Aposentadoria Proporcional – Regras

Regras da Aposentadoria Proporcional

Muitas pessoas tem dúvidas sobre as exigências para a concessão de aposentadoria por tempo de contribuição, após as várias mudanças definidas através da reforma da Previdência Social para o setor privado. Somente deverá ter direito quem já atuava no mercado de trabalho no dia 16 de dezembro de 1998.

inss-aposentadoria-proporcional

A única exigência da aposentadoria integral é o tempo de contribuição que vai de 35 anos para o homem e 30 para a mulher. Apesar desta regra, uma idade mínima é necessária para acontecer a aposentadoria por tempo de contribuição proporcional. Além disto apenas deverá ter direito a proporcional quem estava no mercado de trabalho atuando em corpos docentes durante este período. Com isto a idade mínima para a aposentadoria proporcional é de 53 anos para homens e de 48 anos para as mulheres. O tempo de contribuição é a partir de 30 anos para homem e de pelo menos 25 anos para as mulheres, pois existe um acréscimo de pedágio. Este tempo é mais de 40% sobre o período que faltava, para que a pessoa pudesse completar 30 anos no caso do homem e 25 no caso da mulher.

Aposentadoria proporcional existe?

O fim da aposentadoria proporcional ocorreu em 16 de dezembro de 1998. Logo, por se tratar de um direito adquirido, as pessoas que trabalhavam e contribuíam com o INSS já nessa época, ainda tem direito a se aposentar por suas regras.

Como pedir aposentadoria proporcional INSS

Para solicitar a aposentadoria proporcional você devera solicitá-la por meio de agendamento prévio pela Central 135. Isso e possível de fazer pela internet, no Portal da Previdência Social, e também por meio das Agencias da Previdência Social, mediante o cumprimento das exigências legais.

Confira:  Aposentadoria do Trabalhador Rural

Tempo para aposentadoria proporcional INSS

Deve-se observar para que se possa conseguir a aposentadoria proporcional INSS, é necessário “pagar um pedágio” correspondente a 40% do tempo que faltava para completar o tempo da aposentadoria que era exigido até 1998 (que era de 30 anos para homens e 25 anos para mulheres).

aposentadoria-proporcional-regras

Como funcionava este cálculo de Aposentadoria Proporcional

Se um homem contava com 20 anos de contribuição em 16 de dezembro de 98, seriam necessários mais 10 anos para completar os 30 anos. Esses dez anos, com o acréscimo de 40% passaram para 14 anos, contando a partir do período de 15 de dezembro de 98. Já a mulher que tivesse 20 anos de contribuição nesta época precisaria de mais cinco anos para completar os 25 anos. Completando assim 60 anos com o pedágio passaram a ser 7 anos.

E constatando assim que o requerente que solicitou a aposentadoria por tempo de contribuição com renda integral preenche todos os requisitos apenas para a concessão da aposentadoria por tempo de contribuição, contando com uma renda proporcional. o servidor do INSS deverá de forma formal solicitar ao segurado para que este, caso quiser optar expressamente e ainda por escrito pelo benefício proporcional, e não havendo algum tipo de manifestação pela opção dentro do prazo estabelecido.

Empréstimos

53 Comentários em “Aposentadoria Proporcional – Regras

  1. TenhO, 56 anos e 25 de contribuição.ja.posso pedir minha aposentadoria proporcional. ?

    1. Consulte na sua CTPS o tempo de trabalho que vc tem registrado até 16/12/1998.
      Agora consulte o tempo de trabalho que vc tem registrado após 17/12/1998 e nesse período acrescente 40% de pedágio.
      Exemplo:
      Em 16/12/1998 vc tinha 37 anos, considerando que vc tenha começado a trabalhar com 20 anos e foi ininterrúpto, naquela ocasião vc contribuiu por 17 anos e após 17/12/1998 vc precisaria de 8 anos de trabalho mais o pedágio de 40% que acrescenta 3 anos 2 meses 4 dias, isto é, após 17/12/1998 vc tem que ter 11 anos 2 meses 4 dias que somados perfazem 28 anos 2 meses e 4 dias em todo o período.
      A idade vc já tem, verifica os tempos de contribuição e agende o atendimento no INSS.

  2. Tenho 56 anos e 23 anos e 4 meses de contribuição, tenho direito para proporcional?

  3. Tenho 48 anos e 26 de contribuição posso me aposentar proporcional ?

  4. Boa tarde, tenho 56 anos de idade e 24 anos de contribuição e 4 meses, já posso aposentar proporcional?

  5. Tenho 64anos e7meses e26 anos de contribuição quero saber se posso pedir Dir a aposentadoria

  6. Tenho 53 anos idade e 32 de contribuição nesse 32 anos dois trabalhei com insalubridade quando vou poder me aposentar proporcional.

  7. tenho 47 anos e 27 anos de contribuição posso me aponsentar proprocional

  8. Meu nome e Sandra,
    Tenho 24 anos de contribuiçao e 54 anos de idade, posso pedir minha aposentadoria proporcional?

  9. Tenho 52 anos e 27 anos de contribuição, posso me aposentar

  10. Tenho mais de 26 anos, posso me aposentar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *