Benefício assistencial ao idoso e ao deficiente

Saiba o que é o Benefício assistencial ao deficiente e ao idoso e veja quem tem direito ao benefício

Há vários tipos de benefícios, como sabemos, distribuídos pela Previdência Social através do INSS. E o Benefício Assistencial ao Idoso e Deficiente é um deles. Vamos conhecer, a seguir, mais sobre esse benefício.

beneficio-assistencial-idodo-deficiente-inss

O que é (e como funciona) o Benefício assistencial ao idoso e ao deficiente?

O Benefício (ou Amparo) assistencial ao idoso e ao deficiente, de acordo com a lei, é o benefício que tem o objetivo de garantir um salário mínimo ao idoso que tenha 65 anos ou mais (desde que não esteja exercendo nenhum tipo de atividade remunerada), e também ao portador de algum tipo de deficiência [física ou mental] que o incapacita a trabalhar ou levar uma vida independente.

Outro critério que é exigido para a obtenção do Benefício assistencial ao idoso e ao deficiente é em relação à renda familiar do idoso e do deficiente. Exige-se que essa renda seja inferior a ¼ [um quarto] do salário mínimo – de acordo com o cálculo do critério. Esse cálculo é feito considerando o número de pessoas da família que vive no mesmo domicílio, que são: o cônjuge; os pais; o (a) companheiro (a); os filhos e também os irmãos que não são emancipados (de qualquer condição), sendo eles menores de 21 anos ou inválidos.

Como fazer para conseguir o Benefício assistencial ao idoso e ao deficiente?

O beneficiário deve seguir alguns passos antes para solicitar o benefício, como fazer exame médico pericial no INSS e conseguir o Laudo Médico que comprove sua deficiência (para os deficientes). Também deverá ser encaminhado um requerimento à Agência da Previdência Social. Os documentos a serem apresentados para essa solicitação aparecem no quadro abaixo:

Confira:  INSS Vitória - Telefone, Endereço, Postos de Atendimento

beneficio-assistencial-documentos

Lembrando que a renda mensal do beneficiário será revista no período de a cada dois anos. Passado esse período de tempo o que serão avaliadas vão ser as condições do doente com o objetivo de comprovar se ele ainda permanece na situação de quando lhe foi concedido o benefício do INSS. No momento em que o beneficiário recuperar a capacidade de trabalhar ou no caso de sua morte, o benefício assistencial ao idoso ou deficiente será encerrado.

Gostou? De um curtir:

137 Comentários em “Benefício assistencial ao idoso e ao deficiente

  1. como obter o espelho do beneficio de um pencionista do INSS para emissão da carterinha de passagem do idoso.

    e de meu interesse o passo a passo deste procedimento.

    Obrigada.

  2. bom dia eu me chamo stella estou querendo saber de vcs o seguinte , eu trabalhei com festas durante 20 anos mais nunca contribui com o inss , então sofrie um acidente de moto em 2/06/2011 o ano passado divido a esse acidente quebrei a tibia hoje estou com 3 pinos no joelho para o resta da vida , por isso hoje me sinto impossibilitada de trabalhar , eu tenho todos meus laudos do meu medico do orto trauma o que fez minha cirugia , então gostaria de saber de vcs quais os procedimentos que deve tomar, hoje me encontro imposibilitada de trabalhar perdi 30 por da força mobilidade da perna direita , hoje me sinto inúl de tudo que eu fazia antes obrigado aguardo resposta de vcs !!!!!!!!!!

  3. minha sobrinha sofre de surto mental, não pode estudar nem trabalha, queria saber si tem algum direito a beneficio,

  4. eu não sei ainda a data certa que eu posso receber o dinheiro do cartão “””””””benefício de prestação continuada de assistência social”””””””
    como eu faço o cálculo? é dia 30? dia 4? 6? como vou saber?
    obrigado

  5. bom dia , meu pai era aposentado , mais infelizmente ele faleceu, dia 20/11/12, e o dinheiro dele ficou retido, mais mandaram depois de 40 dias dar entrada que saía. gostari a de saber se isso é possivel depois de seis meses?

  6. e tentei receber beneficio p meu filho pois ele tem deficiencia mental e epilepsia e na pericia a medica alegou que ele tem capacidade de ter uma vida normal,pois tive que largar o servico parqa cuidadr dele

  7. Tem uma moça que tem 21 anos de idade, ela tem deficiencia no maxilar superiror e hoje ja parou até de estudar pois sofre muito com as descriminação. Tem alguma forma de conceder algum benefício a ela?

  8. Saudaçoes: Sofri um acidente de trabalho,perdi 1/4 do anelar esquerdo. Almejo saber se tenho direito a algum seguro junto o inss; pois recebo melsalmente o meu salário e o benificio encerra em 30/6/2012

  9. Minha esposa contribui para o INSS, há 5 cinco anos,quando começou a contribuir ela estava bem de saude, agora,e no momento está muito doente, com dificuldade de andar,só anda com ajuda de outra pessoa, estamos tentando descobrir com medicos de diferente areas o que esta acontecendo com ela,como posso dar entrada no auxilio doença pra ela,visto que estamos tendo despesas de transportes e medicos para consulta.

  10. boa tarde, a minha filha tem 1ano e 4 meses e nasceu com uma agenesia na perninha esquerda, eu não estou trabalhando pois tenho que cuidar dela. ela tem direito ao beneficio desde já?
    obrigada

  11. gostaria de saber, se e verdade,se a pessoa que operou e so tem um rim tem direito a receber o beneficio?

  12. GOSTARIA DE SABER SE O INSS CANCELA O BENEFICO QUANDO TEM QUE ATUALIZAR OS DADOS SEM AVISAR ?MINHA IRMA TEM SINDROME DE DOWN E RECEBE O BENEFICIO DO INSS E AGORA MINHA MAE DISSE QUE NAO TEVE PAGAMENTO ESSE MES OQ POSSO FAZER PARA DESCOBRIR SE ISSO REALMENTE E VERDADE….

  13. estou querendo tirar uma dúvida.Tenho ASMA gostaria de saber se uma pessoa com esse problema se tem direito a receber um beneficio do INSS, sou agricultora.

  14. Boa tarde, gostaria de saber se tem como saber o número do benefício sem precisar ir ao INSS, e se tiver, como posso vaze-lo?

  15. Boa Tarde!

    Meu irmão, nasceu saudavel mais infelizmente aos quatro meses de vida ele teve menigite e essa maldita doença que o deixou com seqüela, hoje ele esta com 15 anos, anda com dificuldade pois o seu lado esquerdo ficou paralizado. ele e um baby grande pois não consegue rassocinar como uma pessoa normal, como faço para aposentar ou conseguir algum beneficio pra ele? ele vive com minha mãe e meu outro irmão, minha mãe já e aposentada por invalidez pois tambem não andar há 20 anos. por favor se alguem poder me orientar ficarei grato!

  16. gostaria de saber o seguinte aminha irmã completou 21anos a pensão dela é por morte a parte dela vai para o governo ou vai para o meu pai muito iobrigada

  17. Gostaria de saber tenho uma filha com Sindrome de Down e no momento so meu marido trabalha somos em 4 pessoas, será que ela tem algum direito, por gentileza me dêem um retorno obrigada.

  18. minha mãe não tem contribuição do inss pois senpre foi dona de casa como fasso para que ela possa receber a cotriduição.

  19. minha tia e deficiente permanente esta a dois anos recebendo beneficio entao temos que aguardar o termino dos dois anos para procurar inss para ela continuar recebendo beneficio ou temos que ja marcar pois acaba os dois anos em julho ou inss envia chamada automatico para revisao? como devemos proceder?

  20. minha tinha recebe beneficio de deficiencia sao por dois anos acaba os dois anos agora em julho o caso dela deficiencia sem cura entao como devemos proceder? esperar acabar os dois anos e aguardar chamada inss para fazer de novo beneficio ou ela deve ja procurar o inss para fazer de novo? como devemos proceder?

  21. JÁ FIZ PERÍCIA 2 VEZES E ME FOI NEGADO O AUXÍLIO DOENÇA,ENTREI COM AÇÃO E A JUÍZA TBM NEGOU.SERÁ QUE TENHO QUE TRABALHAR SENTINDO DORES?POIS TBM TENHO PLAQUETOPENIA E POR CAUSA DISSO NÃO POSSO TOMAR REMÉDIOS ANTIFLAMATÓRIOS.VIVO COM DORES CONSTANTES,TENHO ARTROSE NOS JORLHOS ,NA COLUNA E TENDINITE NAS MÃOS.ESTOU FAZENDO FISITERAPIA ,O QUE NÃO TEM ADIANTADO MUITO . TBM TEM DIA QUE NÃO VOU PQ NÃO POSSO ESTÁ ANDANDO MUITO APÉ E NEM TENHO PASSE FUI AO POSTO E TBM ME NEGARAM O PASSE ,NEM SEI MAIS O QUE FAZER ,ESTOU VIVENDO AS CUSTAS DE MINHA FILHA,POR FAVOR ME DEEM UMA RESPOSTA ESTOU COM OUTRO PAPEL DE PASSE MAS MANDANRAM EU IR FAZER NO MESMO LUGAR QUE JÁ ME NEGARAM.
    NO POSTO DE ALCÂNTARA NA URICINA VARGAS.

  22. meu filho tem 16anos.queimou a mao direita com 3 anos fez varias cirugia no hospital Sara DF.hoje e muito dolorido sua mao,e nem sempre ele consegue fazer esforço sem sentir dor.ele conseguiria aposentar por invalides.

  23. Boa noite,
    Meu primo é deficiente mental, e toma vários remédios controlados e muitas vezes nós da família já o vimos ter ataques de epilepsia, gostaria de ajudar a todos da nossa família aposentando ele, pois o tratamento dele é caro, e necessita dessa ajuda financeira para manter-se, e ele precisa de segurança pois os pais não são bem de saúde, como devo proceder?

    1. luciana fernandes rodrigues de almeida disse:

      sou doente tenho uma doença cronica.recebo pensao por morte do meu marido,mas tenho uma finha com deficiencia mental que depende de mim.Gostaria de saber se ela tem direito a uma pensao pois ela nao pode trabalhar e eu tambem nao posso.Vivo com menos de um salario,que nao da pra nada

  24. meu tio faleceu deixando uma filha de 60 anos, quando ele era vivo tinha um salario melhor do que a minha tia ficou de pensão ele faleceu tem 4 meses ela minha tia tem 90 anos esta com mal de alzame, e a filha dela tem retardamento mental e esao vivendo com menos que um salario minimo, pergunto porque o salario dele baixou pela metade quando ele faleceu? e se minha prima tem direito ao Beneficio Assistencial desde ja muito obrigada e o que preciso fazer para resolver esses problemas {quais os Doc que e necessario}

  25. Gostaria de saber, se eu sendo deficiente fisica , sou isenta do iptu.

  26. gostaria de saber do beneficio como aposentada eu tem 60 anos so extranjera não tenho como trabalhar so paciente coronaria , preciso saber si tem dereito a beneficio, por gentileza me dêem un retorno obrigada

  27. ESTOU EM LAUDO EMEU FILHO TEM PROBLEMAS MENTAIS ELE TEM DIREITO A BENEFICIO

  28. Olá! boa tarde, por gentileza gostaria de saber como faço para obter descontos na conta de luz. Pois recebo o Beneficio do Idoso e fiquei sabendo que tenho este direito e gostaria de saber como faço para consegui-lo por gentileza se puderem me dêem um retorno. Obrigada

  29. Tenho uma menina ela tem 8 anos e foi diagnosticada com esquisofrenia alusinógena meu marido não ta mais trabalhando ta com insuficiencia cardíaca ele aguarda o resultado da pericia . Somos ao todo quatro em casa . devo entrar de novo pedindo o beneficio pra menina ou espero o resultado do meu esposo . Não tenho como trabalhar tenho q cuidar de dois agora.

  30. gostaria de saber do beneficio do meu afilhado ele se chama jhonathan e portador de deficiencia ele estuda na apae e faz tempo que nos entramos com os papeis mais ate hoje nao temos resposta gostaria de saber como esta.

  31. ola! minha mãe tem 58 anos ela não tem os 15 anos de comtribuição ja teve 2 derame o lado direito dela não movimentos tem como ela receber o loas? obrigada.

  32. boa noite meu pai aos 58 anos ficou deficiente e não conseguiu se aposentar por que tinha apenas 18 anos de contribuição no inss e ele estava a dois anos sem contribuir,ele recebe o auxilio amparo do governo de 1 salario minimo, hj ele esta com 60 anos gostaria de saber se posso tentar dar entrada novamente na aposentadoria dele ou como devo proceder, ou se ele tem que pagar mais algum tempo msm recebendo esse auxilio para dar entrada na aposentadoria. obrigado

  33. Boa tarde,

    meu filho é casado e deficiente auditivo, porem ele trabalha.
    O que eu gostaria de saber é que minha nora, também deficiente auditiva e não tem condições de trabalhar, pois a mesma além da deficiencia tem uma saude muito frágil.
    Pensei em pedir aposentadoria dela pelo INSS. cComo devo proceder? Por favor me orienta. Aguardo resposta.

    Atenciosamente
    Marilda.

  34. Boa Tarde, sou aposentada por motivo de doença fiquei deficiente e me aposentei recebo um salário minimo, Renda Vitalícia especie 30, gostaria de saber se tenho direito a essa restituição, já sou aposentada há 18 anos, e gostaria de saber também porque não recebo décimo terceiro, desde já agradeço e aguardo sua resposta.

  35. gostaria de saber quem fez nefrectomia tem algum direito.

  36. quero imprimi estrato numero do meu bemeficio para emprestmo

  37. ASSUNTO IMPORTANTE.
    PERGUNTA. MEU IRMÃO HOJE TÁ DEFICIENTE E NÃO CONSEGUIU SE APOSENTAR
    UMA VEZ QUE O PATRÃO DELE COLOCOU UMA FIRMA EM SEU NOME, E TEM DÉBITOS.
    O QUE DEVO FAZER PARA CONSEGUIR APOSENTÁ-LO?

    1. Prezado José Geraldo

      Existem várias maneiras de regularizar a situação do seu irmão para que ele consiga o benefício assistencial.
      Voce inicialmente precisa verificar se a empresa está ativa ou inativa, dai por diante existem alguns procedimentos aceitos pelo INSS, para regularizar a situação

      Att.
      Vladimir Lopes
      contato@prevoffice.com.br

    2. ola tudo bem , gostaria d e saber quantos dias o resultado de um pericia medica e aprovado e enviado a resedencia , porque dei entra ja faz um um mes e ate agora nao veio o que devo fazer

    3. marli

      ola!meu filho naseu sem um braso ,queria saber se ele tem direito ao benefisio.

      aguardo resposta

    4. boa tarde,tenho um filho de 12 anos e ele recebe o LOAS, mas gostaria de trabalhar,pois esse beneficio não esta dando pra poder pagar aluguel,e fazer as despesas e ainda o levar pra fazer seu tratamento, ja procurei o InSs e ele me dizeramque não posso trabalhar,tenho 35 anos trabalhei uma vez,e tive que parar,pra dar assistencia ao meu filho
      não pago inss,
      existe algum beneficio ,ou alguma coisa q o INSS poderia fazer por mim…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Se você tem algum conhecimento sobre o assunto, deixe sua resposta nos comentários para ajudar os demais usuários. Qualquer dúvida você também pode ligar para o telefone do INSS: 135