Auxílio-Doença

Benefício de Auxílio Doença

Qualquer trabalhador pode deparar-se em algum momento da vida com algum tipo de doença ou sofrer algum acidente que o incapacite temporariamente para o exercício de sua função e nesses casos tem o direito de recorrer ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para solicitar o benefício do auxílio doença.

auxilio-doenca

Quem pode receber o Auxílio doença?

Como regra o segurado que receber do médico atestado que o afaste do trabalho 15 dias ou mais dentro do prazo de 60 será encaminhado para o INSS onde realizara uma perícia que decidira se está apto para retornar ao trabalho ou se haverá afastamento perante a comprovação de sua incapacidade. Os 15 dias de atestado pode ser corridos ou intercalados dentro do período de 60 dias. Essa perícia é realizada por um médico do trabalho designado pelo INSS.

Existem dois tipos de auxílio doença sendo um o auxílio doença comum e o outro o auxílio doença por acidente de trabalho. A principal diferença entre eles é que o auxílio doença comum não garante estabilidade no emprego e não há obrigatoriedade por parte da empresa em realizar depósitos referentes ao FGTS. Já no caso do auxílio doença por acidente de trabalho o segurado tem a garantia de estabilidade no emprego por 12 meses após o retorno ao trabalho e o deposito do FGTS é feito normalmente durante todo período do afastamento.

auxilio-doenca-requerimento-inss

A Previdência Social afirma que o auxílio-doença é atualmente o benefício mais solicitado pelos seus beneficiários. Este auxílio é oferecido aos trabalhadores contribuintes da Previdência Social que fica incapacitado de trabalhar, por motivo de acidente de trabalho ou doença que se prolongue mais do que 15 dias. Este é um direito do trabalhador que consta na constituição brasileira.

Confira:  Salário Família

O trabalhador pode contar com 2 tipos de auxílio-doença. Sendo que o primeiro é por acidente, desde que o trabalhador tenha capacidade de voltar ao trabalho posteriormente. O segundo tipo de Auxílio-Doença é o solicitado por motivo de doença que impeça o trabalhador de exercer as suas funções. Os dois casos devem ser provador através de exames, testemunhas ou documentos legais que possam dar conta de que o trabalhador não provocou a enfermidade por vontade própria, no caso de acidentes por exemplo.

Para ter direito a dar entrada no auxílio-doença por acidente, o trabalhador não precisa de um período de carência como contribuinte da Previdência Social. Ou seja, não é preciso estar contribuindo antes de dar entrada no pedido de auxílio-doença acidente.

Já para ter direito a se beneficiar do auxílio-doença por motivo de doença de incapacitante, é preciso provar que contribuiu por no mínimo 12 meses para a Previdência Social. Mas existem exceções, no caso de doenças mais graves e também doenças degenerativas, como no caso de câncer ou AIDS, alem de outras.

auxilio_doenca

E nem adianta o trabalhador tentar pagar os meses de carência depois de já estar com a doença, isso por que os peritos do INSS podem constatar o tempo de inicio da doença, e negar o benefício.

Formulário Requerimento INSS Auxílio Doença

Para ser encaminhado à perícia o trabalhador precisa efetuar o requerimento INSS. Ao entregar o atestado médico no Recursos Humanos da empresa, o funcionário responsável irá requerer o auxílio doença através do site do INSS ou central de atendimento via telefone. Data e horário disponíveis serão informados e o segurado precisa comparecer a sede do INSS para passar pela perícia médica.

Serão solicitados os seguintes documentos:

  • RG, CNH ou qualquer documento original de identificação com foto;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho original;
  • Atestados médicos e/ou relatório médico bem como todos os documentos resultantes de consultas e exames realizados;
Confira:  Previdência Social Requerimento

Cabe a empresa entregar ao trabalhador uma declaração contendo a assinatura do empregador, carimbo contendo CNPJ e informação referente ao último dia trabalhado antes do afastamento. Se o motivo do afastamento for por acidente de trabalho ou trajeto cabe a empresa entregar ao funcionário um documento chamado CAT (Comunicação de acidente de trabalho) que deverá ser apresentado no dia da perícia.

requerimento-auxilio-doenca-inss

Como é necessário uma doença maior do que 15 dias para ter direito a dar entrada no pedido de auxílio-doença, a empresa paga os 15 primeiros dias, e o INSS só começa a pagar a partir do 16ª dia.

Para dar entrada no auxílio-doença basta ligar para o número 135 e agendar a sua visita a uma agência do INSS para concluir o processo.

É obrigatório o comparecimento na data e hora marcada podendo no entanto ser solicitada a remarcação com 3 dias de antecedência na mesma agencia do INSS onde a perícia está agendada.

O pedido precisa ser feito em até 30 dias da data do afastamento para que o INSS se responsabilize pelos pagamentos retroativos.

Se o pedido de afastamento for negado e o interessado não concordar com esse resultado, poderá solicitar a revisão da decisão entrando com um recurso dentro de 30 dias da data do comunicado do resultado.

O interessado precisa comparecer ao INSS para solicitar prorrogação nos últimos 15 dias do benefício. Do contrário será automaticamente cancelado.

O serviço de atendimento ao usuário do INSS é feito através do número 135 e funciona de Segunda a Sábado das 07h às 22h.

Gostou? De um curtir:

173 Comentários em “Auxílio-Doença

  1. Prezado Sr. Ouvidor do INSS,

    è sabido e notório o desrespeitos dos peritos do deste orgão,para com os os segurados
    e para com toda a classe médica,não aceitam laudos de outros ,mesmo quando especialistas, se julgam acima de tudo e todos,esquecem que são pagos com o dinheiro dos contribuintes e julgam a todos como ipocondriacos.E a seus colegas de profissão como incompetentes,não respeitam se quer a organização mundial de saude,que classificam uma doença de incuravel e fatal, para eles se trata de um bebado.
    Tal fato ocorreu comigo ao solicitar auxilio para tratamento e me senti disrespeitado a tal ponto que nunca mais voltei ao psiquiatra ou ao psicologo,quem dirá ao INSS.Sei que meu comentário não muda a administração do INSS,ou qual quer iniciativa do orgão.Toda via fica aqui meu protesto.com viemencia.

  2. rodrigo
    gostaria de saber se eu ganho afastamento por causa qe tenho problema grave de coluna e nenhuma empresa me contrata gostaria de saber se eu ganho encosto ate resolver esse caso com cirurgia

  3. meu nome e Ciumar fernandes lima,gostaria de saber qual a data de pagamento do meu auxilio doença.

    NIT:131.99979.77-6
    REQUERIMENTO:137484118

    aguardo resposta o mais rapido possivel.

  4. sou empregada doméstica a seis meses, sofro de depressão, fibromialgia e desidrose nas mãos, gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria por invalidez.

  5. Boa tarde.
    Mês passado recebí normalmente o Benefício auxilio Doença em minha conta corrente do Banrisul, como estou em Quaraí – RS, fiz o mesmo procedimento, mas o INSS não depositou o benefício, fui ao Forum da cidade porque aquí não tem agência do INSS,então liguei para Porto Alegre e não me deram informação por telefone, imagina Eu fui descansar, me tratar no interior do estado, me disseram que Eu teria que ir na agência do INSS em POA. para ver o que tinha acontecido, é para acabar. matar um ser humano que sai para tratamento, longe da correria dos grandes centros e, recebe uma notícia dessas, contando com o auxílio do mês? O que faço numa hora dessas, viajo + de 600 Km, gasto com passagem e ainda tenho que gastar para voltar e descansar? acabou meu tratamento, é vergonhoso o tratamento do INSS com o trabalhador.

  6. Meu tio, esta incapacitado de exercer suas funções trabalbalhistas (esmirilhador). segundo o laudo médico ele precisa fazer uma cirurgia na coluna, esta completamente incapacitado de fazer qualquer tipo de esforço desde abaixar e levantar a mover qualquer tipo de objeto.
    O perito do inss o mandou de volta ao trabalho suspendendo assim seu beneficio, o medico insiste que ele nao pode trabalhar e que deve recorrer. ele o fez, lamentavelmente fica um jogo de empurra pq o inss inste em nao conceder o beneficio a um homem de 47 que mal pode se mover. sendo assim o que devemos fazer? a final sem dinheiro ninguem come.

  7. gostaria de saber como funciona para entrar no inss pois o médico da minha empresa me informou que si eu der mais de 15 dias de atestado no decorrer de 3 meses eu vou entrar no inss independente de seres dias corridos ou não

    1. O medico de sua empresa esta enganado apenas se for a mesma CID(codigo identificador de doença) é que isso ocorrerá,caso pegue 3 dias de dor de barriga,4 de enxaqueca,8 de lordose ou o que for não tem como fazer nenhum agendamento pelo INSS quem tem que pagar é o patrão da empresa.

  8. Gostaria de saber o porque dos Peritos não aceitarem os laudos que os colegas de trabalhos deles lhe enviam ?
    Será que não tem valor o que eles escrevem, por isso que eu estou passando necessidades trabalhei a minha vida td contribui com o inss,e hoje não consigo um auxilio
    doença por causa do dos peritos,fui mandado embora da empresa doente com depressão
    sindrome do pânico e muitas sequelas por conta dos remedios fortes que eu tomo me ajudem por favor…me deem um resposta
    e gostaria de seber sobre o resultado da pericia que fiz em 23 de janeiro 2012?

  9. Boa noite, gostaria de saber se uma criança de 6 anos diagnosticada com “febre reumatica” tem direito ao auxilio doença, pois como fui informada ela teria o direito sendo que o beneficio seria de apenas 120 dias e isto e uma doença para o resto da vida, não podendo fazer muitos esforços.
    Atenciosamente Bruna

  10. queria saber o que esta faltando para o inss cumprir a justiça pois tenho um processo de auxilio doença, e justiça federal ja intimou o inss a pagar e ate agora nada meu processo e,,, 56830720114013900, poxa estou passando dificuldades e não posso trabalhar mais, conforme foi comprovado em pericia medica… aguardo

  11. minha neta aghatá yuri tem 13 anos ela tem pisoriase em 80 por cento do corpo faz tratamento nas clinicas a 2 anos sofreu um acidente no carro da saude e ñ tivemos alçilio algum ñ recebeu seguro nada eainda tem os parafusos nas pernas tem laudos tem copias do boletim de ocorremcia mais ñ deu em nada por ser carro social.Ela tem algum direito de alcilio doença ou aposentadoria por favor me oriente minha filha ñ tem muita condiçoes obrigado…

  12. minha cunhada fez uma cirurjia,e pressisa ajendar quais douqumentos alem do laudo medico é nessesario para o ajendamento?

  13. minha cunhada fez uma cirurjia e presisa ajendar, quais doucumentos ela presissa para ajendar alem do laudo medico?

  14. Gostaria de saber o resultado da minha pericia que foi realizada no dia 24 de janeiro de 2011

  15. meu irmão tem neoplsia maligna,e esteve enternado no psiguiatrico,por motivo, de drogas guimicas devido as doenças que ele tem e o inss cortou seu benevicio antes de ele ser enternado,agoraetramos com um recurso n/35380002534/2010-16 nb542046752-2 protocolizadora n/21023030 btu gerenci bauru unidade de origem n/21023030 data da interposição do recurço 18/02/2011

  16. tenho um filho que ele é dextrocardíaco gostaria de saber se ele tem direito a algum auxílio-doença.

  17. Bom Dia Gostaria de saber,como faso Para Pedi apossentadoria ão o inss.porque sofrie o acidente de trabalho.com prensa.Evoluidor com pedas dos dedos da mão direita.2.3.4.5. não consigo pegar manda com essa mão…estou recebendo auxilio acidente..mais só por seis mes..e depois como faso para mim aposenta..tenho 9 anos de registro.em carteira mais para mim.não consingo trabalhar mais..sim eu volta para a firma e só por um ano depois eles pode.mim manda embora..como..para sobreviver??

  18. tenho um filho especial.e gostaria de saber como faço para transferir o pgto dele para outro banco.pois tenho dificuldades para receber neste q estou.obrigado

  19. Os Médico especialista de determinadas patologias recomenda afastamento indefinitivo das atividas, já os períto do INSS tentam de toda as foram dificultar o afastamento do Beneficiário, mesmo sabendo ele perito da Previdência que determinada patologia não é sua área de atuação. Chegando ao absurdo de propor ao paciente que mude de profisão, seria uma falta de respeito por parte desses profissionais. Pois eles sabem muito bem que uma patologia negenerativa não vai se curada em 30 trinta dias, ou mesmo é considerada pela mediciana sem cura, é o meu caso que sofro de um tremor essencial e já passei por dois Neurogista e me forneceram um laudo que relamente não tem cura, e sim vou ficar a vida inteira tomando remédio para aliviar. Gostaria que alguém da Previdência tomasse uma atitude com relação aos procedimento em Barra do Garças -MT.

  20. Gostaria de saber da ouvidoria do INSS seé relamente parte orientação desse orgão para tratar tão mau os servidores da Previdência, principalmente em Barra do Garças -MT, os Médicos mais parecem Delegados de Polícia do que Períto, fica interrogando as pessoas como se os mesmos estivesse insinuando doenças, já que eles períto tém o laudo nas mãos dados por outro profissional que em muitos casos a previd~encia não tem especialidade para todoas as áres. Me sinto descriminado por essa gente, toda vida paguei o INSS e pela primeira vez que estou utilizado me sinto decepcionado com o tratamento dos médico em Barra do Garças, tenhos vários laudos expedido por Neurogista de meu estado de saúde. e mesmo assim os perito do INSS de Barra do Garças não da a mínima, exigem da gente um laudo por mês, já que eles são sabedores que minha patologia é negenerativa. E não tem cura, melhor seria se eles respeitasse os contribuinte ou curasse os mesmo de suas infermidades.

  21. gostaria de saber se o beneficio nº 0004203.432011402.51682011.5168004203.5 já saiu.

  22. passei pela pericia e estou de licença mas o meu salario e menor do que eu recebia tenho dois registros , e estou recebendo o valor de um , gostaria de saber como é feito esse calculo , e se foi feito a entrada dos dois empregos
    Obrigada

    1. Boa tarde!
      Gostaria de saber como e calculado afastamento por invalidez??

      Atenciosamente,
      joice.

  23. fiz uma cirugia ja faz quase um mes e peguei atestado de 60 dias. sou artesã e autonoma e ñ pago inss gotaria de saber se tenho algum direito ao beneficio? NIT:1168164488-0

  24. boa tarde gostaria de saber se tem alguma coisa sobre a aposentadoria do sr josé otavio de lima desde ja muito obrigado …….

    1. minha irma tem artrite reumatoide,lupus e ostepenia ela tem direito a aposentadoria por invalidez ja que tem dificuldade de se locomover.

  25. Fiz o exame e descobri que tenho Sindrome de Turner,tenho direito ao auxilio-doença?

  26. o numero do meu beneficio è 547 676 796-3 acionei a pericia no dia 25/08/2011 e foi marcada para o dia 21/11/2011 ganhei a pericia mas sò liberarao o pagamento do dia 21/10a 21/11,fui no inss e fis o requerimento dos 2 meses que falta recebe mas ate o dia 19/01/2012 nao liberarao tudo isso por um erro do mèdico que errou na hora do atestado medico o primeiro do dia 25/08 nao foi digitado sò o ultimo do dia 21/10 , quando vou receber ser vou.?

  27. EU TIVE UM IMFARTO EM 2006 E EST<OU ME TRATANDO NO INSTITUTO DO CORAÇÃO EM LARANGEIRA,VIVO A BASE DE MEDICAMENTOS NO HORARIO DA MANHA TARDE E NOITE,MINHA CARDIOLOGISTA ME PROIBIU QUALQUER TIPO DE ESFORÇ0.
    OS MEDICOS EMPLANTARAM SETE ESTENTES NA MINHA ARTERIA MAIS NÃO DEU RESULTADO POSITIVO ENTUPINDO OS SETES ESTENTES,SENDO QUE PERDI PARTE DO CORAÇÃO POR FALTA DE ENRRIGAÇÃO DE SANGUE NA AREA ATINGIDA PELO INFARTO,PASSEI POR UM ESAME DE CINTILOGRAFIA E FOI CONSTATADO PERDA TOTAL DESSA ARTERIA E PARTE DO CORAÇÃO ATINGIDO PELO INFARTO.

    TODA A PERICIA QUE EU FAÇO LEVO OLAUDO DA MEDICA QUE EU ME TRATO A CINCO ANOS E ASAMES.
    EU QUERIA SABER SE EU TENHO DIREITO A ME APOSENTAR, JÀ QUE EU TENHO 46 ANOS COMPLETANDO 47 AGORA EM ABRIL DE 2012.POR FAVOR

  28. eu gostaria de saber se mesmo que apessoa passa ou não recebe uma carta palo correio ou não porque ate hoje a minlha mãe não conseguil passa na pericia sabendo que ela tem sopro e alteração no coração tem poblema de prenssãoe poblema de Nervo e tem a mão quebrada que tem seguela ela ja fez varias pericias ja colocou ate na justiça e segundo o Advogado ela não passo so que nunca recebemos nem uma carta agora eu digo so consegue aposentar so os ricos que não tem precisão e os pobres foca passando fome que e o caso da minha mãe que não tem ganho nem um.

  29. Estou contribuindo já a quatro meses estou para ser chamada para uma cirurgia talvez da

    qui a uns dois meses …. Tenho direito a auxilio a doença ?

  30. gostaria de saber se quem tem problemas cardiaco e hipertenção tem direito ao auxilio doença ou até aposentadoria.

    1. olha eu tenho uma irmâ que jà recebe alcilio doença mas agora o filho dela vai ter que fazer uma cerugia do coraçao ele tem sopro e aceleramento ,ele tem direito tamben no alcilio?e pode os dois receber?oobrigada espero resposta,

  31. Gostaria de saber qual a data do pagamento do meu auxilio-doença,se possivel informar o valor e o banco que irei receber
    NB:5495107698 esp31
    NIT:12551350818
    requerimento:137457346

  32. estou com tuberculose, o tratamento dura 6 meses, já tenho quase 2 meses de tratamento, mas só agora soube que poderia receber um auxilio, eu só trabalhei registrada 1 mes o ano retrasado, teria condiçoes de eu receber esse auxilio já que não posso trabalhar pois a tuberculose é uma doençã que pode ser transmitida através do ar e eu posso passar pros meus colegars de trabalho

  33. sou portadora de lupus a 10 anos, e não tenho condições de trabalhar tomo medicamentos e o meu unico beneficio e a bolsa familia,o que fasso para ter beneficio do inss.ja trabalhei com carteira assinada 2 anos e 2 messes. aguardo resposta

  34. sou agricultora e fiz uma cirurgia de hernia umbilical..o cirurgiao me deu 45 de atestado mas fiz a pericia ele me deu so 15 dias. gostaria de saber pork agora tenho k fazer nova pericia? para receber os 30 dias
    meu trababalho é exige força.

  35. aguardo resposta pericia numero protocolo 116.76927675 obrigada

  36. Perdi a senha do cartão. NB 0548096633-9. Como sacar o benefício? Ele vem pelo Santander e sou correntista desse banco, não pode ir para minha conta?

  37. porque entro pra ver extrato e fala dados do beneficio inexistete n. do beneficio 5487868235 aguardo uma resposta obrigado.

  38. esperando resposta do recalculo do benefisio n 1319563969

  39. os peritos do INSS não são competente para jugar se o beneficiário esta doente ou não são otorrino para ver casos de ortopedia o meu caso o perito com o laudo medico na mão e os enxames teve que perguntar outro perito o que eu tinha e não deu o trabalho de fechar a porta para mim não ouvir ele perguntar o que era neuroma de Norton o nome do perito JOSE MARIA do INSS DE ANÁPOLIS e teve a coragem de negar o beneficio isto e o INSS

    1. OS PERITOS DO INSS SÃO ASSIM MESMO SEM CAPACIDADE PARA SABER SE O BENEFICIÁRIO ESTA REALMENTE DOENTE O NEGOCIO DELES E CESSAR OS BENEFICIOS.
      POIS E ,MEU FILHO TRATA COM Psiquiatra JÁ MAIS DE 6 ANOS ,E JÁ LEVEI ELE PARA FAZER PERICIA NO INSS COM PERITOS QUE ERA PEDIATRA E PNEUMOLOGISTA PODE UMA COISA DESSA E AINDA CESSOU O BENEFICIO DO MEU FILHO POIS ELES NÃO SABIAM OS CID QUE ESTAVA NO ATESTADO DO PSIQUIATRA. VOLTA REDONDA.

      1. Perito do INSS que me deu alta e pediatra ,mesmo com cirurgia marcada e com calcanho reduzido e com o laudo do ortopedista relatando que tenho de fazer essa cirurgia e é só feito na USP em Ribeirão e eu estou na fila já tem 1 ano e 4 meses .E nos contribuintes fica na mãos desta pessoa .

  40. Revisão debeneficios Processo00005988720094025159
    Josué Fontes
    Objetodiferenças b/31-b/32
    Vara 1° JEF de Resende
    Honorário
    Parte Josué Fontes N.B. 545.901.796-0

    1. gostaria de saber algo sobre o beneficio de meu fillho que ja faz um ano que ja foi cortado ele tem atrofia espinhal tipo 2 e tem uma UTI adomicilio . obrigada

    2. Bom, minha irma recebe o auxilio doença, gostaria de saber, que se vimbao caso dela falecer alguns dos filhos erdarão esse beneficio.

    3. Estou desempregada faz 3 meses,e ao ser demetida,descobri que tenho síndrome do túnel do carpo,sinto minhas mãos dormente e muitas dores,eu recebendo o seguro-desemprego,quando terminar tenho direito ao auxílio doença?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Se você tem algum conhecimento sobre o assunto, deixe sua resposta nos comentários para ajudar os demais usuários. Qualquer dúvida você também pode ligar para o telefone do INSS: 135