Benefícios oferecidos pelo INSS

Lista de benefícios do INSS

beneficios-oferecidos-pelo-inss

Muitos contribuintes da Previdência Social não sabem todos os benefícios oferecidos pelo INSS que tem direito. As vezes os segurados da Previdência deixam de receber algum benefício por falta de informação. Mas você poderá conferir aqui no socialprevidencia.net os principais detalhes sobre todos os benefícios oferecidos pela Previdência Social, e consequentemente pelo INSS.

Veja abaixo a lista dos benefícios oferecidos pelo INSS e as descrições sobre os mesmos:

Auxílio Reclusão – Benefício destinado a homens e mulheres que são contribuintes da Previdência Social e estão detidos. É preciso comprovar trimestralmente que o beneficiário continua “preso”, para continuar recebendo o valor do benefício mensalmente.

Salário Maternidade – Benefício para mulheres que estão grávidas, com período de carência apenas para as trabalhadoras rurais e desempregadas.

Aposentadoria por tempo de contribuiçãoAposentadoria para contribuintes que tenham entre 30 a 35 anos de contribuição. Sendo 30 anos para mulheres e 35 anos para homens.

Aposentadoria por Idade – O principal benefício pago pelo INSS, destinado a trabalhadores rurais e urbanos. Concedido a trabalhadores urbanos homens com idade a partir de 65 anos, e mulheres a partir dos 60 anos. Para ambos os sexos de trabalhadores rurais a idade é 5 anos a menos do que os trabalhadores urbanos, ou seja, 60 e 55 anos.

restituicao-icms-energia-eletrica

Aposentadoria por Invalidez – Benefício pago aos trabalhadores que estão incapacitados de trabalhar, por motivo de doença causadas pelo serviço prestado ou acidente de trabalho. É preciso ser contribuinte da Previdência Social antes de sofrer a enfermidade que causou a invalidez. Salvo para casos de doenças degenerativas ou mentais.

Aposentadoria Especial – Paga-se benefício especial para trabalhadores que exercem sua profissão em condições de risco a sua saúde ou integridade física. O tempo de contribuição necessário neste caso é de 15, 20 ou 25 anos, a depender do risco a que o trabalhador está exposto.

Confira:  Pensionistas do INSS

Aposentadoria Especial do Professor – Uma exclusividade para professores e profissionais ligados a educação, se abrangendo a diretores, coordenadores e derivados. O tempo mínimo de contribuição é de 30 anos para homens, e 25 anos para mulheres.

Auxílio-doença – Um benefício oferecido pelo INSS para os trabalhadores que ficarem doentes, mas é preciso ter uma carência de no mínimo 12 meses de contribuição antes da doença ou enfermidade ser constatada.

Pensão por Morte – É preciso comprovar que tem ligação dependente do contribuinte falecido (esposa, filhos, mãe, irmão). O benefício é automático para o dependente que já recebe aposentadoria do INSS.

Para mais informações sobre todos os serviços e benefícios que o INSS oferece é só navegar pelo site socialprevidencia.net, e ficar sabendo de tudo ligado a Previdência Social e derivados.

Recomendamos

20 Comentários em “Benefícios oferecidos pelo INSS

  1. Olá, tive Câncer em 2001 e só agora fiquei sabendo que quem teve cancer está isento de pagar Imposto de Renda. Gostaria de orientação de como proceder para pedir a isenção.
    Gratos.

  2. Gostaria de saber quais são as profissões em condições de risco a saúde ou integridade física, citada pelo inss, em Aposentadoria Especial.
    Aguardo retorno, Obrigada.

  3. entrei com um processo administrativo a quase um ano para receber auxilio acidente de trabalho, um abono de 50%, já procurei a agencia do inss e me informaram que esta em tramite, o que devo fazer?

  4. minha mae era pensionista [apos a morte d meu pai] em 2010 ela adoeceu ficando acamada por 1 ano,nesse periodo fiquei responsavel p ela.Em 25/12/11 ela faleceu,em seguida dei baixa na pensao.mas a sua conta corrente ainda continua aberta.é necessario ir ao banco p cancelar,e como faço p saber s ela deixou algum seguro. desde ja agradeço!

  5. gostaria de saber quais os benefícios que tenho sou portadora de câncer de mama

  6. ola eu queria saber se a pessoa tem um filho que o pai morreu ele era aposentado sabia do filho que era fora do casamento dava pensao so nao nao teve o nome no rejistro de nacimento do filho.agora ja vou conprovado que ele e o pai do menor so que ja faz um ano e meio que ele faleceu e o menor nao recebe nada a familia quer negociar a divida de atrazados do processo o que eu quero saber se e com eles que o menor tem o que receber a viuva ta recebendo sozinha o benificio do falecido e quer negociar a divida quero que tirem essa duvida para mim agradecida soraia

  7. Gostaria de saber se e fato que a pessao que fica responsável pelo doente, a cuidadora, se temos direito á algum benefício?

  8. qro saber, eu nunca contribui,tenho 50 anos e estou acometida de bico de papagaio,artrose,escoliose,. eu tenho algum benefício?

  9. Minha filha completa 21, anos agora dia 22-02, e recebe benefício do pai falecido. ela
    cursa faculdade e recebe meio salario, pois tem outro irmão menor fruto de uma desven
    tura do pai que recebe outros meio salario. Gostaria de saber se ela perde agora ou
    é aos 24 anos? Obrigada.

  10. solicito informaçoes de beneficios do inss que por motivo cirugico e impossibilidades de trabalho o medico deu atestado de afastamento por duas vezes , fui ao inss e não tive respostas. sou contribuite autonoma . O que fazer
    ?

  11. ola su da de casa e nao trabalho e nunca contribuir com o inss e nao tenho renta so a pensao alimentista do meu filho q e de 300.00 reais e a ajuda do bolsa familia q e de 102.00 reais e um mes eu descubri q o meu filho de a penas de dez anos tem diabete tipo um eu tambbem tenho uma deficiencia eu nasci com o ceu da boca aberto ja fiz algumas cirugia. quando era renascida e agora to na listra de espera q so e p o ano q vem.mais depois de saber da doenca do meu filho nem. to pensando isto pq a medica me dsa q ele precisa de muito cuidado se alimentar de3 em 3horass por dia e com aps renda q eu ganho ta miuto dificil p mim e t por isto q eu gostaria de saber se eu tenho o direito de ter o salario familia.obrigado pela atencao.

  12. meu pai tem 60 anos e trabalhou 17 anos de trabalhando rural ele pode dar entrada na sua aposentadoria só com sua carteira e o documento da usina onde ele trabalhou ou preciso de mais coisa para da entrada mim ajude pois preciso dessa respontas ugente para acalma meu pai pois ele teve um avc e ta muito preculpado pois ele ñ tem nem uma renda pois ele tomar muito remédio controlado mim ajude por favor
    obrigado

  13. Eu gostaria como saber se o benefício da minha tia já foi bloqueado ela faleceu no mês de novembro de 2013,a filha dela que ficou recebendo pra ela .

  14. ola eu gostaria de saber sobre aposentadoria , meu pai faleceu é recebia auxilio doença com 35 anos de contribuiçao ok . a minha mãe não conseguio se aposentar .
    o que ela pode fazer para conseguir o beneficio . obrigado

  15. Bom dia.
    Minha mãe é aposentada e está mentalmente e fisicamente incapacitada, devido a AVCs, necessitando de cuidadoras 24 h. O neurologista já forneceu laudo para que um dos filhos seja seu curador.
    Há algum benefício do INSS neste caso?
    Grata pelo espaço aqui estabelecido.

  16. Fui casada durante 9anos e convívio durante 12anos. Me separei e ele se casou de novo.A atual viúva é quem recebe a pensão.Atualmente passo por dificuldades e queria saber se posso pleitear pensão, dividir com ela. Não recebjia nada qdo dá separação.Estou doente, tive pancreatite, e tomo 12 medicamentos por dia.Preciso de ajuda.Nao tenho aposentadoria. Tenho 67 anos.

  17. Eu estava trabalhando registrada,i agora eatou desempregada,sera q tenho direito ao salario maternidade?
    Iquando eu fui ter nene mi afastei do servico i fiquei rexebendo pelo meu emprego..
    Alguem pode mi informar alguma coisa.
    Obrigado

  18. Ola gostaria de saber sobre o benefício p qm tem filho até 5anos como faço p receber?

  19. Bom dia!
    Minha mãe Tem 62 anos ela é moradora rural e nunca contribuiu para o INSS, sei que ela não pode aposentar mais gostaria de saber se ela tem direito a alguma ajuda da previdência já que não tem nenhum meio para sua sobrevivência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *