Aposentados do INSS

INSS Aposentados

Se você tem direito à aposentadoria do INSS, mas está preocupado que essas mudanças possam interferir para você, saiba que tudo vai depender do que for aprovado pelo Poder Legislativo e, depois, pelo Presidente da República.

Infelizmente, o atual panorama do Brasil é o seguinte: muitos jovens, adultos e idosos e poucas crianças e adolescentes. Mas por que isso é relevante para a aposentadoria, benefícios e pensões concedidos pelo Governo?

aposentados-do-inss1-300x242

A aposentadoria no INSS é um direito conquistado pelo trabalhador devido aos seus anos de trabalho em que contribuiu com a previdência. Quando se aposenta, a pessoa tem direito a receber determinado valor por parte do governo, dependendo do motivo da aposentadoria e do tempo de carteira assinada que a pessoa tem, ou seja, quantos anos contribuiu.

Aposentadoria da Previdência Social

Já está liberada a lista da revisão de teto que irá dar reajustes de valores de até 117 mil beneficiados, então se você é pensionista ou aposentado do INSS, não deixe de conferir para saber se você é um dos contemplados.

Desde agosto está liberado o aumento de 239 reais. Mas os beneficiários devem consultar toda a documentação para ter certeza de que está tudo certo ou de que não estão sendo prejudicados.

A aposentadoria no Brasil ainda é algo precário, porém funciona e todos os inválidos, idosos ou pessoas com doenças degenerativas ou psiquiátricas tem esse direito garantido por lei. Mas ainda assim o valor de aposentadoria é baixo no Brasil a não ser que você contribuiu com parcelas extras para complementar a sua aposentaria ou ganhava um salário muito alto.

Com o tempo a aposentadoria tende a desaparecer, pois ela é sustentada pelos impostos pagos com o trabalho dos jovens. Mas os idosos estão aumentando muito, o que quebraria a economia caso fosse mantido o atual modelo de aposentadoria que está passando por reformas afim de evitar o pior. Então deve-se aumentar os impostos para suprir o desfalque de jovens que devem pagar mais e mais para se aposentar no futuro pelo INSS.

Confira:  Diabetes tem direito a aposentadoria do INSS?

Se você deseja acompanhar as últimas noticias sobre os aposentados do INSS e ficar pode dentro das novas leis, tabelas de pagamento e muito mais é só acompanhar o site.

Reforma na Previdência

A Previdência Social funciona com base em um princípio chamado de “Princípio da Solidariedade”. O que isso quer dizer? Quer dizer que aquelas pessoas que estão trabalhando pagam, com suas contribuições mensais, a aposentadoria de quem já está aposentado.

reforma-da-previdencia-aposentados

Tecnicamente, o dinheiro entra na conta da Previdência Social e já sai, com o pagamento das aposentadorias. A ideia desde a criação da Previdência Social era de que esse dinheiro tivesse algum rendimento. Entretanto, na situação atual, nem sequer há tempo de fazer isso.

Porém, esse desequilíbrio entre o número de pessoas que trabalham com as já aposentadas está fazendo com que o Governo Federal tenha que retirar dinheiro de outros lugares para pagar as aposentadorias do INSS.

Só que são milhares de brasileiros que recebem benefícios, pensões e aposentadorias, o que equivale a milhares de reais todo o mês. Se o crescimento populacional continuar assim, vai chegar um momento em que a Previdência Social e nem sequer o Governo vai conseguir pagar as aposentadorias INSS, pois seriam muitas pessoas aposentadas para poucas pessoas contribuindo, ou seja, fazendo o dinheiro da Previdência Social “circular”.

Muitas pessoas se dividem sobre esse assunto, pois acreditam que o Governo poderia economizar em outros lugares, sem alterar as regras, que já são um pouco duras, para que uma pessoa consiga se aposentar pelo INSS.

Aliás, conseguir empregos formais, ou seja, com carteira assinada e que dão direito a todos esses benefícios do INSS não é muito fácil, especialmente diante da crise que assola o Brasil nesse momento, o que leva muitas pessoas a fazerem os chamados “bicos”, que são trabalhos informais que geralmente não trazem quase nenhum benefício trabalhista, muito menos aposentadoria integral, aposentadoria parcial, auxílio-doença, seguro desemprego e muitos outros.

Confira:  Leilões do INSS

Assim, muitas pessoas deixamde pagar o INSS.

Desse modo, considerando também a expectativa de vida das pessoas, que aumentou nos últimos anos, o Governo considera que as pessoas podem trabalhar mais e, por isso, uma reforma é necessária para estabilizar as contas públicas.

Agora que você já entendeu os motivos do Governo, não deixe de pedir a aposentadoria do INSS caso preencha os requisitos e queira solicitar.

Gostou? De um curtir:

106 Comentários em “Aposentados do INSS

  1. Senhores, tenho 72 anos de vida, quando nova trabalhei mas não tenho como provar
    pois a empresa nao existe mais e minha carteira de trabalho extraviou, meu trabalho foi
    pouco meses, gostaria de saber se tenho condições para aposentadoria,pois sou do
    lar.

  2. MARIA BATISTA RIBEIRO GOMES DA SILVA disse:

    RECEBO A PENSÃO DO MEU MARIDO POR MORTE ,ESTOU QUASE APOSENTANDO ,SE EU APOSENTAR EU PERCO A PENSÃO DO MEU MARIDO?

  3. Olaaa.Gostaria de saber se um aponsetado q iria receber em 05 de abril, mas infelizmente faleceu em 23 de março.Ele tem direito de receber ainda o mes de abril? Pois todos sabemos que temos que pagar as dispesas q ele deixou.

  4. bom dia porqueminha carta ñ chegou fiz já periser com vc é junto com a federal minha causa foi gh dez de 06/02/2012 por invalidez eles derão como posentadoria por invalidez eu to no inss dez do ano 13/04/2003 até 15/07/2010 desse ano eu ñ recebo nada ñ tenho condição de volta trab eu gostaria de saber já fui no inss fala que ñ sai nada de posentaduria pr mim mais advogada falo quejá saiu eu to com oa papeltd aqui comigo do processo dando causa gh porque eu ñ to recebendo por favo me explica eu ñ sei mais oque fazer tenho minha conta pr pg tenho filho menoe por favo mede um luz obrigado

  5. eu sou pensionista pela morte de meu esposo e quero me casar de novo,tenho 3 filhos sendo um de menor,quero saber se eu me casar no civil eu perco o meu beneficio?,aguardo resposta,abraços

  6. gostaria de saber se posso fazer a revisao da aposentadoria que estou recebendo o beneficio desde 1992 e continuo trabalhando.

  7. Preciso dos ultimos tres meses do comprovante de recebimento da minha aposentadoria, para fazer o visto. Como devo obter, ja que não estou recebendo em casa e recebo-a atraves do banco.
    Obrigada.
    Olinda

  8. Me aposentei entrando com a documentação no estado de Minas Gerais há 5 anos atrás e agora estou me mudando para Campinas – São Paulo.
    Estou recebendo minha aposentadoria na Caixa Econômica Federal de Belo Horizonte (agência Belvedere) e gostaria de transferir para o Banco Itaú, na cidade de Campinas -São Paulo.
    Como devo proceder?

  9. gostaria de saber se procede a informação que recebi que todos aposentados por invalidez terão que fazer novas pericias obrigado pela atenção

  10. ele trabalha na empresa de um colega ,, e o colega dele queria rexistra ele , so q ele falou q naõ para naõ perder o beneficio , muita sacanagem isso ……

  11. tenho uma comentario a fazer, minha mae recebe um beneficio por q ela tem poblema no coraçaõ e esta esperando para se aposentar , ela naõ tem condiçoes de trabalhar.
    So que tem um vizinho meu q é aposentado e trabalha meio periodo , mais isso é uma injustiça se ele é aposentado é por q tem condiçoes de trabalha naõ é, se ele tem condiçoes de trabalha naõ deveria receber a posentadoria , por q tem muita gente q esta precisando e naõ consegue ,eu naõ sei o nome dele inteiro mais é Wilso Belizario ele mora na rua Osni Martins Cruz n:309 Vila Pires Santa barbara d oeste

  12. Será que algum dia haverá justiça neste país com os aposentados? Quando descontamos durante longos anos, a referência é o salário mínimo, quando recebemos a referência é o salário miséria. Quem diria que o Lula, defensor de fracos e oprimidos e sua sucessora trataria os idosos desta maneira. PT nunca mais.

  13. Me apose ntei em 1997 com 94% do teto máximo, devido na época ter 34 anos e 8 meses de contribuição, perdendo com isto 6%. Porém continuei trabalhando na mesma empresa e recolhendo o INSS por vários anos. Gostaria de saber se tenho direito a reivindicar os 6%. E se tenho direito a revisão de minha aposentadoria uma vez que sempre recolhi sobre o teto máximo. Grato.

  14. É um roubo o que vem acontecendo nesses últimos 03 desgovernos. Os aposentados que ganham acima de um mínimo, estão sendo roubados em seus vencimentos. Especialmente esse cara chamado Lula, e a sua Companheira. Foi a maior decepção desses que se dizem que lutaram a favor dos trabalhadores e aposentados. Fora.

  15. Gostaria de saber se a minha mãe conseguiu a aposentadoria dela,como faço pra ver isso?? Obrigado…

  16. quero saber seu estou aposentada, estava para sai este mes. estou aposenta .

  17. ola, tudo bem tenho 41 anos, trabalho , gentileza mande pelo meu email, o tempo de contribuiçao , defina a quanto tempo deverei me aposentar…. grato

    1. O sh devera ir ate a agencia o INSS mais proxima e solicitar seu EXTRATO PREVIDENCIARIO não tem agendamento no 135 ,leve seu numero de PIS(NIT),RG e CPF vai enfrentar fila prepare-se,mas consegue se tiver paciência;ou então se for correntista do BB ou da Caixa.

  18. quero saber se a aposetaduria da minha mae Irene alvina de souza ja saiu e a do meu pai tambem ja saiu Devair vieira de souza

  19. Queria saber , pois dei entrada na minha aposentadoria no dia 03/01/12.

  20. Sou aposentado, gostaria de saber como procedo para atualização de endereço para receber comprovante de rendimento para fins de IRPF.
    Atenciosamente,
    José Luiz

    1. Sr José Luiz Assunção,se o senhor mudou para uma outra cidade dentro do mesmo estado que morava consegue atualizar dando uma ligadinha para o 135 tenha em mãos seu novo CEP,NB,mas se mudou para um outro estado deverá ligar 135 e agendar acerto de dados cadastrais.

  21. Em junho deste ano farei 57 anos de idade e 26 anos de carteira assinada, quanto tempo tenho ainda para aposentar-me?

  22. No cálculo de minha aposentadoria, não se incluiu horas extras feitas por mais de dois anos continuas, mas somente recebidas via judicial. Ocorre que na Justiça de trabalho não possuem os dados completos do processo arquivado (excesso de tempo), somente a decisão. Mas a agencia de Araguari quer todos os dados como a copia da Petição, Calculos e até a decisão do Supremo Tribunal (onde decidiu-se todos os recursos). è im possivel para mim consegui-los completos (parte eu até tenho) como querem. O que fazer sem recorrer-se novamente ao Judiciario?

  23. queria saber quando que meu companheiro foi aposentado poe invalidez.geraldo mendes pereira,obrigada

  24. Gorstria de saber se eu tenho direito na revisao da pensao se sim como posso fazer isso ?

  25. eu gostaria de saber porque vao cortar o desimo terseiro de todos os trabalhador todos contao com este dinheirinho pra fins de ano comprar algo e vao tirar porque isso me responde por favor

    1. bem feito, temos que nos ferrar para aprender a fazer campanha contra o pt.
      pt é a pior coisa que ja vi, em trmos politicos, no Brasil.

  26. Olá,

    Gostaria de saber se uma pessoa que é aposentado por ser deficiente,se ele tem direito de receber os anos que foram negados e se tem uma pagina pra gente ver?

    Grato!

  27. como faço para pedir minha desaposentação porque depois que aposentei já estou trabalhando a 13 anos registrado,se isso pode melhorar minha aposentadoria

  28. INSS No.28.045.682.4
    Aposentei-me depois de mais de 35 anos de contribuição pelo teto. Minha aposentadoria na época correspondeu-se apenas 5 salários mínimos. Hoje não recebo siquer três salários minimos. depois de aposentado continuei trabalhando e recolhia pelo teto máximo durante alguns anos e depois por um valor menor, quando troquei de emprego.
    Reclamei uma vez, mas fui informado que aposentei-me em uma época “infeliz” devido aos planos Bresser e Mailson.
    Meu irmão, que nunca contribuiu sobre o teto tem uma aposentadoria maior que a minha.
    Já gastei com advogados e nada adiantouj.
    gostaria que me informassem o que posso fazer para que a minhja aposentadoria seja mais justa e se tenho algum direiro relativamente as últimas decisãoes do governo.
    Obrigado. Donaldison – cpf 042.837.328-34

  29. trabalho com raio x e raio gama a mais de 26 anos, em radiografia industrial, já posso me aposentar.

    1. Caro Sr custodio henrique camacho da silvano
      No que se diz a lei do CONTER temos direito de nos aposentar após 25 anos de atuação na radiologia seja na tomografia, ressonancia (não usa radiação ionizante mas podemos nos aposentar com 25 anos de trabalho nessa area segundo o CRTR), mamografia, medicina nuclear, radiologia industrial,
      Sou formado técnico em radiologia industrial se souber de alguma vaga nessa area me mande um e-mail: marcosrdaconceicao@bol.com.br.
      Desde ja eu agradeço
      Um abraço.

  30. Contribuí para o INSS de 04/1970 até 04/1983 (168 meses) além de outras contribuições

  31. Gostaria de saber como faço para receber meu extrato de contribuição, é preciso agentar pelo 135?

  32. Eu quero saber se eu estou aposentado? Ronaldo de oliveira cruz queria saber ja estou aposentado ja dei entrada aguardando respostas e posivel saber por aqui

  33. qual o percentual de aumento dos aposentados que ganham acima
    do salario minimo?
    obrigado.

  34. tenho 51 anos gostaria de saber como faco pra me aposentar por envalidex so contribui 02 anos com o inss a vida toda trabalhei autonomo to com, artroze no quadril não to mais consequindo trabalhar fiz os exeme no sarh

  35. gostaria dee saber se o meu beneficio ja esta disponivel, q estou esperando a 20 dias.

  36. Gostaria de saber se o Beneficio de nº 5485115930 já estar disponivel?

  37. trabalhei como eletricista durante 27.6 anos e quando tentei dar entrada como aposentadoria especial o inss não aceitou, já outro colega que trabalhava junto comigo fazendo o mesmo serviço aposentou como especial recentemente porque?

  38. comparando o meu CNIS com os meus contracheques observei que a empresa repassava valores menores . O que devo fazer? Já que os calculos foram feitos em cima de valores menores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Se você tem algum conhecimento sobre o assunto, deixe sua resposta nos comentários para ajudar os demais usuários. Qualquer dúvida você também pode ligar para o telefone do INSS: 135