Benefício do INSS Bloqueado, Suspenso ou Cancelado

INSS: benefício bloqueado

Muitas vezes os benefícios do INSS são suspensos, bloqueados ou cancelados pela Previdência Social. Se você está passando por uma dessas situações, saiba como resolver, além das causas possíveis para que isso esteja acontecendo.

inss-beneficio-suspenso-cancelado

Um benefício do INSS suspenso é ruim, pois os valores deixam de cair na sua conta e você fica impossibilitado de fazer o saque. Se você teve o seu benefício do INSS cancelado, saiba quais podem ter sido as razões. Saiba o que fazer se o benefício INSS for bloqueado.

Benefício do INSS cancelado

Normalmente o cancelamento, suspensão ou bloqueio decorrem de erro do INSS ou mesmo pelo grande tempo sem que você faça o resgate do valor. Isso significa que se você ficar muito tempo sem pegar o seu benefício, ele pode ser suspenso pela Previdência Social.

O bloqueio de benefício do INSS é realizado por uma questão de segurança. Por isso, se você for precisar ficar mais de dois meses sem sacar o valor, deve comparecer a uma agência da previdência e fazer a comunicação.

Dessa forma você deverá deixar procurador responsável para estar fazendo a retirada dos valores no seu lugar. É só fazer uma procuração simples e, para garantir, pedir que o procurador também a assine e reconheça a sua firma em cartório.

Também não se pode esquecer de ter em mãos documentos pessoais, por exemplo, até que não se perca viagem indo ao INSS.

Benefício suspenso por falta de saque

Sabia que o descumprimento do prazo para sacar benefício do INSS é um dos maiores motivos para cancelamento do benefício INSS? Pois é! Muita gente viaja e fica mais de dois meses sem retirar o valor do benefício.

Confira:  Licença Nojo - Quem tem direito, Quantos Dias

Nesses casos é possível que ele fique bloqueado ou mesmo cancelado, pois é uma situação anormal, já que o benefício deve ser sacado mensalmente.

Se teve o seu benefício do INSS suspenso, deverá comparecer até uma das agências da previdência para regularizar a situação.

beneficio-inss-bloqueado

Existem também outras possibilidades que resultam na situação acima descrita, do benefício do INSS cancelado.

Uma delas é a morte do segurado, quando esse não deixa dependentes. Mesmo deixando dependentes, o benefício é suspenso até que você compareça até a previdência e peça que seja alterado o nome do beneficiário, por causa morte.

Para saber se o benefício do INSS foi bloqueado, a melhor maneira é entrar em contato com um dos agentes da Previdência Social.

Isso pode ser feito tanto pelo telefone quanto pessoalmente, em uma das agências. É importante que você regularize a situação o mais rápido possível para evitar transtornos futuros. Muitas vezes a suspensão também é decorrente de retorno do beneficiário ao trabalho, como no caso do auxílio doença.

Se você estiver recebendo o benefício, mas voltar a trabalhar, terá o seu benefício do INSS suspenso ou cancelado. Por isso a recomendação é que você nunca volte a trabalhar antes de terminar o período de auxílio doença, de forma que não seja penalizado.

Benefício do INSS suspenso por perícia

Caso você tenha sido convocado para realizar nova perícia, caso o resultado não se mantenha, no caso de benefícios como aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença, pode ser que seu benefício seja suspenso até que você tome alguma medida administrativa ou judicial para reaver o benefício suspenso.

Desse modo, se isso aconteceu ou acontecer com você, não deixe de buscar a ajuda de um advogado especialista em Direito Previdenciário para avaliar quais medidas possíveis a serem tomadas contra a suspensão do benefício do INSS. Fique atento, pois o INSS abre prazos, que se não cumpridos, podem ensejar na não aceitação de recurso, por exemplo.

Confira:  Diferença entre Auxílio Doença e Auxílio Acidente

beneficio-inss-bloqueado-o-que-fazer

Benefício suspenso O que fazer?

Para desbloquear o benefício do INSS basta seguir alguns passos simples. Compareça a uma das agências da previdência para confirmar quais são as causas do bloqueio. Se foi por falta de saque, basta que você regularize a situação.

Se o benefício do INSS foi bloqueado por causa de morte do segurado anterior, basta que você dependente peça que o cadastro seja transferido para o seu nome. Desse modo, você passará a receber a chamada pensão por morte.

O procedimento não é dos mais demorados e caso a documentação que você apresentar esteja correta, não terá mais problemas em relação a isso.

Mas atenção, caso você não tenha direito a receber benefício em virtude de morte do beneficiário, caso não avise o INSS poderá responder até por crime previdenciário. Desse modo, para não ter o benefício INSS cancelado e ainda evitar ter problemas futuros e muita dor de cabeça, não deixe de tomar essa medida.

Agora que você já sabe todas as hipóteses em que o INSS suspende benefícios, está na hora de procurar uma das agências mais próximas e deixar a sua situação em dia. Poder contar com os benefícios da previdência social é fundamental.


Empréstimos

Gostou? De um curtir:

1 Comentário em “Benefício do INSS Bloqueado, Suspenso ou Cancelado

  1. minha situação de aposentadoria esta bloqueada para saque e consta como suspenso, pois nao realizei nenhum saque deste que foi concedido, por não concordar com o valor,entrei com uma ação de revisão, porem me afastei trabalho por 60 dias e o auxilio doença foi negado . isso esta certo.. já que consta situação do beneficio suspenso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *