Aposentadoria por idade

INSS Aposentadoria por Idade

No Brasil a aposentadoria por idade é a que mais tem entradas de pedidos, segundo dados da Previdência Social este é o beneficio do Governo Federal com o maior número de beneficiários em todo o país. Podem se beneficiar da aposentadoria por idade, trabalhadores que moram na zona urbana e também os trabalhadores da zona rural, mas com idade diferentes para começar a receber o benefício.

Para os trabalhadores que residem na zona urbana é preciso ter no mínimo 65 anos completos para os homens começarem a receber a aposentadoria por idade. As trabalhadoras urbanas a idade para começar a receber o pagamento da aposentadoria é a partir de 60 anos. Já no caso dos trabalhadores rurais a idade mínima é com 5 anos a menos do que os da zona urbana. Os homens recebem a partir dos 60 anos, e as mulheres tem direito a começar a receber com 55 anos em diante.

aposentadoria-por-idade

Como dar entrada na aposentadoria por idade

Para os trabalhadores urbanos é preciso comprovar que contribuíram por no mínimo 180 meses na previdência social. Por isso é tão importante começar a contribuir na previvência social no máximo a partir dos 50 anos para os homens, e com no máximo 45 anos para as mulheres, já que são necessário no mínimo 15 anos de contribuição para receber o benefício da aposentadoria por idade urbana. Neste caso o valor da aposentadoria será de acordo com o valor da contribuição, podendo ser bem maior do que 1 salário mínimo.

Os trabalhadores rurais não precisam comprovar contribuição na previdência social, mas é necessário comprovar que trabalhou por no mínimo 180 meses na zona rural, com atividades agrícolas ou ligadas a elas. Isso deve ser feito através de documentos, geralmente é possível fazer isso através da comprovação de que pagou sindicato rural, por exemplo. No caso dos trabalhadores rurais o valor do benefício se limita a 1 salário mínimo.

Confira:  Revisão de Aposentadoria do INSS - Consulta

A aposentadoria por idade impede que o trabalhador urbano venha a trabalhar com carteira assinada a partir do momento que receber o primeiro mês do benefício. Já os trabalhadores rurais não precisam parar as suas atividades, podendo continuar trabalhando livremente, sem perder o valor da aposentadoria.

O que escolher: aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição?

Quem pretende aposentadoria por idade e tem idade para isso, pode recorrer a esse privilégio. É preciso, no entanto, saber que deve procurar a aposentadoria que seja mais vantajosa para cada caso, quando o valor recebido será maior no momento em que começar a receber o benefício.

Ao INSS cabe a obrigação de orientar o trabalhador, quando ele faz o pedido, sobre o melhor tipo de aposentadoria para cada caso, no momento da solicitação.

Quem tem 35 anos de contribuição, por exemplo, pode pedir aposentadoria com fator previdenciário, ou pode esperar que a soma de sua idade e tempo de contribuição seja igual a 85, se for mulher, ou 95, se for homem.

Nesse caso, vai poder escolher entre aquela que for mais vantajosa, solicitando o cálculo ao servidor do INSS que o estiver atendendo.

A aposentadoria por idade e por tempo de contribuição continuam valendo normalmente, sendo essa fórmula 85/95 apenas uma alternativa, ou seja, uma outra possibilidade para quem quer se aposentar.

Isso quer dizer que uma mesma pessoa pode estar enquadrada em mais de um tipo de cálculo para sua aposentadoria, podendo escolher aquela que lhe conceder maior valor de benefício.

Mesmo que escolha a aposentadoria por idade, o solicitante não vai receber o mesmo valor do último salário que recebia antes de se aposentar. Isso porque o salário de benefício é calculado segundo a média de 80% sobre os maiores salários que recebeu desde julho de 1994, corrigidos com a inflação.

Confira:  Melhor idade para se aposentar

Qual idade para Aposentadoria por idade INSS?

Caso você esteja em condições de solicitar sua aposentadoria por idade, é melhor que o faça antes que mude a legislação. Para o governo federal, as pessoas estão vivendo mais tempo e, com isso, recebendo aposentadoria por um maior período de tempo, o que está aumentando os custos com a Previdência Social.

Em contrapartida, estão nascendo cada vez menos pessoas, o que indica que, nas próximas décadas, haverá menos contribuintes para cada idoso aposentado, e isso poderá gerar um colapso na Previdência Social.

Atualmente temos uma média de 9 pessoas para cada aposentado. A previsão é que, continuando a redução do número de nascimentos, em 2030 tenhamos apenas 5 contribuintes para cada aposentado e, em 2050, somente 3. Assim, quanto mais cedo as pessoas se aposentam, menos pessoas estarão contribuindo e maior será o número de aposentados.

Tabela Idade Mínima Aposentadoria INSS

tabela-idade-minima-aposentadoria-inss

Gostou? De um curtir:

300 Comentários em “Aposentadoria por idade

  1. A minha mãe vai fazer 62 anos e já tem 16 anos de contribuição, sendo que há 4 anos e 7 meses ela paga como autônoma o valor de R$69,00 mas, quando foi requerer sua aposentadoria, disseram-lhe que 5 anos de contribuição de quando ela trabalhou no serviço público não constava no sistema. Pergunto: o que devemos fazer para conseguirmos resgatar esses anos de contribuição ? É possível também converter a sua contribuição para a doméstica que é mais barata? Como fazer isso?

    1. Bom dia Sra Rejane, a sua mãe deve solicitar uma CTC – Certidão de Tempo de Contribuição, junto ao Órgão que trabalhou, informando que irá levar o tempo para RGPS (INSS), após retirar a CTC deve levar ao RGPS para ser averbada. E está resolvido seu problema. Abs.

    2. Antes do ano de 1974, o sistema era manual e os cinco anos contribuídos devem estar gravados no INSS, ou no serviço público. No caso, o serviço público deve informar o tempo trabalhado e o valor das contribuições. Além disso, a prova do contrato de trabalho na carteira, pois é o direito da contribuinte.

  2. eu gostaria de saber se a minha mãe pode se aposentar por idade mais ela nunca contribuiu porque ela nunca teve condições de contribuir com inss ela sempre trabalhou cuidando da casa em que moravamos e tinha que estar cuidando do meu pai que era doente,e ela nã tem nenhuma renda e nunca trabalhou com registro na carteira,ela sempre foi altonoma.

    1. No caso, sem contribuir ao INSS seria impossível obter aposentadoria.A previdência social depende das contribuições para conceder os benefícios, pois é o seguro de renda existente quando chegar a velhice ou quando ocorrer alguma incapacidade no trabalhador. Casos de exceção, aplica-se àqueles que se encontram em estado de pobreza, sem qualquer renda a seu sustento e com idade de 65 anos em diante. A estes, a pessoa deverá comparecer na agência do INSS local para ser analisada e comprovada sua situação pela previdência.

  3. Boa tarde,…!!!

    Gostaria de saber, se meu pai 65 anos, irá conseguir se aposentar, pois ele contribuiu 08 anos.
    Caso ele não consiga se aposentar será que ele ainda consegue quem sabe, uma assistencia social?
    No momento ele recebe um peculio no valor inferior à um salário minímo.
    Aguardo. muito obrigada.

  4. tenho uma tia,obesa com problemas de saude ela tem 70 anos de idade nunca contribuio ela tem direito a aposetadoria.Grata.

  5. Compareci no INSS,consegui a senha e ao ver a listagem das empresas em que trabalhei,notei que estavam faltando várias delas.Gostaria de saber como faço para inclui-las na listagem do inss,tendo em vista que no proximo ano deverei me aposentar..Agradeço a atenção.

  6. minha mãe faz 65 anos nunca contribuiu meu pai é aposentado por tempo de serviço será que pode da problema,e quais os documentos ela pode levar.

  7. Quero saber se tenho direito a a aposentadoria ,tendo contribuido dos 18aos 23 anos e hoje eu tenho 61 anos ?obrigada!!

    1. Neste caso, a segurada Jurema tem os requisitos para a aposentadoria por idade, tempo e idade suficiente que lhe dão o direito ao benefício.

  8. Quero saber se minha mãe tem direito a aposentadoria sem nunca ter contribuido ao inss, ela tem 62 ano?

    Obrigada!

    1. No caso de Maria, ela não tem direito a aposentadoria pela falta de contribuição que deveria ser de 15 anos.

  9. A minha mãe tem 10 anos registrada na carteira do trabalho ela tem o direito aposentar mesmo com 10 anos na carteira do trabalho.
    Bom a minha mãe está 62 anos de idade.

    1. EDNA NASCIMENTO DE SOUZA OLIVEIRA disse:

      TENHO 58 ANOSTRABALHO DESDE 1992 COMO FUNCIONARIA PULBLIDA DO PARANA NO COLÉGIO, ERA CLT ATÉ 2011, DEPOIS ASSUMIR O CONCURSO COM QUANTOS ANOS DE TRBALHO CONCURSADA JA POSSO ME APOSENTAR, SENDO QUE TENHO + 6 ANOS DE EMPREGADA COMESTICA CONTRIBUIDO,NA ÉPOCA INPS, OBRIGADA AGUARDO RESPOSTA

    2. No caso de Roberta Borges de Carvalho, atualmente deve mais 5 anos de contribuição para totalizar 15 anos.

      1. Para complementar a resposta de Roberta Borges de Carvalho, as contribuições podem ser como autônoma, paga em carnê específico ou boleto expedido pela internet.

  10. minha encaminhou aposentadoria gostaria de saber como fazer para aconpanhar o que devo fazer

    1. No caso de Ionilda Belizario de Rezende, o acompanhamento do pedido pode ser pelo fone 135 ou pela internet-

  11. maria da encarnaçáo vieira antunes disse:

    gostaria de saber quando eu termino de arrecadar contribuição para o inss perdi o tempo

    1. À Maria da Encarnacion Vieira Antunes: os requisitos, 15 anos de contribuição e no mínimo 60 anos de idade, dão direitos a aposentadoria por idade. Porém, quanto mais tempo de contribuição melhor para o segurado contra os efeitos do fator previdenciário, após os 15 anos contribuídos.

  12. Parei de trabalhar em 1980, tenho 61 anos e provavelmente ñ contribui c/15 anos de previdencia. Gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria. Obrigada!

    1. `A Gilceia Campos: Deve continuar contribuindo à Previdência Social para somar àquelas já pagas anteriormente. Todos os pagamentos até 1980 valem.

  13. Minha mae tem 61 anos trabalhou de zeladora com carteira assinada no ano de 1990 ate mais ou menos o ano de2000 , foi dado baixo na carteira dela,desde entao ela trabalha como concursada deu inicio a aposentadoria mas sempre dizem que ela n pode aposentar porq trabalhou de carteira asssinada, nao recebeu nenhum centavo qndo foi dado baixa na carteira, gostotaria de saber como fazer pra ela conseguir se aposentar, pois ja esta com uma idade muito avançada, ela tem direito ou nao de se aponsentar? Ha olhamos no Inss e a prefeitura disconta todos os meses do salario dela mas nao repassa pra previdencia. por favor me responda, nao sei o que fazer pra ajuda-la. Conto com a ajuda de voces. Desde ja agradeço, e aguardo respostas.

    1. `A Marcia: O INSS deve expedir uma certidão do tempo de serviço a ser requerida pela segurada Marcia. Este tempo( 1990 a 2000) deve ser somado ao tempo de serviço da prefeitura que por meio de certidão informará a totalidade de contribuições e as condições para a aposentadoria, quando requerida.

  14. Gostaria de saber se quem trabalhou antes de 1991 tem que ter também 180 contribuições para dar entrada na aposentadoria? E se também tem que ter 60 anos.

    1. À Vera Lúcia França Petrocelli: Depende , a partir de 1991, com a nova lei 8213/1991, no artigo 142, pela escala progressiva, a partir de 24/07/1991, o tempo para aposentadoria iniciou com 05 anos de contribuição e seu requisito idade. Todo tempo de contribuição antes de 1991 também vale para somar posteriormente `a aposentadoria, cuja idade deve somar no mínimo 60 anos, no caso, para mulher e 65 anos para homens.

  15. minha mãe nunca contribui ela pode ser aposentar por idade? e qual é a idade para requerer a aposentadoria?

    1. À Suleni: A aposentadoria é impossível, pois a lei da previdência exige 15 anos de contribuição e 60 anos de idade a mulher. O INSS depende das contribuições para assegurar ao trabalhador direito ao benefício de aposentadoria ou do auxílio quando necessário, em razão da idade ou de suas condições físicas.

    2. À Suleni: A aposentadoria é impossível, pois a lei da previdência exige 15 anos de contribuição e 60 anos de idade a mulher.

  16. Bom dia,

    Eu e a minha esposa trabalhamos fora do pais por mais ou menso dez anos e durante esse periodo nao contribuimos para a previdencia aqui no brasil, mas tivemos descontadas nos nossos contracheques a previdencia do pais em questão. gostariamos de saber se é possivel pagar esse tempo de contribuição retroativa. Nos temos a maioria dos holerites de pagamentos das empresas que nos trabalhamos, e ate mesmo o imposto de renda pago dos anos em que estivemos la. Pode esclarecer essa duvida?
    Desde já agradeço a atenção;

    1. Preliminarmente, devem agendar atendimento pelo fone 135 a alguma agência do INSS para requerer a possibilidade de compensar ou pagar o tempo de contribuição retroativo quando ausente do país, levando os comprovantes. O tempo atrasado deve ser pago junto a Receita Federal (será informado pelo INSS).

  17. Minha mãe tem 74 anos, contribuiu 7 anos, ela tem direito a aposentadoria?

  18. completo 65 anos de idade dia 04/02/2012,gostaria de saber se posso dar entrada no inss para aposentadoria por idade,ou tenho que esperar até o mês de aniversário,tenho 21 anos de contribuição em carteira? resposta por e-mail!

  19. completo 65 anos de idade dia 04/02/2012,gostaria de saber se posso dar entrada no inss para aposentadoria por idade,ou tenho que esperar até o mês de aniversário,tenho 21 anos de contribuição em carteira?

  20. Qual providência a ser tomada para alterar a data do pagamento que recebo no 4º dia últil para o 1º do mês.

  21. gostaria de saber quantos anos faltam para ne aposentar tem como ver em algum sait/??

  22. minha mãe sofre de hipertensão (pressão alta), ela sempre trabalhou de empregada de fazendas, sítios e chácaras, não contendo nenhum bem material em seu nome, como faço para aposentá-la?

    1. O documentação aponta sempre atividade que pessoa exerce vc reuni tudo ,mais uma lista de outros q previdência irá solicitar.Caso isso não seja suficiente procure à justiça federal ai da sua região pois tenho certeza que terá exito .Fique com Deus!Boa Sorte!!!!!

  23. minha mãe tem 57 anos e sempre morou e trabalhou na area rural, trabalhou como cozinheira de fazendas, realizava plantações, etc. mas a minha mãe não tem comprovantes de pagamento de sindicato rural, mas tem testemunhas, tem a dona da fazenda, fotos. gostaria de saber como ela faz para se aposentar, quais os passos a ser seguido e quais os documentos devem ser utilizados???

  24. qual o valor do salario minimo que foi pago agora em janeiro?

  25. minha mãe nunca trabalhou nem contribuiu de qualquer outra forma para o inss, e em setembro de 2012 completa 65 anos de idade. o que ela precisa fazer para conseguir o beneficio da aposentadoria por idade?
    apartir de quando ela pode dar entrada e quais os documentos necessarios?

    1. eu tenho 69 anos e trabalhei de zelador no estado da guanabara de 66 até 77

      de carteira assinada poren perdi todos comprvantes e estou tendo grande

      dificuldade para comprovar o benifício para eu aposentar

    2. Olha o que precisa ficar bem claro aqui -É q pra a previdência só tem dever de pagar algo aos seus segurados(quem de fato contribui).Se sua mãe nunca contribuiu já tem idade, o q ela pode conseguir do estado o q a maioria recebe é o LOAS , que paga um salario minimo as famílias de baixa renda, sem 13°.Então que Deus o guie,quem sabe vc não consegui esse beneficio .Lembre-se o LOAS.É difícil dizer algumas coisas, mas a lei é severa.
      Fique com Deus!!!

  26. minha mãe completa 60 anos no dia 18 de março nunca contribuiu ela tem direito a aposentadoria ou o q devo fazer pra se aposenta sem ter contrubuido?
    aguardo a resposta?

    1. minha esposa tem 62 anos contribuiu durante 5 anos ela tem a pocibolidade de rece-
      ber algum tipo de benificio.

      1. So no caso de doença ou acidente, mais é bom lembrar que tem que estar na qualidade de assegurado do inss.

    2. Isso vai depender da renda familiar, como 65 terá direito ao LOAS.Se informe !
      Fique com Deus!

  27. .Minha mqulher tem 50 anos, ela tem apenas 6 anos de carteira assi nada, queremos saber qual os documentos necessarios para ela comecar a contribuir, durante quantos anos ela pode se aposentar, e qual o valor mensal da contribuicao. Por favor ,resp. Por email.

    1. Quando a contribuição é necessário no minimo 15 anos e idade, apesar de contribuir esse curto período, pelo fato de já ter 65 anos se aposentaria.Quantos a maiores esclarecimentos de documentações ligue a central 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. A ligação é gratuita para todo o País quando realizada de telefone público .

  28. Minha empregada trabalha com registro na carteira há 15 anos, e tem 53 anos. Se eu não contribuir mais, ela consegue se aposentar quando tiver 60 anos?

  29. Trabalhei como professor de francês 5 anos num colégio de teologia sem salario.(só recebeu despesas mensais). Não fui declarado. Também não teve declaração de impostos) Antes disso, trabalhei como guia e motorista autônomo 11 anos sem declaração nenhuma.
    Os outros anos trabalhei em casa fabricando moveis também nunca declarei. Hoje eu tenho 68 anos. Tenho direito a aposentadoria pela idade?
    Muito obrigado pela sua informação.
    Aguarda sua resposta no e-mail.

  30. Minha Sogra tem 74 anos, ela recebe o beneficio, nunca contribuiu, sempre trabalhou na zona rural, perdeu contato das pessoas para quem trabalhava, não lembra nome completo nem o endereço.
    Como posso fazer para aposentar ela por idade, para que ela tenha maiores direito pois o beneficio é pouco e mal da para pagar os remédios sem falar dos exames de emergência.
    Grato
    Aguardo resposta no e-mail.

    1. Sua intenção é um esforço para alcançar o vento.Já que não existe como acumular benefícios .Bom, o q recebe sem nunca ter contribuído é chamado de beneficio assistencial .Quanto a contribuição rural seria o mesmo valor ,ainda iriam considerar o tempo de contribuição.É realmente triste a situação de um idoso nesse pais , mas que sirva de alerta aos mais jovens.Se informe corra atrás !O governo, não dá um centavo de graça, mesmo quando vc acreditar q é.Vamos confiar em nosso querido Deus.
      Posso garantir a vc que a vida na cidade pequena é muito melhor!

    2. Neste caso se ela não tiver doc. que comprovem a atividade rural no perildo de 180 meses, nada podera fazer, ela ira se enquadrar na categoria de salario minimo. Agora pra e ter direito a um salario maior ela teria de ter contribuido p/ com a previdencia 1 ano antes te completar a idade exigida para a aposentadoria.

  31. Dei entrada no processo de minha aposentadoria.
    Gostaria de acompanhar, qual o site devo acessar.

  32. Eu completo 60 anos dia 12/01/2012 contribui com inss por 19 anos de 1969 a 1988 tenho direito de aposentadoria ? e quais os documento necessário para dar entrada? E também não tenho o registro em carteira dos 5 primeiros anos minha carteira foi estraviada tem como localizar essas contribuições?
    Aguardo, sua resposta por e-mail Obrigado

  33. meu tio José dos Reis Braga Magalhães deu entrada na aposentadoria no mes de dezembro quando ele ficara sabendo sobre a conclusão da aposentadoria vcs poderia me avisar sobre quando ele vai receber pelo meu Email

  34. A pessoa que trabalha na zona rural como empregado com carteira assinada e tendo mais de 15 anos de contribuição pode se aposentar com 60anos de idade?

    1. EM 6 / 2 COMPRETO 65 ANOS COMTRIBUI 24 ANOS COMO FASO PRA MARCA

  35. Minha sogra tem 65 anos de idade, nunca contribuiu.
    Meu sogro é aposentado por tempo de serviço com 1 salario.
    Minha sogra tem direito a aposentadoria?
    Apesar dele receber o salario , eles não tem condições de viver, não tem casa e o salario dele mal dá para o aluguel e os remedios.
    Por favor me responde pelo email.
    desde já fico muito agradecida.

    1. Seu caso é parecido com o anteiros , se nunca contribuiu , regra fato não tem o que reclamar do estado.A depender se caso a renda per capta(por pessoa) de sua família ,não ultrapasse um salário minimo ela pode tentar conseguir o LOAS , que é dá direito a 1 salario minimo as pessoas quem comprovem de baixa renda.
      Aliás ela deva, tomara que tudo der certo!

    2. Tem sim completados 65 anos ela fará juz ao beneficio.

  36. completarei 65 anos em jan /2011. trabalhando carteira assinada desde 1994 com mais de 4 salarios minimos ate 2.001. de jul 2001 ate o presente com 2 salarios minimos. consulto possivel valor a receber apos 65 anos? agradecido.

    1. É complicadíssimo sua situação.Pois vejo que contribuiu apenas por uma curto período, sendo q mesmo tendo 65 anos ainda assim vc possivelmente terá seu beneficio negado.Creio que pra vc exista uma unica alternativa .Se caso a renda per capta(por pessoa) de sua família ,não ultrapasse um salário minimo o senhor nesse caso pode conseguir um beneficio concedido a pessoas de baixa renda chamado de LOAS.Bom esse tipo de beneficio não pode ser transferidos aos seus dependente nem dá direito ao 13° salário.Ok!!!

  37. recebo beneficio de 1 salario de meu marido falecido
    posso aposentar por idade.

    1. Obvio que sim!!!O beneficio que recebe é referente as contribuições do seu marido a maquina previdenciária, que em caso de morte é transferido a seu dependente , mas quanto ao seu beneficio será referente a sua contribuição, se trabalha e contribui ou é um trabalhadora rural terá sim o direito, não há impedimento vc é pensionista

    2. Pode sim. Direito seu de receber os dois beneficios, mais se deve contribuir p/ a previdencia 1 ano antes de completar os requisitos legais p/ o pedido.

  38. gostaria de se aposentado por idade falecido desde 2009 algum filho tem direito de receber pis ou pasep,caso o aposentado tivesse direito,e quem poderia ser esse filho o mais nova ou quem tiver acesso as documentaçoes do falecido
    ele esra aposentado desde 2003 por idade.Desde ja acradeço pela oportunidade de comunicaçao online.

  39. Minha mae deu entrada na aposentadoria a alguns anos atras, e ate o momento não voltou do inss, como que eu posso ter acesso a essa informação?

    1. Depende do tipo de beneficio que ela pleiteia, se é por idade , por tempo de contribuição é necessário retornar nesse caso no INSS,mas se é um benefício rural é preciso ir até o sindicato do trabalhadores rurais.Pode ser até q o beneficio já foi implantado.

    2. Estas informações estão contidas no sistema previdenciario, ou seja basta procurar a agencia onde ela deu entrada no pedido e pedir a reavaliação do calculo. Pois pode ocorrer de naquela data ela não ter direito, mais agora ela ja se enquadra como beneficiaria com 60 anos de idade se urbana, ou 55 anos se rural.

  40. Gostaria de saber se quem estava recebendo beneficio por invalides e ja esta com 65 anos
    vai continuar receber o beneficio por invalides ou ja passa a receber a aposentadoria por idade
    serei muito grata se voces puder esclarece essa duvida
    obrigada

    1. Tenho 48 anos e contribuo com o INSS desde 1983 (como empregado em uma empresa do ramo Agropecuario). Em 2019 completo 35 anos de contribuiçao e farei 55 anos de idade. A minha pergunta é: Me aposentarei por tempo de contribuiçao com meus beneficios integrais mesmo nao tendo 65 anos de idade? Ficarei muito grato se me enviassem a resposta.

      1. Não.É necessário um calculo idade contribuição,mas entra em cena o fator previdenciário.Já q visa os valores integrais certamente iria haver uma perca,
        a previdência pensa em adiar essa aposentadoria endo em vista que existe
        um expectativa de vida maior no país.

    2. Automáticamente o beneficio mudara de categoria, passando de invalides pelo de idade, mais pra isso sera contado os dias meses e anos do acegurado. Completando o tempo serto tudo ocorrera normalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Se você tem algum conhecimento sobre o assunto, deixe sua resposta nos comentários para ajudar os demais usuários. Qualquer dúvida você também pode ligar para o telefone do INSS: 135