Carta de indeferimento INSS – O que fazer?

Recebi carta de indeferimento INSS: e agora?

A carta de indeferimento INSS é um documento encaminhado aos interessados em receber benefícios da Previdência Social.

Como o INSS obriga a atualização constante de cadastro pelos segurados, a carta de indeferimento INSS vem pelo correio e comunica que algum benefício foi negado pelo INSS por algum motivo. Saiba mais sobre a carta de indeferimento INSS.

inss-carta-de-indeferimento

Dar entrada em benefício INSS

Pedir benefícios do INSS nem sempre é uma tarefa fácil e tranquila. Isso porque é preciso preencher vários requisitos e às vezes até mesmo apresentar documentos a fim de comprovar contribuição INSS, como idade, recolhimento de contribuições e até mesmo doenças e os seus graus.

Carta de indeferimento enviada pelo INSS

Depois de dar entrada no benefício INSS, é preciso aguardar até 3 meses para receber uma resposta do INSS. No entanto, nem sempre essa resposta é positiva. É, assim, enviada carta de deferimento ou de indeferimento INSS.

A carta de deferimento é quando seu benefício foi aprovado e você começará a receber seu benefício. Essa carta também é chamada de carta de concessão INSS. Já a carta de indeferimento é quando se benefício foi negado pela Previdência Social.

Você precisa deixar os dados sempre corretos e atualizados no INSS justamente para receber essas correspondências oficiais. Acessando o MEU INSS você também poderá imprimir a 2 via da carta de indeferimento do INSS se estiver disponível para consulta online através da carta de concessão e memória de cálculo.

Mas há o que fazer quando recebe carta de indeferimento do INSS? Sim, caso você não tenha ficado satisfeito com o resultado, pode tomar medidas para mudar decisão do INSS.

Confira:  Pensão Especial INSS - Quem Tem Direito, Hanseníase, Doenças

Recurso INSS

Para mudar decisão do INSS você pode apresentar recurso administrativo contra a decisão do órgão. Para isso, dentro de 30 dias em que recebeu a carta de indeferimento deve agendar um horário no INSS mais próximo de você e protocolar um recurso administrativo. É bom levar documentos e o formulário de recurso.

carta-de-indeferimento-inss

e-Recursos INSS

Todo o processo de recursos do INSS foi informatizado. Isso acabou agilizando a análise dos recursos do INSS, que antes era de até 60 dias e agora é avaliada em até 30 dias, mais ou menos.

Depois que você entrar com recurso INSS pode verificar o andamento dele no Meu INSS ou no próprio sistema de recursos INSS. O recurso vai ser encaminhado a uma junta recursal INSS.

Agendamento recurso INSS

Para apresentar recurso INSS é preciso, como dissemos, fazer o agendamento prévio no portal do INSS ou ligando para telefone INSS 135. Você marcará dia e hora para interpor recurso INSS.

É possível também fazer pedido de reconsideração INSS, que é aquele destinado à própria autoridade que indeferiu o pedido do INSS. No entanto, raramente esse tipo de pedido é eficaz. Para fazer pedido de recurso do INSS, você precisará passar por nova perícia, o que pode demorar.

Formulário recurso INSS

É importante que ao recorrer INSS você já vá com o formulário de recurso preenchido junto com os documentos necessários para comprovar a sua condição.

E não deixe de acompanhar a decisão do recurso INSS pelo aplicativo e-recursos, que pode ser baixado no seu celular.

E aí? Restou alguma dúvida sobre a carta de indeferimento INSS? Se sim, não deixe de entrar em contato com canais de atendimento do INSS.


Empréstimos

Gostou? De um curtir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *