Auxílio Emergencial Financeiro

O que é Auxílio Emergencial Financeiro?

O auxílio emergencial financeiro é conhecido como bolsa estiagem. Esse é um benefício concedido a famílias que atuam com agricultura familiar e que ganhem uma renda mensal de no máximo 2 salários mínimos.

auxilio-emergencial-financeiro

Outro requisito é que esses agricultores familiares morem em regiões que tenham sido atingidas por variações naturais, desastres e que tenham sido decretadas de calamidade pública ou situação de emergência, em face da destruição.

Há muito anos, o número de famílias que sobrevivem da agricultura vem diminuindo cada vez mais. Isso porque é difícil competir com grandes fazenda e latifúndios em relação ao preço do produto, que plantam e colhem em larga escala, barateando os valores.

No entanto, para os agricultores familiares, que muitas vezes não têm acesso a máquinas ou outras tecnologias do campo, a agricultura é um pouco mais dificultosa. Para que a agricultura familiar não seja literalmente extinta do País, o governo federal concede benefícios para as famílias que vivem e sobrevivem do campo.

A agricultura é uma atividade que depende em muito do clima. Logo, quando há qualquer variação, a depender do produto plantado, os agricultores familiares muitas vezes perdem toda a sua produção. Isso acarretará em grandes dificuldades financeiras, pois todo o dinheiro que gastaram com adubos, sementes e outros serão perdidos caso aconteça um problema natural como chuvas e tempestades muito intensas, por exemplo.

Com isso, é evidente que essas pessoas, para não seguirem a maioria e rumarem para as grandes cidades, devem ser incentivadas pelo governo federal com o auxílio estiagem.

Abaixo saiba quem tem direito ao auxílio estiagem, os valores e se há como fazer a solicitação do auxílio emergencial financeiro. Acompanhe o artigo para obter essas informações tão importantes para os agricultores familiares.

Confira:  Garantia Safra 2018 - Pagamento, Consulta

Valor Auxílio Emergencial Financeiro

O valor do auxílio emergencial financeiro pode variar conforme a região do Brasil. Em regra, ele é pago em parcelas que podem variar de número, no valor de, pelo menos, R$ 80.

bolsa-estiagem

Quem tem direito ao auxílio estiagem?

Para receber o auxílio estiagem, é necessário que as famílias sejam inscritas no CadÚnico do Governo Federal, bem como sejam declaradas aptas para exercício da agricultura pelo Pronaf. Outrossim, a propriedade deve estar localizada em local que tenha sido declarado de situação de emergência ou de calamidade pública reconhecidos pelo Governo Federal.

O valor do auxílio emergencial financeiro será pago junto com o bolsa família. Já quem não recebe o bolsa família pode sacar o auxílio emergencial financeiro com o cartão cidadão.

Como pedir auxílio emergencial financeiro?

Para solicitar o auxílio emergencial financeiro a família deve ser selecionada pelo Ministério da Integração Nacional. Assim, não há como pedir o auxílio estiagem. É o próprio governo que decide quem tem direito ao valor.

Se você precisar de mais informações sobre o auxílio emergencial financeiro, acesse o site do Ministério da Integração Nacional ou, também, o site da Caixa Econômica Federal e tire todas as suas dúvidas.

Empréstimos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *