Auxílio Funeral INSS – Quem tem direito

Quem tem direito ao Auxílio Funeral do INSS

Para quem é beneficiário do INSS tem muitos direitos, além dos deveres. Quanto aos direitos está o auxílio Funeral, usado pelos beneficiários do antigo contribuinte falecido. Veja quem tem direito ao auxilio funeral e como solicitar esse benefício.

auxilio-funeral-inss

O que é Auxílio Funeral?

Para quem perdeu um ente querido é muito difícil em momento de dor pensar de forma racional e lembrar sobre este direito, cabe mais aos parentes próximos lembrarem sobre esse direito.

A lei determina que seja pago ao segurado do regime geral da previdência social que recebam até R$ 862,60 mensais o auxílio-funeral e que não deve exceder ao salário mínimo vigente. A concessão deste auxílio também só é dada para quem tenha contribuído ao INSS há pelo menos um ano; e no caso dos dependentes da pessoa falecida e o benefício será de no mínimo um salário mínimo.

Há ainda o benefício de pensão por morte que é oferecido também aos dependentes do segurado que deve recorrer a este benefício, se é dependente, em uma agência da previdência social com toda a documentação exigida.

A Pensão por morte do INSS é oferecida aos dependentes do segurado e este tem que ter uma contribuição mínima, com exceção no caso de acidente de trabalho que não é exigida contribuição mínima, a única exigência é que o falecido seja segurado do INSS.

A pensão por porte é dados aos dependentes que podem ser: cônjuge ou companheiro (a) de união estável do trabalhador; seus filhos menores de 21 anos, salvo aquele que tenham sido emancipados entre os 16 e 18 anos; os filhos inválidos, os pais declarados dependentes, os enteados menores de 21 anos ou menor sob sua tutela. O Imposto de renda é um documento que comprova a condição de dependente do indivíduo que após a morte do segurado deve comparecer ao INSS comprovando esta condição.

Confira:  Processos de revisão de benefícios e aposentadoria INSS

Auxílio Funeral Existe Ainda?

*
– Decreto no 1.744 – Extinguiu as rendas mensais vitalícias, o auxílio-natalidade e o auxílio-funeral. Regulamentou o amparo assistencial devido à pessoa portadora de deficiência e ao idoso (8/12/1995).

Gostou? De um curtir:

73 Comentários em “Auxílio Funeral INSS – Quem tem direito

  1. Laerte A resp. é não, N existe Auxilio Funeral, no Regime Geral da Previdência Social (INSS), Só os servidores da União, por força da Lei 8.112/90. Feliz Natal.

  2. Erica Renata: A R é sim, só n gera pensão o Amparo ao Idoso.

  3. Maria das Dores S de Carvalho, caso ocorra o óbito do seu esposo v tem direito na pensão

  4. Fabiana Almeida de Barro:
    V n mencionou o tipo de trabalho q executa, se v trabalha em escritório ele vai dar alta, caso contrário, v vai receber uns 30

  5. Quero saber sobre o resíduo, minha mãe faleceu dia 25/09/2013 e sei que tem direito, mais ninguem me informa sobre isso no inss. Gostaria de saber se tem prazo e se eu como filha posso retirar, e como fazer isso? Obrigado !!

  6. Olá

    Minha mãe é pensionista, gostaria de saber se ela vier a falecer, se tem direito ao auxílio funeral?

  7. DUVIDA?SOFRI UM ACIDENTE DE CARRO DIA 10/11 O MEDICO DA UPA DISSE QUE EU HAVIA TORCIDO O TORNOZELO E IMOBILIZOU MEU PÉ PO 3 DIAS,QUANDO TIREI A TALA NÃO AGUENTEI PISAR,VOLTEI AO MEDICO DO MEU PLANO DE SAUDE E ELE IMIBILIZOU POR MAIS 10 DIAS,DETALHE O RX NAO MOSTRA FRATURA,PASSOU OS 10 DIAS E A DOR SÓ AUMENTOU E A DIFICULDADE DE ANDAR TAMBEM,MAIS 7 DIA S DE IMOBILIZAÇAO RESULTADO ENTRAR NO BENEFICIO,PROCUREI UM ESPECIALISTA EM TORNOZELO E ELE ME DEU UM LAUDO COM HD: DE LESÃO OSTEOCONDRAL DO TÁLUS E PEDIU REPOUSO POR 30 DIAS MAIS UMA RESSONÂNCIA PRA FECHAR O DIAGNOSTICO JA RX NAO IDENTICA ESSE TIPO DE LESÃO,BEM MINHA PERICIA É AMANHA NO INSS,E A RESSONANCIA NAO ESTA PRONTA CORRO O RISCO DO MEDICO PERITO ME LIBERAR PRA TRABALHAR?MESMO COM O LAUDA DO ESPECIALISTA?OUTRO DETALHE AINDA ESTOU COM O PÉ IMOBILIZADO. DESDE JA AGRADEÇO!

  8. Atenção Gente!! Previdência Social (INSS) NÃO PAGA MAIS AUXÍLIO-FUNERAL. Em 1997 o art. 141 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, onde estava estabelecido o pagamento de auxílio-funetral, foi revogado pela Lei nº 9.528, de 10 de dezembro de 1997.

  9. Bom DIA, MINHA MÃE FALECEU NO DIA 23/10/2013 ELA TEM O DIREITO DE RECEBER O AUXILIO FUNERAL, EO DECIMO TERCEIRO? AGUARDO RESPOSTA E TOMAREI PROVIDENCIA AO INSS.

  10. Meu sobrinho faleceu a 4 dias com 22 anos, estava recebendo seguro desemprego até o mês passado e estava ainda desempregado, gostaria de saber se ele tem direito à algum seguro ou auxílio funeral. Grata.

  11. meu marido está afastado das suas funções por motivo de doença. Ele é paciente oncológico já com metástases. Como ele é apenas acostado e não aposentado no caso de falecimento nós teremos direito ao seu benefício ou não?

  12. Olá por favor se alguém poder me responder gostaria de saber.
    Meu avô faleceu a 3 semas ele era apósentao por idade minha vó tem direito de receber o salário dele ou não? Ou algo do gênero nem que seja uma ajuda pra custiar mais alguns custos como o de funeral? por Ex:.
    Aguardo resposta.

  13. O meu Pai está muito doente, já desenganado pelos médicos, acontece que ele é aposentado por contribuição há mais de 30 anos, foi o mesmo aposentado no percentual de 5 salários minimo, gostaria de saber se após o falecimento do meu pai teremos direito ao AUXILIO FUNERAL e como proceder?
    No aguardo.

  14. minha filha recebia auxilio assistencial loas e faleceu a 15 dias tenho direito ao auxilio funeral ela era sindrome dow

  15. quero saber se tenho direito au aucilio funeral eramos casado em uniao estavel tenhos todos os documento e so dependente deli obrigado

  16. Bom gostaria de saber uma situacao se o aposentado por idadede. nao tenha contribuido pelo Inss,o mesmo tem direito ao auxilio funeral?Grata

  17. Minha mãe recebe pensão de meu irmão que faleceu em 1986, até hoje não recebe o benefício de auxilio funeral. Ela ainda, tem esse direito?

  18. Bom dia gostaria de saber se no caso de termos pago o funeral de um ente querido, que estava internada pois sofreu um AVC hemorrágico, estava usando traquio com dificuldades de respirar ,a mesma veio a falecer dia 02/10/13 no hospital Vila nova de Porto Alegre.O paciente estava nessa situação a sete meses, podemos pedir o ressarcimento do valor, temos o número do CID “código do AVC com hemorragia ou doença, verificamos esta situação aonde,pois tivemos que pedir emprestado o valor do funeral, se conseguirmos 50% do valor ajudaria, como fazemos isso.O estado tem como ajudar.A pessoa que faleceu era pensionista do ex-marido.
    Aguardo um retorno.
    Grato.

  19. minha vó faleceu e ela era aposentada e eu tenho uma procuração assinada por ela me dando amplos poderes queria saber se tenho direito ao auxilio funeral

  20. gostaria de saber como façõ para adquirir o beneficio funeral,pois eu morava com meus pais e ele veio a falecer.tenho direito ao auxilio.

    1. meu pai morava comigo quando ele faleceu e eu fiz todas as despesas do funeral dele por minha conta ele tinha 59 anos e nos moravamos na roça eu tenho direito em ser ressarcido

  21. bom dia!gstaria de saber se aposentados por idade tem dreito de receber o auxilio funeral e se tiver direito,podemos pedir restituição caso ja tenha sido pago o funeral?

  22. Quero saber o posto do INSS , passa me mandando eu marcar pericia, se cada vez que marco ,vou la no posto e eles me negam o auxilio doença, e mandam eu marcar de novo,eu acho que estão me fazendo de boba, pois tenho depressão bem grave,e sóm passo pra lá e pra cá.Quero uma solução urgente para eu providenciar com outro meios.Agencia Florianopolis- centro. Por favor me deem uma solução!Não me façam isso, estou cansada e doente.

    1. Quero saber o posto do INSS , passa me mandando eu marcar pericia, se cada vez que marco ,vou la no posto e eles me negam o auxilio doença, e mandam eu marcar de novo,eu acho que estão me fazendo de boba, pois tenho depressão bem grave,e sóm passo pra lá e pra cá.Quero uma solução urgente para eu providenciar com outro meios.Agencia Florianopolis- centro. Por favor me deem uma solução!Não me façam isso, estou cansada e doente.

  23. Acho injusto que tenham extinto o auxilio funeral, pois o/a falecido/a, deixa de receber a pensão que na maioria das vezes começou a receber há pouco tempo, depois de ter contribuído por décadas, e quando morre nem direito tem de receber ajuda para seu enterro? É desumano.

  24. QUERIA SABER MINHA MAE ERA APOSEN E RECEBIA PENSAO ELES MORREARAM NINGUEM SABIA RECEBE AINDA

  25. minha mae faleceu e nao era aposentada do inss, meu pai é aposentado, ele tem direito a outra aposentadoria por por viuvez?

  26. gostaria de saber se tenho direito de receber auxilio fumeral
    e que meu esposo faleceu dia 27/08/13 paguei tdo sozinha e tem um bebe de 2 anos e 6 meses
    obrigada

  27. Bom Dia.
    perdi minha mãe á 17 dias,e ela era pensinista aponsentada.Tive várias despesas de funeral,e comtinuo pagando as suas dividas,estou tendo,várias despesas extras.
    Gostaria de saber como devo me proceder,e a quem posso me dirigir,para emcaminhar o auxilio funeral,e a pensão por morte.

    Como devo proceder para,manadar os documentos necessário,para o recebimento,do
    auxilio funeral e pensão por morte.

    sem mais

    atenciosamente

    varela.junior@hotmail.com

  28. ola tudo bem omeu filho tem 32 anos ele pagou pouco inss a 10 anos que eu trato da doença dele ele já fez três procedimento cardíaco ele fez ablasao e pos dois marca passo e toma muitos remédios fui na agencia do inss para pagar o i boleto e me disserom que ele não tem direito a aposentadoria nem beneficio isso a 8 anos os médicos mandaram ele fazer pericia e nada por favor o que eu faço pois quero pagar mas dizem que não adianta me oriente pois os remédios são caro obrigado espero que me atendem um abraço

  29. Bom dia gostaria de saber se no caso de termos pago o fumeral de um ente querido, podemos pedir o resarcimento do valor, e como fazemos isso.
    Grato.

  30. Olá, boa tarde, perdi minha mãe, à dez dias, e ela era pensionista, aposentada.Tiver várias despesas de funeral, e continuo pagando suas contas, encerrando contas, em fim, estou tendo várias despesas extras. Gostaria de saber como devo proceder, a quem posso me dirigir pra encaminhar o auxilio funeral, ao menos para tentar amenizar os gastos, sendo que este é um direito dela!!! Aguardo uma resposta, obrigado.

  31. bom dia, gostaris de saber como funciona a aposentadoria por viuvez,, o que necessita de documentos para realizar esse tramite? meu pai faleceu a 9 dias e gostaria de aposentar minha mae, so que o meu pai tem firma registrada, porque era comerciante a 20 anos.
    quais as possibilidades de aposentar?
    obrigado…

  32. quero saber se eu tenho direito ao auxilio funeral da minha mae ,ela faleceu tem 21 dias e recebia pelo amparo assistecial do inss,se tenho direito como fazer para receber.pos entrei em divida para pagar o funeral dela.

    1. A minha sogra era pensionista, faleceu. Gostaria de saber se tem direito ao auxilio funeral.

  33. oi eu perdi meu filho dia 14/01/2013 nos dependia dele ele era meu unico filho,ele tem um filho que ja pagava pensão,ele não morava com a mãe da criança,como fica a agora quem recebe a pensão,meu filho morava comigo desde já obrigada

  34. minha mae era pensionista e veio a falecer no mes do vencimento da senha dela fui conversar com o gerente do banco sobre o acontecido ele me orientou a ir no inss para receber esse auxilio funeral ou pensao por morte pois sou cadeirante passei por 2pericias e na ultima ainda fui maltratada e o perito me disse que o mundo ta cheio de esperto.e o pior que nem os meus laudos e exames antigos da epoca do acidente ele olhou sofri acidente de trabalho em dois mil e oito e o processo esta rolando ainda

  35. O AUXILIO-FUNERAL FOI EXTINTO:

    – Decreto no 1.744 – Extinguiu as rendas mensais vitalícias, o auxílio-natalidade e o auxílio-funeral. Regulamentou o amparo assistencial devido à pessoa portadora de deficiência e ao idoso (8/12/1995).

    E outra, favor melhorar o texto: “no caso do executor do funeral;…” estão de brincadeira ? quem é executor do funeral ?? a funerária ???

  36. MINHA MÃE ESTAVA COM SENHA DO BENEFICIO VENCIDA NO DIA EM QUE IAMOS REAVALIDAR A SENHA ELA FALECEU NÃO TIVE COMO TIRAR O DINHEIRO DELA A LÉM DO DÉCIMI TERCEIRO FIQUEI COM DÍVIDA AINDA ESTOU A FUNERARIA E GOSTARIA DE SABER SE EU CONSIGO TIRAR ESSE DINHEIRO PRA PODER PAGAR AS DÍVIDAS DELA PELO MENOS A FUNARARIA, ELA TINHA UM PLANO COMO ESTÁ NO MEU NOME TENHO QUE PAGAR ESTOU DESEMPREGADA NÃO ESTOU COM CONDIÇÕES DE PAGAR.

    1. Minha vó faleceu e era pensionista gostaria de saber se ela tem o direito ao Auxilio

      Funeral, caso sim poderia me orientar???

  37. perdir meu irmao, sobrinho e mae em acidente de carro as 10 dias eu tenho direito ao auxilio funeral pelo inss minha mae aposentada meu irmao trabalhor pagava o inss.
    como faço onde peço este auxilio ?????????

  38. Bom dia gostaria de saber se no caso de termos pago o fumeral de um ente querido, podemos pedir o resarcimento do valor, e como fazemos isso.
    Grato.

    1. FALECEU O MEU PAI EU PROCUREI O INSS PARA PEDIR O AUXÍLIO FUNERAL DISSERAM QUE NÃO TINHA DIREITO, COMO FASSO PARA RECEBER O AUXÍLIO FUNERAL? POR FAVOR ME ORIENTE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Se você tem algum conhecimento sobre o assunto, deixe sua resposta nos comentários para ajudar os demais usuários. Qualquer dúvida você também pode ligar para o telefone do INSS: 135