Aposentados do INSS

INSS Aposentados

Se você tem direito à aposentadoria do INSS, mas está preocupado que essas mudanças possam interferir para você, saiba que tudo vai depender do que for aprovado pelo Poder Legislativo e, depois, pelo Presidente da República.

Infelizmente, o atual panorama do Brasil é o seguinte: muitos jovens, adultos e idosos e poucas crianças e adolescentes. Mas por que isso é relevante para a aposentadoria, benefícios e pensões concedidos pelo Governo?

aposentados-do-inss1-300x242

A aposentadoria no INSS é um direito conquistado pelo trabalhador devido aos seus anos de trabalho em que contribuiu com a previdência. Quando se aposenta, a pessoa tem direito a receber determinado valor por parte do governo, dependendo do motivo da aposentadoria e do tempo de carteira assinada que a pessoa tem, ou seja, quantos anos contribuiu.

Aposentadoria da Previdência Social

Já está liberada a lista da revisão de teto que irá dar reajustes de valores de até 117 mil beneficiados, então se você é pensionista ou aposentado do INSS, não deixe de conferir para saber se você é um dos contemplados.

Desde agosto está liberado o aumento de 239 reais. Mas os beneficiários devem consultar toda a documentação para ter certeza de que está tudo certo ou de que não estão sendo prejudicados.

A aposentadoria no Brasil ainda é algo precário, porém funciona e todos os inválidos, idosos ou pessoas com doenças degenerativas ou psiquiátricas tem esse direito garantido por lei. Mas ainda assim o valor de aposentadoria é baixo no Brasil a não ser que você contribuiu com parcelas extras para complementar a sua aposentaria ou ganhava um salário muito alto.

Com o tempo a aposentadoria tende a desaparecer, pois ela é sustentada pelos impostos pagos com o trabalho dos jovens. Mas os idosos estão aumentando muito, o que quebraria a economia caso fosse mantido o atual modelo de aposentadoria que está passando por reformas afim de evitar o pior. Então deve-se aumentar os impostos para suprir o desfalque de jovens que devem pagar mais e mais para se aposentar no futuro pelo INSS.

Confira:  Vagas de Emprego para Aposentado - Terceira Idade

Se você deseja acompanhar as últimas noticias sobre os aposentados do INSS e ficar pode dentro das novas leis, tabelas de pagamento e muito mais é só acompanhar o site.

Reforma na Previdência

A Previdência Social funciona com base em um princípio chamado de “Princípio da Solidariedade”. O que isso quer dizer? Quer dizer que aquelas pessoas que estão trabalhando pagam, com suas contribuições mensais, a aposentadoria de quem já está aposentado.

reforma-da-previdencia-aposentados

Tecnicamente, o dinheiro entra na conta da Previdência Social e já sai, com o pagamento das aposentadorias. A ideia desde a criação da Previdência Social era de que esse dinheiro tivesse algum rendimento. Entretanto, na situação atual, nem sequer há tempo de fazer isso.

Porém, esse desequilíbrio entre o número de pessoas que trabalham com as já aposentadas está fazendo com que o Governo Federal tenha que retirar dinheiro de outros lugares para pagar as aposentadorias do INSS.

Só que são milhares de brasileiros que recebem benefícios, pensões e aposentadorias, o que equivale a milhares de reais todo o mês. Se o crescimento populacional continuar assim, vai chegar um momento em que a Previdência Social e nem sequer o Governo vai conseguir pagar as aposentadorias INSS, pois seriam muitas pessoas aposentadas para poucas pessoas contribuindo, ou seja, fazendo o dinheiro da Previdência Social “circular”.

Muitas pessoas se dividem sobre esse assunto, pois acreditam que o Governo poderia economizar em outros lugares, sem alterar as regras, que já são um pouco duras, para que uma pessoa consiga se aposentar pelo INSS.

Aliás, conseguir empregos formais, ou seja, com carteira assinada e que dão direito a todos esses benefícios do INSS não é muito fácil, especialmente diante da crise que assola o Brasil nesse momento, o que leva muitas pessoas a fazerem os chamados “bicos”, que são trabalhos informais que geralmente não trazem quase nenhum benefício trabalhista, muito menos aposentadoria integral, aposentadoria parcial, auxílio-doença, seguro desemprego e muitos outros.

Confira:  Aposentados INSS - Isenção de IPTU

Assim, muitas pessoas deixamde pagar o INSS.

Desse modo, considerando também a expectativa de vida das pessoas, que aumentou nos últimos anos, o Governo considera que as pessoas podem trabalhar mais e, por isso, uma reforma é necessária para estabilizar as contas públicas.

Agora que você já entendeu os motivos do Governo, não deixe de pedir a aposentadoria do INSS caso preencha os requisitos e queira solicitar.

Empréstimos

105 Comentários em “Aposentados do INSS

  1. Porque os rendimentos de aposentadoria tem que ser lançados como rendimentos tributáveis, se existe um campo no formulário do imposto de renda para rendimentos isentos e não tributáveis tais como: pensão, proventos de aposentadoria, etc.?

  2. Ói, tudo bem?
    Gostaria de saber se minha mãe tem por direito receber os pagamentos atrasados do Ministério da Previdência e Assistência Social, na qual ela só recebeu no ano de 1997 no mês de dezembro no dia 16, que era aposentada por benefício especial.
    Só que preciso tirar minhas duvidas, pois ela já é aposentada por idade, porém ela no mesmo ano que foi cortada colocou na justiça em 1998 se por acaso vier o nome dela para receber os atrasados prejudica o seu aposento atual.

  3. gostaria de tirar uma duvida recebo beneficio por morte e gostaria de saber se posso trabalhar fora com registro se nao vou perde este beneficio quero trabalhar noa para aposentar si porque nao gosto de ficar em casa
    obrigado espero tua resposta

  4. trabalhei de maio de 1997 a31 de agosto de 2004 com a carteira assinada como domestica. Depois minha carteira foi assinada de 2 de maio de 2005 a12 de janeiro de 2007 .depois contribui como altonôma por mais 4 meses no ano de 2007/2008.Mais parei de pagar. Gostaria de saber como faço para continuar a pagar como altonôma? E o tempo que não paguei? Se eu continua a pagar como altonôma,o valor de 20% eu me aposento por idade ou por tempo de serviço? Hoje tenho 33 anos e faço aniversário dia 29/10.

  5. por gentileza,me digam se estou aposentada,( motivo >>>invalidez,
    pernas e braços)

  6. ja fazem quase 40 dias que dei entrada na minha aposentadoria e como faço para saber se jah estou aposentado. e tambem recebo um auxilio acidente .sera que esse auxilio vai ser incorporado ao beneficio da aposentadoria?

  7. queria saber porque minha avó perdeu a aposentadoria faz alguns anos e ela precisa muito deste beneficio ela ja é de idade

  8. queria saber por que o inss já negou para mim a minha aposentadoria, se já tenho 44 anos de trabalho com insalubridade.

  9. Meu pai quer saber com 54 anos de idade já é aposentado??????
    Por favor alguem responde essa pergunta…..;;;;;;;

    ////////////////////????????????????????????

    1. SE ELE TIVER 35 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO SIM, PODERÁ ENTRAR EM CONTATO COM O INSS

  10. Em junho passado, o Sr.Ministro anunciou a antecipação do 13 salario para agosto, correspondendo a folha de julho. Não saiu. Sairá quando. Grato.

  11. Bom dia! Minha mãe fez 60 anos e trabalhou o tempo todo como autonomo e nao contribuio com o inss,ela pode se aposentar,e gostaria de saber a idade certa prá se aposentar pra mulher se é 60 anos ou 65. obrigado.

  12. olá, o meu caso é o seguinte. a minha madrasta, acha que está aposentada sem saber. ela teve problemas pisiquiatras, então seu médico resolveu dá o laudo comprovando que ela não poderia mais trabalhar. com esse laudo ela poderia dá entrada na sua aposentadoria, mas acontece que quem ficou com o laudo foi sua mãe. achamos que a mãe dela deu entrada pessoalmente, na aposentadoria da minha madrasta, e está recebendo o dinheiro, sem a minha madrasta saber. Como faço p/ saber se a minha madrasta está aposentada ou não?. Será possivel eu saber pela internet? obrigado.

  13. Bom dia gostaria de saber se ja saiu minha aposentadoria,. Meu CPF 01326689800 e meu Rg e 11,784.408-1

  14. Oi, gostaria de saber, meu sogro já é aposentado e continua trabalhando já faz 5 anos, descobrimos que ele esta com câncer no pulmão e devido a isso vai ter que se afastar do serviço, sei que 15 dias ele recebe pela empresa, mas gostaria de saber se ele poderá pedir aux doença pelo inss,pois ele continua trabalhando de carteira assinada e desconta inss se alguém poder me ajudar fico muito grata!

  15. Eu aposentei-me com o calculo de vinte salários mínimos e a entrada
    foi efetuada em junho de 1991.dividiram o montante por 36 e o resultado
    foi de 247,00 e 10 salários era 119,99.se a contribuiçao foi sobre 20 salários
    porque não reconhecem o meu direito da revisão se houve erro do inss

  16. gostaria de saber se tem como passar a aposetadoria do meu tio para mim, ele e deficiente e eu que cuido dele.se deus olivre na falta dele passar para mim a aponsetadoria.
    gostaria de saber como faço. aguar sua resposta muito obrigado.

  17. Gostaria de saber se eu posso receber a tabela ou o mês do recadastramento.

  18. Ola,tenho 48anos ja trabalhei com carteira assinada ja alguns anos atras,tenho rigistro na carteira so de 3anos,como devo fazer si um dia eu for aposentar!Tenho ,que pagar alguma coisa,quanto e como? e com quantos anos a mulher aposenta. Obrigado!!

  19. Estou sabendo que o ex-presidente Lula quando estava no exercicio de seu mandato, sancionou uma lei que; qualquer pessoa com qualquer tempo de serviço pode se aposentar proporcionalmente, tipo 27 anos.

  20. minha mae vai fazer 60 anos no dia 31/12/12 e já contribui há 21 anos ewu queria saber se ela já pode dar entrada no inss,e que eu tenho que fazer qual os docomentos que devo ter em maos.aguardo sua resposta .muiito obrigado

  21. Gostaria de saber dos direitos dos aposentados em relação a passagens de onibus, com quantos anos é gratuito, tanto avião e onibus rodoviarios

  22. minha amiga deu entrada na aposentadoria da filha dela emilly vitoria dos santos que te sindrome de down e disturbio mental a um mes gostaria de saber se ela foi comtemplada

  23. gostaria de minha amiga foi comtemplada o nome dela e emilly vitoria dos santos inscrita a um mes

  24. Os aposentados e pensionistas do INSS estão sendo roubados descaradamente principalmente nos tres últimos governos. A contribuição que se faz como trabalhador não é um IMPOSTO ou qualquer TRIBUTO como muitos acham. Trata-se de uma poupança que deveria ser capitalizada mes a mes para ser usada na aposentadoria de todo trabalhador contribuinte. Nesse caso, quem contribuisse por 30, 35, 40 anos, poderia receber rendimentos por 50, 60 a 70 anos como aposentado e ainda assim não esgotaria o montante das suas arrecadações. O papel do governo deveria ser de mero administrador remunerado dos recursos captados. Mas… pelo altissimo volume de dinheiro arrecadado os governos sempre “misturaram” a grana com outras arrecadações e dele fizeram o uso que bem entenderam. A esperança estava no partido dos trabalhadores que deveria zelar (era sua principal bandeira quando da sua fundação) pelos direitos da categoria. Perderam-se, no entanto, com os dinheiros nas bolsas, cuecas e malas, mensalões, etc. envolveram-se com elites poderosas e está dando no que aí está. FORA PT!

  25. a avó de minha esposa ja faz cino anos que tenta se aposentar, deu entrada em todos os papeis, e a poucos dias foi fazer uma entrevista com o juiz, mas chegando la foi informada que nao tinha jeito pois falaram para ela que ja era idosa demais para se aponsentar por ter quase 90 anos de idade. Que absurdo, onde ja se viu isto e uma grande falta de respeito a essa idosa.

  26. nao onde recorer, mas gostaria de saber como posso fazer para cancelar uma aposentadoria de uma pessoa que morreu , mas nao foi tirado seu atestado de obito. agradeço a compreensao .

  27. Estou aposentado desde 1997, por tempo de servico, a chamada especial, ocorre que tive que trabalhar para completar o salario, e vim trabalhar no Japao e faz dezesseis anos que aqui trabalho, gostaria de saber se tenho direito de incluir esses anos trabalhando no Japao, haja visto o acordo entre os dois paises no que diz respeito a aposentadoria.Preciso desta informacao , para rever minha aposentadoria.Grato

  28. A população pode estar envelhecendo, mas os salários aumentaram, tem muito mais pessoas trabalhando, sem contar que o INSS não considera para efeito de calculo as horas extras, os valores descontados no 13º , etc. Fazer-nos acreditar que o INSS será instinto é uma farsa, principalmente para atender os interesses em previdência privada, e outra, por que descontam tanto de IR e taxa adm. em previdência privada?

  29. gostaria de saber se este numero de cpf esta resistrado para receber aposentadoria. 235483203 68

  30. ja compeli otmpo p/ ap/ aspeçial teanho 53/ quero saber se pégo oteto sendo que sempre açima de 5 minimo

  31. Gostaria de saber se o banco pode fechar minha conta beneficio e abrir uma conta corrente ?

  32. paguei inss para minha mãe 2 anos,ela tinha cardiopatia grave,não conseguiu se aposentar com 76 anos,pegamos advogada,entramos na justça,ela foi aposentada em agosto, faleceu em outubro,e o papel para receber a parcela chegou em novembro.2 anos perdidos de pagamento.a Advogada recorreu para recbermos os atrsados mas ate agora nada,moravamos eu e ela,fiquei com dividas,estou sem trabalhar pois também tenho cardiopatia grave,e quando estava trbalhando nao consegui me aposentar estou com 57 anos,e muito doente.sai do emprego pois não aguentava trabalhar e com a morte da minha mãe foi pior entrei em depressão.esse é o primeiro desabafo que façoésperando uma solução:nome da minha mãe Odilla Ramos Borges ,DN 24/06/1935 falecimento 25/10/2012.identificador de pagamento=10913319225 .obrigada… 19/02/2013.

  33. Me aposentei a partir de 31 de julho de 2012, porém continuo trabalhando na mesma empresa, por conseguinte continuo contribuindo para o INSS.
    Gostaria de saber: Quando parar de trabalhar terei direito a receber os valores de contribuiçao que continuei a pagar a partir da minha aposentadoria, julho de 2012.
    atenciosamente.

  34. ja mandei o meu prosseso de aponsentaria mas deu um erro quero saber quando esse erro vai ser corigio

  35. quero saber como fasso pra ser aposentada pelo nps pois paguei o nps e so fui apénas beneficiada pelo inss

  36. Boa tarde!

    Será que vocês podem me ajudar?
    Minha tia contatou um advogado para auxilia-la no processo de aposentadoria.
    ele disse que ela se aposentaria em 2012, já estamos finalizando 2013 e nada.
    Ele ficou com todos os documentos originais dela e está com eles a mais de um ano e meio.
    Quando solicitamos o número do processo, ou beneficio para que consultar o andamento das coisas ele diz que não existe número para consulta, que o INSS não libera este número.
    Alguém sabe me informar se isto está correto?
    ele teria que ter ficado com os documentos originais dela mesmo?
    Estamos achando que ele está enrolando ela.

    Muito Obrigada!

  37. meu nome é Eliel tenho 15 anos minha mãe sempre escondeu que eu era aposentado mas agora eu pergunto como eu posso sabe sé eu só aposentado?

  38. Olá,

    Gostaria de saber, se a minha aposentadoria vai sair e quando… pois já dei entrada ainda não obtive resposta este é o nº do meu beneficio- 1.139.006.830-1

    Peço por gentileza, mandar para este e-mail pois não tenho por não saber mexer na internet.

    Sandra kelly Pereira da silva, é minha companheira vivo com ela há 11 anos.

    assinado:

    LUIZ CARLOS PINTO MARTINS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *