Aposentadoria Proporcional – Regras

Regras da Aposentadoria Proporcional

Muitas pessoas tem dúvidas sobre as exigências para a concessão de aposentadoria por tempo de contribuição, após as várias mudanças definidas através da reforma da Previdência Social para o setor privado. Somente deverá ter direito quem já atuava no mercado de trabalho no dia 16 de dezembro de 1998.

aposentadoria-proporcional-regras

A única exigência da aposentadoria integral é o tempo de contribuição que vai de 35 anos para o homem e 30 para a mulher. Apesar desta regra, uma idade mínima é necessária para acontecer a aposentadoria por tempo de contribuição proporcional. Além disto apenas deverá ter direito a proporcional quem estava no mercado de trabalho atuando em corpos docentes durante este período. Com isto a idade mínima para a aposentadoria proporcional é de 53 anos para homens e de 48 anos para as mulheres. O tempo de contribuição é a partir de 30 anos para homem e de pelo menos 25 anos para as mulheres, pois existe um acréscimo de pedágio. Este tempo é mais de 40% sobre o período que faltava, para que a pessoa pudesse completar 30 anos no caso do homem e 25 no caso da mulher.

Como funcionava este cálculo de Aposentadoria Proporcional

Se um homem contava com 20 anos de contribuição em 16 de dezembro de 98, seriam necessários mais 10 anos para completar os 30 anos. Esses dez anos, com o acréscimo de 40% passaram para 14 anos, contando a partir do período de 15 de dezembro de 98. Já a mulher que tivesse 20 anos de contribuição nesta época precisaria de mais cinco anos para completar os 25 anos. Completando assim 60 anos com o pedágio passaram a ser 7 anos.

E constatando assim que o requerente que solicitou a aposentadoria por tempo de contribuição com renda integral preenche todos os requisitos apenas para a concessão da aposentadoria por tempo de contribuição, contando com uma renda proporcional. o servidor do INSS deverá de forma formal solicitar ao segurado para que este, caso quiser optar expressamente e ainda por escrito pelo benefício proporcional, e não havendo algum tipo de manifestação pela opção dentro do prazo estabelecido.

Está sofrendo com a menopausa? Acabe com o calorão, insônia e irritação, alivie todos os sintomas.

Como não ter as pernas amputadas por causa do diabetes. Aprenda a dominar o diabetes

Truque para perder a barriga, perder peso e eliminar a pelanca, comece já a perder peso

37 Comentários em “Aposentadoria Proporcional – Regras

  1. Quero me aposentar proporcional
    Tenh0 57 anos idade e 33 de contribuição
    tenho direito de me aposentar.
    Grato

  2. Boa noite
    quero min aposentar proporcional
    tenho 54 anos e 32 de contribuição eu tenho Direito

    grato

  3. Ivanete Maria

    tenho 49 anos e 22 anos de contrbuição: eu posso me aposentar?

  4. SANDRA APARECIDA TANGE DE OLIVEIRA disse:

    SANDRA QUER SABER SE COM 60 AMOS ELA APOSENTA E O Q TEM Q LEVAR NO INSSPATA PROVAR SE VAI APOSENTAR
    OBRIGADA

  5. gostaria de sabe ser tenho direito aposentadoria proporcional, com 62 anos de idade e 29 anos de contribuição,ser é verdade que somando a idade e o tempo de contribuição a pessoa ser aposenta é.

  6. tenho 49 anos de contribuicao no inss sobre 3 salari minimo e 59 anos de idade gotaria de saber quanto de desconto teria do fator previdenciario no meu salari se eu aposentace agora grato

  7. eu gostaria e saber se tenho direito da aposentadoria proposional ,pois tenho 28anos de contribuição e 49anos tendo envista que trabalhei com 30% de inflamavel no longo de 15ano de inflamavel.

  8. tenho 48 anos e 26 anos trabalhados tenho direito a aposentadoria proporcional

  9. Tenho 52 anos,tenho 20 anos de trabalho em hospital em Sao Paulo,tenho 10 e seis meses anos de trabalho na Italia,gostaria de saber si posso ajuntar os anos trabalhado dois pais , e quanto tempo me falta agora para pegar aposentadoria, ,posso me aposentar pelo brasil ? o que devo fazer? obrigada

  10. me aposentei proporcionalmente em 2006, e contnuo a descontar INSS, isso é legal?

  11. tenho 47 anos em setembro de 2014 farei 48 tenho 32 anos de contribuiçao sendo que 22 anos de segurança eu consigo me aposentar com a especial.

  12. trabalhei 20 anos como vidraceiro cortando vidros tenho salubridade

  13. so gostaria de saber se com 53 anos com uma contribuição de 14 anos mais um meses trabalhado registro em carteira se posso me encaixar nesta aposentadoria proporcional eaguardo resposta grata.

  14. Ola bom dia tenho uns 15 anos de registro em carteira tenho 52 anos e gostaria de saber se posso me aposentar com esta lei ou com quantos anos o que me aposento não entendo estas leis dá para me ajudar para eu tomar minha providencia o que devo fazer muito grata aguardo resposta

  15. Tenho 55 anos de idade e 35 de contribuição,pagando o carne do inss sobre o teto máximo (hoje 831,80) a 15 anos. Gostaria de saber com qual porcentagem seria a minha aposentadoria.

    Obrigado

    Aguardo respostas.

  16. Tenho 64 anos e 19 anos de contribuição e estou muito tempo desempregado. Gostaria de saber se já posso solicitar a minha aposentadoria ou tenho que aguardar completar 65 anos.
    Aguardo resposta
    Grato

  17. Tenho 30 anos de contribuiçães e 54 anos de idade, pretendo aposentar proporcionalmente.

  18. Estou indignada é um verdadeiro descaso para com a sociedade vejo tantos magnatas vivendo a custa do governo e quando os necessitados procuram o órgão de ajuda é sempre negado……….

  19. Gostaria de saber : uma pessoa doente (deu AVC) tem 70 anos de idade e não consegue aposentadoria por que não tempo de serviço, não conseguiu por idade e muito menos por invalidez que medidas devo tomar ?

  20. Boa noite!

    Tenho 47 anos sendo que farei 48 em agosto de 2014, pois nasci em 1966. Gostaria de saber se poderei aposentar com meu salário integral em 2014. Tenho trabalhado anualmente como professora desde 1985.
    Senão puder, em que ano poderei aposentar e com que idade?
    Grata
    Aguardo resposta,
    Atenciosamente,

    Nilcimar

  21. boa tarde

    tenho 52, anos trabalhei até maio de 1990 tenho 13 anos pago de inss
    com este tempo pago consigo me aposentar?
    com quantos anos?
    obrigada
    aguardo resposta

  22. GOSTARIA DE SABER TENHO 16 ANOS NO MAGISTERIO 15 ANOS EM OUTRAS EMPRESAS NA CARTEIRA PROFISSIONAL TENO ENTÃO 50 ANOS DE IDADE E 31 DE CONTRIBUIÇÃO COMO POSSO APOSENTAR E COMO SERIA O MEU RECEBIMENTO SALARIAL . OBRIGADO

  23. eu trabalhei 25 anos no Brasil mas por causas de doenças cronicas tive que voltar para portugal estou em portugal á 6 anos no maior sofrimento porque entrei com aposentadoria faz 5 anos e ainda veio indeferido recorri e ainda estou á espera por favor estou muito presizando dessa aposentadoria para sobreviver por favor presizo de ajuda não sei o que fazer OBRIGADO

  24. tenho 51 anos e faltam 1 ano e 5 meses para 30 anos de inss pago

    pergunta posso me encaixar agora neste caso dos 48 anos proporcionais como faço onde vou e so por invalidez qual o proporcional

    desde ja agradeço

    rejane linei waceleski

  25. boa tarde !!! minha tia tem 63 anos ,e uns 15 anos de contribuiçao . Ela ja poderia se aposentar por idade so com esses anos de contribuiçao… e ela tambem perdeu os carnes o q ela precisaria fazer para ver ao certo o seu tempo ….

    1. boa tarde Aline, neste caso a sua mãe pode procurar a Previdência Social, e requerer o CNIS, assim ela saberá todo o seu tempo de contribuição e por outro lado ela já tem 63 anos so falta dois anos para ela dar entrada somente com 15 anos de contribuição, este é meu entendimento.

  26. Tenho 48 anos com 26 anos de contribuição, quando posso requrer uma aposentadoria proporcional? Me ajude, pois não entendi o caso do pedágio.

  27. Trabalhei como professora Estado e prefeitura vinte e dois anos. Gostaria de saber se tenho direito aposentadoria proporcional. Tenho 54 anos nasci em 1959. Obrigada aguardo a resposta.

  28. Bom dia!

    gostaria de saber como faço para legalizar um funcionario que tem o ganho de um salário minimo ?qual o procedimento

    Obrigado
    aguardo a resposta.

  29. Olá, ouvi dizer que faltando 2 anos para a aposentadoria, a empresa não poderá demitir o funcionário.

    Isto é verdade?

    Grata,
    Isaura Kaufman

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *