Auxílio-acidente

Benefício de seguro auxílio-acidente

Auxilio-Acidente

O benefício de auxílio-acidente é destinado ao segurado da Previdência Social que está impossibilitado de trabalhar por motivo de acidente. Este benefício só pode ser recebido pelo trabalhador depois de passar por perícia, assim os peritos do INSS precisam constatar que o acidente impossibilitou o trabalhador de exercer as suas atividades, por um tempo determinado ou permanentemente.

Mas o auxílio-acidente não está disponível para toda classe trabalhadora. Apenas os trabalhadores empregados em empresas privadas ou públicas, os trabalhadores avulsos e os *segurados especiais da Previdência Social, tem direito a receber o auxílio-acidente. Não recebem o benefícios os trabalhadores domésticos, contribuintes facultativos e também os contribuintes individuais.

O trabalhador pode receber mensalmente o auxílio-acidente juntamente com outros benefícios do INNS, desde que não seja aposentadoria. Isso é possível por que este benefício é considerado como indenizatório. Portanto quando o trabalhador se aposenta, o auxílio-acidente é automaticamente cortado.

O auxílio-acidente tem relação direta com o auxílio-doença, isso por que em muitos casos há a transferência de benefício, ou a junção dos mesmos, de acordo com a gravidade da enfermidade ou laudo da perícia. Mas não é o trabalhador quem decide isso, só o perito do INSS poderá definir qual o benefício se enquadra no caso específico do trabalhador em questão. No caso de junção de benefícios, o valor do auxílio-acidente é de 50% do valor pago anteriormente pelo auxílio-doença.

Não há tempo de carência para receber o auxílio-acidente, portanto o contribuinte não precisa provar tempo de contribuição para ter direito a receber o benefício, diferente do auxílio-doença que é necessário ter 12 meses de carência.

*Os trabalhadores que são considerados “segurados especiais” são aqueles que exercem a sua profissão individualmente, mas que trazem benefício ou é de extrema importância para a sociedade. São considerados segurados especiais os trabalhadores rurais, pescadores artesanais e também os pescadores profissionais de embarcações.

Confira:  Doméstica Legal Calculadora, Salário, Direitos

Gostou? De um curtir:

65 Comentários em “Auxílio-acidente

  1. Boa tarde!
    Presto serviços para uma empresa e de minhas bonificação foram recolhidos o INSS – RPA.
    Em julho de 2013 fui acometida de um acidente. Quebrei o dedão do pé direito. Fui ao médico já estou fazendo fisioterapia mas não tenho nenhum resultado. Ficou muito difícil poder trabalhar visto que meu serviço é de executiva de vendas. Tenho direito a auxilio acidente devido ter começado o recolhimento em janeiro de 2013.
    Atenciosamente.
    Agradeço a informação.

  2. Meu pai foi atropelado e ta com a fíbula quebrada do pé esquerdo e o dedão do pé direito.e ta desempregado a 2 mês .tem direito ao alcilio acidente. ele trabalhava a 2 anos nessa última empresas registrado
    e se tem o q devo fazer
    obrigado pela atençao
    e para ajuda o motorista não parou para socorrer meu pai
    e estou desempregado tbm

  3. Boa noite,

    Sofri um acidente no futebol no Domingo dia 05/01/2014. Estou com um laudo de 90 dias. Após eu dar entrada na perícia (amanhã). Quanto tempo depois de eu passar na perícia eu começo a receber?

    Meu salário bruto é de 5.538,00 consigo saber aproximadamente quanto vou receber de auxílio acidente?

    Muito obrigado

  4. boa tarde!eu trabalhei registrado por 6 meses entre os anos de 97 e 98 . agora sofri um acidente de transito gostaria de saber seu tenho direito ao auxilio acidente eu fiz uma cirurgia na mao e estou impossibilitado de trabalhar

  5. A PERÍCIA MÉDICA DO INSS ME DEU CANO NO AUXILIO ACIDENTE

    Tenho Processo ganho com Sentença em 2011 e Acordão em 2012 com resolução de mérito, NEXO CAUSAL comprobado pela “JUSTIÇA” que me dá o direito a este benefício que pra mim virou malefício (sinto mal, me desculpem, más o meu estômago embrulha quando leio a Sentença e ao acompanhar o Proceso na Net.), DETALHE: Já fiz de tudo e é impossível achar quem se interessar possa………………………………………………!??? Por favor não me peça para falar com o advogado! NUNCA RECEBI NADA

  6. Sofri um acidente dia 17/10/2013,foi feita a cat ,dia 20/11/2013 operei o ombro,dia 26/11/2013 foi feita a pericia,contrariando a orientação do ortopedista que tinha dado um atestado de recuperação de 120 dias, ele deu apenas 90 dias do dia 19/11/2013 ate 19/02/2014.Mas a surpresa maior foi quando soube do valor do pagamento de novembro que vai ser pago dia 17/12/2013 O INSS não quer pagar após o 16 dia do acidente, e sim a partir da data do inicio da pericia 19/11/2013 ou seja dos R$3129 ,00 quer pagar só R$980,00 referente a 19/11/2013 a 30/11/2013, alegação do INSS e que do dia 17/10/2013 ate dia 19/11/2013 já tinha passado mas de trinta dias,mas a lei não diz que o pagamento ao trabalhador e feito após ao 16 dia após ao afastamento.mandou eu fazer um recurso mas me deu pouca esperança de receber os dias que faltaram .

  7. QUEIRA DEUS!
    Em 1985 sofri um acidente no trabalho e perdi a audição TOTAL do ouvido direito e perda leve do esquerdo “MEU DIA A DIA VIROU UM INFERNO”. Fui afastado do trabalho recebendo auxílio doença por 11 meses. Retornei ao trabalho, devido as sequelas PERMANENTE fui afastado da função (era Mestre de Lingotamento virei Office Boy). Entrei com Processo em 1986, hoje julgado com sentença, acordão e nexo causal comprovado pela “JUSTIÇA” e tenho Laudo de 6 Otorrinos e dezenas de audiometrias.
    * POR LEI quando cessou o Auxílio Doença eu deveria passar a receber Auxílio Acidente
    a SENTENÇA e o ACORDÃO também me dá esse ditreito e eu NUNCA recebi nada?
    * Este Processo está tramitando “há 27 anos”, Data da Sentença 30/05/2011 “há 2 anos e 7 meses”, Acordão Com Resolução de Mérito 17/01/2012 ” 2 anos” e EU NUNCA RECEBI NADA.
    Se fiquei MUTILADO… e existe a Lei, o Processo, a Sentença e o Acordão por que não consigo receber Auxílio Acidente?????
    QUEIRA DEUS QUE APAREÇA ALGUÉM QUE POSSA FAZER ALGUMA COISA. Amém!!!

  8. sou funsionaria de uma empresa desde 2000 ate hoje continuo resistrado mais em 2005 sofri um acidente no trabalho e tive uma fratura na coluna em 2008 fiz uma cirurgia da coluna e foi colocado 6 pinos nas costa hoje estou encostado por auxilio doença por acidente de trabalho quero saber si tenho dereito de ser emdenisado por este acidente pois não consigo andar sem um colete que pega toda sintura

  9. eu sofre um acidente de trabalho mais so foi preciso passar 15 dias voltei a trabalhar com 20 dias recebi o aviso quero saber se tenho direito de benificio de trabalho durante um ano quale o meu direito nao passei pelo inss nao foi preciso. estou de aviso ate o dia 23-11-2013.

  10. bom dia, gostaria de saber se, por receber auxilio acidente, posso pedir aposentadoria antecipada, pois perdi o emprego e nao consigo arrumar outro pois a sequela atrapalha.

  11. boa tarde

    tive um acidente de mota em 1999 no qual sofri varias fractura , na anca em concreto
    na altura recebi uma indemenizaçao simbólica da seguradora.
    continuei a trabalhar, mas este ano tive que por uma prótese total da anca (P.T.A)
    Fui a uma junta medica e disseram me que posso não ter direito a reforma porque foi derivado ao acidente e não doença natural.

    não estou a perceber o que me estão a dizer, então ando a fazer descontos para a segurança social sem poder usufruir dos meus direitos

    aguardo resposta

    obrigado

  12. bom dia

    tive um dedo da mão amputado a metade do dedo em um acidente de trabalho tenho direito ao auxilio acidente,trabalho como mecanico

  13. recebo auxilio acidente posso dar entrada no salario maternidade?grata desde já

  14. gostaria de saber se tenho direito de aposentar por invalidez ou nao,sofri um aidente de moto a dois anos e quatro meses foi fratura esposta grave deu esmagamento de tornoselo,fiz incherto duas vezes agora uso o lisarofe a cinco meses essa é a quinta cirurgia qe ja fiz,e gostaria de saber se tenho direito ao alcilio acidente e tambem a aposentadoria por invalidez obrigada.

  15. Sou pintor de paredes autônomo, quebrei o pé sera que posso benefícios do INSS, como faço para dar entrada.

  16. ola
    recebo auxilio por acidente, alem de ter recebido indenização da empresa onde ocorreu o acidente, primeiro quero saber se tenho que fazer o recadastramento, e em segundo lugar quero saber se posso trabalhar registrado.
    e se caso eu venha a ser registrado, se eu perco o meu auxilio?
    obrigado.

  17. Eu fui registrado dia primeiro sofri um acidente dia cinco tem direito ao benegicio

  18. Bom dia,no dia 21 de Dezembro de 2012,sofri um acidente de carro no qual eu fraturei uma vertebra da coluna, eu estava trabalhando autônomo transportando medicamentos com um tio meu,mas estava trabalhando há exatamente 1 ano atrás,no qual contribui 11 meses de inss, por uma empresa privada.Gostaria de saber se tenho direito ao auxílio-acidente e como eu faço para dar entrada….obrigado!!!!!

  19. olá minha mãe ja passou por diversas pericias e no entanto negada , tendo provas suficiente de que não há condições mininas para trabalhar ou exercer qualquer outro tipo de função … gostaria de ajuda obrigada !!

  20. ah, fiz cirurgia da lombar em 20/08/11 em 20/08/12 o inss me deu alta, só que o medico do trabalho me deu como incapaz para exercer minha funçao e por ultimo a empresa fechou. posso da entrada no auxilio acidente?

  21. liguei outro dia para agendar auxilio acidente meu beneficio é B91, a atendente me informou que é o mesmo procedimento do auxilio doença. procede essa informaçao?marca como se fosse para da entrada no auxilio acidente na pericia informa que é auxilio acidente?
    desde ja agradeço.

  22. Boa noite, Eu quebrei o dedo e to com a mao toda enfaixada, portanto o medico me encostou com 45 dias, e a minha patroa pagou os 15 dias, dizendo q o resto caixa paga; e iriam fazer a pericia, desde o dia 28 ultimo, porem voltarei trabalhar dia 10 de janeiro, sera q devo esperar esses procedimentos da empresa, ou cobrar-la, entretanto, o 13° salario ainda nao foram pagos, nem a 1° parcela, sera q dvo entrar em açao com o ministerio do trabalho ou procon contra eles sem q isso afete no meu nome depois?
    desde ja, obrigado!

  23. boa tarde.. fiz uma cirurgia da coluna lombar ,coloquei 6 pinos .dezembro de 2010.porem logo que fiz a cirurgia fiz uma pericia ,medica e o medico me deu apenas tres meses.e apos os tres meses voltei a trabalha sentindo muita dor como sinto até hoje.então meu medico que me operou pediu todos exames.ultrasson ,ressonancia.e o resultado é que eu estou com os mesmos problemas de antes de ter cido operado mas agora com mais dor e essa dor de acordo com o medico que me operou é cronica e que vou ficar sentindo essa dor o resto da vida e que vou ficar dependente de remedio,o resto da vida tambem.trabalhoa 10 anos na mesma empresa.gostaria de saber se tenho direito a auxilio acidente ou aposentadoria.aguardo resposta.sem mais para o momento.atenciosamente roney.

  24. boa tarde.fiz uma cirurgia da coluna lombar. coloquei 6 pinos na coluna.o medico que me fez a cirugia pediu afastamento .porem ainda estou sentiondo muita dor na coluna .e nas pernas.fiz a pericia com 20 dia de operado .porem o inss me deu tres meses de afastamento .apos marquei outra pericia e o medico perito me deu alta novamente,voltei ao trabalho. e contrinuo sentindo dor.trabalhei 8 meses e comecei a sentir muita dor.retornei no meu medico e fiz outros exames .e agravou mais ainda pois não fiquei o tempo que precisava de repouso .pois o medicos peritos só me davam alta.e que agora ele disse que vou ficar sentindo dor o resto da vida.essa dor ficou cronica.não tenho posiçao nenhuma pra dormir.e que os pino ainda nao osseointregou . (se eu for mandado embora da empresa não arrumo emprergo em lugar nenhum )trabalho há 10 anos na mesma empresa.gostaria de saber se tenho direito a auxilio acidente.ou aposentadoria.

  25. Boa tarde! Sou profissional liberal, e no dia 13/11, fui atropelada, muitos hematomas em uma perna, demora de atendimento medico, depois de 10 dias particular constatei atravez de ressonancia, na outra perna LAUDO MEDICO, EM CLINICA ESPECIALIZADA, dEPRESSÃO DO OSSO SUBCONTRAL NA ZONA DE CARGA DE CONDILO FEMORAL LATERAL, SENDO NECESSARIA MEDICAÇÃO E DESCANSO ATE O EDEMA OSSEO SE RECOMPOR OU SE REGENERAR. cOM ISSO CONTRIBUO COM O iNSS, sus, MENSALMENTE SOB $1800,00. gOSTARIA DE SABER MEU PROCEDIMENTO JA QUE ESTOU SEM TRABALHAR DESDE A DATA CITADA.

  26. bom dia, sofri acidente de moto, há 3 anos,fiquei com sequelas gostaria de saber como faço para dar entrada no auxilio-acidente

  27. Eu sofri um acidente de trabalho, gostaria de saber se os benefícios concedidos pela empresa podem ser suspensos ?

    Aguardo resposta.

    atenciosamente:

    GERSON SANTANA

  28. fiz uma cirurgia do tunel do carpo,e o médico me deu auxilio doença.
    eu adiquiri esta doença depois que comecei a trabalhar.
    perdi a senssibilidade das mãos,e estou impossibilitada de trabalhar.
    isso não é acidente de trabalho?
    quero saber.

  29. eu tou afastado a 2 anos por acidente de trabalho tenho convuçao tomo remedio 3a4 ataque por meis;;;;;;;; eu tenho direito aponsentadoria ????????????

  30. gente eu tambem to afastada a 6 meses por acidente, so q eu fiz uma nova pericia e eles mim liberaram para trabalha eu nao tenho nenhuma condicoes de trabalha. eu ja marquei uma nova pericia, mas isso e um absurdo como pode libera uma pessoa q nao tem condicoes de trabalha.

  31. oi boa tarde,sofri um acidente na firma que eu trabalho!machuquei meu pescoço e ombro.estou parada desde janeiro e so agora vou passar na pericia do inss.não consigo fazer serviço que requer muita força se caso o medico da pericia me der alta que devo fazer:????desde ja obrigada!!

  32. o pai da minha filha vai começar a receber o auxilio acidente e ele paga penção para ela. gostaria de saber se tem como ser descontado do auxilio acidente a pençao , para vim para a conta dela e como faço isso?

  33. gostaria saber o andamento da minha aposentadoria… ass isaias pereira da silva se puder responder nfiko mto agradecido… aguardo a resposta.

  34. Bom dia,eu recebia auxilio doença mas fui liberado pelos medicos do INSS para trabalhar,hj meu dedo esta com deformidade permanente, trabalho de motorista mas meu dedo me impossibilita de fazer algumas coisas quero saber se tenho direito…

    1. Bom amigo se você esta curado não cabe o novo pedido de auxílio-doença, mas se a tal deformidade se caracterizar como deficiência funcional cabe o pedido de aposentadoria por invalidez, se nenhum dos casos se enquadrar no seu problema o jeito é voltar a trabalhar com a deficiência ocorrida.

  35. Sou benificiado do auxílio acidente de trabalho e gostaria de saber se com o aumento do governo isso influência no meu auxílio obrigado

  36. Boa tarde, tenho minha mãe que trabalha no Hospital Santa Marcelina, esta aposentada, pois teve seu direito adquirido por 30 anos de contribuição, mesmo assim continua trabalhando na mesma entidade por mais 04 anos após a aposentadoria, gostaria de saber ja que a mesma esta tendo todos os descontos em seu Demontrativo de pagamento, inclusive o INSS que é descontado mensalmente, a mesma sofreu um acidente em casa e quebrou a Cravicula e 04 costelas, esta impossibilitada de trabalhar, e ai, ela tem o direito de Auxilio Acidente ou não?????? acidente este sofrido dia 24/12/2011.

  37. gostaria de saber,qual as providencias apos a suspenção, do auxilio doença.
    se puder me responder com urgencia?
    fico muito grato.
    aguardo sua resposta.
    obrigado?

  38. Boa noite! Sou funcionário da CEDAE à 17 anos, gostaria de saber caso me afaste por acidente de trabalho qauais os benefícios receberei, pois recebo além do salário, triênio e periculosidade por risco elétrico e faço uma média de 48 horas extras mês. Recebo também vale refeição e cesta básica. Gostaria de saber também oque receberria se for afastado por doença.

    Atenciosamente,

    JOÃO CARLOS MONTEIRO

    1. Boa noite! Sou funcionário da CEDAE à 17 anos, gostaria de saber caso me afaste por acidente de trabalho qauais os benefícios receberei, pois recebo além do salário, triênio e periculosidade por risco elétrico e faço uma média de 48 horas extras mês. Recebo também vale refeição e cesta básica. Gostaria de saber também oque receberria se for afastado por doença.

      Atenciosamente,

      JOÃO CARLOS MONTEIRO

  39. eu recebo auxilio acidente de trabalho, posso dar entrada no salario maternidade, aguardo ansiosa pois meu bebe tem 3 dias de nascido, obrigada!!!

    1. pode dar entrada sim no salario-maternidade, pois o auxílio-acidente é pago em caráter indenizatório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Se você tem algum conhecimento sobre o assunto, deixe sua resposta nos comentários para ajudar os demais usuários. Qualquer dúvida você também pode ligar para o telefone do INSS: 135