esses anos de agricultura junto ao inss para valer pra aposentadoria. Esse tempo de agricultura vale ou não vale pra se aposentar?

    1. vale sim jair,mas para isso vc terá que requerer ao processo o tempo de agricultura desde que comprove com documentos e tambem com 3 testemunhas esse periodo na roça!

  2. Contribui 32 anos , sendo que 18 anos com 1 salário minimo e o restante com 2 ou mais
    e só estou recebendo um salário, me aposentei em junho do ano passado, eu recebia um pouco mais do que um salário , agora depois do aumento só vem um. E ainda dizem que no brasil não tem mais pobre, gostaria de saber aonde, porque para não passar necessidades tenho que trabalhar para complementar.

  3. eu acho que deve ter alguem nesse meio politico ou com poder suficiente pra melhorar esse sistema de aposentadoria a roubalheira começa por ai tem muios pais e maes de familia doentes sem condiçoes para trabalhar que nao conseguem aposentar enquanto outros com mais condiçoes ou com conhecimento (o famoso quem indica) aposenta rapido e com salario bom um absurdo gente pelo amor de Deus vamos melhorar isso dai um politico por exemplo ganha mais de 100 vezes a mais que um trabalhador simples que trabalha sol a sol por um acaso qndo morrem nao vao pro buraco igual e levam alguma coisa?me desculpem pelo desabafo mas tem que ter um jeito…socorro BRASIL um pais de idosos sem respeito pelos mais velhos

  4. sou cadastrado desde o ano de 1987, gostaria de saber quanto tempo falta para me aposentar. isto é de carteira assinada. sem mais agradeço samuel.

  5. tenho um neto altista ele tem 4 anos
    quero saber ele tem direito aposentadoria

    por ser especial e tambem tem um atraso mental
    aguardo orientação
    obrigado

    1. Ficando provado através de exame medico que seu neto é altista, seu neto com certeza terá direito ao ( LOAS), e com isso com esse laudo em mãos deverar procurar a agência do INSS, SENDO QUE DEVERAR MARCA ATRAVES DO TEL. 135, para que seu neto possa passar por medico perito do INSS.

  6. ola boa tarde,venho por meio desta para saber como faço para adquirir uma guia para dar entrada na aposentadoria da minha filha pois ela portadora de doenças cronica,
    desdeja aguardo contato

    ass: silvania

  7. Olá.
    Tenho 13 anos de tempo especial, ou seja, 18,2 anos fazendo a conversão. E tenho também + 17 anos de tempo comum.
    Pergunto: existe atualmente a possibilidade de aposentar com a soma desses tempos ( especial e comum ), sem sofrer com o fator previdenciário ?

    Grato,
    josé Luiz

  8. Como faço para averbar meu tempo de serviço, sendo que, aos 15 anos tive carteira assinada, por pouco tempo, após trabalhei em algumas firmas sem carteira assinada e as firmas foram extintas. Aos 18 anos lecionei no interior pela Prefeitura de Petrópolis, como contratada.Não contribui de setembro de 1977 a abril de 1991 e estou na Prefitura de São José do Vale do Rio Preto desde então até hoje efetivada (concursada) e tenho 55 anos .

  9. meu primeiro registro 1968, lei antiga tenho 60 anos e 34 de contribuição tenho que pagar alguma carência para requerer á aposentadoria por contribuição. ou posso requerer de imediato grato,

  10. Oi,
    Tenho 28 anos de contribuição em área insalubre, quero saber quanto tempo mais preciso trabalhar p/ aposentar integral (salário atual). ?
    Grata, Marilza.

  11. trabalho numa empresa e esse ano faço 20 anos nela, só que tem um período que eles não pagaram o meu inss. como faço para regularizar essa situação. tem algum meio de pagar esses atrasados.
    grato
    Sheyla Maria

  12. Boa noite, hoje ganho o salário mínimo e faltam +- 5 anos para 60 e 5 para 30 de contribuição, mas se eu trabalhar como professora DT. Então, apartir desse novo trabalho e novo salário, quanto tempo de contribuição terei que ter para requerer a aposentadoria integral? ou seja, depois que eu começar a trabalhar como professora e receber o salário de professora, terei que esperar quanto tempo para requerer minha aposentadoria integral?

  13. Dei entrada por tempo de serviço em outubro, de 2011. hoje quatro de maio de 2012. a atendente teve a infeliz de dezer que nos temos que ficar n salmo 40. hora é um dereito nsso, que orgo devo procurar para resolver meus dereitos.

  14. oi,
    me chamo eloisa, tenho 20 anos que trabalho de carteira assinada já contribuir esses vinte anos,caso eu queira me aposentar com a aposentadoria propocional quantos anos ainda tenho que contribuir? por favor me informe preciso saber. Tenho 44 anos de idade
    obrigada
    Eloisa Gonçalves

  15. meu nome é teresinha moura tenho 52 anos contribuo com o inss des dos 17 anos gotaria de saber quanto tempo falta para eu aposentar por tempo de serviço

    obrigado requer uma resposta

  16. Parabéns,se todos fizessem a sua parte como você faz o mundo seria bem melhor.

  17. A minha irmã é professora municipal, curso superior, paralisou as cordas vocais bilateral, há 08 anos, ainda trabalhando, pelo seguinte motivo: ao se aposentar ou adquirir auxilio doença o salário é muito reduzido, a perda salarial é grande, por isso muitas pessoas estão trabalhando, doentes. Através desse problema de saúde dela provocaram outras, inclusive coração hipertrofiado. Com a nova PEC, ela poderia se aposentar com todos os direitos adquiridos? E se ficar de beneficio, como fica o salário dela, é igual a aposentadoria? Por favor me respondam

  18. Estou aposentado desde 2005 na condição proporcional,mas continuei contribuindo.
    tenho como mudar para integral?
    O que devo fazer e como proceder?

  19. que saber se alguem esta rec ebedo benefiçio que era do meu pai ja que ele morreu o nome dele jose martins de oliveira e hilda morreira de olivera

  20. TENHO 29 ANOS DE CONTRIBUIÇAO COM INSS

    TENHO 47 ANOS DE IDADE.

    FUI DEMITIDA RECENTEMENTE EM 08/08/12

    TRABALHAVA ITAU-UNIBANCO- VR MENSAL DESCONTADO PARA INSS ERA DE 495,00.PARA CONTINUAR PAGANDO INSS,OS 11 MESES RESTANTE PARA CHEGAR 30 ANOS DE CONTRIBUIÇAO QUAL VR DEVO PAGAR A PARTIR DE SETEMBRO.MEU SALARIO BRUTO ERA R$ 5.740,00-FUI INFORMADA QUE POSSA PAGAR O INSS FACULTATIVO. FIZ CALCULO NA TABELA PREVIDENCIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇAO SAIU VR DE R$ 3.100,00 DE APOSENTADORIA SERA ISTO MESMO.

    ATT
    IZAURA

  21. Tenho 60 anos e 33 anos de contribuição. Para completar 35 anos de contribuição preciso pagar 2 anos que fiquei sem pagar. Ocorre que hoje contribuo pelo teto e no período que deixei de pagar eu recolhia sobre 2 salários. Caso eu venha a pagar este período que ficou faltando sou obrigado a pagar pelo teto ou no valor do salario da época?

  22. Sou professora Municipal e solicitei aposentadoria com 30 anos de trabalho e 51 de idade, sou Pós graduada e tenho direitos adquiridos e conforme a Lei11738 de 16 de julho de 2008 aprovou o Pso salarial Nacional do Professor, dessa forma como posso me aposentar com um salario que recebia na ativa de R$ 1.300,00 vim pra sal´rio mínimo? se a lei garate as conqusta do servidor. agurdo resposta.

  23. Comecei a contribuir com o INSS aos 15 anos, em 1977, agora estou com 50 anos de idade, fiquei algum tempo sem contribuir, mas o total das contribuições até o presente momento é de 24 anos e 7 meses,gostaria de saber quanto tempo ainda tenho que contribuir com o INSS, para completar 25 anos pois pretendo pedir aposentadoria proporcional, sei que devido a esse pedágio, e fator previdenciário terei que pagar mais alguns anos, portanto quantos anos ainda terei que pagar ???…

  24. tenho 25 anos de contribuição, fiquei 4 anos sem contribuir ,gostaria de saber se tenho como pagar esses 4 anos?

  25. sou vilante a 29anos de contribuição,stj em novembro 2012 deu direito a especial, posso solicitar minha aposentadoria especial ao inss sem entrar na justiça?

  26. Tenho 25 anos, 2 meses e 7 dias de contribuição. Tenho ainda, 44 anos de idade. Para aposentar integral quanto tempo tenho que trabalhar?

    1. tenho 49 anos de idade e vinte anos de contribuiçao para o inss sou insalubre, ja posso me aposentar?

  27. oi gostaria de saber se uma pessoa trabalhou durante anos na agricultura mas assinou carteira durante cinco anos isso vai atrapalhar agora que ja completou a idade de se aposentar? desde ja obrigada.

  28. Gostaria de saber se já posso aposentar por tempo de contribuição ou se tenho q contribuir mais tempo.Tenho 61 anos.

  29. 29 de abril de 2014, completo 60 anos de idade e 24 anos de contribuição como professora. Vou aposentar integral?

  30. oLÁ.
    COMPLETO 60 ANOS EM MARÇO E TENHO 23 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO.
    o QUE É MELHOR NO MEU CASO?
    aPOSENTAR?
    TRABALHAR MAIS? SE SIM, QUANTO TEMPO
    FICO NO AGUARDO E AGRADEÇO

  31. ja completei os 35 anos de contribuição so que desses 35 anos fiquei 10 meses no inss por motivo de doença isso implica em eu receber a aposentadoria integral??

  32. sou segurança,tenho 50 anos de idade,28 anos de serviço e mais dois anos que passei servindo ao exército.gostaria de saber se é possível min aposentar.tive conhecimento,que foi assinado um documento, em que ,nós , que trabalhamos como segurança,podemos nos aposentar com 25 anos de serviço. Min dê uma explicação sobre esse assunto.

  33. boa tarde.
    Trabalhei dos 12 aos 15 anos na agricultura com meus pais. Tenho como averbar estes 3 anos da agricultura para aposentadoria?

  34. Boa tarde, tenho 47 anos e 16 anos de contribuição, quando poderei me aposentar ? trabalhei um período sem contribuir, vale a pena pagar os anos em que não paguei INSS, que totaliza 5 anos.

  35. Tenho vinte anos de servico e 42anos de idade com quantos anos vou aposentar

  36. A meu ver,o governo podia não deixar de aposentar o povo,porem todos
    que aposentassem, continuassem pagando o G.P.S é melhor pagar uma
    porcentagem que não aposentar.
    Fazendo assim vai ter sempre gente contribuindo.
    E uma ideia para ser estudada.
    Melhor o pouco que nada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *