Auxílio Gás 2018 – Quem tem Direito

Auxílio Gás 2018 Inscrições

Talvez você não saiba, mas dentro do Programa Bolsa Família havia um benefício chamado auxílio gás.

Se você chegou até aqui provavelmente está querendo saber mais informações sobre o vale gás 2018, correto? Contudo, precisamos avisá-lo que o auxílio gás 2018 sofreu diversas modificações e agora está vinculado ao Programa Bolsa Família do Governo Federal.

auxilio-gas

Se você nunca leu nada e nem sequer ouvir falar a respeito do auxílio-gás, acompanhe o artigo para saber mais sobre esse benefício vale gás do Governo Federal para famílias de baixa renda. Ou, caso tenha alguma dúvida, poderemos te ajudar a saná-la. Vamos lá?

Auxílio gás: lei

O programa do Auxílio Gás veio no ano de 2002. Não uma lei que trate do Bolsa Família Auxílio Gás, mas sim o Decreto n° 4102/2002, que regulamenta a concessão de benefícios vale gás para quem tiver direito de recebê-los.

O auxílio-gásdo Governo Federal foi pensado para atender famílias de baixa renda, fazendo com que elas conseguissem comprar gás de cozinha pata suprirem as suas necessidades mais básicas do dia a dia. Como se sabe, o preço do gás de cozinha é, em regra, elevado.

No entanto, no final de ano de 2004 o benefício do auxílio gás foi cancelado pelo governo federal. Assim, não existe mais vale gás no Bolsa Família há algum tempo. Apenas as famílias cadastradas passaram a receber o auxílio gás e isso ocorreu há mais de 10 anos atrás.

Ou seja, já faz muito tempo que o auxílio gás não é pago, ou seja, não existe mais, ao menos tecnicamente.

Como todo programa do Governo Federal, o auxílio-gás tinha diversos requisitos a serem atendidos pelos beneficiários, os quais serão expostos abaixo.

Confira:  FIES 2018 Inscrições, Quem Tem Direito

Auxílio gás: quem tem direito

Não era todo mundo que tinha direito a receber o benefício do auxílio-gás. Mas, afinal, quem tinhadireito de receber auxílio-gás? São as pessoas que preencheram os seguintes requisitos:

  • Renda “por cabeça” de até metade de um salário mínimo;
  • Estar devidamente cadastrado no Cadastro Único do Governo Federal – CadÚnico;
  • Receber Bolsa Família

vale-gas

Valor auxílio-gás

O valor do benefício auxílio gás do governo federal era de R$ 7,50 (sete reais e cinquenta centavos) naquela época, o que representava um valor expressivo para famílias de baixa renda.

Se formos considerar uma família de 3 ou 4 pessoas que cozinham bastante ou, ainda, que usam gás de cozinha para outras finalidades, um botijão de gás pode ter uma durabilidade pequena.

Também não fazia sentido entregar benefícios e alimentos às pessoas carentes se elas, muitas vezes, não tinham nem sequer condições financeiras para comprar um gás, não é mesmo?

Vale gás 2018 x Bolsa Família

Para que várias famílias não ficassem desamparadas, em vista do cancelamento do vale gás, o Governo Federal tentou realizar uma “migração” das pessoas que tinham direito ao vale gás e ao Bolsa Família.

Logo, para ajudar o maior número de pessoas possível, o Governo Federal acabou cancelando diversos projetos que existiam naquela época, unificando-os no Bolsa Família.

Com o Bolsa Família, muitas pessoas acabaram sendo ajudadas, enquanto que apenas uma pequena parcela de cidadãos que precisavam de ajuda recebia vale gás.

Como naquela época ter auxílio gás era realmente importante para muitas famílias, essa iniciativa foi tomada para não prejudicar ainda mais quem dependia dos módicos valores do vale gás para sobreviver.

Confira:  Programa Mais Médicos 2018 - Edital, Vagas, Inscrições

Auxílio Gás 2018

Para quem quer saber se existe auxílio gás em 2018, a resposta é: não. No entanto, caso você se enquadre nos requisitos para receber o bolsa família 2018 poderá solicitar esse benefício.

auxilio-gas-bolsa-familia

Frisamos: o benefício do vale gás 2018está unido ao Bolsa Família. Com essa lógica, o governo federal decidiu aumentar um pouco os valores de ajuda correspondentes aos benefícios. Assim, quem recebe bolsa família 2018 poderá comprar vale gás com os recursos que receber, bem como gastar o dinheiro com o sustento de sua própria família sem especificar onde.

Conseguiu tirar todas as suas dúvidas a respeito do vale gás 2018? Caso ainda tenha restado algum questionamento ou você precise de maiores informações a respeito do auxílio gás 2018 do governo federal, não deixe de acessar a página da internet do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS.

Aliás, dentro do programa bolsa família há diversas várias modalidades de benefícios, como para idosos, grávidas, lactantes estudantes e muito mais. Caso você esteja aguardando a chamada Bolsa Família 2018 fique atento para não a perder. Embora não exista mais auxílio gás, o Bolsa Família 2018 veio para substituir aquele programa, trazendo, inclusive, maiores facilidades para os beneficiários.

Lá você terá diversos dados sobre o Bolsa Família 2018, como tipos de benefícios, requisitos que as pessoas devem ter para conseguir os benefícios, valores de cada um dos benefícios e muitas outras informações extremamente relevantes. Acesse o site www.mds.gov.bre saiba muito mais.


Empréstimos

Gostou? De um curtir:

1 Comentário em “Auxílio Gás 2018 – Quem tem Direito

  1. Gostaria de saber se eu tenho direito ao vale gaz tenho sete filhos minha mãe tem problemas mentais ela recebe o loas do qui nao cobre nossas dispensas moramos de aluguel pagamos água e luz fora alimentação e as outras coisas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *