Aposentados do INSS

INSS Aposentados

Se você tem direito à aposentadoria do INSS, mas está preocupado que essas mudanças possam interferir para você, saiba que tudo vai depender do que for aprovado pelo Poder Legislativo e, depois, pelo Presidente da República.

Infelizmente, o atual panorama do Brasil é o seguinte: muitos jovens, adultos e idosos e poucas crianças e adolescentes. Mas por que isso é relevante para a aposentadoria, benefícios e pensões concedidos pelo Governo?

aposentados-do-inss1-300x242

A aposentadoria no INSS é um direito conquistado pelo trabalhador devido aos seus anos de trabalho em que contribuiu com a previdência. Quando se aposenta, a pessoa tem direito a receber determinado valor por parte do governo, dependendo do motivo da aposentadoria e do tempo de carteira assinada que a pessoa tem, ou seja, quantos anos contribuiu.

Aposentadoria da Previdência Social

Já está liberada a lista da revisão de teto que irá dar reajustes de valores de até 117 mil beneficiados, então se você é pensionista ou aposentado do INSS, não deixe de conferir para saber se você é um dos contemplados.

Desde agosto está liberado o aumento de 239 reais. Mas os beneficiários devem consultar toda a documentação para ter certeza de que está tudo certo ou de que não estão sendo prejudicados.

A aposentadoria no Brasil ainda é algo precário, porém funciona e todos os inválidos, idosos ou pessoas com doenças degenerativas ou psiquiátricas tem esse direito garantido por lei. Mas ainda assim o valor de aposentadoria é baixo no Brasil a não ser que você contribuiu com parcelas extras para complementar a sua aposentaria ou ganhava um salário muito alto.

Com o tempo a aposentadoria tende a desaparecer, pois ela é sustentada pelos impostos pagos com o trabalho dos jovens. Mas os idosos estão aumentando muito, o que quebraria a economia caso fosse mantido o atual modelo de aposentadoria que está passando por reformas afim de evitar o pior. Então deve-se aumentar os impostos para suprir o desfalque de jovens que devem pagar mais e mais para se aposentar no futuro pelo INSS.

Confira:  Síndico paga INSS e Condomínio?

Se você deseja acompanhar as últimas noticias sobre os aposentados do INSS e ficar pode dentro das novas leis, tabelas de pagamento e muito mais é só acompanhar o site.

Reforma na Previdência

A Previdência Social funciona com base em um princípio chamado de “Princípio da Solidariedade”. O que isso quer dizer? Quer dizer que aquelas pessoas que estão trabalhando pagam, com suas contribuições mensais, a aposentadoria de quem já está aposentado.

reforma-da-previdencia-aposentados

Tecnicamente, o dinheiro entra na conta da Previdência Social e já sai, com o pagamento das aposentadorias. A ideia desde a criação da Previdência Social era de que esse dinheiro tivesse algum rendimento. Entretanto, na situação atual, nem sequer há tempo de fazer isso.

Porém, esse desequilíbrio entre o número de pessoas que trabalham com as já aposentadas está fazendo com que o Governo Federal tenha que retirar dinheiro de outros lugares para pagar as aposentadorias do INSS.

Só que são milhares de brasileiros que recebem benefícios, pensões e aposentadorias, o que equivale a milhares de reais todo o mês. Se o crescimento populacional continuar assim, vai chegar um momento em que a Previdência Social e nem sequer o Governo vai conseguir pagar as aposentadorias INSS, pois seriam muitas pessoas aposentadas para poucas pessoas contribuindo, ou seja, fazendo o dinheiro da Previdência Social “circular”.

Muitas pessoas se dividem sobre esse assunto, pois acreditam que o Governo poderia economizar em outros lugares, sem alterar as regras, que já são um pouco duras, para que uma pessoa consiga se aposentar pelo INSS.

Aliás, conseguir empregos formais, ou seja, com carteira assinada e que dão direito a todos esses benefícios do INSS não é muito fácil, especialmente diante da crise que assola o Brasil nesse momento, o que leva muitas pessoas a fazerem os chamados “bicos”, que são trabalhos informais que geralmente não trazem quase nenhum benefício trabalhista, muito menos aposentadoria integral, aposentadoria parcial, auxílio-doença, seguro desemprego e muitos outros.

Confira:  Prova de Vida INSS - Prazo

Assim, muitas pessoas deixamde pagar o INSS.

Desse modo, considerando também a expectativa de vida das pessoas, que aumentou nos últimos anos, o Governo considera que as pessoas podem trabalhar mais e, por isso, uma reforma é necessária para estabilizar as contas públicas.

Agora que você já entendeu os motivos do Governo, não deixe de pedir a aposentadoria do INSS caso preencha os requisitos e queira solicitar.

Empréstimos

105 Comentários em “Aposentados do INSS

  1. sou pensionista ,estou pagando carnê.gostaria d saber se tenho ou não o direito de aposentadoria sem perder a pensão.obrigada

  2. Estou com 62 anos e 11 meses senti que eu estava com doença parkinson sou contribuinte com inss contando com averbação de 1965 ate 07/11/2011 e sou benficiado até 13/08/2014 contibui com teto maximo mais 12 anos. Por que eu não recebo sobre o valor que eu pagava

    1. Olá Abel!
      Voçê tem de entrar em contato com o INSS 135, ou ir até a agência mais próxima.

  3. Estou precisando do telefone do INSS de Aparecida de Goiânia para fazer o agendamento para mudança de endereço já que o telefone que está no site está errado.
    Obrigada!

    1. Olá Francimara!
      Sobre qual informaçao deseja tratar?
      A Central de Atendimento destina-se no nº 135.

  4. minha esposa tapagando um enprestimo qui elanao feis iagora isovaifica asim deismilreais.eles nao da nen umasolusao.minha esposa sotaresebendo trezentos reais todo meis quero umasolusao

    1. Olá Alexandre!
      Vá até a sua Agência de seu banco, falhe com o gerente e cancele/desconsidere o empréstimo.

  5. eu queria sabe se minha carta aposentadoria esta pra chega

    1. Olá Damiao!
      Dirigira-se até uma agencia do INSS para acessar essa informação.

  6. Meu marido se aposentou por tempo de serviço. A mais ou menos dois anos apresentou a doença de alzheimer, estando impossibilitado de qualquer atividade., e necessitando de acompanhamento constante dia e noite.Gostaria de saber se ele tem direito aos 25% de aumento em seu salário, Já que está impossibilitado de qualquer atividade. Estou perguntando nesta página porque não sei em qual devo enviar esse comentário.Aguardo uma resposta o mais rápido possivel, necessito de ajuda.

    Obrigada

  7. Gostaria de saber se as aposentadorias recebidas por um casal de idosos, no falecimento de um o outro tem direito de receber o valor do falecido.

  8. Me aposentei no final do ano de 2009, como professora, após comprovar 31 anos e alguns meses de trabalho, e para minha maior decepção fui lesada pelo monstro do fator previdenciario, que tem como desrespeito ao ser humano, pelo menos na minha visão até de calcular a expectativa de vida do indivíduo. A defasagem do que recebo hoje, é tanta, que não chega a metade dos que estão na ativa. Isso porque comecei trabalhar cedo. E justo ser condenada por ter começado a trabalhar cedo. Comecei trabalhar cedo porque precisava trabalhar, para pagar para estudar.

  9. boa tarde meus amigos sendo aposentado gostava de saber se fosse possível a onde me escrevo se tem alguma sede no porto o arredores, sem mais os meus sinceros comprimentos.

  10. Gostaria de saber: minha mãe tem alzaimer e ganha um salário mínimo, ela tem direito a auxílio cuidador?

  11. Minha mãe está de momento comigo em Portugal, a prova de vida dela é em setembro no Brasil, liguei ao INSS e me informaram que a prova de vida deveria ser feita aí!!!! Ligo ao consulado e afinal sempre podemos fazer por aqui…minha dúvida é somente é se podemos fazer em agosto…temos medo do processo não ser automático e ela ficar sem a aposentadoria dela. obrigada

  12. Minha mãe se aposentou em junho deste ano 2017 ela irá receber o décimo terceiro ?

  13. Bom dia estou sem esclarecimento .aposentei com ajuda de advogado Aposentadoria especial trabalhei 28anos na enfermagem agora o INSS quando fui consultar do pagamento nao recebi no mês de abril o atendente informou que o juiz suspendeu meu beneficio como assim se e um direito meu

  14. Gostaria de saber qual a posição do Sindicato em relação ao Artigo 58 Atos das Disposições de prestação continuada, mantidos pela Prev.Social…da CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

    Ao me aposentar com 4,75 SM (por erro do INSS, seriam 5 SM, que nunca corrigiram), hoje percebo tão somente 2 SM graças ao malfadado Fator Previdenciário do Collor (não só eu, como todos os infelizes aposentados do Brasil, cujos governos não respeitam a CF).

    Minha pergunta é: O Sindicato não tem força para que se faça valer a CF e nos pagar o que nos é devido por direito? Lamentável.

    Haveria algum mecanismo de fazer com que o Governo cobrasse os débitos dos grandes devedores? Penso que esse Sindicato deve ter vários advogados disponíveis para proteger os direitos dos seus associados.

    Caso nada disso seja feito, por favor, pediria que cancelassem minha inscrição.
    São descontados quase R$ 10,00 mensais do meu pagamento. Não quero mais ser associada de um Sindicato que não faça valer nossos direitos.

    Muito obrigada.
    Espero resposta
    Deus vos abençoe
    Odete Prizon

  15. ESTOU COM CANCER COMO EU FAÇO PARA SER RESTITUIDA DO IMPOSTO DE RENDA DA FOLHA DE PAGAMENTO DO INSS .

    1. estituiçao de imposto de renda ja faz trez meses estou fazendo tratamento tenho 60 anos recebo pelo inss ja vem descontado na folha de pagamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *