Aposentadoria por invalidez

Aposentados por invalidez

A Aposentadoria por Invalidez é um dos benefícios concedidos pela Previdência Social para o trabalhador que esteja sem condições de exercer uma atividade de trabalho e que não possa ser reabilitado para outra profissão. Para ter direito à Aposentadoria por Invalidez, o trabalhador precisa passar por avaliação de um perito médico do INSS e o benefício é pago enquanto durar essa incapacidade, devendo haver renovação da avaliação médica de dois em dois anos.

aposentadoria-por-invalidez-inss

Todo e qualquer trabalhador que recolha suas contribuições para a Previdência Social, ao sofrer qualquer acidente de trabalho ou apresentar qualquer doença que o deixe incapacitado para trabalhar tem o direito à Aposentadoria por Invalidez.

O trabalhador passa pela perícia médica onde seu estado de saúde é avaliado, entrando num processo de reabilitação profissional, quando for o caso, e do tratamento adequado ao seu problema.

O benefício só não é pago ao trabalhador que já tenha algum tipo de doença ou lesão no momento em que começa a contribuir para a Previdência Social mas, se o seu estado de saúde é agravado, impedindo o exercício de sua profissão, o benefício será pago pelo INSS.

O prazo de carência para doenças é de pelo menos 12 meses de contribuição. Para os casos de acidente de trabalho não existe qualquer carência. Algumas doenças, que estão listadas na Portaria Interministerial MPAS/MS 2998/2001 também não possuem carência, podendo o trabalhador requerer o benefício assim que constatado o problema. As doenças que não exigem carência são: hanseníase, tuberculose ativa, alienação mental, paralisia irreversível e incapacitante, AIDS, neoplasia maligna, cegueira, cardiopatia grave, espondiloartrose aquilosante, doença de Parkinson, contaminação por radiação, nefropatia grave, osteíte deformante, hepatopatia grave.

Confira:  Deficiente físico tem direito a aposentadoria do INSS?

O valor recebido pelo trabalhador na Aposentadoria por Invalidez é correspondente ao total do seu salário benefício, sendo obtido por uma média aritmética simples de 80% dos maiores salários de contribuição no período base de cálculo.

Havendo necessidade de assistência permanente, o valor do benefício terá um acréscimo de 25% a partir da data do pedido. O requerimento para este acréscimo deve ser feito na agência do INSS onde o trabalhador teve autorização para a Aposentadoria por Invalidez mas, para recebê-lo, deverá passar por uma nova avaliação pericial do médico do INSS.

Se o trabalhador vir a falecer, havendo dependentes que continuem recebendo o benefício como pensão, o acréscimo não será mais considerado.

O benefício da aposentadoria por invalidez é direcionado para os trabalhadores urbanos e rurais, que por algum motivo de doença ou acidente não possam desempenhar atividade remunerada para manter o seu sustento, ou de sua família. Para ser considerado um trabalhador invalido, é necessário que um perito da Previdência Social depois de avaliar o caso decida que o trabalhador é incapaz de trabalhar na sua atividade principal.

Mas há ressalvas relacionadas a aposentadoria por invalidez. Só podem receber o benefício os trabalhadores que já contribuem para a previdência social antes de se tornar invalido. Não é possível dar entrada no pedido de aposentadoria caso o problema tenha sido causado antes de começar a contribuir para a Previdência, a não ser que o problema se agrave ao longo do tempo, impossibilitando que o trabalhador exerça qualquer profissão ao longo do tempo em que a enfermidade piora gradativamente.

aposentadoria-por-invalidez

Como funciona a aposentadoria por invalidez

A aposentadoria por invalidez não é fixa, e o beneficiário tem que passar por perícia médica no prazo de dois em dois anos. E caso seja constatado pelos peritos da Previdência Social que a enfermidade tenha sido curada, o trabalhador perde o benefício e tem que voltar a trabalhar normalmente.

Confira:  Aposentadoria do Trabalhador Rural INSS

Para ter direito ao benefício o trabalhador que deseja se aposentar por invalidez proveniente de doença, tem que ter contribuído por no mínimo 12 meses para a Previdência Social. No caso dos pedidos de aposentadoria por acidente, esta carência de 12 meses de contribuição não é necessária. Mas o trabalhador tem que estar escrito antecipadamente na Previdência Social.

Diferente da aposentadoria por idade que tem um valor fixo de acordo com a contribuição do trabalhador para a previdência social, o valor do benefício pago pela aposentadoria por invalidez é de acordo com o valor que o trabalhar estava recebendo quando ocorreu o problema que provocou a invalidez.

Como solicitar a Aposentadoria por Invalidez no INSS?

O trabalhador, antes de ser aposentado por invalidez, deve solicitar o auxílio-doença, que possui os mesmos requisitos da aposentadoria por invalidez. Se a perícia médica constatar que ele está incapacitado permanentemente para o trabalho, sem possibilidade de reabilitação em outra função, terá garantida a aposentadoria por invalidez.

A Aposentadoria por Invalidez será paga enquanto o empregado estiver incapacitado para o trabalho. No caso de cura da doença ou de reabilitação, possibilitando que ele volte a trabalhar, mesmo que em outra função, o benefício é suspenso.

A perícia médica, feita a cada dois anos, é quem possibilita a continuidade ou a suspensão da Aposentadoria por Invalidez. Para os maiores de 60 anos, não é necessário a perícia médica a cada dois, conforme a legislação federal.

Gostou? De um curtir:

149 Comentários em “Aposentadoria por invalidez

  1. Bom dia,

    Trabalhei uma boa parte da minha vida e agora me encontro cuidando do meu pai um idoso que necessita de cuidados especiais.
    Nao posso trabalhar e me encontro cuidando dos afazeres da casa e meu pai.

    Pergunto: Ha alguma lei a qual remunere o cuidador neste caso?

    Espero que esta pagina seja um canal mais facil para se obter respostas.

    Obrigada

  2. Enviei uma correspondência para vários locais (a mesma correspondência) até para o CREMERJ ver se me ajuda, etc, etc, etc,, mas não sabia como enviar para os srs. Naõ vou contar a história toda aqui, mas como fazer chegar até aos srs os fatos que narrei, alduns mostrando a indelicadeza estúpida de “profissionais” médicos que atendem no Posto do Bairro de Fátima, em Niterói, RJ, incluindo as cobranças ($) que faço pelos meses não pagos e mostrando minha estrutura daquilo que se chama SAÚDE, onde demonstro toda a minha fragilidade (não sei se é o termo certo)! Sou médico e peço ajuda a todos) e agora, inclusive aos senhores, pois tenho grande distúrbio visual e para completar sofri um atropelamento em 01.07.2011, que me faz lembrar com dores até hoje!!!!!!!! Me enviem por favor o e-mail dos srs para que eu possa demonstrar mais ainda, pois nem sempre tenho gente perto de mim para escrever algo neste nível! Grato VITOR FABIANO TEIXEIRA DOS ANJOS CRM 52 43377-0 vftanjos.48@globo.com

    1. Eu e a minha irmã sofremos do mesmo problema (surto psicótico que evoluiu para uma esquizofrenia paranóide). Eu Cristina desde de 1996 aos 21 anos de idade e a minha irmã Marlana no ano 2000 com de 17 anos de idade. Minha irmã Marlana trabalhou durante 6 meses contribuiu para o INSS, mais duante o tempo que trabalhou deu várias crises. Já eu Cristina nunca contribui para a Previdência Social e também durante esse período tenho dado várias crises. Pois gostaria de saber como podemos fazer para nós se aposentarmos por invalidez. Pois sentimos muita confusão mental nos incapacitando para o trabalho.

  3. eu gostaria de saber o seguinte tenho 2 meses de emprego trabalho como vigilante e´meu primeiro emprego de carteira assinada, so que tem um porem descobrir que tenho artrose na minha coluna e isso e ereditario minha mae tinha remaltismo, ja passei pela mao do medico e ele me disse que tenho que providenciar seu meu problema. como deve fazer? obrigado MARINA AMANCIO

    1. Pode se aposentar sim, é só chegar junto ao INSS e dizer que quer se aposentar e pronto, dentro de 30 dias já começa a receber o salário em sua conta sem nunca mais precisar trabalhar… Haaáá, detalhe, se achar que está recebendo pouco é só pedir aumento de salário, mas lembrando que isso não pode ser feito mais do que 04 vezes ao ano. Forte abraço e vá com fé…

      Seu comentário está aguardando moderação. Volte em breve!

  4. BOM DIA!!!
    GOSTARIA QUE ME ENVIASSE A CARTA QUE FOI DEFERIDO A PERICIA DA Srª. MARIA HELENA FERNANDES DOS SANTOS ALVES, PORTADORA DO CPF: 155.393.528-40 E NIT: 1.177.909.443-0 E NUMERO DE PROCESSO 0001924.59.2012.401.3816, PEDIDO DE AUXILIO DOENÇA.
    AGUARDO RESPOSTA POIS ELA ESTA PRECISANDO.
    DESDE DE JA AGRADEÇO.
    ATENCIOSAMENTE,
    EDSON

  5. Gostaria de trocar de banco, quero receber o salário em outro banco, que fazer?sou aposentada por esclerose múltipla, um banco mais perto de minha casa,gostaria de saber como proceder, se puderem me ajudar .. sou muito grata

  6. gostaria de saber se posso me aposentar por invalidez… comeceia contribuir para o inss em 1992, até hoje, entrando e saindo das empresas somo um total de cinco anos de contribuição…..voltei a trabalhar em janeiro deste ano, um mês depois, fui diagnosticada com cancer (linfoma), sendo que sou portadora do virús HIV desde 1996, tenho direito a aposentadoria? desde já agradeço o esclarecimento…

  7. Comecei a contribuir pois só soube dessa taxa de 31,10 a pouco tempo e outros valores não se encaixavam em nosso orçamento(marido e filho)que me auxiliaram e pagam para mim,pois se pagasse uma taxa normal sobre 1 salario minimo para mim faltaria para outras contas.Só que entrei no site do INSS e mesmo na hora de cadastrar não fiquei satisfeita e não entendi quanto tempo tenho que pagar para me aposentar por doença,ou se eu eu tiver os laudos de que tomo medicação controlada para depressão a mais de 20 anos,tenho ou terei direito de encostar,aposentar pois sou leiga e o site não esclarece estas dúvidas em detalhes para que pessoas com deficiencia de entendimento,esquecimento,dificuldade de memorizar como eu tenho ou de entender certas palavras possa estar a par,pois vou seguir pagando mas tenho vários problemas como,hernia de disco,esteófitos marginais,miomas,ovários policísticos,astralgia e agora estou para fazer ultrason dos joelhos pois apesar de ter só 46 anos estou muito debilitada fisicamente,já fiz muita fisioterapia,já consultei muito psicólogos,psiquiatras pois na Anhanguera da minha cidade os estudantes de psicologia faz o atendimento e eu assinei um termo para ser assistida através de um vidro escuro,não fico sem medicação sou dependente química sem falar nos tratamentos para gastrite crônica antral,H.pilory,sindrome do pânico,até mesmo medicamentos fortes a base de codeína para dores pois só não fui diagnosticada com Fibromialgia pois parei os tratamentos devido a uma crise de depressão profunda que quase enlouqueci e junto minha familia,crises de choro,enxaqueca crônica de parar no HPS e ter que tomar tylatil injetável pois nem os olhos eu podia abrir de tanta dor de cabeça,fico sensível a cheiros,claridade e barulhos nas crises,então fico trancada no escuro chegando ao ponto de não conseguir fazer minhas obrigações tamanhas dores,estou com suspeita de doença celíaca já fiz 3 endoscopia com biópsia,fiquei quase 3 anos sem ingerir glúten mas pobre não tem como se manter na dieta do sem gluten,meus tendões e nervuras doem e incho toda,tive suspeita de Lupus,qual o caminho certo para conseguir um diagnóstico?quando terei dieito de poder ajudar minha familia tendo pelo menos como comprar as coisas que necessito caso venha a me encostar.

  8. Sou portadora Les e sindrome de jogren.Posso aposentar por invalidez? oje faço uso de 13 comprimidos.

  9. maria do carmo ferreira de lima guerra disse:

    nao estou inventando,estou falando serio infelismente.

  10. maria do carmo ferreira de lima guerra disse:

    Bom dia tive cancer de mama.fiz uma mastectomia em março de 2008.pago inss a um ano tenho direito a aposentadoria por invalidez? se tenho o que devo fazer? obrigado

    1. Tenho uma prima chamada JULIA, reside em Jacareí/SP,O pai faleceu e a mesma ficou recebendo a PENSÃO POR MORTE, só que ao completar 18 anos o INSS bloqueou o pagamento, inclusive no período que percebia a pensão foi acometida por Leucemia/Câncer. A mesma não contribui com INSS e não trabalha pelo motivo da doença. Qual o direito que tem junto ao INSS, continuar com a pensão o outros benefícios.

  11. sou cardiopata ja tenho duas pontes de safana uma mamaria e depois disso ja fiz uma angioplastia e coloquei um stent,alem disso sou soropositivo e tenho uma lesão irreversivel,depois de duas cirurgias,no tendão da mão direita….tenho 48 anos e estou em auxilio doença a 8 e meio……será que vão me aposentar…..quando??

  12. Ola, tenho osteomielite crônica no femur,isso tem se cadastrado pro 3 anos.me prejudicando anualmente em minhas atividades. O médico afirmou que isso será um tratamento eterno. Os medicamentos são bem caros, gasto metade da minha renda em remédios e a empresa já não gosta dessa situação pois fico afastado em média 4 meses todo ano para tratar está doença. Tenho direito a aposentadoria por invalidez?

  13. Eu tenho uma prima que tem deficiência deis de nova praticamente deis que nasceu agora ela tem 27 anos e quer se aposentar mais ela mora no interior em guarapari e eu moro na serra e fica mais faciu ela vim pra minha casa e darmormos estrada so que ela esta com o laudo de vina quero saber se com este laudo eu conssigo dar estrar aquim no inss da serra

  14. Tenho 58 anos. Contribui durante 38 anos. Dei entrada na minha aposentadoria ha 3anos. Não há nenhuma restriçpão, mas não recebi nada. O que devo fazer?

  15. tomei dois tiros na cabeca a quinze anos mas o problema se agravou e passei por pericia a dias mas indeferiram posso recorrer e me aposentar tenho 58 anos..

  16. Eu tenho esse apelido a muito tempo, queria saber se posso escrever um livro e colocar meu nome como autor, sem perder o direito a ser um aposentado por invalidez, agradeço pela informação.

  17. olá!
    bom dia!

    Quero tirar uma dúvida,meu pai é aposentado por invalidez e está querendo mudar de estado moramos no Rio de Janeiro ele é paraibano, e quer voltar para a Paraíba, e, quer transferir se benefício para lá,sendo que ele ainda não tem a idade de aposentado, que é de 65 anos ele está com 64 tem algum impecilio a respeito de cortarem o benefício dele por conta dele ter se aposentado por invalidez e não por tempo de contibuição?
    E ele quer fazer um emprestimo de no valor de 5.000.00 o beneficio de é de mais de um pouco mais de um sálario tem como ele fazer esse emprestimo pelo inss?
    Por favor te um pouco de urgencia nessa resposta.
    De ante mão muito obrigada!!!!

  18. minha mãe tem 55anos e a 2anos paga o inss. ela tem lupus erimatoso sistemico,aritimia ventricular, diabete,reumatismo e renou. Gostaria de saber se ela pode se aposentar e o que é preciso fazer. Obrigada.

  19. Gostaria de saber como dar entrada e os documentos nescessários para dar entrada no pedido de aposentadoria ,pois sou eplético e voltei a ter as crises depois de mais de 10 anos?

  20. tenho escoliose e ja tenho 26 anos sinto muito dor na coluna gostaria de saber como se eu posso me aposentar?

  21. se vc,perdeu as duas pernas e é assegurado do inss, trata-se de vc plantar bananeira e trabalhar por que os peritos nao concede aposentadoria por ivalidez e a desculpa e que o sistema nao permite. os advogados diz que temos direito mas demora muito ate la vc pode morre de fome.kkkkkkkkkkkkkkkkk.parece piada mas nao é.

  22. Gostaria de saber se aposentado por invalidez, pode escrever livro, e colocar o nome como
    autor.

  23. gostaria de saber se uma pessoa pode esta recebendo beneficio se no papel consta que ela tem problema mental e na realidade ela não tem, ela passa por medico para pegar atestados e diz que tem que pegar os atestado se não o INSS não aprova a pensão, ela na realidade só pensa em luxo ela tem problema de nervoso só que nos papeis constam que ela tem problema mental mas ela não tem,gostaria de saber sua opinião

  24. gostaria de saber se tem como mudar aposentadoria por tempo de serviço para invalidez visto que meu pai já era aposentado quando sofreu um aneurisma e teve que passar por uma neurocirurgia que o deixou com sequelas e quero saber se ele tem direito a perjoração de 25% e se tem como mudar o benefício.

  25. Eu Sandra, maura miguel , vivo as custas da minha cunhada devido a ter diabetes já perdi total a visão de olho direito e o esquerdo enxergo 15% , recebi durante dois meses , auxilio doença , já levei laudos já fiz pericias no inss e ninguém aprovou minha aposentadoria ou auxilio doença ,não consigo sair na rua sozinha , devido a não enxergar direito , como devo proceder ?? Entrar na justiça para receber o que é de direito?

    Aguardo uma resposta .

    obrigado.

  26. Eu estou afastado por invalide doença renal cronica, faço Dialise Peritonial em casa e necessito da ajuda da minha filha para instalar a maquina e iniciar o tratamento e para desligar a mesma isso leva em torno de 1h e 1/2 diariamente.Eu quero saber se o INSS cobre este serviço, pois a minha filha fez treinamento 30 dias para instalar a maquina.
    Alem desse tempo que leva para instalar também tem os problemas que ocorrem a noite com a maquina e necessário acompanhamento.
    Soube que o INSS da uma ajuda em torno de 26% do salário que recebo para cobir esta manutenção.
    Favor receber.

  27. Boa tarde,

    Qual é o procedimento para dar entrada na aposentadoria por invalidez? Sou eu ou a empresa que deverá entrar em contato com a Previdência Social para solicitar a perícia médica?

    Obrigada!

  28. gostaria de falaer que eu ana sou uma pessoa muito doentee nao consigo trabalhar nem andar sosinha ja tentei uma ves e nao consigui estou tentando pela segunda ves mais eu penso que com tanta gente como eu somos reprovadas e tem gente ai que nem tem nesecidade e aprovam se voces puderem veja se eu fui aprovada dessa vez

  29. tenho 1ano e pouco de contribuicao sofri um acidente na fazenda do meu tio eu perdi dois dedos e meio indicador medio e a cabeca do anelar tenho dois filhos pequenos e nao sei oque fazer me ajudem

  30. ola
    boa noite
    gostaria de saber uma resposta para um amigo e que ele amputou uma perna e precisa dar entrada na aposentadoria mais ele nunca contribuiu para com o inss,e tambem gostaria de saber quais docomentos necessarios para dar entrada obrigado. !!!

  31. Fiz geoplastia e tenho veia estourada na perna esquerda.Como que eu faço para conseguir uma aposentadoria e o que precisa de documento.

    1. Passei por um procedimento de angioplastia e cataterismo após ter sofrido infarto. Tenho 57 anos e 32 anos de contribuição para o INSS, gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria por invalidez..?.

  32. Gostaria de saber como posso adquirir aposentadoria por invalidez.tenho osteomielite e osteite cronica grave.no ante braço esquerdo.estava em tratamento ha 6 anos fora do Brasil mais pedi alta para regressar ao Brasil.como tenho que fazer para me aposentar?

    1. Deixa de frescura e vai trabalhar que é melhor! Esse negócio de bipolar é a última criação que os sacanas criaram para ficar chutando as pessoas e depois não ter que pedir perdão.Vá trabalhar que é melhor!

      No dia que levar um soco na tábua do queixo você fica boazinha!

      1. Caro João Babão !
        Você é assim mesmo, ou apenas está tendo uma crise de alteração de humor. Pois com sua atitude ofensiva, você que me parece bipolar ! A colega que postou uma simples pergunta, você já a atacou, enfim, pesquise sobre o assunto antes de dizer asneiras e ofender pessoas na internet.

        1. eu pensava igual voce joão gabão tambem achava que depressão era besteira e bipolar não existia.
          hoje reconheco que estava errada pois a 7anos sem motivo tive uma crise de choro muito forte e não consegui mais ficar em terminais e shooping por ter muita gente, tive perda de memoria. e detalhe; quando isso aconteceu eu estava dentro de uma empresa trabalhando, foi o meu patrão que me orientou a procurar imediatamente um medico, e ai veio a constatação eu estava com depressão bipolar grave fui emcostada pelo inss e depois aposentada e ate hoje faço tratamento e não saio de casa a não ser para ir ao medico. que esse relato te serva de lição e pense melhor antes de julgar as pessoas.
          A um ditado que diz não guspa pra cima, que cair na cara.
          Precisou acontecer comigo pra eu entender o que os outros sentia. e voce vai aprender com quem ja tem o problema ou vai esperar que aconteça com voce.
          A mão de Deus é pesada joão

          1. Mara como vc fez para aposentar?

          2. Mara, eu estou com os mesmos sintomas que vc, e estou encostado sendo periciado desde Julho do ano passado, demorou qto tempo para vc conseguir a aposentadoria ?

        2. Isso mesmo Fabiano. João procure se informar mais sobre o assunto. E que Deus te proteja para que não tenha tal enfermidade.

      2. joao cambão….SE VC FOI EXTRUPADO quando criança e depois novamente quando esteve preso( vc tem jeito de pedófilo) procure um cirurgião que poderá remendar seu anús…..

      3. va você se consultar em um psiquiatra..pois não há necessidade de ofender o próximo. se não tens boa fe não precisa ir a internet maltratar o ser humano. va se tratar boi idiota.

      4. Pq tanta agressividade… Vc nao pode falar do que desconhece… Apenas pelo seu texto noto que vc tem varios problemas e aconselho buscar ajuda… A sua arrogancia e prepotencia nao vai lhe trazer beneficio algum… Apenas sofrimento quando a vida te ensinar… Aceite o conselho de uma bipolar bem diferente de quem escreve…
        Desculpe, mas sou mais normal do que vc…

    2. cuidado com o que diz Joao Cambao,o mundo da voltas,vc acabou te ter uma atitude grosseira,ele nao e bipolar Fabiano ele sim e mau educado e mal informado

    3. Pode sim, é só chegar junto ao INSS e dizer que quer se aposentar e pronto, dentro de 30 dias já começa a receber o salário em sua conta sem nunca mais precisar trabalhar… Haaáá, detalhe, se achar que está recebendo pouco é só pedir aumento de salário, mas lembrando que isso não pode ser feito mais do que 04 vezes ao ano. Forte abraço e vá com fé…

    4. So se tiver lhe incapacitando nas suas atividades laborativas
      ai sim

  33. aposentadoria por invalidez de uma pessoa obesa que não tem mais condições de trabalhar pode ser adquirida de que forma?

  34. quem tem escoliose lordose e sifose pode se aposentar por invalides?
    se poder como agir. eu trabalho sentado o tempo todo com informática.

  35. desejo informacoes sobre aposentadoria de professor com 25 anos de servico

  36. Sou Diabetica tenho 58 anosSofo muito com esa doensa pois trabalho com trnsporte escolar e nao poso me cuidar tipo faser esircisios ou ate mesmo ir ao medico com frecuencia te ves que cai a glisemia e eu chego a ter dismaio no trabalho e asusta as criansas Gostaria de saber se nao seria pocivel me aposentar?

  37. quero saber quando um pessoa fica aposentado por invalides.a empresa nao pode dar as contas,porque minha mae estar saindo do auxilio doensa para aposentadoria por invalides e a empresa nao que dar as conta dela.por que diz que o inss nao autoriza

    1. Bom dia Erandir.

      Neste caso não pode ocorre “a baixa da carteira”, pois os Art’s 477 e 478 da CLT, diz que é vetada esse hipótese. O contrato está suspensa por tento indeterminado.

      1. a empresa deve pagar ferias vencidas e decimo terceiro salario, pois o(a) trabalhador (a) pode ficar muito tempo afastado

    2. No inicio dos anos dois mil, descobri que tinha hiv, entrei numa crise, depressão, foi a pior fase da minha vida, perdi o emprego, depois voltei a trabalhar e começou tudo de novo. Me afastei da empresa, fiquei passando pelas as sofridas pericias médicas, era um sofrimento. Os peritos são desumanos, nos trata como lixo, as vezes, na hora da pericia, você se sente o pior dos seres humanos, eles nem olham na nossa cara. Nem parece que a gente pagou a vida inteira. As coisas foram se agravando, agora tenho diabetes, hipertensão, gota, problemas renais, tudo isso causado pelos efeitos colaterais dos anti-retrovirais. Tomo 40 comidos por dia insulina. Me aposentaram por invalidez, Quem quer uma trabalhando uma pessoa como eu?? Mas só o fato da possibilidade de passar numa pericia, me deixa desesperado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Se você tem algum conhecimento sobre o assunto, deixe sua resposta nos comentários para ajudar os demais usuários. Qualquer dúvida você também pode ligar para o telefone do INSS: 135