CADÚNICO Consulta Cadastro Único

Cadastro único o que é?

Você certamente já se deparou com a expressão “Cadastro Único do Governo Federal” e ficou com dúvidas a respeito.

cadunico

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – também conhecido como Cadastro Único ou apenas “CadÚnico”é um cadastro utilizado pelo Governo Federal para listar as famílias que vivam em situação de baixa renda ou de extrema pobreza.

Isso é bem importante para que o governo federal possa disponibilizar benefícios e programas sociais destinados a essas pessoas especificadamente, como é o caso do Bolsa Família.

Mas não é só isso. Outros Estados e Municípios se baseiam nas informações colhidas pelo governo federal para conceder outros tipos de auxílios e benefícios específicos para essas famílias que se encontram em situação de risco social.

É obrigatório ter o cadastro único para que se possa realizar diversas questões, desde solicitar a isenção de taxas de concursos públicos e de vestibulares até para se manter ativo no cadastro do Governo Federal.

A norma que regulamenta a realização do CadÚnico é o Decreto Federal n° 6.135/2007.

Cad Único: como se cadastrar

Para que você possa conseguir sua inscrição no CadÚnico e tenha acesso aos benefícios do Governo Federal, como o Bolsa Família, deve, antes de tudo, comparecer com seus documentos pessoais até o Centro Regional de Atendimento (órgão geralmente municipal que presta serviços de assistência social) e fazer o seu cadastro.

cadastro-unico-consulta

Os documentos exigidos para Cadastro do CadÚnico são CPF e título de eleitor, exceto quando se tratarem de famílias que vivam em comunidades indígenas ou quilombolas.

Embora não sejam obrigatórios, você poderá aproveitar o ensejo e levar comprovante de residência, certidão de que seus filhos estão matriculados em escolas públicas – se for o caso –e outros para deixar o cadastro CadÚnico muito mais completo. Isso evita que seu pedido do Cadastro Único seja indeferido ou dificultado.

Confira:  Datasus CNES Consulta

Lá, você vai informar a sua renda, seus dados, o número de familiares que moram com você, dentre outros questionamentos que serão feitos pelo atendente do CRA’s.

Depois, deverá aguardar o deferimento ou indeferimento da inscrição do Cad Único, ou seja, se você poderá se enquadrar nas disposições das normas aplicáveis ou não.

No caso, uma pessoa de cada família fica responsável por fazer a inscrição de todas as demais pertencentes ao seu núcleo familiar. A ela se dá o nome de Responsável pela Unidade Familiar – RF.

Como se cadastrar pelo CadÚnico pela internet: é possível?

Infelizmente não é possível se cadastrar no CadÚnico pela internet. A concessão do benefício é extremamente criteriosa. Quando uma pessoa vai até o CRA’s mais perto da sua casa, por exemplo, e leva os seus documentos pessoais, ela passa por entrevista com assistente social, a fim de se constatar a seriedade do pedido.

Infelizmente não é raro ver vários casos de pessoas que recebem o bolsa família, justamente por terem CadÚnico, mas que não precisariam desses valores para a manutenção das suas próprias vidas, o que é muito ruim, pois há uma espécie de “fila do bolsa família”.

Desse modo, não é possível fazer cadastro CadÚnico pela internet por essas razões e outras várias a respeito dos benefícios do governo federal.

Benefícios do Cadastro Único

Ao se cadastrar no Cadastro Único do Governo Federal você terá acesso, se preencher todos os requisitos, aos seguintes programas do Governo Federal:

  • Bolsa Família
  • Tarifa Social (Energia)
  • Minha Casa Minha Vida
  • Bolsa Verde e outros.

Além disso, muitas outras esferas de governo como Estados e Municípios têm seus próprios programas sociais, os quais também contam com os dados do CadÚnico para liberar recursos e auxílios aos beneficiados do governo federal.

Confira:  INSS Benefícios

cadunico-consulta

Consulta Cadastro Único

Se você já fez ou seu pedido ou precisa consultar o CadÚnico, saiba que o procedimento é bem simples. Usando o celular, tablet ou computador com internet, antes de tudo você deverá entrar no site do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, nesse link: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/

Depois, insira os dados solicitados, que são nome, data de nascimento, nome da mãe e Estado e clique em emitir.

Finalmente, você terá acesso às informações do CadÚnico do governo federal que lhe pertence. Inclusive poderá acompanhar a realização de pedidos e exercer diversos outros atos.

Caso você tenha direito, fazer a inscrição no CadÚnico é seu direito. Não deixe suas pretensões e intenções de lado. Busque os seus direitos e usufrua dos benefícios do Cadastro Único para ter mais oportunidades para o deslinde da sua vida.

O Cadastro Único não é favor. Ele abre portas para você. Já pensou ter possibilidade de fazer aquele tão sonhado concurso público cuja inscrição você nunca teve condições de pagar? Isso é possível ao cadastrar-se no CadÚnico.

Se ainda ficou alguma dúvida, entre no site do Ministério do Desenvolvimento Social e retire-as por meio dos canais de comunicação.

Empréstimos

1 Comentário em “CADÚNICO Consulta Cadastro Único

  1. não consigo acessar meu extrato de contribuições previdenciárias, como agir?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *