Cartão SUS – Imprimir, Consulta, Número, 2 Via

Cartão SUS – Cadastro e Emissão

O Cartão do SUS é um benefício que visa auxiliar a vida de todos os brasileiros. Isso porque ele facilita na hora de realizar agendamentos, bem como nos atendimentos da rede do SUS. De posto de saúde a hospitais conveniados ao SUS, o cartão SUS tem diversas facilidades, como o histórico do paciente, exames solicitados, dentre outros.

cartao-sus

No Cartão SUS há um número que reflete a identificação da pessoa. Acontece que atualmente as pessoas são obrigadas a carregar diversos tipos de cartões e documentos. Assim, é possível que infelizmente sofram roubos, furtos ou mesmo percam o Cartão do SUS. E, claro, como sempre, há como fazer uma segunda via do Cartão SUS.

2 Via cartão SUS

Saúde é um assunto delicado e sério. Nunca sabemos o que pode nos acontecer desde em casa até na rua ou quando vamos precisar de atendimento médico. E até por conta dos preços altos dos planos de saúde, nem todas as pessoas têm condições de arcar com esses custos e dependem do SUS.

Desse modo, é bom ter o cartão SUS em mãos, pois caso aconteça algum imprevisto ou emergência, o atendimento é bem mais rápido ou facilitado. Logo, ter o cartão SUS em mãos pode ser uma questão de sobrevivência.

cartao-sus-2-via

A 2 via do cartão sus é gratuita, ou seja, você não precisará pagar nada para emiti-la. É possível, ainda, que você consulte diversas informações do SUS no Cartão SUS online, que alia a tecnologia a benefício dos pacientes.

Como tirar 2 via do Cartão SUS?

Pedir a segunda via do Cartão SUS é bem simplificado e não traz dores de cabeça aos pacientes. É só comparecer à unidade de saúde mais próxima da sua casa ou até mesmo à Secretaria Municipal de Saúde.

Confira:  INSS - Serviços Gratuitos

Para emitir segunda via do Cartão SUS é preciso que o usuário leve seus documentos pessoais, como RG e CPF, bem como explicar porque quer uma 2 via do Cartão SUS. É possível que você receba o seu cartão na hora, sem ter que aguardar correspondências. No entanto, isso vai depender da estrutura da unidade de saúde escolhida.

cartao-sus-numero

Porém, em quase todas as unidades de saúde é possível ter o cartão SUS em mãos. Isso porque o servidor do SUS fará a impressão por meio dos dados registrados no sistema chamado de “cadweb”. Depois disso, sempre lembre de cuidar bem e guardar a 2 via do cartão SUS em um local seguro e limpo.

Cartão SUS Digital online

Melhor do que enfrentar filas e comparecer aos postos de saúde quase sempre lotados é pedir o cartão SUS pela internet. O procedimento é rápido e você não precisa ter muitos conhecimentos avançados em informática. E o melhor: poderá pedir a segunda via do Cartão SUS pela internet.

É só acessar o Portal do Cidadão e clicar em “Área de Cadastro”. Após, uma nova página abrirá e serão solicitados dados pessoais, como data de nascimento, filiação, nome completo, RG, CPF, cidade natural etc.

emissao-cartao-sus

Logo após, é só fazer a impressão do protocolo do cartão SUS e aguardar a chegar do cartão em sua casa. Durante esse período, caso precise de atendimento do SUS, o paciente pode usar o protocolo para receber os serviços do SUS.

Caso você, por algum motivo específico e pessoal, precise receber o cartão SUS rapidamente, é só ir à Secretaria de Saúde Municipal e levar o protocolo, que tem um prazo de validade de 3 meses. Se você não recebeu o cartão nesse prazo ou perdeu o protocolo, terá que pedir outro pela internet.

Confira:  Bilhete Único Cadastro, Consulta Saldo

Mas é quase provável que você consiga imprimir a 2 via do cartão SUS na unidade de saúde que fique mais perto da sua casa.

Ter o cartão SUS junto de você é uma garantia de que terá atendimento rápido e, inclusive, um histórico médico para apresentar, caso fique impossibilitado de falar ou se manifestar, se uma emergência acontecer.

cartao-sus-imprimir

Ficou com alguma dúvida a respeito do seu cartão SUS? Não deixe de solicitá-lo o mais rápido possível, já que você terá problemas com o seu atendimento caso não o tenha e precise de auxílio médico.

E se você nunca teve cartão SUS por alguma razão, seja porque nunca mais precisou de atendimento do SUS, ou porque tinha plano de saúde, mas acabou ficando doente, e agora quer recorrer ao sistema público, não tema. É só fazer o cadastro pela internet, da forma indica, e fazer a solicitação do seu cartão SUS facilmente. Essa é mais uma garantia de que você poderá ser atendido rapidamente e de modo descomplicado.

Se tiver alguma dúvida, contate uma unidade de saúde próxima da sua casa e tenha outras informações a respeito da 2 via do cartão SUS.


Empréstimos

Gostou? De um curtir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *