Auxílio Funeral INSS – Quem tem direito

Quem tem direito ao Auxílio Funeral do INSS

Para quem é beneficiário do INSS tem muitos direitos, além dos deveres. Quanto aos direitos está o auxílio Funeral, usado pelos beneficiários do antigo contribuinte falecido. Veja quem tem direito ao auxilio funeral e como solicitar esse benefício.

auxilio-funeral-inss

Para quem perdeu um ente querido é muito difícil em momento de dor pensar de forma racional e lembrar sobre este direito, cabe mais aos parentes próximos lembrarem sobre esse direito.

A lei determina que seja pago ao segurado do regime geral da previdência social que recebam até R$ 862,60 mensais o auxílio-funeral e que não deve exceder ao salário mínimo vigente. A concessão deste auxílio também só é dada para quem tenha contribuído ao INSS há pelo menos um ano; e no caso dos dependentes da pessoa falecida e o benefício será de no mínimo um salário mínimo.

Há ainda o benefício de pensão por morte que é oferecido também aos dependentes do segurado que deve recorrer a este benefício, se é dependente, em uma agência da previdência social com toda a documentação exigida.

A Pensão por morte do INSS é oferecida aos dependentes do segurado e este tem que ter uma contribuição mínima, com exceção no caso de acidente de trabalho que não é exigida contribuição mínima, a única exigência é que o falecido seja segurado do INSS.

A pensão por porte é dados aos dependentes que podem ser: cônjuge ou companheiro (a) de união estável do trabalhador; seus filhos menores de 21 anos, salvo aquele que tenham sido emancipados entre os 16 e 18 anos; os filhos inválidos, os pais declarados dependentes, os enteados menores de 21 anos ou menor sob sua tutela. O Imposto de renda é um documento que comprova a condição de dependente do indivíduo que após a morte do segurado deve comparecer ao INSS comprovando esta condição.

Confira:  Aposentadoria do INSS por Tempo de Serviço ou Idade

*
– Decreto no 1.744 – Extinguiu as rendas mensais vitalícias, o auxílio-natalidade e o auxílio-funeral. Regulamentou o amparo assistencial devido à pessoa portadora de deficiência e ao idoso (8/12/1995).


Empréstimos

Gostou? De um curtir:

65 Comentários em “Auxílio Funeral INSS – Quem tem direito

  1. Vera Lucia de Godoi. Só o seu neto receberá à pensão, caso o seu filho era segurado do RG da PS.

  2. Meu pai faleceu no ultimo dia 22. Receberia o benefício no dia 27, cinco dias depois. Fui informada q minha mãe deveria retirar o dinheiro e logo após dar entrada no pedido de pensão. Só q ela errou a senha q foi bloqueada impedindo a operação. O q fazer? Já q no terminal eletr houve a mensagem q deve q comparecer a agencia para q ocorra o desbloqueio. Ela tem como resgatar esse dinheiro?

  3. perdi minha mae este mês,gostaria de saber do auxilio funeral para pagar o funeral dela.e também ela era aposentada e cuidava de um neto e 13 anos e um filho de 43 comdoenças psicológicas,bem gostaria de saber se um dos dois tem direito continuar recebendo a pensão dela,porque eles eram sustentado por ela e agora como fazemos

    1. Olá, boa noite

      Meu sogro era aposentado, estava doente e veio a falecer dia 05/03/14 ele era aposentado já bastante tempo.Conseguimos com muito esforço realizar o funeral. obtive informações de que o INSS reembolsa o que foi gasto no funeral, valor este dentro da tabela do INSS. Acontece que liguei no 135 e me informaram que não existe este tipo de serviço, ou seja o INSS não reembolsa despesas de funeral, a unica coisa que faz é auxílio por morte ( pensão ) a dependentes. Quero saber se este reembolso é devido pelo INSS e como devemos proceder para reaver pelo menos parte do que gastamos, Agradeço a atenção e aguardo retorno.

  4. Minha Mãe faleceu no ultimo dia 10. Era Beneficiaria do INSS. Gostaria de orientações sobre o o reembolso do auxilio-feneral.

  5. Minha mãe faleceu hoje 23/01/14 com 87 anos .. ela era pensionista do INSS ,, recebia 01 salario minimo,,gostaria de saber se ela tem direito ao auxilio funeral e como devo fazer para solicitar
    Grato
    Miguel.

  6. Eu perdi meu pai recentemente e gostaria de saber se tenho direito a receber o auxilio funeral? ele era aposentado pelo INSS. ganhava um salario mínimo.

  7. minha mãe faleceu e fui ao inss pedir um auxilio funeral para comprar um caixão igual o da foto e eles não déro; porque ?

  8. BOM DIA

    MINHA IRMÃ FALECEU A UMA SEMANA E ERA PENSIONISTA, ELA TERIA DIREITO AO AUXILIO FUNERAL E COM POSSO RECEBE-LO.

  9. Minha mãe era pensionista,100anos de idade, morava comigo há 47 anos; veio a falecer,. Gostaríamos de saber se consigo receber o auxilio funeral, e como fazer para recebe-lo
    Obrigada pela atenção

  10. Gostaria de saber o seguinte:
    -1)- meu pai faleceu ontem, aposentado do INSS, recebia em torno de 2200,00, tem direito ao auxílio funeral?
    – 2)-há possibilidade da filha cuidadora, durante 10 anos, professora aposentada receber a pensão, ou outro benefício?
    Aguardo resposta

  11. por favor gostaria de saber como faço para ser ressarcido ,dos gasto do funeral de minha mãe pois ,ficou muita conta dela e se posso recorrer ao inss para receber pelo menos 2 meses para liquidar a divida dela , por favor me de retorno

  12. por favor gostaria de ter maiores informaçoes meu pai faleceu dia 11-04-2014 ele faleceu depois de uma cirurgia mas tinha alzaimer e eu filha era sua cuidadora ha 13 anos era aposentado tenho direito a auxilio funeral ou outro beneficio sou separada e era ele que me ajudava ,por favor me informem se tenho direito e que documentaçoes tenho q ter em maos e onde ir mt obrigado aguardo resposta ..

  13. meu pai faleceu e era de residente de outro município tinha vindo pra um retorno com oncologista e estava com TFD (tratamento fora do município) a família bancou as despesas do translado do funeral de volta para o município de origem. Temos direito de ressarcimento das despesas

  14. MINHA MAE FALECEU GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO AO AUXILIO FUNERAL POIS ELA RECEBI O LOAS BENEFICIO POIS NAO TINHA CONDIÇAO TRABALHO SEM REGISTRO AGUARDO A RESPOSTA .TAMBEM TENHO UM PROBLEMA COM A OSAN ESTAVA TUDO CORRETO PAGO MAIS DE 10 ANOS SOU SOCIO E QUANDO PRECISEI SOUBE QUE TINHA QUE PAGA PARA BENEFICIENCIA 280,00 AONDE ME DERAM RECIBO E FUI ENFORMADA QUE COMEÇOU A COBRA A PARTIR DE MAIO MINHA MAE FALECEU EM JULHO AGORA LIGUEI PARA OSAN E NAO ESTAO COBRANDO MAIS QUERIA MEU DINHEIRO DE VOLTA

  15. Minha mãe faleceu ha 15 dias, era pensionista, recebia 1 salario mínimo, gostaria de saber como faço para dar entrada no auxílio funeral

  16. Meu filho faleceu ele nunca trabalhou porque era deficiente era meu depende eu tenho direito ao auxílio funeral

  17. quem e servidor do inss aponsentado e falece qual o valor do seguro que a família a de receber ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *